Por que as pessoas com Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) têm problemas de identidade?

3 respostas
Por que as pessoas com Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) têm problemas de identidade?
As pessoas com Transtorno de Personalidade Borderline costumam ter problemas de identidade porque cresceram, em muitos casos, em ambientes emocionais instáveis ou com vínculos inseguros, o que dificulta a formação de uma autoimagem sólida. A falta de validação emocional e de referências consistentes faz com que elas tenham dificuldade em reconhecer quem são, o que sentem e o que realmente querem. Essa instabilidade interna acaba se refletindo nas emoções e nas relações, gerando confusão e sofrimento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, como vai? Os problemas de identidade no TPB costumam ter raízes emocionais, muitas vezes ligados a experiências precoces em que faltou um ambiente suficientemente estável e acolhedor para apoiar a construção do self. Quando faltam referências consistentes de quem se é no olhar do outro, a pessoa cresce com dificuldade de integrar diferentes aspectos da própria personalidade. Assim, emoções, vínculos e experiências externas passam a determinar o sentido de identidade, que oscila conforme o contexto. O tratamento busca fortalecer esse núcleo interno. Espero ter ajudado, fico à disposição.
As pessoas com Transtorno de Personalidade Borderline têm problemas de identidade porque apresentam dificuldade em manter uma autoimagem estável e coerente. Essa instabilidade surge de uma combinação de fatores biológicos, como sensibilidade emocional aumentada e vulnerabilidade ao estresse, com experiências de vida, incluindo relacionamentos instáveis, traumas ou negligência emocional na infância. Como resultado, a pessoa sente frequentemente vazio interno, insegurança e confusão sobre quem é, quais são seus valores ou objetivos. Essa fragilidade na percepção de si mesma influencia decisões, emoções e relações interpessoais, contribuindo para comportamentos impulsivos e mudanças rápidas de humor.

Especialistas

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Psicólogo

Rio de Janeiro

Liézer Cardozo

Liézer Cardozo

Psicólogo

Curitiba

Claudia Matias Santos

Claudia Matias Santos

Psicólogo

Rio de Janeiro

Anabelle Condé

Anabelle Condé

Psicólogo

Rio de Janeiro

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2023 perguntas sobre Transtorno da personalidade borderline
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.