Olá, tenho 23 anos, fui ao psiquiatra e tenho síndrome do pânico, sou muito ansiosa, a medica passou

5 respostas
Olá, tenho 23 anos, fui ao psiquiatra e tenho síndrome do pânico, sou muito ansiosa, a medica passou Cloridrato de Sertralina, 1°50mg ai voltei lá por que mesmo depois de 45 dias eu não estava mais sentindo crise, mas a ansiedade tava muita, ai ela aumentou pra 75mg e depois 100g mas to pior na ansiedade, que me recomendam fazer?
Inicialmente, a sertralina pode trazer um aumento no nível de ansiedade que tende a melhorar com o tempo, mesmo efeito que se verifica na elevação da dosagem. Neste caso, o melhor é aguardar a redução de tal efeito e associar o tratamento medicamentoso com psicoterapia. Já em caso de não melhora, converse com seu psiquiatra a respeito, ok. Desejo melhoras.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, a Sertralina é uma medicação eficaz e segura no tratamento da ansiedade e para evitar as crises de pânico. Normalmente quando a melhora dos sintomas é apenas parcial nós psiquiatras costumamos sim aumentar a dose do antidepressivo em uso e você está em uso de 100mg de Sertralina que é uma dose bastante segura. Às vezes se você estiver com muito medo ou muito preocupado(a) com a dose isso o deixará mais ansioso(a). Sugiro ficar tranquilo(a) com o fato de estar em uso da medicação e conversar com o seu psiquiatra, caso realmente a Sertralina não tiver alcançando o efeito esperado existem várias opções de troca da medicação. Espero que você fique melhor, um abraço.
Olá! Penso que além de ajustar a dose da medicação, que somente seu médico, diante das suas queixas, poderá fazer (e este ajuste leva algum tempo), você deveria procurar um profissional para fazer psicoterapia. A ansiedade é um sintoma das emoções desconhecidas que temos dentro da gente, ou seja, é o que aparece na superfície, causando estas sensações fisicas e medo. Medicamentos ajudam muito no controle destes sintomas, mas a psicoterapia é indispensável, pois por baixo da superficie, há a sua história de vida e é ela que, de algum modo, te levou até aí, até este mal estar que é conhecido popularmente como Síndrome do Pânico. Conhecer-se, entender o que a incomoda e com o que vc pode ou não lidar, é fundamental para livrar-se destas sensações que te causam sofrimento e dificultam sua vida. Pense a respeito e também converse com pessoas que possam te indicar um bom profissional para atendê-la. Você verá que em algum tempo, bons resultados virão.
A sertralina é uma excelente medicação para grande parte dos transtornos ansiosos, incluindo o transtorno de pânico. Ela também possui uma característica que é a da possibilidade de aumentar o efeito à medida que se aumenta a dose, numa faixa muito ampla. Isto é, quanto mais alta a dose, maior o efeito contra a ansiedade. Assim, mesmo que você não fique bem com 100 mg, se seu diagnóstico de transtorno de pânico estiver correto ("síndrome do pânico" é um nome que a gente ouve muito, mas não se usa em psiquiatria, de modo geral), é possível tentar doses mais altas. Não é raro pessoas precisarem de 150 mg e há casos de pessoas que tomam 200, 300 ou mesmo 400 mg. Isto não significa que você vai precisar tomar tudo isto, mas sim que não se deve preocupar se ainda não obteve o efeito desejado, nem deve ter pressa para mudar de remédio. A sertralina é uma medicação segura, não tem efeitos colaterais perigosos nem "vicia" e, uma vez obtido o efeito, terá grande melhora na qualidade de vida.
Procurar ajuda psicológica pra se conscientizar de seus padrões, dos gatilhos de uma possível crise, pra dividir seus momentos difíceis e, de alguma forma, ciente de si, se organizar nas angustias.

Especialistas

Danielle Caus Corrêa

Danielle Caus Corrêa

Psicólogo

Vitória

Samuel Saboia

Samuel Saboia

Terapeuta complementar

Fortaleza

Selma Oliveira Pacheco de Castro

Selma Oliveira Pacheco de Castro

Psicólogo

São Paulo

Elisa Maria de Bullhões Carvalho

Elisa Maria de Bullhões Carvalho

Homeopata

Rio de Janeiro

Gabriela Fenner

Gabriela Fenner

Terapeuta complementar

Itapoá

Patricia Eduarda Biselli

Patricia Eduarda Biselli

Homeopata

Curitiba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 66 perguntas sobre Síndrome do pânico
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.