Olá, tenho 15 anos e rio muito durante o espediente escolar, mesmo segurando-me ao maximo não conseg

24 respostas
Olá, tenho 15 anos e rio muito durante o expediente escolar, mesmo segurando-me ao maximo não consigo evitar de rir em sala, principalmente quando a turma está inteiramente silenciosa, como evito? Em momentos sérios consigo dar uma leve evitada.
Quando vier essa vontade, o que pode te ajudar é respirar de forma mais profunda e pôr sua atenção no ar que entra e sai de seu corpo. A intenção é desfocar sua atenção do silencio e da situação que te causa riso para sua respiração e autocontrole. Essa técnica é paliativa pois seria importante pesquisar como e pra que essa reação acontece. Imagino que voce ja tenha passado por situações bem embaraçosas por não conseguir se conter. Caso precise, procure ajuda de um bom profissional de saúde mental. Estou a disposição para te ajudar.

Provavelmente este é um sintoma , um riso nervoso. Para controlar de vez é preciso acessar e eliminar a raiz do problema, através de psicoterapia . Boa sorte fico a disposição
Vc não está sozinha(o). Venha participar de um programa de psicoterapia que dura entre 6-16 semanas. Nesse tempo iremos desenvolver uma relação terapêutica e alcançaremos objetivos amplos e com muito pé no chão. Sua CONDIÇÃO atual não define quem vc é. Essa possível vontade e riso constante que está trazendo esses sentimentos acontece principalmente quando estamos com ruminação (de pensamentos negativos) e sentimentos de culpa, junto com a ansiedade, que é uma doença altamente tratável. A psicoterapia na TCC (Terapia Cognitivo Comportamental), minha linha de estudo e trabalho é eficaz, comprovada cientificamente em mais de 80 % dos casos. Fico no aguardo de um contato, abs e espero ter ajudado mostrando que vc não é assim. Vc está assim!. abs.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 50
Boa tarde! O riso fora de contexto e sem controle pode ser sinal de um sintoma onde é necessário encontrar sua raiz. Seria uma manifestação de um conteúdo que você desconhece ou não sabe que te causa uma defesa.
A risada deslocada, pode ser uma defesa para não fazer algo que precise, assim a risada distancia de arcar com responsabilidades, isso pode acontecer por ter passado por situações constrangedoras e rir pode ser uma fuga para não entrar em contato com essa situação.
Olá, é complicado dar uma resposta precisa, pois não nos conhecemos. É necessário entender o porque desta risada, qual o motivo que lhe faz rir. Para isso é necessário um acompanhamento psicológico, conhecer sua história e o que te leva a rir.
Busque ajuda de um psicólogo, ele vai lhe ajudar.
Boa tarde! Rir de forma contínua e desconexa pode ser algum sintoma que precisa ser investigado, já que pelo seu relato isso parece que está te incomodando. Sugiro que marque uma consulta com um psicólogo.
Reações emocionais que não estão dentro de um contexto podem indicar dificuldade na regulação emocional. Talvez o riso seja uma forma que você encontrou de lidar com situações difíceis, ou pode ter outro motivo. Você poderia tentar a respiração diafragmática, respirar pelo nariz enchendo a barriga e expirar pela boca lentamente por um tempo. No entanto talvez seja importante entender melhor o que impulsiona o riso sem controle, para que assim você possa lidar com isso de maneira que não seja inconveniente pra você. Imagino que isso esteja lhe causando constrangimento, saiba que outras pessoas também tem reações inadequadas em momentos onde se esperava que elas chorem por ser uma situação difícil e as vezes elas riem, por exemplo. Espero ter ajudado de alguma forma. Fico a disposição.
Boa noite, pode ser o primeiro sinal de ansiedade, aconselho que procure um psicoterapeuta
Olá! O riso, em momentos inadequados, pode ter a função de aliviar a tensão presente ou até mesmo a ansiedade. Talvez essa seja a forma que você encontrou de lidar com desconforto. A respiração diafragmática pode te ajudar. Mas para entender melhor a natureza das questões que vem apresentando você pode contar com o auxílio de um psicólogo. Se for possível para você, considere dar início a psicoterapia para trabalhar essa demanda. Cuide-se bem!
Olá! A risada fora da hora pode representar um embaraço, uma tensão contida, uma insegurança. Enfim, seria interessante buscar investigar o que realmente está acontecendo com vc. A juventude é uma etapa cheia de altos e baixos, de descobertas, dúvidas e por isso merece ser acompanhada. Espero ter ajudado. Estou a disposição. Um abraço. .
Olá! Sugiro observar o que as situações que evocam o riso têm em comum. Acontece apenas na sala de aula ou em outros ambientes também? Diante de quais pessoas isto acontece? Um profissional psicólogo pode te ajudar a analisar melhor estas situações, a encontrar a função que o riso está tendo nessas situações, e entrar com técnicas caso esteja te incomodando e interferindo no seu dia a dia. O riso pode sinalizar várias coisas, como os colegas acima citaram. Espero ter contribuído. Um abraço.
Procure observar o que se passa pela sua cabeça que dispara o riso. Pode ser algum desconforto, ou incômodo ou alguma questão de ansiedade. Seria interessante, caso isso esteja atrapalhando você, procurar consulta com um Psicólogo para te auxiliar nessa e em outras questões.
Olá. Estes risos acontecem apenas em sala de aula ou em outros momentos também? Se for apenas em sala de aula pode ser resultado de alguma tensão ou ansiedade e um processo psicoterapêutico pode ajudar. Mas se acontecer em situações aleatórias pode ser algum problema de origem neurológica e uma avaliação de especialista poderá indicar a melhor forma de resolver.
Olá, como os colegas já mencionaram o riso descontrolado ou em momentos inadequados pode estar relacionado a ansiedade, fuga ou como forma de ser visto. Sugiro a busca de uma psicoterapia para entender as causas desse sintoma.
Estou a disposição.
Olá! É possível investigar e tratar, caso essa seja uma resposta relacionada à ansiedade. Bom humor é algo fundamental na vida. Contudo, mecanismos egóicos podem disfarçar muitas inseguranças. Uma vez que inseguranças e dores são, na maioria das vezes, tratáveis, conhecer ao que o cenário corresponde, cultivar lucidez e buscar ajuda para se desenvolver é algo que pode fazer uma grande diferença. Tudo de melhor!
Olá! Imagino que isso deve lhe constranger e por isso é necessário que você faça acompanhamento psicológico para entender o motivo desse riso fora de contexto. Passar por avaliação de um neurologista também seria importante. Procure ajuda profissional. Não há como dar uma resposta certa, já que cada pessoa é única e não conhecemos sua história de vida. Um abraço! Fique bem!
Olá, compreendo que isso possa ser uma situação desconfortável para você. É importante lembrar que a risada é uma resposta natural do nosso corpo a algo que consideramos engraçado, e nem sempre é possível controlá-la completamente. Algumas dicas que podem ajudar incluem respiração profunda e lenta para acalmar os nervos, pensar em algo sério para distrair a atenção, ou tentar visualizar uma situação engraçada de forma mais séria. Também pode ser útil conversar com o seu psicólogo ou outro profissional da saúde mental sobre como lidar com essa situação, já que eles podem oferecer estratégias mais personalizadas para você.
A psicanálise pode ajudar a entender o que está por trás do seu riso. Pode ser que você esteja usando o riso como uma forma de lidar com o estresse ou ansiedade que sente em sala de aula. A psicanálise pode ajudar a identificar esses sentimentos e trabalhar com você para encontrar maneiras mais saudáveis de lidar com eles. Além disso, a psicanálise pode ajudar a desenvolver habilidades para controlar o riso, como respirar fundo, relaxar e se concentrar em outras coisas.
tem a ver com humor mesmo, as vezes em situaçoes serias tendemos a rir como forma de alivio de tensão, é normal, porem entendo que também não deva ser adequado socialmente. portante tente buscar uma ajuda psicologica, isso ira lhe auxiliar a lidar melhor com suas emoções.
Bom dia, como vc está?
O riso em situações inadequadas pode significar muitas coisas. Pode ser até um sintoma de ansieddae, sabia? Isso teria que ser investigado em um processo terapêutico.
mas uma dica é: tentar inspirar contando até 8 e expirar da msm forma,para tentar focar no momento presente. Tambem tentar desviar os pensamentos na hira, pois o pensamento é o que gera o sentimento.
porém sugiro a terapia para vc poder falar mais sobre essas situações dsconfortaveis e vc msm tentar se entender junto de uma ajuda profissional. Sou a Letícia e me coloco à disposição. @psi,leticiaaa
Penso que a resposta passa por entender porque você não consegue evitar. Se quiser entender mais, minha orientação é fazer consulta com psicólogo. Abraço
Olá! Agradeço por compartilhar sua experiência.

Primeiramente, quero reconhecer a coragem em trazer essa preocupação. Vamos investigar o que pode estar por trás desse comportamento? Seria útil entender se o riso está relacionado a algum sentimento específico, como nervosismo, ansiedade ou algo mais. Em quais locais ele aparece?

Se sentir confortável, agende uma consulta para discutir mais detalhes e trabalhar juntos para encontrar maneiras personalizadas de lidar com essas situações. Estou aqui para apoiar você nesse processo e criar um espaço seguro para explorarmos essas questões.
Entender que rir em momentos inapropriados pode ser uma resposta ao nervosismo ou desconforto é importante. É comum, especialmente na adolescência, quando as situações sociais e a pressão do ambiente escolar podem aumentar a ansiedade. Uma técnica útil é focar na respiração: inspire profundamente pelo nariz, segure por alguns segundos e expire lentamente pela boca. Isso pode ajudar a acalmar o sistema nervoso e controlar o impulso de rir. Também vale a pena praticar a atenção plena, observando seus pensamentos e emoções sem julgamento, o que pode ajudar a entender melhor o que dispara o riso e a gerenciá-lo com mais eficácia. Se precisar de mais ajuda para explorar essas técnicas ou discutir outras estratégias, estou aqui para ajudar.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 100