por que as pessoas ficam propensas a irritabilidade com o estresse?

9 respostas
por que as pessoas ficam propensas a irritabilidade com o estresse?
Olá. A irritada é uma conseqüência frequente de casos de estresse alto. O estresse em baixas quantidades é necessário a nossa sobrevivência, como forma de proteção, o problema é quando vai além disso, já que o corpo permanece realizando uma série de processos para lidar com o perigo iminente, como permanecer em constante estado de alerta, o que dificulta o sono e acaba gerando certa irritabilidade. O estresse hoje é uma problemática cada vez mais comum em decorrência da vida moderna, não hesite em procurar um psicólogo e ou psiquiatra para lidar com isso, antes que desencadeie maiores consequências. Enquanto isso tente manter a calma e entender que as pessoas que o cercam muitas vezes não merecem sua irritação, cuide-se.

A irritabilidade pode aparecer como um sintoma bastante comum em quadros de estresse, assim como a fadiga, desânimo e até mesmo a ansiedade. Pessoas que nível de estresse muito alto, tendem a apresentar sintomas físicos​ como dores de cabeça, problemas de estômago, dermatites, entre outros, há uma variação imensa de pessoa para pessoa. Por outra via sintomas como mudança de comportamento como maior irritabilidade, tristeza e falta motivação também podem fazer parte do quadro.
Olá, o estresse entre outras modificações hormonais apresenta alteração do cortisol que ajuda na irritabilidade, atrapalha o sono por diminuição da melatonina que é secretada a noite e restaura o sono e o cérebro para o dia seguinte.
Além disso aumentamos os gastos de adrenalina e serotonina,ligadas ao humor
Imagine alguém sob pressão, em estado de alerta constante, e tendo o seu corpo afetado por essas situações que ocasionalmente provocam um reflexo em seu corpo como por exemplo dores de cabeça, dores de estomago, dores no corpo, e muitas outras coisas. A fadiga e a paciência muitas vezes toma conta, e a irritabilidade acaba sendo parte de todo o pacote. O estresse também faz com que a pessoa libere uma quantidade não saudável do hormônio cortisol, desregulando o seu organismo. A irritabilidade muitas vezes vem não só nos problemas que estão acarretando as situações estressantes, mas também pelo desconforto físico em que a pessoa possa estar passando.
A irritabilidade é um dos sintomas do stress. Todo o sistema nervoso fica abalado, incluindo hormônios, cortisol, adrenalina. Você realmente se sente mal com tudo isso é isso o leva à uma sensibilidade maior, irritação, ansiedade, mau humor.
As coisas não aparecem ao acaso, assim como a irritação. Quando começou o seu nervoso? como vc anda lidando com alguma situações e esta se sentindo irritado com o que ou com alguém? procure sim a ajuda de um profissional de psicologia e encontre suas respostas de acordo com sua realidade, abraços
O stress é uma reação comum do nosso organismo. Quando em pequenas quantidades e por pouco tempo, ele pode até ser producente pra determinadas atividades. No entanto, em grandes quantidades e a longo prazo
o stress pode reforçar o estado de luta ou fuga, o que dificulta um raciocínio mais complexo diante das situações. Assim, a capacidade cognitiva não funcionando normalmente, pode gerar mais situações desagradáveis, tais como desentendimentos, brigas, discussões.. que podem deixar o indivíduo mais estressado
Uma pessoa que está passando por um alto nível de estresse é, geralmente, conhecida por sua irritabilidade, nervosismo ou desequilíbrio emocional. Porém, quem vive na pele as consequências desse problema pode notar alguns sintomas que vão além dos aspectos comportamentais, afetando a pessoa fisicamente. Stress é uma reação do organismo que ocorre quando ele precisa lidar com situações que exijam um grande esforço emocional para serem superadas, "aquilo que não conseguimos lidar emocionalmente acaba sendo descarregado no corpo, se expressando através de sintomas físicos". Quanto mais a situação durar ou quanto mais grave ela for, mais estressada a pessoa pode ficar. Porem, há meios de se aprender a lidar com o stress de modo que mesmo nos piores momentos o organismo não entre em colapso.
Busque ajuda!
Abraços, Psicóloga Flavianne
A correria do dia a dia tem propriciado a algumas pessoas altos níveis de estresse, e este, por sua vez, quando muito elevado, altera alguns hormônios no nosso organismo, dentre eles o cortisol, o que contribui para o quadro de irritabilidade. Contudo, a irritabilidade pode ter outras origens, como alguns transtornos mentais, como a depressão e a ansiedade, por exemplo. Por isso, é de suma importância procurar ajuda profissional, especialmente de um psicólogo e dependendo do caso, de um psiquiatra. Fico à disposição. Abraço. Esther Araújo