Preciso fazer exame médico admissional , mas sou muito ansiosa e as vezes altera a pressão , oq fazer

40 respostas
Preciso fazer exame médico admissional , mas sou muito ansiosa e as vezes altera a pressão , oq fazer para não fica ansiosa na hora do exame ?
 Cíntia Ribeiro Thomaz
Psicólogo
São Paulo
Como você diz que é muito ansiosa, tente lembrar de outras situações que conseguiu resolver e tente usar as mesmas estratégias. Exercícios de respiração, meditação, alimentação adequada, evitar cafeína e bebidas alcoólicas no período de 24 horas antes do exame também ajudam.

Porém, se a ansiedade é um problema que já prejudicou sua vida social, familiar, profissional ou acadêmica, talvez seja a hora de ir a um psicólogo para uma análise mais profunda das causas dessa ansiedade.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Ansiedade está relacionado a pensamentos sobre algo no futuro / algo que pode(ou não) acontecer, como no seu exemplo, alterar o resultado do exame e não ser admitida.
Uma técnica que pode ser utilizada é tentar descrever em uma folha de papel como é, com detalhes, o local onde você está. Nossa mente não consegue pensar no futuro e no presente ao mesmo tempo, então como você estará focada em descrever com detalhes o local onde está, a ansiedade tende a ir baixando aos poucos.
Vale ressaltar que isso é um paliativo para tentar aliviar um pouco a ansiedade, mas o ideal é buscar uma psicoterapia para realmente tratar essa ansiedade que está interferindo em sua vida.
Olá, conforme alguns colegas disseram algumas coisas, quero acrescentar o quanto trabalhar o corpo nos traz para o momento presente. Técnicas de relaxamento e técnicas corporais podem ajudar em momentos de crise, porém se é um problema que já vem enfrentando faz tempo, seria bem interessante procurar um psicólogo para conversar a respeito disso. Você vai poder entender a dimensão que isso tem em sua vida e desvendando as causas, vai aprendendo a lidar. Muitas vezes podemos ficar com pensamentos de autocrítica negativos e cobranças internas e externas que nos atrapalham. Pense nisso, se é o momento de procurar uma ajuda. Espero que tenha ajudado, boa sorte!
Será que seja só no momento de realizar uma prova que você fica ansiosa? ou em situações que fuja de seu controle?
É de extrema importância você se questionar e perceber que esses conflitos são talvez resultado da falta de controle da situação.
Aconselho que você realize uma psicoterapia para se aprofundar melhor nas suas duvidas geradoras de conflitos.
 Giovanne Vicentin Bertotti
Psicólogo
São Paulo
Se isso é um sentimento duradouro, talvez seja hora de procurar uma ajuda profissional (psicoterapia). Psicoterapias corporais, hipnose, relaxamentos, são técnicas que têm uma eficácia muito grande com a ansiedade. Procurar um profissional dessa área, irá te ajudar muito com esses conteúdos. Abraços e tenha uma ótima semana!
 Fernanda Reinheimer
Psicólogo
Porto Alegre
Existem técnicas importantes para conseguir diminuir a ansiedade em situações das quais as pessoas ficam mais ansiosas, são as técnicas de respiração diafragmática, mindfulness (atenção plena, meditação) entre outras. Mas a ansiedade é algo normal quando não afetada em outras situações de sua vida. Como é um exame admissional é normal que você fique ansiosa, mas é importante se focar no seu potencial. Se perceber que em outras situações de sua vida no geral fica muito ansiosa, talvez seja importante procurar uma ajuda profissional psicológica, para assim conseguir lidar com as situações do dia-a-dia com menos ansiedade e menos preocupações.
 Thiago Sepulveda
Psicólogo
Rio de Janeiro
Você pode praticar o exercício de respiração diafragmática antes do exame. Para quando chegar o dia do exame, você estará mais apta no manejo da sua ansiedade, e assim evitando alterações nos exames que costumam ter devido a ansiedade.
 Priscila Barros
Psicólogo
Rio de Janeiro
Olá! Como um recurso para ajuda pontual, como a ansiedade se refere à um sentimento que te leva para o futuro que ainda não aconteceu, é bastante válido usar recursos que te auxiliem a "estar no agora", no presente. Técnicas de respiração/meditação (existem vídeos no youtube) ou escrever sobre o que está sentindo podem auxiliar no escoamento pontual da mesma. Porém, acredito que o principal e mais importante é buscar terapia para o entendimento do significado e construção dessa ansiedade em você. Espero ter ajudado. Abço.
Não é uma forma generalizada de pensar, mas perceptível em muitos casos. Pessoas ansiosas tendem a sentir antes do sentimento ocorrer de fato. Idealizam situações, fracassos, medos, o que poderá causar uma auto-sabotagem diante do momento real tão esperado. Realize acompanhamento terapêutico com um psicólogo. A psicologia tem práticas integrativas que podem ser associadas ao tratamento da ansiedade, assim como em alguns casos o acompanhamento psiquiátrico. Atividades, mudanças de hábitos, viver o momento presente, além das técnicas de relaxamento em tempos da percepção de inspiração e respiração são indicados, também.
A ansiedade e um comportamento de resposta natural do nosso organismo, diante de algo desconhecido que o resultado pode ser bom ou ruim.
Como já dito anteriormente exercícios de relaxamento podem ajudar bastante. Mas caso o comportamento esteja afetando diretamente sua vida . O ideal e procurar auxílio profissional.
Dra. Geane Sena
Psicólogo
Salvador
Nesse momento tente fazer uma respiração diafragmatica . Nos seus relatos é notoria esta ansiosa .Ansiedade está relacionado a pensamentos sobre algo no futuro algo que pode(ou não) acontecer, medo de algo.
Fazer psicoterapia vai te ajudar a adquirir autoconhecimento.
Dra. Marina Dias
Psicólogo
Brasília
Olá, existem diversas técnicas que ajudam a controlar a ansiedade. Mas respirar fundo e lentamente (puxando o ar pelo nariz e soprando pela boa) ajuda muito na regulação da respiração e homeostase do corpo. Mas se essa ansiedade permanecer e aparecer com mais frequência e em outras situações, recomendo que procure um psicólogo.
Olá! Tudo bem?
O aconselhável é antes dormir você tomar algo quente, de preferência um chá, pra acalmar o organismo. Pela manhã é bom tomar um suco de laranja, pois alimentos ricos em vitamina C relaxam e antes de iniciar o exame efetue um exercício de respiração, como inspirar e experixar lentamente para avisar o organismo que está tudo ok. Siga as dicas e também procure um psicólogo! Boa sorte!
 Larissa Lemes
Psicanalista, Psicólogo
Goiânia
Se a ansiedade afeta sua pressão provavelmente ela se apresenta em outros momentos também.Dessa forma pode prejudicar seu desempenho diante alguma situação. Portanto, mais interessante do que querer se livrar dela em uma situação isolada (no exame de admissão) seria saber o que lhe causa isto e como lidar nas situações acometidas pela ansiedade.
O melhor caminho para isso é sua análise pessoal.
Bom dia! A ansiedade é uma resposta normal do nosso corpo diante de situações desconhecidas. Fazer um exercício de respiração diafragmática pode ajudar a relaxar um pouco no momento (tipo respiração de bebê). Se a ansiedade for persistente e aparece em outros espaços da sua vida, tal vez seja o momento de procurar um psicólogo para ajudar a tratar essa questão e melhorar sua qualidade de vida.
 Maria Annunziata Spagnolo
Psicólogo
Salvador
Boa noite, meus colegas já deram bastante esclarecimento sobre o que fazer com sua ansiedade, o que desejo reforçar é a importancia de fazer terapia para se manter em equilibrio com sua ansiedade; a terapia vai te ajudar a saber lidar com ela e ter mais equilibrio em qualquer situaçao, contudo que perante as provas de qualquer tipo o nosso sistema nervoso fica mais sob-pressão. Bom caminho terapeutico.
Psicoterapia.
Na maioria dos casos de ansiedade intensa, onde sempre se refere ao medo excessivo quanto aos acontecimentos futuros que podem ou não dar errado, o importante para se sentir um pouco menos ansioso(a) é puxar a respiração profunda e depois soltar bem devagar umas três vezes, listar seus medos e preocupações e encarar de frente ao espelho consigo mesmo, aceitando suas limitações e dizendo a si mesmo que é capaz de não dar tanta importância ao que for realizado no futuro, como se aquilo ou o resultado, fosse determinar toda sua vida.E que testes, notas ou avaliações nunca definirão você, e nunca sua história vai se definir por um simples fato ou momento. Viva o presente naquele momento e não remoa os problemas.Cuide se! E procure um psicólogo para te ajudar não apenas para este momento e sim para uma vida inteira.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
É importante fazer psicoterapia para aprender a lidar com a ansiedade.
Existe pensamentos específicos motivadores da ansiedade e isto é muito subjetivo.
Um psicólogo pode ajudar.
Abraços!
Não ter ansiedade alguma, nunca, não seria nem mesmo benéfico, já que a ansiedade é uma emoção que cumpre uma função. O problema se da quando a ansiedade aparece frequentemente e acaba nos atrapalhando a "viver nossas vidas". Existem estratégias que poderiam te ajudar a lidar melhor com sua ansiedade (o que seria diferente de eliminá-la), mas para isso seria necessário uma avaliação com um profissional da área. Em certos casos poderia ser necessária a avaliação médica e a medicação, em outros casos apenas a psicoterapia já seria suficiente. Tudo dependeria do nível dessa ansiedade e da análise no consultório.
 Najma Alencar
Psicólogo
Belo Horizonte
Primeiro você deve aceitar a ansiedade, entender que ela faz parte desse processo. Em seguida, faça exercícios de respiração profunda. Quando estamos em estado de ansiedade ficamos com a respiração muito curta, por consequência isso nos mantém em estado de ansiedade. A respiração profunda vai liberar um neurotransmissor chamado GABA, responsável pela tônus muscular e relaxamento. Então respire! e Desejo a você ótimas provas!
Olá! Existem diversas técnicas que podem ser utilizadas para diminuir suas crises de ansiedade, como técnicas de respiração, relaxamento progressivo, distração, mindfulness, entre outras. Além da realização das técnicas, é importantíssimo que busque psicoterapia, pois o seu psicólogo poderá te auxiliar a aprender a lidar melhor com a sua ansiedade, fazendo com ela não atrapalhe seu desempenho nos exames.
 Fabiana Bussolaro
Psicólogo
Itapema
A ansiedade realmente altera as reações físicas do nosso corpo, entendo que deve ser realmente difícil passar por este desconforto, mas é importante ressaltar que para tudo existe formas de nos cuidar. Muitas vezes estas questões acabam por nos atrapalhar. Não é mesmo? Antes do exame inspire profundamente bem devagar pelo nariz e de forma tranquila solte o ar pela...faça isto umas 3 vezes...você vai se sentir mais calma. Mas agora caso estes sintomas sejam repetidos eles acabam por nos atrapalhar e, é interessante saber lidar melhor com estas situações que te atrapalham. A psicoterapia é uma forma de você desenvolver novas habilidades em relação aos problemas que você enfrenta, sejam eles desencadeados na hora do exame ou em outra situação inusitada. E com técnicas bem direcionadas você pode eliminar isto. Tenha um belo dia!
 Sarah Mendes
Psicólogo
Rio de Janeiro
A ansiedade está relacionada com o pensamento focado no futuro e, normalmente, são pensamentos catastróficos. Em terapia, é ensinado os aspectos fisiológicos do medo e da ansiedade para que o paciente entenda o que está acontecendo com o seu corpo. Além disso, também há uma ressignificação das crenças para diminuir a catastrofização do futuro e melhorar a auto-estima e confiança do paciente.

Em casos de crise de ansiedade como o seu, um dos exercícios de mindfulness que eu indico é começar a observar ao seu redor. Ao focar no ambiente, você se presentifica e estanca os pensamentos para o futuro.

Eu recomendo que você pegue uma folha (ou escreva no bloco de notas do celular) e escreva: 5 coisas que você pode ver (visão), 5 coisas que vc pode sentir (tato - ex: a caneta que você está usando, como você sente a sua roupa no corpo etc); o(s) cheiro(s) que você está sentindo (olfato); os barulhos que você está ouvindo (audição); e o gosto que está na sua boca (paladar).

Se você ficar com dificuldade de fazer esse exercício, tenha sempre um chiclete ou Babalu na sua bolsa e quando a ansiedade aparecer você vai pegar o chiclete e olhar como é a sua cor e forma (visão), sinta como o chiclete é macio (tato), sinta o cheiro do chiclete (olfato). Depois o coloque na boca e sinta o seu gosto (paladar) - foque nessa sensação. Por fim, perceba os barulhos que a sua boca faz ao mastigar o chiclete. Tente colocar o máximo do seu foco nessas sensações, depois de um tempo a crise de ansiedade vai diminuir, seus batimentos cardíacos vão ficar mais baixos e você vai se sentir melhor.

Por fim, creio que uma técnica da comunicação não violenta pode funcionar no seu caso. Ao chegar no médico, você simplesmente fale de forma direta que está nervosa com o exame e que está com medo da sua pressão está alterada. O médico vai compreender a sua situação. No exame admissional é mais descritivo e você não deve ter problemas para passar por ele.
 Virginia Fernandes
Psicólogo, Terapeuta complementar
Santo André, SP
Olá! o ideal se você tem a questão da ansiedade assim aflorada é fazer um acompanhamento terapêutico para poder melhorar isso, não apenas em questão de uma entrevista de emprego mas para ajudar você com outras questões que também possa estar tendo prejuízos.... mas enfim seguindo o que você perguntou acredito que um primeiro passo é tentar modificar pensamentos que possam estar te trazendo certos medos, lembrando que o ideal ´não se cobrar tanto a respeito, acredite que você pode passar nessa entrevista e que você é merecedora desse emprego. não existe uma receita de bolo o importante é compreender que precisa de ajuda e seguir um tratamento terapêutico que possa te dar a oportunidade de aprender lidar com as emoções e seus pensamentos que te deixam mais ansioso (a). me deixo a disposição:)
 Amanda Azevedo
Psicólogo, Psicanalista
Belo Horizonte
Olá. Por que você tem ficado ansiosa para fazer o exame? Antes de pensar em estratégias para lidar com a ansiedade, é importante buscar entender o que tem te deixado assim. É só elaborando mais sobre sua ansiedade que você poderá lidar com ela. A ansiedade se manifesta de formas diferentes para cada pessoa, por isso não é possível estabelecer estratégias generalistas para lidar com ela.
 Gisele Rodrigues
Psicólogo
Florianópolis
Olá. Você pode fazer exercícios de respiração, conversar consigo mesma para se acalmar e avisar ao médico sobre essa situação, muitas vezes a pressão arterial não é um fator avaliado no exame admissional. Abraço.
 Natália Guimarães
Psicanalista, Psicólogo
Belo Horizonte
Olá! A ansiedade está, na grande maioria das vezes, relacionada ao medo. O que você teme nessa situação? Antes de buscar eliminar a ansiedade é importante escutar o que ela tem a te dizer. Só assim é possível encontrar estratégias (sempre singulares) para tratá-la. Não existe uma única fórmula. Sugiro que busque uma análise para investigar seus motivos e encontrar suas saídas. Espero ter ajudado! Abraços
Qualquer dica neste momento não iria te ajudar a resolver sua questão relacionada a ansiedade. O indicado é buscar psicoterapia para ir adquirindo entendimento sobre essa questão e o que pode fazer em relação a sua ansiedade para não ser mais um problema em sua vida. :)
 André Luiz Azevedo Oliveira
Psicólogo
João Pessoa
É comum que a ansiedade possa influenciar os resultados de exames médicos, especialmente a pressão arterial. Algumas dicas que podem ajudar a controlar a ansiedade antes do exame médico admissional são:

Respiração profunda, pensar em algo positivo, evitar cafeína e estimulantes, chegar com antecedência e conversar com um psicólogo.

Se a ansiedade continuar sendo um fator difícil de lidar, buscar apoio psicológico também pode ser uma boa opção para aprender técnicas de controle emocional mais profundas.
 André Luiz Almeida
Psicólogo
Belo Horizonte
É natural sentir ansiedade antes de exames médicos, especialmente quando há a preocupação com alterações na pressão arterial. Esse tipo de reação é comum em pessoas que enfrentam altos níveis de ansiedade. A boa notícia é que a psicoterapia pode ser extremamente útil para ajudar a lidar com esses sentimentos de nervosismo e controle da ansiedade.

Ao trabalhar com um psicoterapeuta, você pode explorar as causas de sua ansiedade e aprender a entender melhor suas reações. A terapia ajudará a diminuir o impacto da ansiedade, proporcionando ferramentas para que você se sinta mais tranquila e preparada para situações de estresse, como exames médicos.

Além disso, a psicoterapia pode ajudá-la a desenvolver uma percepção mais positiva e menos aterrorizante em relação ao exame, permitindo que você se concentre mais na experiência de forma realista e menos em pensamentos catastróficos. Com o apoio terapêutico, você aprenderá a gerir a ansiedade de maneira mais saudável, proporcionando maior equilíbrio e confiança em si mesma durante momentos de tensão.
É bastante comum que a ansiedade afete a pressão arterial, especialmente durante exames médicos, como o exame admissional. Aqui estão algumas estratégias que podem te ajudar a reduzir a ansiedade e controlar melhor a pressão durante o exame:

1. Respiração profunda e controlada
A respiração profunda é uma das maneiras mais eficazes de acalmar o sistema nervoso e reduzir a ansiedade. Antes de fazer o exame, pratique uma respiração lenta e profunda:

Inspire profundamente pelo nariz contando até 4.
Segure a respiração por 4 segundos.
Expire lentamente pela boca contando até 6.
Repita esse processo por pelo menos 5 minutos antes de entrar no exame.
A respiração controlada ajuda a ativar o sistema nervoso parassimpático, que reduz o estresse e a ansiedade.

2. Visualização positiva
Antes de ir para o exame, tente visualizar um cenário tranquilo e relaxante, como uma praia ou um lugar que te faça sentir calmo e seguro. Isso pode ajudar a reduzir o nervosismo e preparar sua mente para um momento mais tranquilo.

3. Chegue com antecedência
Chegar ao local do exame com antecedência pode ajudar a evitar a sensação de pressa ou agitação. Ao se sentir menos apressada, você pode se acalmar antes do exame e evitar picos de ansiedade.

4. Evite cafeína e alimentos estimulantes
Evite consumir bebidas com cafeína ou alimentos estimulantes antes do exame, como café, refrigerante ou chocolate, já que eles podem aumentar a ansiedade e a pressão arterial.

5. Converse com o médico ou enfermeiro
Antes de começar o exame, avise o médico ou enfermeiro sobre a sua ansiedade. Eles estão acostumados a lidar com pessoas que se sentem nervosas e podem ser mais gentis e pacientes com você. Isso pode te ajudar a se sentir mais tranquila e à vontade durante o processo.

6. Técnicas de relaxamento muscular
Outra técnica eficaz é o relaxamento muscular progressivo, que envolve contrair e relaxar grupos musculares em todo o corpo, ajudando a liberar a tensão acumulada. Comece pelos pés e vá subindo até a cabeça, contraindo cada grupo muscular por 5 segundos e depois relaxando.

7. Prática regular de mindfulness
Se você tem tempo antes do exame, praticar mindfulness ou meditação regularmente pode ser uma ótima maneira de reduzir a ansiedade ao longo do tempo. Isso ajuda a manter sua mente focada no presente e a diminuir pensamentos ansiosos.

8. Lembre-se: A pressão pode estar elevada devido à ansiedade temporária
É importante lembrar que, caso sua pressão arterial esteja elevada durante o exame, isso pode ser um reflexo da sua ansiedade no momento, e não uma condição crônica. A pressão normalmente volta ao normal depois que o estresse diminui.

Conclusão
Com o tempo, você pode aprender a lidar melhor com a ansiedade e reduzir seus efeitos no seu corpo. Essas estratégias podem ajudá-la a se sentir mais calma e no controle durante o exame admissional. Se sua ansiedade persistir ou interferir de forma significativa na sua vida diária, pode ser útil procurar um psicólogo ou terapeuta especializado em ansiedade para desenvolver técnicas adicionais de enfrentamento.
 Samira Ricarte
Psicólogo
Barueri
Penso que exames médicos que envolvem, principalmente a admissão de um emprego podem ser estressantes, e nos deixam inseguros, especialmente quando a ansiedade acaba influenciando a pressão arterial. Sugiro praticar o exercício que vou te ensinar de respiração que pode ajudar a acalmar a mente e o corpo antes do exame.

Exercício de Respiração Diafragmática:

Encontre uma posição confortável: Sente-se ou deite-se em um lugar tranquilo.
Coloque uma mão no abdômen e outra no peito: Isso te ajudará a perceber onde está respirando.
Inspire pelo nariz: Conte até quatro enquanto sente o abdômen se expandir. O peito deve se mover o mínimo possível.
Segure o ar: Por alguns segundos, sem tensão.
Expire lentamente pela boca: Conte até seis enquanto solta o ar devagar, sentindo o abdômen murchar.
Repita o processo: Faça isso por alguns minutos, focando na respiração e no movimento do abdômen.
Praticar este exercício algumas vezes antes do exame pode ajudar a reduzir a ansiedade e manter sua pressão arterial mais estável. Tente também manter pensamentos positivos e mais realistas, buscando responder pensamentos disfuncionais.

Essa sugestão de ajuda é um recorte baseado na leitura do seu relato, no entanto, para ajuda com ansiedade, é primordial o acompanhamento com profissional da saúde mental.
 Valter Rodrigues
Psicanalista, Psicólogo
Contagem
Sentir ansiedade antes de um exame médico admissional é uma experiência comum, mas existem várias estratégias que você pode adotar para ajudar a reduzir essa ansiedade e manter a pressão arterial sob controle. Aqui estão algumas dicas:
Respiração Profunda: Pratique a respiração lenta e controlada. Inspire profundamente pelo nariz contando até 4, segure a respiração por 4 segundos e expire lentamente pela boca contando até 6. Repita esse ciclo por alguns minutos antes do exame para acalmar o sistema nervoso.
Visualização Positiva: Antes do exame, visualize um cenário tranquilo e relaxante. Imagine-se em um lugar que te faça sentir calma e segura, o que pode ajudar a preparar sua mente para um momento mais tranquilo.
Chegue com Antecedência: Chegar ao local do exame com antecedência pode evitar a sensação de pressa e permitir que você se acalme antes do procedimento.
Evite Estimulantes: Evite consumir cafeína ou alimentos estimulantes antes do exame, pois eles podem aumentar a ansiedade e a pressão arterial.
Comunique-se com o Profissional de Saúde: Informe o médico ou enfermeiro sobre sua ansiedade. Eles estão acostumados a lidar com pacientes nervosos e podem oferecer suporte adicional durante o exame.
Técnicas de Relaxamento Muscular: Experimente relaxamento muscular progressivo, contraindo e relaxando grupos musculares em todo o corpo, começando pelos pés e subindo até a cabeça.
Leve Algo para Distrair: Se permitido, leve um livro ou música para se distrair enquanto espera. Manter a mente ocupada pode ajudar a evitar pensamentos ansiosos.
Pratique Mindfulness: Se tiver tempo antes do exame, praticar mindfulness ou meditação regularmente pode ajudar a reduzir a ansiedade ao longo do tempo.
Lembre-se de que é normal sentir ansiedade em situações como essa, mas com essas estratégias, você pode se sentir mais calma e no controle durante o exame admissional. Se sua ansiedade persistir ou interferir significativamente na sua vida diária, considerar buscar apoio psicológico pode ser uma boa opção.
Olá!

A ansiedade antes de um exame médico admissional é uma experiência comum. A pressão arterial pode, de fato, ser influenciada pelo estado emocional. Felizmente, existem algumas estratégias que podem ajudar a reduzir a ansiedade e promover um estado de calma antes do exame.

Primeiro, a prática de técnicas de respiração profunda pode ser muito eficaz. Tente inspirar lentamente pelo nariz, segurando por alguns segundos, e depois exalar lentamente pela boca. Repetir esse processo algumas vezes pode ajudar a diminuir a frequência cardíaca e a sensação de ansiedade.

Outra técnica útil é a visualização positiva. Antes do exame, imagine-se passando por ele de maneira tranquila e serena. Criar essa imagem mental positiva pode ajudar a preparar sua mente para uma experiência mais calma.

Além disso, preparar-se antecipadamente pode reduzir a ansiedade. Chegue ao local com antecedência para evitar a pressa e use roupas confortáveis para se sentir mais à vontade.

Se a ansiedade persistir, buscar apoio psicológico pode ser benéfico para desenvolver estratégias eficazes de enfrentamento a longo prazo. Estou aqui para oferecer orientação e ajudar a criar um plano personalizado para lidar com a ansiedade.

Para mais informações ou para agendar um atendimento, visite meu perfil no Doctoralia ou acesse o site HumanaMente Falando. Estou à disposição para ajudar.

Fique bem!

Com afeto,
Leonir Troscki - CRP12/12755.
 Juliana Dornellas
Psicólogo
Brasília
Essa ansiedade que você sente antes de um exame médico é completamente compreensível, e muita gente passa por isso — principalmente quando há medo de que algo altere os resultados, como a pressão arterial. Mas a boa notícia é que existem formas simples e eficazes de lidar com isso.

Antes do exame, tente praticar algumas técnicas de respiração profunda: inspire pelo nariz contando até 4, segure o ar por 2 segundos e expire lentamente pela boca contando até 6. Repita algumas vezes. Isso ajuda seu corpo a sair do estado de alerta e a entrar em um ritmo mais calmo. Se possível, chegue com um pouco de antecedência para se ambientar e evite pensar que o exame é uma prova — ele é apenas uma etapa de rotina, e o profissional de saúde está ali para te ajudar, não te julgar.

Se perceber que a ansiedade é frequente ou interfere em outras áreas da sua vida, pode ser interessante conversar sobre isso em um espaço terapêutico. A psicoterapia pode te ajudar a entender melhor essas reações e a desenvolver estratégias para lidar com elas de forma mais tranquila e segura.
Oi! Você já tentou fazer exercícios de respiração para ajudar a controlar a ansiedade?
Se não, aqui fica uma dica: inspire contando até 4 - segure a respiração, também contando até 4 - solte a respiração contando o mesmo tempo.
O foco no exercício por si só já é uma super ajuda, e tem como bônus a oxigenação, que tb acalma.
Depois volta aqui e conta pra gente se funcionou!!

(e boa sorte no emprego novo)
Nesses casos a terapia pode de auxiliar através de alguns exercícios de respiração, relaxamento para que você possa aprender a controlar melhor as suas emoções e ansiedade.
É comum que a ansiedade aumente antes de exames ou consultas médicas, e isso pode realmente influenciar sinais como a pressão arterial. Uma estratégia importante é se preparar antes do exame com técnicas de respiração lenta e profunda, que ajudam a reduzir a ativação do corpo. Também pode ser útil chegar um pouco mais cedo, evitar cafeína no dia e lembrar que o exame é apenas uma etapa de rotina, não um julgamento sobre você.

Na psicoterapia, trabalhamos justamente o manejo da ansiedade em situações específicas, desenvolvendo recursos para lidar com esses momentos de forma mais tranquila e segura. Com treino e acompanhamento, é possível reduzir bastante esse desconforto.
Olá! Bom dia! Primeiramente, sugiro verificar se, de fato, sua pressão arterial não está desregulada, pois, em caso positivo, será necessário o tratamento médico. No entanto, se for questão da ansiedade em si, existem algumas técnicas de manejo imediato, como respiração profunda (abdominal), relaxamento simples e nomear 5 objetos que estão no seu campo visual.

Especialistas

Chris Alex Zaharoff Pontes Luz

Chris Alex Zaharoff Pontes Luz

Psicólogo

Rio de Janeiro

Patricia Cortez

Patricia Cortez

Psicólogo

Atibaia

Ana Helena Finoti Gonçales

Ana Helena Finoti Gonçales

Psicólogo

Votorantim

Suellen Mariano

Suellen Mariano

Psicólogo

Itapetininga

Christiane Batista

Christiane Batista

Psicólogo, Terapeuta complementar

Brasília

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2 perguntas sobre Ansiedade nas provas de concurso
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.