Pessoas com transtorno de personalidade esquizoide podem sentir desejo/atraçao sexual?

11 respostas
Pessoas com transtorno de personalidade esquizoide podem sentir desejo/atraçao sexual?
Na maioria, esses pessoas sentem sim, desejo sexual.Mas há registros de pessoas que tem esse quadro, de personalidade esquizoide junto com uma baixa de libido ou seja pouco apetite sexual. Abraco.

Olá!
Devido ao que chamamos de Embotamento afetivo, ou seja qdo a pessoa tem dificuldades em expressar emoções e sentimentos, pode ser sim que dificulte o aparecimento do desejo ou interesse sexual no Transtorno Esquizóide. Porém são necessários vários ítens para a pessoa ser diagnosticada, e este não necessariamente precisa ser um deles. Portanto, é possível sim.
Normalmente pessoas com transtorno de personalidade esquizoide manifesta pouco, se algum, interesse em atividade sexual com outras pessoas, sendo esse um dos critérios para diagnóstico desse transtorno. Muitos tem vontade sexual normal, mas preferem a masturbação devido a alguns aspectos relacionados ao sexo com outras pessoas, tais como violação do espaço pessoal, aproximação emocional necessária e dificuldade de lidar com os aspectos sociais de buscar um parceiro sexual.
Caso o quadro seja caracterizado como tal, é possível sim, contudo comumente este desejo é reduzido.
Sim, o desejo sexual em si é preservado. Porém é comum o embotamento afetivo em maior ou menor grau dificultando os relacionamentos sexo-afetivos. Espero ter sido útil.
Qualquer dúvida entre em contato.
Obrigada.
Olá. Nós transtornos de personalidade a pessoa pode apresentar dificuldades de manifestar seus desejos e necessidades, mas ele tem desejo sexual.
Pode vir misturado com outros sinais até confusos e que assistam a pessoa é o próprio objeto de desejo.
É sério o quadro e precisa de receber orientações a fim de conhecer suas necessidades e seus desejos sem machucar as pessoas a sua volta e nem entrar em desespero.
Olá. Em sua pergunta, você mencionou desejo e atração sexual. Por atração, me parece estar se referindo a uma excitação sexual, algo mais ligado à sensações de prazer no próprio corpo. Já por desejo, talvez você esteja falando de aspectos emocionais. Essa diferenciação é muito importante, pois a ausência de excitações sexuais (ou manifestações do corpo, como uma ereção) não estão diretamente relacionadas à ausência de desejo sexual. O desejo sexual pode estar sendo manifestado de maneiras desorganizadas, a ponto de não ser reconhecido, ou mesmo sem estabilidade e direcionamento a apenas um objeto ou pessoa.

Esta situação que estamos discutindo pode ser aprofundada em um trabalho de psicoterapia. Além disso, como mencionou se tratar de um Transtorno da Personalidade, recomendo também passar por uma avaliação psiquiátrica, pois o trabalho psicológico e psiquiátrico, em conjunto, poderá oferecer resultados muito efetivos.

Espero ter ajudado!
Olá. Perfeitamente possível, mas se apareceu essa dúvida, pode ser que algo mais precise ser esclarecido a você, pois a sexualidade é um assuno bem complexo que abrange vários aspectos de nossas vidas. Sugiro que procure um profissional e fale melhor sobre isso. Abraço
Na análise Psicodramática não usamos o termo transtorno, mas sim uma (Estrutura Esquisoide).Com base nos estudos da sexualidade humana e na analise psicodramatica, essas pessoas tem comportamento sexual normal. Não tem interação sexual, ou seja não tem afetividade e preliminares nas relações sexuais. A única coisa que pode interferer na ausência do desejo sexual, seria uso de medicamentos controlados ou fatores orgânicos envolvido.
Olá. Um transtorno aponta para uma condição de cuidado, que precisa ser acolhida. O Transtorno de Personalidade Esquizóide é uma classificação que descreve dificuldades que a pessoa tem em ter relacionamentos sociais; tendência a manter-se isolado (a), frieza e apatia.Há um distanciamento muito grande quanto a intimidade sexual, ou seja, pode ter desejo e atração sexual, mas é bem comum manifestar pouco interesse em ter experiência sexual com outra pessoa. Também apresenta dificuldades em participar de situações e eventos que envolvem a família e realizar atividades. É necessário procurar especialistas (psiquiatras, psicólogos) para realizar um diagnóstico e tratamento adequados, de acordo com a história de vida pessoal. Desejo e atração sexual fazem parte da vida.
A personalidade esquizóide tem por característica a diminuição de interesse pelos relacionamentos. Esquizóides se apresentam retraídos e solitários, mas não por timidez, e sim pela sua menor demanda por afeto, sexo, companhia. A psicoterapia deve seguir o critério de intervir exclusivamente para conscientizar e minimizar prejuízos e sofrimentos decorrentes do menor investimento nas relações- de trabalho, familiares, amigos e parceiros. A terapia deve sempre estar a serviço do bem estar do paciente, sem estabelecer padrões para ele.