Perdi uma pessoa querida, não gosto de lembra porque me destrói porém não lembra parece que esqueço

21 respostas
Perdi uma pessoa querida, não gosto de lembra porque me destrói porém não lembra parece que esqueço de viver a vida já faz 2 anos não sei o que fazer
 Camila Lima
Psicólogo
Manaus
Você ainda está em processo de Luto. O luto passa por fases e é preciso vivenciar todas essas fases.
Algumas vezes conseguimos elaborar sozinhos outras precisamos de ajuda.
Sugiro procurar ajuda com especialista para lhe ajudar à elaborar o luto.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! O processo do luto é doloroso mas é importante elaborar, ou seja, poder falar, lembrar da pessoa que se foi. Com o passar do tempo este sofrimento se tornará saudade. Ainda que a dor de perder alguém seja grande e o mundo à nossa volta se modifique em decorrência disso, é importante continuar a sua jornada. Em decorrência deste tempo relatado (2 anos) e a forma como se sente, sugiro que busque ajuda profissional. Atendo terapia do luto e fico à disposição se precisar. Um abraço.
 Bruna Dalmolin
Psicólogo
Porto Alegre
Eu sempre digo que a perda é uma cicatriz que modifica a nossa vida para sempre. Seguimos em frente, mas um dia batemos no móvel e sai a casca da cicatriz , sangra de novo e precisamos cuidar mais uma vez para possa cicatrizar mais uma vez. O que fazemos é entender que algumas vezes vamos levantar bem e conseguir viver essa nova vida e outros momentos não. Entender que agora é uma outra rotina e que não será "superado" e sim acolhido. O processo terapêutico nos ajuda a elaborar isso com carinho, a reestruturar a rotina que se modificou e ensinando a termos mais cuidado com essa cicatriz. Espero ter te acolhido na tua dor e não precisa estar sozinha neste processo. Um abraço!
O luto é um processo bem doloroso, mas necessário vivencia-lo é de suma importância , todos nos passaremos por ele um dia, o não falar ou não lembrar não faz desaparecer ou diminuir , mas tão somente um prologamento do sofrimento, há momentos que precisamos buscar ajuda , que não damos conta sozinhos, sempre falo para os meus paciente se a dor é grande é por que o amor foi maior ainda e é sempre uma grande sorte sentir e receber tanto amor.
 Viviane Lima
Psicólogo
João Pessoa
Você ainda está vivendo o luto, apesar de já terem se passado dois anos. O não lembrar talvez seja um mecanismo de defesa que foi desenvolvimento, porém é necessário viver e relembrar para que possa haver uma ressignificação de toda a situação. Busque ajuda profissional, ele(a) irá te acompanhar da melhor forma.
 Raquel Florêncio Da Silva
Psicólogo
Americana
Olá..... O luto é algo que trás um sentimento de profunda tristeza e desconforto emocional. É normal que uma pessoa passe pelo luto durante o período de UM ANO, nos quais várias datas comemorativas, fará com que a pessoa sinta a dor da "falta" da presença. Sendo assim sugiro que você procure um profissional da Psicologia, o mais breve possível, para te ajudar a sair desse luto. Após um ano, o sentimento é de saudades e não de dor e sofrimento, então você esta precisando de ajuda. Espero poder ter contribuído com suas dúvidas.
Ola, sinto muito pela sua perda e que ainda esteja passando por este luto.
Pelo seu relato, você ainda está em processo de luto prolongado e que precisa ser olhado e cuidado. É necessário passar por um processo onde trabalha o luto, e ressignificar sofrimento e com a ajuda de um psicologo que sinta-se acolhida e a vontade, consiga retomar a vida e projetos de vida.
Sei o quanto é desafiador, mas permita-se se acolher e cuidar de você, me coloco a disposição para caminhar com você neste processo. Um abraço @psiluanamarys
 Letícia Fernandes
Psicólogo, Psicanalista
Rio de Janeiro

OLa! Nem imagino o quanto esteja sendo muito difícil lidar com isso.
Mas só de vir até aqui já demonstra uma preocupação consigo mesmo hein?
O luto é uma resposta natural e individual a qualquer forma de perda, e a sua duração pode variar muito de pessoa para pessoa. Não existe um "cronograma" definido ou previsível para o luto, pois cada um de nós vive e processa essas experiências de maneira única. uto não termina no sentido de que a perda é completamente esquecida, mas sim no sentido de que aprendemos a viver com essa perda e a integrá-la em nossas vidas. Eventualmente, a dor do luto geralmente se atenua e se transforma em uma saudade suportável, permitindo que a pessoa continue vivendo de maneira funcional e significativa.
Mas Aconselho voce a buscar um profissional que voce se identifique, sinta confiança e se sinta acolhido, que vai ajudra voce a elaborar essa dor, pois dois anos ja e um tempinho, e com profissional voce vai ter espaço para falar sobre sua dor.
Espero ter ajudado. Sou a Letícia, sou psicóloga. Me coloco a disposição, caso queira conversar é só entrar em meu perfil e será um prazer. Te convido conhecer meu trabalho. E lembre-se: Cuide de voce! Abraço afetuoso e melhoras.
No meu INSTAGRAM eu falo bastante sobre saude mental, caso queira ''''''''''''''''''''''''''''''''''''''@leticiafernandespsi
 Gisele Rodrigues
Psicólogo
Florianópolis
Olá. Você pode buscar ajuda, seja profissional ou com pessoas que você tenha um relação pessoal. Penso que psicoterapia vai te ajudar a entender e elaborar suas emoções. Abraço.
 Christine Frayha
Psicólogo
Rio de Janeiro
Olá, boa noite !
Lamento ouvir sobre a perda da pessoa querida. Lidar com a dor da perda pode ser difícil. Consideraria falar com amigos, familiares ou um psicólogo para obter apoio durante esse processo de luto. É importante cuidar da sua saúde mental e permitir-se espaço para sentir e processar as emoções.
Existem fases do luto que devemos passar para que o processo esteja completo.
Conte comigo para auxiliar neste processo.
Christine
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 160
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Dra. Carolina Coloda
Psicólogo
Guarapuava
Perdi uma pessoa querida, não gosto de lembra porque me destrói porém não lembra parece que esqueço de viver a vida já faz 2 anos não sei o que fazer

Sinto muito sua perca, penso que precisa acolher esse momento no seu coração e vivencia-lo mesmo que gere dor emocional, mas dessa forma você vai conseguir elaborar melhor as fases do luto. Quando tentamos fugir das emoções elas ficam sangrando como feridas abertas. Por isso é preciso acolher, cuidar...
Sugiro procurar a Psicoterapia para elaborar suas emoções e poder seguir em frente com ressignificados.
O luto não é um processo rápido e simples. É importante considerar que fala de uma profundidade de vínculo. Dependendo do contato, é um nível tão profundo que geram diversas sensações, negações. O orientado é ir aos poucos e experimentar (caso consiga), diálogos a respeito, facilitar que esse acolhimento nesta fase seja possível através de suporte familiar, de amigos, até mesmo religioso. Caso necessário, a psicoterapia também auxilia.
Lamento muito pela sua perda. Perder alguém querido pode ser uma experiência extremamente dolorosa, e é compreensível que evite lembrar para não sofrer e a evitação constante dessas lembranças pode estar impactando sua capacidade de viver plenamente. Recomendo considerar a busca por ajuda profissional, como a psicoterapia, para ter um espaço seguro onde possa falar sobre sua perda, entender suas emoções e gradualmente encontrar maneiras saudáveis de lidar com o luto.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
 Talita Costa Rigo
Psicólogo
Cascavel
Lidar com a perda de alguém querido é uma jornada complexa e individual. Evitar lembrar pode parecer uma forma de autopreservação, mas também pode impedir o processo de luto necessário para aceitar e integrar essa perda à sua vida. É importante reconhecer e permitir-se sentir a dor, honrando a memória da pessoa que se foi. A terapia pode oferecer um espaço seguro para explorar esses sentimentos e encontrar maneiras saudáveis de lidar com a perda, permitindo que você continue a viver sua vida plenamente, enquanto mantém a conexão com quem se foi de uma maneira significativa e saudável.
Dra. Rita Cristina Souza Santos
Psicólogo
Rio de Janeiro
Bom dia! Como vc esta hoje? Buscar auxilio para compreender o sentido da morte e como reagir aos impactos no seu cotidiano.
Se precisar de auxilio, estaremos por aqui. Cuide-se!
Dra. Rita Santis
Dra. Sarah Azevedo
Psicólogo
Salvador
Olá, querido(a). Sinto muito que esteja passando por isso! Lidar com a perda de uma pessoa querida é uma experiência extremamente dolorosa e pode ser difícil encontrar um equilíbrio entre lembrar e seguir em frente. O luto é um processo pessoal e único para cada indivíduo, e pode levar tempo para encontrar uma maneira de conviver com a perda. O luto não tem um prazo fixo e não há uma maneira "certa" de passar por ele. Procurar ajuda de um profissional de saúde mental pode ser benéfico. Eles podem oferecer apoio e estratégias para lidar com a dor da perda. E se precisar, estou de braços abertos para te ajudar nesse processo!
 Aline Nakamura
Psicólogo
São Paulo
Olá! Primeiramente, sinto muito pela sua perda. Processos de luto são difíceis e particulares, cada um tem um tempo e lida de uma forma diferente com isso. Quando uma pessoa querida se vai, é como se uma parte de nós também se fosse, né? Eu sugiro que você busque uma psicoterapia ou uma análise para poder falar mais a respeito dessa questão. A fala é um mecanismo para lidarmos com diversas questões, inclusive com o luto. Fico à disposição caso queira conhecer meu trabalho!
 Lourdes Avelar
Psicólogo
São Paulo
Olá. A perda é um sentimento muito pesado. A missão de lidar com ela e saber transformar o luto em saudade. Viver essa perda de forma constante é perpetuar o sofrimento. Não cultue essa condição, até porque ele não vai trazer os momentos passados de novo. Ande para frente. Busque forças internas para se reorganizar. Vamos conversar sobre isso? Estou à disposição. Será um prazer se puder evoluir esse assunto juntos. Meu nome ´é dra Lourde Avelar. A primeira sessão é em cortesia
 Vinícius Eduardo Martino Fonseca
Psicólogo, Psicanalista
Ribeirão Preto
Olá! Lidar com a perda de alguém querido é um processo doloroso e único para cada pessoa. Evitar lembrar pode parecer um alívio temporário, mas o luto precisa ser vivenciado para que você possa seguir adiante sem carregar esse peso constante. A psicanálise pode ajudar a explorar os sentimentos associados a essa perda, permitindo um espaço seguro para elaborar sua dor e encontrar caminhos para viver plenamente novamente. Se quiser, estou à disposição para conversarmos sobre isso. Um abraço, Vinícius.
 Helio Martins
Psicólogo
São Bernardo do Campo
Olá, tudo bem?

O luto tem um jeito próprio de se manifestar em cada pessoa, e parece que você está vivendo um dilema interno: lembrar dessa pessoa dói profundamente, mas evitar a lembrança faz com que pareça que ela está se apagando. Como se sua mente oscilasse entre a dor intensa e o medo de seguir em frente, como se isso significasse deixar essa pessoa para trás. Mas será que lembrar precisa ser sempre um fardo? E será que viver plenamente significa esquecer?

Do ponto de vista da neurociência, o luto envolve regiões do cérebro ligadas à regulação emocional, como o córtex pré-frontal e o sistema límbico, especialmente a amígdala e o hipocampo, que armazenam memórias e emoções. Quando a dor da perda é muito intensa, o cérebro pode tentar "proteger" você, bloqueando lembranças ou evitando certos pensamentos. Só que, ao evitar, essa dor não desaparece, apenas fica guardada, esperando por um momento para se manifestar. E quando reaparece, pode vir com ainda mais força.

Se pudesse lembrar dessa pessoa sem sentir que está se destruindo, como gostaria que essa lembrança fosse? O que você acha que essa pessoa diria se visse você paralisado nesse dilema? Você sente que consegue falar sobre ela sem que isso seja uma experiência esmagadora, ou ainda parece impossível?

O luto não precisa ser uma escolha entre sofrer ou esquecer. Existe um caminho de ressignificação, onde a lembrança não precisa ser uma ferida aberta, mas uma parte bonita da sua história. Isso pode ser trabalhado no seu tempo, com acolhimento e sem pressão. Caso precise, estou à disposição.
Dr. Rafael Peixoto
Psicólogo, Terapeuta complementar
Petrópolis
Fugir da lembrança pra não sentir dor… mas, ao mesmo tempo, ter medo de esquecer e seguir em frente… esse é um dos dilemas mais difíceis do luto! Sabe aquele momento em que você tenta ocupar a mente com qualquer coisa, mas a ausência dessa pessoa te pega de surpresa em detalhes do dia a dia? Isso acontece porque o luto não some com o tempo… ele só muda de forma se a gente aprender a elaborar. A TFE e a TCC podem te ajudar a ressignificar essa dor sem apagar as memórias boas. Que tal começar a transformar essa saudade em um espaço de cura emocional?

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.