Quais os principais sintomas de uma depressão severa ?

8 respostas
Quais os principais sintomas de uma depressão severa ?
A depressão severa também é conhecida como Transtorno Depressivo Maior. O diagnóstico é feito através da identificação de cinco ou mais dos seguintes sintomas: (1) humor depressivo na maior parte do dia; (2) acentuada diminuição no interesse ou prazer na maioria ou em todas as atividades; (3) muita perda ou ganho de peso sem estar de dieta; (4) excesso ou falta de sono; (5). agitação motora ou lentidão; (5) fadiga excessiva; (7) sentimento de inutilidade; (7) déficit cognitivo; e (9) pensamentos de morte frequentes.

O quadro é considerado grave e seu tratamento deve ser medicamentoso e psicoterápico. O envolvimento familiar também é fundamental para o engajamento do paciente no processo.

Boa tarde, os principais sintomas são: Apatia, indiferença, desesperança, falta de perspectiva ou prazer pela vida, energia reduzida, distúrbios de sono, alterações de apetite, falta de concentração, ansiedade, baixa autoestima, sentimentos de culpa e dificuldades nas relações pessoais, sociais, familiares ou de trabalho.
Esses sintomas aparecem e desaparecem sutilmente. O diagnóstico é caracterizado pelo conjunto de alguns desses sintomas. Se você se identificou nesse quadro, procure uma ajuda psicológica e psiquiátrica. Você não está sozinho! Estou a disposição, espero ter ajudado. Se cuide.
Olá! Tudo o que minhas colegas já falaram , eu estou de acordo.
Mas , o mais importante do que tentar se encaixar em algum transtorno psicológico é procurar ajuda de um profissional para tentar descobrir o que está acontecendo com você!
O tratamento da depressão ou qualquer outro transtorno é a associação de medicação que só o psiquiatra poderá receitar , que ajudará na remissão dos sintomas e psicoterapia para encontrar as causas que estão dando origem aos sintomas, que seria com psicólogo.
Procure ajuda ! Qualquer coisa, estou a disposição! Fique bem!
São vários sintomas que agregados levam a um diagnóstico de depressão. Como tristeza e perda de interesse em coisas que antes lhe davam prazer. Problemas com o sono como despertar precoce ou excesso de sonolência. sentimentos de ansiedade ,apatia , culpa e mudanças de humor. Estes junto com alguns outros sintomas podem caracterizar uma depressão. Mas quem poderá diagnosticar e somente um profissional da área de saúde metal como um psicólogo ou psiquiatra.por isso é importante que você procure um onde certamente este poderá lhe ajudar.
A depressão severa apresenta sintomas de sentimentos de tristeza imensa e constante, desinteresse por atividades antes consideradas prazeirosas, desesperança, baixa autoestima, além de alterações no sono, no peso, na atividade motora, desatenção, dificuldade para memorização.

Este tipo de depressão, capaz de incapacitar o portador para atividades laborais, é caracterizada por isolamento, falta de cuidados com a higiene pessoal, sensação de culpa, vazio e inutilidade que somados podem produzir pensamentos de morte, planejamento e concretização de suicídio.

De acordo com as possibilidades de cada um deve-se lançar mão da associação de vários tipos de tratamento: medicamentoso, psicoterapia, cuidados alimentares, grupos de apoio, EMTr - Estimulação Magnética Transcraniana, dentre outros.

A atividade física, embora muito importante, torna-se difícil de ser viabilizada neste caso, devido ao cansaço e falta de energia manifestados.

Abraços.
Psicóloga Carmen Bitarães (Belo Horizonte)
.
Olá! Os principais sintomas são: tristeza profunda, falta de motivação para as atividades incluindo desde as mais simples, como tomar banho e escovar os dentes. Não ver sentido em nada, falta de apetite, desejo de morrer, sentimento de vazio, falta de prazer em situações que antes eram prazerosas. É importante passar por avaliação médica e psicológica. Depressão tem cura e quanto antes for tratada maiores as chaces de se recuperar.
Os principais sintomas são falta de motivação em realizar atividades; mesmo que seja rotina como levantar da cama, tomar banho, escovar dentes. Tristeza profunda, baixa auto estima; ganho ou perda de peso em excesso, pensamentos de morte. Quanto antes iniciado o tratamento medicamentoso e psicoterapêutico, maior chace de recuperação.
Olá! A Depressão é um estado emocional que tem ampla influência em vários aspectos do cotidiano, tendo como marca principal uma sensação de profundo e prolongado desinteresse pela vida. Trabalho, estudo, relações, lazer: todas as áreas da vida perdem a capacidade de causar satisfação. Não só o interesse pelas atividades cotidianas é prejudicado, como também o interesse por si mesmo, sendo muito frequentes pensamentos de desprezo, ódio e as ideações suicidas. A pessoa relata a si mesma como alguém desprezível, não merecedora ou capaz de qualquer contentamento. Também é muito comum que pessoas com Depressão relatem que se sentem "fora do mundo", ou seja, não conseguem mais partilhar das alegrias coletivas. É preciso ter em mente que a vida é feita de entradas e saídas em períodos depressivos. Mas o prolongamento desses períodos e os prejuízos que podem causar à fruição das atividades e relações diárias é um alerta de cuidado. Acompanhamento psiquiátrico e psicológico é indispensável.