Ansiedade nas provas de concurso - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas em ansiedade nas provas de concurso

Encontre um especialista em Ansiedade nas provas de concurso na sua cidade:
Jair R Sallazar

Jair R Sallazar

Psicólogo

Belo Horizonte

Fernanda Vasconcelos

Fernanda Vasconcelos

Psicólogo, Terapeuta complementar

São Paulo

Lauren Heineck de Souza

Lauren Heineck de Souza

Psicólogo

Lajeado

Bruna Favaro

Bruna Favaro

Psicólogo

Rio de Janeiro

Nacilda Feitoza Moreira

Nacilda Feitoza Moreira

Psicólogo

Fortaleza

Kelly Fiorin

Kelly Fiorin

Psicólogo

Bento Gonçalves

Perguntas sobre Ansiedade nas provas de concurso

Nossos especialistas responderam a 2 perguntas sobre Ansiedade nas provas de concurso

Olá! todo medicamento só deve ser usado sobre prescrição médica. Sentir-se ansioso durante esses eventos é normal, todos somos seres humanos e sabemos o quanto algumas questões são importantes…
4 respostas

Se isso é um sentimento duradouro, talvez seja hora de procurar uma ajuda profissional (psicoterapia). Psicoterapias corporais, hipnose, relaxamentos, são técnicas que têm uma eficácia muito…
6 respostas

Especialistas falam sobre Ansiedade nas provas de concurso

Trabalho usando o conhecimento adquirido preparando pessoas para concursos so longo de muitos anos, aproximadamente 45 anos com muito sucesso. Venha conferir e obtenha o resultado desejado.

Aparecida Paula Santos

Psicólogo, Sexólogo

São João del Rei

Agendar uma visita

Ansiedade em pessoas que prestam concurso público é muito comum, o candidato estuda muito, mas não consegue ter um bom desempenho na hora da prova. Para superar esse problema existem várias estratégias para driblar a ansiedade. Um dos primeiros caminhos é manter a calma e respirar suavemente. Augusto Cury em seu livro Ansiedade" usa três palavras chaves: Duvide, Critique e determine. Duvide do seu próprio pensamento, quando duvidamos colocamos o cérebro para dar respostas rápidas. Critique, pense: eu estudei, resolvi muitas questões e me dei bem, por que não poderei passar no concurso? Determine pensamentos positivos, otimistas e verá que você conseguirá fazer uma boa prova.

Ansiedade intensa é uma das causas de baixo desempenho em provas para concursos e do alto número de reprovações nos exames práticos de direção veicular. Realizar uma boa preparação emocional para estas avaliações pode resultar em melhor desempenho e garantir a aprovação. São utilizadas técnicas de relaxamento muscular e respiração diafragmática, que contribuem para o manejo da ansiedade, permitindo maior capacidade de concentração, ativação da memória e controle motor, melhorando as condições para a realização dos exames.

Você alguma vez já sentiu alguma sensação desagradável, como ter dor de estômago, tremores, a respiração ofegante, o coração acelerado, suar muito, por exemplo, quando teve que enfrentar alguma situação de avaliação, ao fazer provas escolares? Você já teve pensamentos persistentes de que iria fracassar ou que era incapaz de enfrentar a situação? Pois você não está sozinho! Você pode estar com um quadro de ansiedade de avaliação/provas. A ansiedade de provas é definida como um conjunto de reações cognitivas, afetivas e comportamentais acompanhadas de uma preocupação com possíveis consequências negativas relacionadas aos resultados em uma situação avaliativa ou de prova.

Todo estudante sério que se comprometa com um objetivo difícil terá as mesmas dificuldades: se disciplinar, parâmetros ingênuos, erros e frustrações, reaprender a aprender, ReConhecer as próprias limitações, desespero e exaustão, colocar seus propósitos em dúvida, além de rever e reformular a metodologia de estudo muitas vezes. Como se não bastasse, essas questões serão acompanhadas por boas doses de ansiedade e comparações contínuas. Meu trabalho com esse público é auxilia-los nas avaliações realistas de seu próprio desempenho, expectativas e propósitos, lidar com as angústias e desesperos, promover rotinas saudáveis e boas performances, manejar a ansiedade e as comparações distorcidas.

Eduardo Santos

Psicólogo

Ribeirão Preto


Momentos de provas de vestibular, Enem e concursos (ou qualquer outra avaliação) são momentos que geram bastante ansiedade. Algumas pessoas experimentam essa ansiedade em um nível muito elevado que podem interferir em seu rendimento.Técnicas de respiração, relaxamento e atenção plena podem contribuir para um melhor manejo dessa ansiedade para que ela não influencie no resultado esperado.

Ansiedade, caracterizada por tensão ou desconforto de algo. Estar ansioso pode surgir vários sintomas pelo corpo como dor de cabeça, insonia, dor no peito, palpitação. Esses sintomas físicos são gerados por pensamentos automáticos que levam a pensamentos como: 'eu não sou capaz', 'não consigo', 'não posso'. Podendo tornar cada vez mais frequente esses pensamentos e menos consciente, com isso bloqueando o desempenho na hora da prova.

Thais Mayara Abreu Borges Moro

Psicanalista, Psicólogo

Londrina


Um grande fator atrapalha o desempenho dos concurseiros nas provas é a ansiedade excessiva. Com a ansiedade a concentração do candidato diminui, e ele não consegue se lembrar de conceitos que já tinha dominado, ou não percebe algum detalhe importante para a resolução da questão. Por vezes, os candidatos passam mal, sentem dores no corpo ou apresentam outros sintomas que impedem a execução da prova. Dessa forma, para um bom desempenho, é necessária uma preparação psicológica além das rotinas de estudo. O plano de tratamento envolve entender os fatores que potencializam a ansiedade na situação de avaliação, ressignificar a prova e elaborar estratégias de controle e diminuição do sintoma.

Quais profissionais tratam Ansiedade nas provas de concurso?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.