Por que eu tenho ansiedade se eu não tenho motivos pra estar ansiosa? Isso é um defeito da pessoa me

69 respostas
Por que eu tenho ansiedade se eu não tenho motivos pra estar ansiosa? Isso é um defeito da pessoa mesmo? Pelo o que ela pode ser causada?
Nosso organismo é "programado" para reagir a estímulos que possam ser percebidos como uma ameaça e, a essas reações (no corpo e emocional, como taquicardia, sudorese, sentimentos de medo, inquietação, etc) damos o nome de ansiedade. Assim, a ansiedade não é um defeito, mas uma maneira de reagir do organismo. Muitas vezes não percebemos quais são os estímulos que estão "disparando" a ansiedade. Por exemplo, a pessoa pode ter uma forma rígida de lidar consigo mesma e com as situações que vivencia e isso poderá deixar seu organismo em constante estado de alerta, levando a sentir ansiedade. Enfim, são várias variáveis. O psicólogo poderá buscar juntamente contigo o que está causando ansiedade e então encontrar formas de melhorar a sua qualidade de vida e consequentemente diminuir, e até mesmo eliminar, as sensações de ansiedade. Espero que possa ter lhe ajudado!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 160

Vivemos hoje uma constância de fatos que nos leva a ter momentos com ansiedade. Acredita-se que não há causa aparente, mas pode sim estar relacionada ao que espera do futuro, esse pode ser o mais breve possível ou mesmo algo que demanda tempo para ser resolvido, quando falamos de ansiedade. Quando o desejo de antecipar as questões futuras, levadas como uma questão, sentimos os sintomas da ansiedade. Aconselho a buscar atendimento com profissional.
Olá, boa tarde. A ansiedade é um estado psíquico útil para nos alertar do perigo e nos ajudar a enfrentá-lo. Todos nós sentimos ansiedade. Ela, normalmente aparece como reação à situações que causem medo, expectativa ou dúvida. É natural sentir ansiedade quando se busca um objetivo importante, mas ela vira um incômodo quando passa a atrapalhar as tarefas rotineiras do indivíduo, deixando de ser saudável e virando uma preocupação e um problema patológico, como muito tem se visto na rotina do mundo moderno. A ansiedade é "um excesso de futuro", que vem quando o ser humano para de prestar atenção na realidade presente e se volta para o resultado de uma ação futura. Quer dizer, a energia que deveria ser utilizada para satisfazer necessidades e desejos presentes, passa a ser consumida por preocupações futuras.
A ansiedade possui entre seus sintomas: tensão, dificuldade para relaxar ou dormir, irritabilidade e perda de concentração. Sendo assim, caso você tenha identificado esse quadro de sintomas no seu dia a dia, procure ajuda psicológica.
Os profissionais acima exemplificaram bem o que é a ansiedade. Não há nada fora do "normal" sentir-se assim, procure um psicólogo e realize algumas sessões e perceberá o quando pode lhe ajudar a terapia com sua ansiedade e angústias.
Muitas vezes os "motivos" que te geram ansiedade não são percebidos por não serem tão rasos quanto a gente pensa.
Também é conveniente que se entenda o que você chama de ansiedade também, pois o termo tem sofrido uma certa banalização nos últimos tempos .. é uma coisa boa que mais pessoas entendam sobre ansiedade, mas pode ser perigoso achar que está ansioso e muitas vezes tratar-se mais de uma angústia ou inquietação..

Fazer terapia vai te ajudar a entender melhor sobre isso, sobre si e sobre como é possível encontrar seu caminho...

Procure um psicólogo na sua região ou online e dê início à sua jornada de autoconhecimento!

;)
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 120
A ansiedade é natural, ela nos deixa em alerta em situações de perigo. E existe para nos proteger.
Nosso inconsciente não distingue o que é real do que é imaginário, sentimos no corpo as mesmas sensações de quando passamos por um perigo real.
Nem sempre temos consciência dos nossos medos. Por isso sentimos ansiedade sem aparentemente termos motivo. Mas no fundo, sempre tem um motivo. Ou talvez vários motivos. Cabe uma análise para descobri-los.
Pode ser que você tenha ansiedade traço.
Olá! Concordo com a opinião dos colegas acima. Apenas gostaria de acrescentar que, a ansiedade é uma reação natural do organismo, serve como um “alarme natural” contra as ameaças externas. Ela segue um ciclo presente tanto na ansiedade normal quanto na patológica, o que diferencia é a frequência e a intensidade, determinando a liberação dos hormônios do estresse no organismo. Acompanhe o ciclo.1. Diante de uma situação tensa, o cérebro interpreta como uma ameaça para o corpo e envia instruções para sistema nervoso central, mandando-o se proteger para garantir a sobrevivência e solucionar a tensão.2. Ao receber as instruções, o organismo libera os hormônios do estresse (adrenalina e cortisol) para poder reagir (estado de atenção, fuga ou luta). O problema é que na pessoa com ansiedade patológica a situação de tensão está apenas dentro da sua cabeça, ou seja, ela imagina os perigos, catástrofes que poderão ocorrer, antecipa as situações, baseando-se em informações que já ocorreram com pessoas conhecidas ou de reportagens dos meios de comunicações. O cérebro não percebe que a situação é uma tensão interna e não externa. Então, o corpo continuará a ser preparado para reagir. Quanto mais ansiedade, mais o organismo libera os hormônios aumentando os sintomas. Observe que, são os pensamentos que estão agindo e que não há nenhum perigo para o organismo. Esses pensamentos são tão rotineiros que chegam a ser automáticos, a ponto de não termos consciência. Quando sentir a ansiedade tente identificar seus pensamentos - o que está passando em sua mente nesse momento? O controle da ansiedade é a compreensão dos pensamentos, corrigindo os pensamentos distorcidos, fantasiosos, as possíveis crenças, focando-os no momento presente.
Olá. Todos nós temos ansiedade, mas não necessariamente ela traga sofrimento a vida da pessoa. Isso acontece quando, por alguma razão, está mais intensa. Pode ser que num primeiro momento você não perceba os motivos, mas uma avaliação mais cuidadosa pode indicar pensamentos e insatisfações, ou até mesmo uma forma que foi aprendida de resolver os problemas que nos fazem nos comportar de forma mais ansiosa. A psicoterapia pode auxiliar muito nesse processo de reposicionamento de modo de pensar e agir diante das situações. Se cuide
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 90
Olá, existe diversos fatores que podem desencadear a ansiedade como: lembranças do passado que não foram elaboradas, pensamentos negativos, medo de passar por uma situação nova, medo de falar ,medo de mudança, medo de ser julgada, existem vários medos porém às sensações no corpo são como sinais de alerta para falar que você está em perigo ,o cérebro faz associações inconscientes das situações e isso faz você ficar com todos os sintomas, na terapia o psicólogo irá investigar na anamnese situações, pensamentos , sensações e comportamentos que fazem você ficar assim é trabalhar todos os gatilhos de te fazem entrar no processo de luta e fuga, procure um psicólogo da EMDR a ansiedade será trabalhada.
Bom dia! Respondendo sua pergunta; a ansiedade é uma questão emocional que foi bem explicada pelos profissionais acima, causada de forma multifatorial (não tem uma coisa específica, e sim várias questões), que influencia nos pensamentos, emoções, comportamentos e reações no corpo de foa disfunvional. Parece realmente que as vezes não tem motivos para ficar assim, mas se está acontecendo essas reações no corpo, é que tem algo que precisa ser processado; pode ser que isso esteja em uma camada do cérebro subcortical, que é uma camada independente do nosso corpo, no qual não temos tanto acesso a ela, responsável por inúmeros fatores essenciais para nossa sobrevivência, dentre elas tem as nossas emoções e reações corporais, etc. Acredito que é importante buscar auxílio nesse momento, pois uma coisa é certa, se negligenciarmos nosso corpo, ele também vai negligenciar quando mais precisamos dele. Espero ter ajudado, grande abraço!
A ansiedade é como um sinal que seu corpo está dando. As vezes os motivos aparentes dão este sinal porém tem também os motivos latentes que surgem mas não estão claros por estarem no nível do inconsciente mas que surgem através da ansiedade causando sofrimento. A Psicotetapia poderá te acompanhar neste processo de se perceber para além da ansiedade.
A ansiedade é uma resposta natural do corpo ao perigo. Nossos antepassados sobreviveram em parte graças a esta resposta de reconhecer o perigo e reagir a ele ( luta ou fuga) . Evoluímos mais este sistema se mantém em nosso cérebro e corpo....
Por vezes por questões conscientes ou não ele pode ser "disparado" por situações que não são perigo em potencial. Ao menos não perigo físico, mas como disse questões inconscientes podem fazer com que vc perceba situações normais como "ameacadoras". Eu aconselho vc a buscar por psicoterapia para um processo de autoconhecimento, isto pode te ajudar a entender os motivos da sua ansiedade.
Olá! A ansiedade é uma emoção que deriva da emoção básica medo e ela faz parte de todos os seres humanos. Ela é ativada após a percepção de ameaça ou perigo pelo nosso cérebro, mesmo que você não consiga identificar motivos para estar ansiosa. Sugiro que possa buscar atendimento psicológico para esclarecer essas situações e entender a relação entre as emoções e os pensamentos.
Defeito? De maneira alguma! Só uma resposta natural do organismo, principalmente nessa fase em que estamos vivendo´! Um especialista te ajudará melhor a entender pelo que está passando!
Olá, como vai? Conforme disseram os colegas acima, a ansiedade é um sinal de alerta do nosso organismo: o nosso corpo é muito sábio, ele sempre nos dá sinais, quando algo não esta confortável e, muitas vezes não temos consciência do que esta acontecendo, mesmo porque pode esta relacionado com memórias ancestrais, algo que não foi resolvido ou respeitado no sistema famíliar, portanto, não necessariamente tem relação com situações do presente!
Obs: isso não é um defeito!
Procure um profissional psicólogo, ele poderá te ajudar a identificar a origem deste sintoma!
Abraço
Bom dia!
Não é defeito não. Que tal você consultar um psicólogo, pra juntos tentar descobrir o que está lhe causando essa ansiedade e tratar para melhorar sua saúde mental.
Estou à disposição.
Olá. Ansiedade é algo que todas as pessoas sentem, claro que em diferentes níveis. Se isto já começa a te incomodar, seria aconselhável a procura de um psicólogo, para assim poder avaliar qual sua origem e o porquê. Um abraço

Ansiedade é uma reação normal em situações que podem provocar medo e expectativa, é importante saber que todos vivenciamos essa sensação, como exemplo em um processo seletivo, provas na faculdade, viagem etc. Podemos pensar que a ansiedade neste caso, nos prepara para enfrentar situações do cotidiano, para que seja uma adaptação favorável, mas ela passa a ser negativa quando á um excesso de preocupação, ocasionando sofrimento e interferindo no campo pessoal, profissional e social ao ponto de desencadear alguns sintomas desagradáveis.
Recomendo que procure um profissional para te auxiliar.
Oi tudo bem? A genética familiar precisa ser avaliada também porque muitas vezes podemos herdar ansiedade e tristeza da nossa família. E também existem mecanismos inconscientes que podem influenciar o nosso comportamento. Realizar um processo terapêutico profundo pode te ajudar bastante. Espero ter ajudado. Abraços
A ansiedade quando incomoda significa que algo precisa ser feito. É importante buscar a ajuda de um profissional especializado nessa área, como um psicólogo. Não é um defeito, e pode se manifestar sem uma razão aparente, por isso a importância de buscar ajuda profissional. Espero que consiga ir em busca dessa ajuda para que possa ficar bem e ter uma boa saúde Emocional e qualidade de vida! Me coloco a sua disposição!
Em momentos de ansiedade ,temos a tendência a procurar o motivo desencadeador e justificarmos que não há motivos , tudo parece estar tranquilo .... Porém algumas situações onde dispara o gatilho está ligada a um acontecimento no passado , que não foi cuidado , tratado .Importante poder falar sobre isso numa consulta .
Olá! Ansiedade não é um defeito, mas uma doença a partir do momento que começa a interferir no dia-a-dia. Se está te incomodando o ideal é procurar um psicólogo que te ajudará a entender o porquê deste sentimento, é um trabalho de autoconhecimento. Sou especialista em Saúde Mental e fico à disposição. Um abraço
Todos somos ansiosos. A ansiedade faz parte da nossa natureza. Ela nos motiva a fazer o que precisamos. Porém, pode ter duas causas, se não consegue observar o motivo que a deixa ansiosa. Prolapso da válvula mitral ou não é mais uma ansiedade natural, quando se transforma num transtorno no seu dia a dia. Procure um psicólogo da abordagem cognitivo comportamental para lhe ajudar a identificar
Olá. Diante de tudo que foi exposto de importante pelos colegas, vale reforçar que a ansiedade está presente em todos nós. Ela pode ser funcional ou disfuncional, adaptativa ou desadaptativa. Pode estar relacionada a possíveis medos, pensamentos mais catastróficos, preocupações intensas, enfim , eventos externos e internos (situações de vida, que geram preocupações intensas). A imprevisibilidade e sensação de perda de controle (já que não é possível prever e controlar tudo, 100 % das vezes), pode gerar reações fisiológicas mais intensas da ansiedade. A Terapia Cognitivo Comportamental, é a abordagem psicoterápica com maior evidência de resultados no manejo da ansiedade. Se ficar difícil em lidar com sua ansiedade, não hesite em buscar um profissional.
Abraços.
Olá, boa noite. Você diz que não tem motivos para estar ansiosa. Os motivos da ansiedade podem ser reais ou imaginários, conscientes ou inconscientes, físicos ou emocionais. Às vezes, o cérebro perde a capacidade de distinguir o perigo real do perigo imaginário e faz disparar um alarme falso gerando sintomas desagradáveis no corpo (palpitação, sudorese, tontura etc..).Diante das colocações importantes dos colegas sobre a ansiedade, só para acrescentar , sugiro que vc faça uma consulta a um cardiologista e também procure um psicólogo. Isso poderá clarificar pra vc a causa desse desconforto , descartando hipóteses físicas primeiro, podendo iniciar um tratamento com excelentes resultados com a terapia pra se livrar da ansiedade que te incomoda! Boa sorte!
Olá! Lidar com a ansiedade é realmente um desafio. São muitos os fatores que podem contribuir para um estado de ansiedade persistente. Esses fatores nem sempre estão relacionados ao momento presente. Podem ser fruto de vivências passadas que deixaram registros negativos e que, sem que você tenha consciência, ainda causam efeitos na sua vida. Nossos sentimentos são influenciados por nossos pensamentos que, por sua vez, são influenciados tanto por nossa consciência quanto por nosso inconsciente. Então, mesmo que atualmente você não identifique motivos reais para sentir ansiedade, este estado ansioso pode estar relacionado a eventos passados que ainda estão "presentes" dentro de você, gerando a ansiedade que você relata sentir. Procure ajuda profissional para te auxiliar a compreender esse sintoma e a lidar com ele. Superar essa ansiedade vai melhorar muito a sua vida. Abraço!
Olá
Como os colegas acima colocaram é “normal” sentir ansiedade em várias situações na vida.
Porém se essa ansiedade está interferindo no seu dia a dia, e prejudicando a sua qualidade de vida, procure um psicólogo para poder se entender melhor e superar essa dificuldade.
Boa sorte
Precisamos entender que tipo de ansiedade, normal ou ansiedade patológica?
A crise de ansiedade pode ser uma experiência assustadora. Isso porque o nosso corpo e a nossa mente são assaltados por sensações negativas as quais não conseguimos controlar totalmente. Além disso, a crise acontece subitamente em situações variadas, despertando a nossa preocupação e a das pessoas ao nosso redor.
Procure ajuda de um psicólogo!
Boa sorte!
Olá. Este não ter motivos para se sentir ansiosa ouço com muita frequencia em meu consultório.
Muitas vezes nem mesmo a pessoa sabe porque se sente ansiosa, pois estes motivos muitas vezes
passam despercebidos. Existe a ansiedade normal que é aquela que nos mantém alerta para eventos
de perigo, atenção e que nos prepara melhor para uma entrevista de emprego por exemplo. Já a
ansiedade patológica os sintomas se tornam demasiados a ponto de interferirem na vida cotidiana.
Aconselho procurar um profissional da área de saúde mental (psicologo ou psicanalista). Abraço!
Oi,
A ansiedade é uma característica biológica comum entre os seres humano desde o início dos tempos. Nem sempre essa emoção é um problema. Pode ser uma forma natural de defesa do organismo frente a possíveis ameaças, que ativa o instinto de sobrevivência e consegue reagir a situações e dificuldades de maneira preventiva e saudável.

Passamos por isso desde o início da vida: crianças ficam ansiosas antes de seu primeiro dia na escola; adolescentes, nas vésperas do vestibular; adultos enfrentam a ansiedade frente a compromissos importantes do cotidiano, quando mudam de emprego, nas vésperas do casamento, da formatura ou de outros eventos determinantes para sua vida futura.

Entretanto, existem pessoas que sofrem com a ansiedade, e, nesses casos, ela deixa de ser útil, para se tornar um transtorno. Ao invés de prever e reagir a situações pontuais de forma saudável, aparecem sintomas psicológicos e biológicos em qualquer momento associados à catástrofes futuras causando dificuldades e sofrimento.
Busque ajuda profissional (Psicólogo e/ou Psiquiatra, Profissional da Educação Física) para te orientar e ajudar nesse momento difícil, a atividade física e meditação são importantíssimas, também, para o manejo da ansiedade.
Acredito ser muito perigoso para um profissional realizar psicodiagnósticos a partir de um sintoma. O ideal, assim como aprendemos, é avaliar com profundidade as causas para expandir a consciência e dar novos significados para as questões da vida. Procure um profissional que vai ajudar você a chegar nessa compreensão e não apenas responder às dúvidas... afinal, você é um ser único e a psicoterapia deve ser levada a sério quando observamos sua história de vida!
Vivemos hoje uma constância de fatos que nos leva a ter momentos com ansiedade. Acredita-se que não há causa aparente, mas pode sim estar relacionada ao que espera do futuro, esse pode ser o mais breve possível ou mesmo algo que demanda tempo para ser resolvido, quando falamos de ansiedade.
Ter ansiedade é normal. O que não pode ocorrer é uma ansiedade em um nível elevado e que atinge suas atividades do cotidiano. A terapia pode te ajudar a entender melhor sobre o que você sente.
A ansiedade eh apenas um sintoma . Precisa ir na raiz do problema. Na grande parte, isso poderá se encontrar no subconsciente .
Bom dia! Talvez vc não perceba conscientemente os motivos para suaansiedade, mas podem existir motivações inconscientes. Procure um psicólogo. Bjo
Olá! Como vai?
Pode ser que você tenha alguns gatilhos difíceis de identificar, assim como algumas questões subjacentes que corroboram para o estado ansioso. Além disso, algumas questões sociais contribuem bastante para a promoção desses estados. Por exemplo: algumas variáveis sociais como renda, anos de estudo, habilidades sociais, álcool, outro transtorno mental associado, tabagismo, contexto social maior, acesso a serviços de promoção a qualidade de vida e estressores psicossociais.
Você deve procurar um psicólogo. Ele está preparado para te ajudar a enfrentar essa situação e descobrir os motivos que a causaram. Estou à disposição!
Boa noite, que bom que chegou até aqui, então, nosso corpo não nasce com ansiedade, podemos sim ter algumas predisposições, mas com o acompanhamento Psicoterapêutico você pode ir identificando quais situações aconteceram ou estão para acontecer que estão deixando ansiosa, mesmo que não tenhamos claro quais situações são essas ou não consigamos identificar, junto com esse profissional essa investigação com certeza ajudara.
todo mundo tem ansiedade, o que devemos tratar e se não estamos conseguindo lidar com a ansiedade de uma maneira positiva. Passe na minha página, eu falo sobre isso
Atualmente há milhares de pessoas nas mais diversas condições de dificuldades psicológicas sem qualquer tipo de orientação.
Eu me pergunto por quanto tempo ainda você vai permanecer sem solucionar o seu caso.
Enquanto fica no aprisionamento de dúvidas, incertezas, sintomas a vida vai se escoando entre os dedos por falta de decisão de mudar o estado de coisas pelas quais está passando.
São diversas as formas e modos de tratar do seu caso e com isso alcançar a liberdade que merece, pode e consegue.
Agora é o momento de agir e resolver.

Não existe uma fonte única, cada caso terá sua origem. É possível que alguns sintomas sejam originados a partir de vivências do passado que deixaram marcas, devido a dificuldade em expressar sentimentos ou até mesmo por causa de bullying. Ansiedade, depressão e outros problemas emocionais sempre existiram mas antigamente não recebiam muita atenção, e muitas pessoas tinham medo de serem vítimas de preconceitos e escondiam seus sentimentos. Quando não há eventos traumáticos que deixaram marcas, podemos investigar tanto a possibilidade de algum componente genético ou de características de personalidade. Não deixe que isso tome conta de sua vida, procure ajuda com algum profissional da psicologia.
A ansiedade é um sentimento natural, somos programados para senti-la. Porém, quando esta se torna um incômodo, é necessário que busque suporte e ajude profissional. O trabalho do psicólogo é recomendado! Me coloco à disposição. Abraço!!
Você não tem defeito algum, você só tem dificuldade em lidar com a ansiedade e precisa de ajuda para investigar como é esta ansiedade, em que situações ocorre..o que você faz quando percebe que está ficando ansiosa..estar vivo é vivenciar sentimentos bons e ruins e ser capaz de experimentar sensações é um sinal disso. A terapia pode te ajudar a desenvolver amplas habilidades que poderão te ajudar no trabalho com a ansiedade. Você deseja trilhar um caminho diferente? Uma vida em que pode aprender a lidar com a ansiedade de uma forma que não te impacta tanto? Eu posso te ajudar!
Olá. Não é possível não sentir ansiedade, pois trata-se de um mecanismo natural do organismo. O problema é quando essa ansiedade sai do controle e prejudica a nossa qualidade de vida. Se não sabe, ou acredita não ter motivos para estar ansiosa, é importante procurar um profissional da psicologia para te auxiliar na compreensão da sua ansiedade, pois a mesma pode ser gerada por inúmeros motivos e se está te atrapalhando pode ser tratada.
Um grande abraço.
Olá, como vai? A ansiedade é um sintoma do seu organismo te avisando que você precisa prestar atenção em algo que não te faz bem, neste sentido, não tem como não senti-la. Agora se você perceber que tem sido cada vez mais intenso, oriento a buscar por psicoterapia para verificar quais são os fatores que são gatilhos para este mecanismo. Espero que faça sentido, um forte abraço.
Olá! Porque você é humana. A ansiedade é algo natural e uma forma que nosso corpo responde, a depender da sua história, a algumas situações. Emoções, pensamentos e sentimentos não são defeitos, no entanto às vezes a nossa forma de lidar com eles, pode ser pouco efetiva. Você já notou em quais momentos se sente assim? Que sensação é essa que você tá chamando de ansiedade? Como você tá lidando com essa ansiedade? Quando ela aparece o que você faz? Acho que esse pode ser um caminho...
Um processo de psicoterapia pode lhe ajudar com essas questões, bem como a construir um repertório de autoconhecimento. Abraço!
A ansiedade é uma emoção frequente, sinal de alerta perante uma situação que pode constituir uma ameaça.
Sabe aquele friozinho na barriga que dá na hora de encontrar alguém? Ou o medo de tirar nota baixa antes de uma prova? Isso é ansiedade, um sentimento que todo mundo tem de vez em quando, e que normalmente não é prejudicial.
A ansiedade é algo natural do ser humano, que pode surgir ao enfrentarmos acontecimentos estressantes. Entretanto, a ansiedade de modo excessivo pode acabar se tornando uma doença, sendo assim o indivíduo apresenta grande preocupação com o futuro, ou seja, com aquilo que irá acontecer.
Quem sofre com o transtorno de ansiedade tem muita dificuldade para realizar tarefas específicas, como falar em público. Diante da perspectiva de ter que fazer algo assim, o coração dispara, o corpo treme e a respiração fica irregular. A ansiedade pode ser tão forte que chega a incapacitar a pessoa de fazer suas tarefas cotidianas, o que prejudica sua vida em todos os sentidos.
Olá, os sentimentos e sintomas ansiosos fazem parte da nossa vida... torna-se prejudicial à medida que traz algum tipo de sofrimento, neste caso seria muito importante um acompanhamento psicoterapêutico. Muitas vezes, os motivos que nos levam a sintomas ansiosos não são aparentes... porém, cada caso é único, por isso que um acompanhamento psicológico é valioso para tais questões. Espero ter ajudado de alguma forma. Estou à disposição!
Olá!
A ansiedade é um estado emocional vivenciado com a qualidade subjetiva do medo. Ela caracteriza-se por ser dirigido para o futuro e associado a um desconforto psicológico subjetivo e manifestações corporais. Importante ressaltar que a ansiedade faz parte de nossas vidas e ela em muito está relacionada com os mecanismos de luta e fuga, situações que ofereçam algum tipo de ameaça. Ela faz que nosso organismo esteja mais em alerta do que nunca. Entretanto, há uma diferença crucial entre a ansiedade normal e a patológica. O limite é traçado a partir do momento que a ansiedade, ao invés de agir como aliada, passa a ser um impeditivo e causar sofrimento e interferir na vida cotidiana.
Ou seja, todos temos ansiedade. No entanto, se ela começou a te incomodar no seu dia a dia é porque pode sim haver motivos os quais você não está identificando que te geram gatilhos para que esse sistema de luta/fuga seja acionado e desecadeie a ansiedade. A psicoterapia pode ser um lugar interessante para que você investigue eles.
Espero ter oferecido algum insight :)
A ansiedade não é um defeito, ela é uma resposta do corpo a uma situação estressante ou ameaçadora. Essa resposta (ansiedade) não depende do seu julgamento da situação para acontecer, ou seja, você não precisa julgar, de modo racional, que está sob ameaça para ficar ansioso.
Oi, como vc está?
A Ansiedade nunca é do nada. Pode ser que seja desencadeada por um gatilho que talvez você ainda não tenha consciência.
Sugiro que busque ajuda de um psicólogo para tratar disso. A ansiedade é um estado psíquico útil para nos alertar do perigo e nos ajudar a enfrentá-lo.
Normalmente aparece como reação à situações que causem medo, expectativa ou dúvida. É natural sentir ansiedade quando se busca um objetivo importante, mas ela vira um incômodo quando passa a atrapalhar as tarefas rotineiras do indivíduo, deixando de ser saudável e virando uma preocupação e um problema patológico, como muito tem se visto na rotina do mundo moderno. A ansiedade é "um excesso de futuro", que vem quando o ser humano para de prestar atenção na realidade presente e se volta para o resultado de uma ação futura. Quer dizer, a energia que deveria ser utilizada para satisfazer necessidades e desejos presentes, passa a ser consumida por preocupações futuras. A ansiedade possui entre seus sintomas: tensão, dificuldade para relaxar ou dormir, irritabilidade e perda de concentração. Sendo assim, caso você tenha identificado esse quadro de sintomas no seu dia a dia, procure ajuda!
Sou a letícia, sou psicóloga e me coloco à disposição.
Olá. Há fatores além do externo que podem ativar a ansiedade. Podem ser genéticos ou até pensamentos intrusivos. É importante que um psicólogo faça um diagnóstico para poder te auxiliar da melhor forma.
A ansiedade pode ocorrer mesmo quando não há motivos aparentes para se sentir ansioso. Não é um defeito da pessoa, mas sim uma resposta natural do organismo a certos estímulos ou situações.

Existem várias causas possíveis para a ansiedade, como fatores genéticos, ambientais, desequilíbrio químico no cérebro, pensamentos disfuncionais, histórico familiar e condições médicas.

É importante buscar apoio de um profissional de saúde mental para identificar as causas da sua ansiedade e desenvolver estratégias de manejo. Eles podem oferecer terapia e, se necessário, opções de tratamento medicamentoso.

A ansiedade é uma condição comum e tratável. Com suporte adequado, é possível encontrar maneiras de lidar com a ansiedade e melhorar sua qualidade de vida.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 310
Olá meu bem, não é um defeito e sim um habito infelizmente da sociedade imediatista é tudo pra ontem e isso causa maus hábitos como por exemplo ansiedade, depressão e outros. Sugiro que vc procure um Psicólogo para fazer terapia . Uma coisa pode ter ajudar medita ficar mais na presença.

Um Abraço.
Importante buscar um profissional para que ele possa coletar mais dados e te auxiliar nesse momento. Muitas vezes fazemos uma avalição negativa de nos mesmo, me parece que o fato de estar sentindo ansiedade sem um estimulo aparente faça com que construa alguns julgamentos em relação a si e a ansiedade. As vezes podemos ter ansiedade de ter ansiedade, (medo de sentir o medo) por isso a importância de conhecer melhor essa emoção desagradável e como lidar com ela. Fico a disposição!
Ter ansiedade é normal. Só não pode estar atrapalhando a vida. Procure um psicólogo.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 160
A ansiedade pode surgir mesmo sem motivos aparentes e não é um defeito pessoal. Pode ser causada por uma combinação de fatores, incluindo genética, experiências passadas, desregulação química no cérebro e estresse atual. Traumas, predisposição genética, estresse cotidiano e características de personalidade também contribuem. Buscar ajuda de um profissional de saúde mental pode ajudar a compreender esses fatores e desenvolver maneiras saudáveis de lidar com a ansiedade.
Olá, bom dia. É importante procurar uma psicóloga para que você possa entender quais são os motivos que lhe deixam ansiosa. Espero ter ajudado, @psimariajube.
A ansiedade pode ocorrer sem motivos aparentes e não é um defeito da pessoa. A ansiedade é uma reação natural do corpo a situações estressantes e desafiadoras, e pode ser causada por uma variedade de fatores.
É importante entender que a ansiedade é uma condição médica real e não é culpa da pessoa que a está experimentando. Ela pode afetar você, independentemente das circunstâncias externas. A boa notícia é que a ansiedade é tratável. Com ajuda profissional adequada, como terapia e, em alguns casos, medicação prescrita por um psiquiatra, muitas pessoas conseguem gerenciar e superar seus sintomas de ansiedade. Portanto, não hesite em procurar ajuda, independentemente de achar que tem ou não motivos aparentes para isso. A causa para os seus sintomas ansiosos você vai entender melhor ao longo do processo terapêutico.
A preocupação pode surgir mesmo sem motivos aparentes, e isso não é um defeito pessoal. A ansiedade pode ser causada por uma combinação de fatores, incluindo predisposição genética, desequilíbrios químicos no cérebro, traumas passados, estresse atual e influências ambientais. Não é culpa da pessoa e não indica falha. A boa notícia é que a ansiedade é tratável com terapia, apoio emocional e, em alguns casos, medicação. Buscar ajuda de um profissional de saúde mental pode ser um passo importante para entender e lidar com a ansiedade
Olá. Podem existir vários fatores para desencadear sua ansiedade. No entanto, sugiro que você busque fazer exames médicos de rotina para retirar quaisquer dúvida de que possa ser algum desequilíbrio hormonal. Para então, buscar ajuda profissional com um psicólogo, para que você possa buscar os motivadores dessa sua condição no âmbito mental/emocional.
Olá! A ansiedade pode, sim, ter fatores biológicos, mas ela também é produto da cultura, das relações e de como o sujeito encontra-se no mundo. Sugiro procurar um espaço analítico para falar dessa ansiedade e investigar qual a sua origem. Abraço!
Olá. A ansiedade pode estar relaciona não a apenas causas mais orgânicas, mas sim, de movimentos singulares da sua história de vida. O melhor a se fazer é poder buscar acompanhamento terapêutico com frequência semanal.
A ansiedade pode ser causada por diversos fatores, como influência familiar, traumas emocionais, estresse, pressão social, entre outros. Não é necessariamente um defeito da pessoa, mas sim uma condição que pode ser tratada. É importante buscar ajuda de um profissional de saúde mental para entender melhor as causas da ansiedade e encontrar formas de lidar com ela.
É mutio importante destacar a importância de ampliar o olhar para além do problema (ansiedade) que a pessoa traz como figura principal. É preciso olhar o que está por trás da Ansiedade, o que acontece na sua vida de relações, que te colocam em situação de crise, isso envolve, a relação que tem consigo, relação familiar, afetiva, conjugal, social, de trabalho. Somos um todo integrado, não é possível cura em saúde mental sem olhar o todo. Busque ajuda profissional qualificada, humanizada!
Olá, tudo bem? Bem primeiramente se você sesta sentindo algum sintoma físico aparente que lhe preocupe e acredita que seja uma ansiedade "sem motivo", interessante procurar um medico e ver como esta sua saúde física. Agora se estivermos falando de uma crise de ansiedade, ou sensações de ansiedade mais frequentes, precisamos analisar uma serie de fatores na sua vida e seu cotidiano em diversos setores, pois se for voltado mais para o psicológico algum motivo há, mas acabamos não percebendo em um primeiro momento. Se caso quiser e se sentir à vontade, pode entrar em contato comigo para tirar alguma dúvida ou mesmo já marcar um primeiro atendimento.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia
A ansiedade é uma resposta do organismo para uma sensação de ameaça. A colocação de "não ter motivos" deve estar relacionada com estes motivos não serem percebidos pela análise racional. O trabalho na psicoterapia pode ajudar a investigar como esse lado mais reativo da sua mente está funcionando para causar a ansiedade, a partir deste reconhecimento ficando mais claro como lidar com isto, possibilitando uma melhora na sua qualidade de vida.

Espero ter ajudado.
Você pode sentir ansiedade, mesmo sem motivos aparentes, isso não é um defeito. A ansiedade pode ser causada por diversos fatores, como experiências traumáticas na infância, situações de estresse, entre outros. Através da terapia você poderá entender mais sobre essas causas e aprender maneiras saudáveis de lidar com a ansiedade. Fico a sua disposição. Abraços