Passo o dia inteiro imaginado, geralmente que estou" contracenando" com personagens de filmes e séri

23 respostas
Passo o dia inteiro imaginado, geralmente que estou" contracenando" com personagens de filmes e séries que eu gosto, ou até mesmo com pessoas que eu conheço na vida real. Já fui médica de grey's Anatomy, aluna de Hogwarts, entre várias outras, o problema é que eu passo o DIA INTEIRO imaginando, quando eu tento não pensar e viver a realidade totalmente na minha cabeça, me pego imaginando. Posso ter algum transtorno ou isso é só coisa de uma menina criativa e com uma imaginação fértil?
É importante avaliar de forma criteriosa estes sintomas, antes de falarmos em algum tipo de "transtorno". Aparentemente, estás demonstrando que tens discernimento para compreender que se trata da tua imaginação, embora já estejas sentido prejuízos na tua vida real. Recomendo que procures um profissional especializado, que possa fazer uma boa avaliação e utilize os recursos de tratamento adequados para a sua situação.

Olá! É importante que se faça uma avaliação mais acurada de sua situação, pois cada caso varia de acordo com os fatores que os influenciam. Para muitas pessoas, a imaginação, como você descreveu, pode ser uma espécie de conforto, principalmente quando se está em meio a situações hostis. Quando fantasiamos, temos a liberdade de agir, de responder, de nos colocar de uma forma que pode ser impossibilitada no mundo real. Esse escape pode vir como maneira de preservar nossa sanidade, de alguma forma. Contudo, como disse, varia de caso a caso. Espero ter ajudado. Um abraço!
Olá! Veja, imaginar em si não é um problemas, pode ser até bastante útil. Mas é preciso olhar para além do ato de imaginar, o que ele significa para você. Pergunte-se o que há de tão ruim na sua realidade que vc prefira fantasiar a viver conectada com o mundo mais concreto que lhe cerca. Outra questão importante é se esse hábito está ou não lhe prejudicando nas relações interpessoais, de escola, trabalho, familiares. Se sim, recomendo que procure um profissional da psicologia para entender mais a fundo e te ajudar a equilibrar-se melhor entre os dois mundos. Forte abraço.
Boa tarde! Não há problema nenhum em fantasiar com personagens e filmes que gostamos muito de vez em quando. De certa forma, é até saudável, pois imaginação muitas vezes nos serve como uma válvula de escape, uma "fugidinha" da nossa rotina, nos trazendo por alguns instantes a sensação de grandeza e satisfação. Mas se você passa o dia todo nessa condição, entendo esse seu movimento como uma espécie de barreira, uma defesa que você encontrou - de forma não pensada - para poder lidar com sua vida real. Pense, avalie o que está acontecendo em sua vida nesse momento. Há algo o qual você precisa resolver? Algo que lhe assusta? algo que lhe entristece todos os dias? Algo que te angustia só de pensar? Ficar nesse mundo de fantasia interagindo como e com quem admiramos é gostoso e seguro, pois em nossa fantasia tudo vai bem e nada dá errado. Somos o dono do nosso mundo e todos gostam de nós. Mas o que está acontecendo "aqui fora" que está te fazendo correr e se fechar nesse mundo de fantasias, ficando insuportável viver a sua realidade? Será que há algo a ser enfrentado em sua vida, e que você ainda não se sinta preparada? Pense nisso.
Olá... ter fantasias não é sinônimo de patologia. Qualquer transtorno precisamos de mais sintomas, para que ai sim um critério diagnóstico possa ser fechado ou não. Se sentir que isso está sendo um problema que está levando você ter algum sofrimento, danos, ou até mesmo identificar outros sintomas, procure um psiquiatra que possa lhe atender, escutar você, avaliar com precisão e aí sim descartar ou não algum transtorno.

Espero ter ajudado.
Abraço.
Olá! você não informou a sua idade, porém em algumas fases da vida a gente tende a fantasiar mais. Talvez por uma identificação, por uma idealização, por uma antecipação do futuro ou quem sabe, desejar que a vida seja como num filme, por exemplo. É bom lembrar que um filme tem uma média de 1 hora e meia de duração e a vida tem uma constância. Fugir um pouco da realidade ajuda o cérebro dá uma pausa, mas viver fora da realidade pode ser um indicador que algo não está bacana, e a fantasia é melhor. Procure alguém para conversar. Uma boa conversa e avaliação podem ajudar a compreender melhor o que tem acontecido.
Estou à disposição!
Olá, como vai? Como o espaço de perguntas (e também de respostas) aqui é limitado, com a quantidade de informações apresentadas, fica difícil afirmar se é ou não um transtorno isso que você vive. Entretanto, sendo ou não um transtorno creio que algumas perguntas podem ser ainda mais importantes: contracenar com os personagens dessas histórias te faz não conseguir realizar atividades diárias? Você é uma pessoa que consegue, também, estar presente com pessoas e situações em certos momentos? Você consegue lidar com situações que estão fora dos roteiros/"scripts" que acontecem em sua cabeça (aqui estou te perguntando se você lida bem com "nãos" e "frustrações" que aparecem em sua vida). Essas perguntas podem te nortear a saber se sua imaginação e criatividade estão dentro de um nível aceitável, ou se você está se "esquivando" do mundo real/concreto. Portanto, se sua imaginação te impede de viver as mudanças, os desafios e as frustrações da vida, isso pode ser um problema (mas isso não quer dizer que temos um transtorno ainda, ok?). Agora se quiser fazer uma análise aprofundada disso e verificar se é ou não um transtorno, isso pedirá a busca por uma consulta com um profissional. Espero ter contribuído em algo. Um abraço!
Ola! Acredito que seja bem relevante voce marcar uma ida ao psicólogo ou psiquiatra para conversar e analisar à respeito.
Imaginar não é problema, a nao ser que essas imaginações estejam fazendo parte da sua vida e voce esteja deixando o presente e sua vida de lado para vivenciar as fantasias.
Quando algo te impede de viver o momento, o dia a dia, de fazer atividades rotineiras, é chegada a hora de buscar ajuda médica. Estou à sua disposição para trabalharmos juntos sobre essa questao e tentar entender melhor o que esta acontecendo. Tenha uma excelente semana!
Olá! Eu queria saber mais de sua vida concreta. O que pode estar difícil de encarar? Sente que tem força para realizar o que deseja? Pensa que as coisas podem sair errado? Não tem nada de errado na vida de fantasia... mas quando ela atropela a realidade ao invés de dar um respiro... aí complica.... Precisa de ajuda para analisar sua realidade? Até mais!
Olá! Seria importante você passar por uma avaliação com psicóloga/o, pois essa imaginação pode ser criatividade, uma certa fuga da realidade, algum transtorno, enfim, poderia levantar uma infinidade de hipóteses. Porém, somos muito mais do que alguns sintomas ou diagnósticos. Busque ajuda profissional. Abraço! Esther Araújo

Fantasiar é natural, é algo que faz parte da nossa vida e, em certa medida, precisamos disso. Criar fantasias ou imaginar é algo saudável, a princípio. A questão é o quanto isso afeta ou atrapalha o seu dia-a-dia. Se você acha que suas fantasias tem causado algum tipo de problema para você, é importante procurar um especialista. Só podemos avaliar um possível "transtorno" em análise.
Procure um psicólogo para conversar mais a fundo e com detalhes. Muitas vezes não é necessário muitas sessões para sanar sua dúvida e aprender a lidar com isso.
Olá, você realmente é criativa e imaginativa. Falar de transtorno é precipitado, eu diria que você se refugia na fantasia. Talvez o importante fosse se perguntar se isso te traz algum tipo de prejuízo, por exemplo se isso faz com que voce deixe de fazer outras coisas comuns da sua idade. Estudar, falar com amigos, conviver em casa, jogar videogame, interagir com pessoas, etc. Se for esse o caso entender porque esse mundo de fantasia tem tomado tanto tempo da sua vida real. A vida está chata? Dificil? Não estou conseguindo fazer amigos? estou com outros problemas? Quando tinha sua idade costumava imaginar muito também, isso é bem normal; mas tem que tomar cuidado pra que não se torne sua única fonte de prazer. O que faz alguma coisa ser uma doença ou transtorno ou problema é se traz sofrimento ou perdas pra gente. Caso contrário acredito que realmente você seja criativa e goste de se imaginar em situações com que se identifica. Mas se isso te preocupa converse com seus pais sobre a possibilidade de fazer uma avaliaçao com psicologo ou com um pediatra.
Olá! Como os colegas acima falaram, seria importante colher mais dados para uma conclusão. Procure um profissional da psicologia para te auxiliar e entender melhor suas imaginação, frustrações e alpara aprender a lidar com isso. Um abraço.
Olá! Fantasiar, ou se vê em algum personagem não tem nenhum problema desde que tudo isso não te traga prejuízos na vida real. É preciso entender melhor o contexto, a história de vida para ajudá-la. Fugir com frequência da vida real, pode indicar dificuldade em fazer alguns enfrentamentos. Seria necessário ter mais informações. Você pode procurar ajuda psicológica, fazer terapia ajuda entender algumas questões.
Olá! Como alguns colegas mencionaram, imaginar, fantasiar, não são problemas em si mesmo, inclusive, é algo necessário e saudável, ter um espaço do qual podemos retornar para "brincar" criativamente, ou seja, um espaço que seja nosso, contudo, em alguns casos isso pode ser ultilizado como defesa e uma fuga da realidade, que pode estar sendo muito difícil para a pessoa. Diante disso, acho que poderia te auxiliar buscar um profissional, que juntos vocês possam tentar entender tais questões.
Sugiro psicoterapia para lidar com essa e outras questões, boa sorte.
É preciso analisar por qual motivo você tem tido mais interesse no imaginário do que no real, o que tem acontecido na realidade que não é suportado e por isso a necessidade de ficar presa a imaginação. Busque um psicólogo para que possa entender junto a você as causas desse sintoma.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia adulto - R$ 150
Pode ser que você não esteja achando a sua vida boa no mundo real, então procura a imaginação para encontrar nela as experiências que tanto procura.
Olá, o fantasiar e imaginar faz parte do ser humano, a questão é se isso te faz mal. Se te trouxer malefícios aí é necessário compreender o que te faz ficar tanto na imaginação num processo psicoterapêutico psicanalítico. Será que ficar o tempo todo na imaginação pode ser alguma fuga da realidade? Estou apenas perguntando e não estou afirmando nada. Você que iria investigar isso, se quisesse, num processo psicoterapêutico psicanalítico. Estou á disposição!
Imaginar é uma atividade normal e saudável do cérebro humano. A imaginação fértil é a fonte de todo pensamento criativo e pode ser muito valiosa 1. No entanto, se você acha que está passando muito tempo imaginando e isso está afetando sua vida diária, pode ser útil conversar com um profissional de saúde mental para entender melhor o que está acontecendo. Eles podem ajudá-lo a determinar se isso é apenas uma característica de sua personalidade criativa ou se pode haver algum outro problema subjacente.
Olá! Não sei qual é sua idade, mas talvez exista alguma resistência a esse processo de amadurecimento que implica em deixar de ser uma “menina”, para se tornar uma “mulher” criativa e com imaginação fértil (falo isso pela forma como se refere a si mesma).
Muitas vezes a fantasia está a serviço de uma negação da realidade (talvez a realidade da vida adulta?).
É claro que esse não é o espaço mais apropriado para explorar o que está acontecendo aí, mas esses foram alguns palpites que me surgiram pelo seu relato e pela forma como vc relatou.
Se vc quiser compreender melhor, procure uma terapia, blz?
Abç
Fernando Romeiro
Nâo é possível dizer apenas através da sua pergunta, é preciso uma investigação mais ampla, entretanto, penso que fazer uma consulta com psicólogo vai te ajudar a entender melhor o que está acontecendo. Abraço