Quais os sintomas da anorexia?

7 respostas
Quais os sintomas da anorexia?
 Ziza Cury Komochena
Psicólogo
Cuiabá
olá, os principais sintomas são: perda de peso proposital, induzida e mantida pelo paciente, medo de engordar, imposição do próprio paciente de ter um baixo peso, restrições de escolhas alimentares, prática excessiva de exercícios físicos, vômitos provocados e utilização de laxantes, anorexígenos e de diuréticos, visão distorcida do corpo, auto-crítica elevada, baixa auto-estima. É comum a desnutrição, modificações endócrinas e metabólicas e perturbação das funções fisiológicas. Atentamente.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Carolina Oliboni
Nutricionista
São Paulo
O diagnóstico de anorexia nervosa é dado quando o paciente apresenta os seguintes sintomas: perda de peso acentuada e recusa em manter um peso mínimo considerado normal para a idade; medo intenso de ganhar peso, mesmo estando abaixo do peso; influência excessiva do peso ou forma corporal na auto-avaliação; em meninas, ausência de menstruação por 3 ciclos consecutivos.
Há 2 subtipos: Restritivo: o paciente não apresenta episódios de comer compulsivo nem purgações, apenas faz restrição alimentar; Purgativo: neste caso, há episódios de compulsão alimentar e/ou comportamentos purgativos como vômitos auto-indizidos, exercícios físicos em excesso, abuso de laxantes, diuréticos etc.
 Henriqueta Branco
Psicólogo
São Paulo
Concordo com a definição de que a anorexia é um transtorno alimentar, produzindo uma deficiência nos hábitos alimentares, devido a dietas restritivas. Esse quadro está ligado a desordem psicológica relacionada a autoimagem, aspectos fisiológicos e sociais,apresenta maior incidência nos transtornos de ansiedade, obsessivo compulsivo, e de humor.
 Ana Carolina Mainetti
Psicólogo
Curitiba
Para entender um pouco mais a anorexia, além dos sintomas descritos, é importante citar que se trata de uma patologia alimentar predominantemente feminina. Do ponto de vista psicológico há questões da ordem da oralidade e da feminilidade envolvendo o quadro anoréxico. A recusa alimentar remonta a experiências primevas do período da amamentação e da relação mãe-filha. O emagrecimento resulta em um corpo menos feminino e mais infantil, denunciando a existência de questões da sexualidade feminina.
Dra. Mariana Pinheiro Cidrão
Psicólogo
Fortaleza
Alguns dos sintomas da Anorexia são: rejeição a manter o peso corporal de acordo com o que seria considerado o normal considerando a idade e o tamanho do sujeito/ medo intenso a ganhar peso e tornar-se obeso; alteração da percepção do peso e da silhueta corporal.

É importante levar em conta que existem dois tipos de anorexia, a anorexia purgativa e a anorexia restritiva.

A do tipo purgativo vem acompanhada de comportamentos de ingesta compulsiva de alimentos e purgativo como forma de compensar o grande consumo de alimentos (auto indução do vomito, uso inadequado de laxantes e diuréticos).

A do tipo restritivo o peso abaixo do normal se obtém através de dietas, jejuns e excesso de exercício físico.

O mais interessante para tratar esse tipo de doença é buscar uma tratamento multidisciplinar, com psiquiatra, psicólogo e nutricionista.
 Katie Borteze
Psicólogo
São Paulo
Olá,

A anorexia nervosa inicia-se, geralmente no início da adolescência e apresenta-se a partir dos sintomas abaixo:

Tristeza profunda;
Pensamento suicida;
Distorção da imagem corporal;
O peso do corpo é muito abaixo do normal;
Nas mulheres ocorre a ausência do ciclo menstrual;
Ausência da libido;
O crescimento do corpo é comprometido;
Surgimento de cáries dentárias;
Em alguns casos também surge a Bulimia.

Se você sofre ou conhece alguém que está com anorexia nervosa, recomendo que busquem a ajuda de um psicólogo e de um psiquiatra. Pois esta síndrome pode levar à falência dos órgãos, consequentemente a morte de quem está com a anorexia nervosa.

Um beijo,

Katie Borteze
 Maria Annunziata Spagnolo
Psicólogo
Salvador
Boa tarde meus colegas já explicaram a suficiência sobre os sintomas da anorexia o que posso acrescentar é que precisa com urgência procurar um psicologo/a para começar um tratamento terapêutico para que os sintomas da anorexia não se instalem e comprometam o funcionamento dos órgãos vitais. O que posso sugerir é procurar algum profissional que trabalhe com EMDR ou Brainspotting, são duas formas de trabalhar este transtorno e podem ajudar o cérebro a se reorganizar, encontrar novas sinapses que podem ajudar a resignificar o cotidiano e a forma de olhar para se mesma/o sem distorcer ou prejudicar o autoconceito. Espero ter ajudado

Especialistas

Gabriella Gachet

Gabriella Gachet

Nutricionista

Rio de Janeiro

Ana Helena Finoti Gonçales

Ana Helena Finoti Gonçales

Psicólogo

Votorantim

Josiane Buzachi

Josiane Buzachi

Nutricionista

Palmas

Juliana Guimarães

Juliana Guimarães

Nutricionista

Belém

Jaqueline Gomes

Jaqueline Gomes

Nutricionista

Araçatuba

Débora Torres

Débora Torres

Psiquiatra

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 30 perguntas sobre Anorexia nervosa
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.