Perdi uma pessoa querida, não gosto de lembra porque me destrói porém não lembra parece que esqueço

14 respostas
Perdi uma pessoa querida, não gosto de lembra porque me destrói porém não lembra parece que esqueço de viver a vida já faz 2 anos não sei o que fazer
Você ainda está em processo de Luto. O luto passa por fases e é preciso vivenciar todas essas fases.
Algumas vezes conseguimos elaborar sozinhos outras precisamos de ajuda.
Sugiro procurar ajuda com especialista para lhe ajudar à elaborar o luto.

Olá! O processo do luto é doloroso mas é importante elaborar, ou seja, poder falar, lembrar da pessoa que se foi. Com o passar do tempo este sofrimento se tornará saudade. Ainda que a dor de perder alguém seja grande e o mundo à nossa volta se modifique em decorrência disso, é importante continuar a sua jornada. Em decorrência deste tempo relatado (2 anos) e a forma como se sente, sugiro que busque ajuda profissional. Atendo terapia do luto e fico à disposição se precisar. Um abraço.
Eu sempre digo que a perda é uma cicatriz que modifica a nossa vida para sempre. Seguimos em frente, mas um dia batemos no móvel e sai a casca da cicatriz , sangra de novo e precisamos cuidar mais uma vez para possa cicatrizar mais uma vez. O que fazemos é entender que algumas vezes vamos levantar bem e conseguir viver essa nova vida e outros momentos não. Entender que agora é uma outra rotina e que não será "superado" e sim acolhido. O processo terapêutico nos ajuda a elaborar isso com carinho, a reestruturar a rotina que se modificou e ensinando a termos mais cuidado com essa cicatriz. Espero ter te acolhido na tua dor e não precisa estar sozinha neste processo. Um abraço!
O luto é um processo bem doloroso, mas necessário vivencia-lo é de suma importância , todos nos passaremos por ele um dia, o não falar ou não lembrar não faz desaparecer ou diminuir , mas tão somente um prologamento do sofrimento, há momentos que precisamos buscar ajuda , que não damos conta sozinhos, sempre falo para os meus paciente se a dor é grande é por que o amor foi maior ainda e é sempre uma grande sorte sentir e receber tanto amor.
Você ainda está vivendo o luto, apesar de já terem se passado dois anos. O não lembrar talvez seja um mecanismo de defesa que foi desenvolvimento, porém é necessário viver e relembrar para que possa haver uma ressignificação de toda a situação. Busque ajuda profissional, ele(a) irá te acompanhar da melhor forma.
Olá..... O luto é algo que trás um sentimento de profunda tristeza e desconforto emocional. É normal que uma pessoa passe pelo luto durante o período de UM ANO, nos quais várias datas comemorativas, fará com que a pessoa sinta a dor da "falta" da presença. Sendo assim sugiro que você procure um profissional da Psicologia, o mais breve possível, para te ajudar a sair desse luto. Após um ano, o sentimento é de saudades e não de dor e sofrimento, então você esta precisando de ajuda. Espero poder ter contribuído com suas dúvidas.
Ola, sinto muito pela sua perda e que ainda esteja passando por este luto.
Pelo seu relato, você ainda está em processo de luto prolongado e que precisa ser olhado e cuidado. É necessário passar por um processo onde trabalha o luto, e ressignificar sofrimento e com a ajuda de um psicologo que sinta-se acolhida e a vontade, consiga retomar a vida e projetos de vida.
Sei o quanto é desafiador, mas permita-se se acolher e cuidar de você, me coloco a disposição para caminhar com você neste processo. Um abraço @psiluanamarys

OLa! Nem imagino o quanto esteja sendo muito difícil lidar com isso.
Mas só de vir até aqui já demonstra uma preocupação consigo mesmo hein?
O luto é uma resposta natural e individual a qualquer forma de perda, e a sua duração pode variar muito de pessoa para pessoa. Não existe um "cronograma" definido ou previsível para o luto, pois cada um de nós vive e processa essas experiências de maneira única. uto não termina no sentido de que a perda é completamente esquecida, mas sim no sentido de que aprendemos a viver com essa perda e a integrá-la em nossas vidas. Eventualmente, a dor do luto geralmente se atenua e se transforma em uma saudade suportável, permitindo que a pessoa continue vivendo de maneira funcional e significativa.
Mas Aconselho voce a buscar um profissional que voce se identifique, sinta confiança e se sinta acolhido, que vai ajudra voce a elaborar essa dor, pois dois anos ja e um tempinho, e com profissional voce vai ter espaço para falar sobre sua dor.
Espero ter ajudado. Sou a Letícia, sou psicóloga. Me coloco a disposição, caso queira conversar é só entrar em meu perfil e será um prazer. Te convido conhecer meu trabalho. E lembre-se: Cuide de voce! Abraço afetuoso e melhoras.
No meu INSTAGRAM eu falo bastante sobre saude mental, caso queira ''''''''''''''''''''''''''''''''''''''@leticiafernandespsi
Olá. Você pode buscar ajuda, seja profissional ou com pessoas que você tenha um relação pessoal. Penso que psicoterapia vai te ajudar a entender e elaborar suas emoções. Abraço.
Olá, boa noite !
Lamento ouvir sobre a perda da pessoa querida. Lidar com a dor da perda pode ser difícil. Consideraria falar com amigos, familiares ou um psicólogo para obter apoio durante esse processo de luto. É importante cuidar da sua saúde mental e permitir-se espaço para sentir e processar as emoções.
Existem fases do luto que devemos passar para que o processo esteja completo.
Conte comigo para auxiliar neste processo.
Christine
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 160
Perdi uma pessoa querida, não gosto de lembra porque me destrói porém não lembra parece que esqueço de viver a vida já faz 2 anos não sei o que fazer

Sinto muito sua perca, penso que precisa acolher esse momento no seu coração e vivencia-lo mesmo que gere dor emocional, mas dessa forma você vai conseguir elaborar melhor as fases do luto. Quando tentamos fugir das emoções elas ficam sangrando como feridas abertas. Por isso é preciso acolher, cuidar...
Sugiro procurar a Psicoterapia para elaborar suas emoções e poder seguir em frente com ressignificados.
O luto não é um processo rápido e simples. É importante considerar que fala de uma profundidade de vínculo. Dependendo do contato, é um nível tão profundo que geram diversas sensações, negações. O orientado é ir aos poucos e experimentar (caso consiga), diálogos a respeito, facilitar que esse acolhimento nesta fase seja possível através de suporte familiar, de amigos, até mesmo religioso. Caso necessário, a psicoterapia também auxilia.
Lamento muito pela sua perda. Perder alguém querido pode ser uma experiência extremamente dolorosa, e é compreensível que evite lembrar para não sofrer e a evitação constante dessas lembranças pode estar impactando sua capacidade de viver plenamente. Recomendo considerar a busca por ajuda profissional, como a psicoterapia, para ter um espaço seguro onde possa falar sobre sua perda, entender suas emoções e gradualmente encontrar maneiras saudáveis de lidar com o luto.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Lidar com a perda de alguém querido é uma jornada complexa e individual. Evitar lembrar pode parecer uma forma de autopreservação, mas também pode impedir o processo de luto necessário para aceitar e integrar essa perda à sua vida. É importante reconhecer e permitir-se sentir a dor, honrando a memória da pessoa que se foi. A terapia pode oferecer um espaço seguro para explorar esses sentimentos e encontrar maneiras saudáveis de lidar com a perda, permitindo que você continue a viver sua vida plenamente, enquanto mantém a conexão com quem se foi de uma maneira significativa e saudável.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!