Quais são alguns exemplos de obsessões e compulsões no Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) com foc
2
respostas
Quais são alguns exemplos de obsessões e compulsões no Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) com foco em sensações corporais?
No Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) com foco em sensações corporais, é comum que a pessoa experimente obsessões relacionadas a perceber ou monitorar excessivamente sensações físicas, como o batimento cardíaco, a respiração ou até mesmo a necessidade de piscar. Esses pensamentos podem ser acompanhados de uma preocupação intensa com a possibilidade de perder o controle sobre essas funções automáticas do corpo. Como resposta, surgem compulsões, que podem incluir checar repetidamente a própria respiração, contar o número de batidas do coração ou realizar pequenos rituais para tentar aliviar o desconforto gerado por essas sensações. Essa dinâmica provoca sofrimento e impacta significativamente o dia a dia, já que a atenção acaba ficando excessivamente voltada para o funcionamento do corpo.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
No TOC com foco em sensações corporais, a pessoa costuma ficar excessivamente atenta a sensações físicas que, para a maioria, passam despercebidas. Isso pode gerar pensamentos repetitivos como medo de “esquecer” como respirar, notar cada batida do coração ou sentir a necessidade de monitorar constantemente o ato de engolir ou piscar. Para tentar aliviar essa ansiedade, acabam surgindo comportamentos repetitivos, como checar sinais vitais, buscar informações médicas em excesso, evitar situações que aumentem a percepção dessas sensações ou criar formas rígidas de respirar ou engolir.
O que diferencia esse padrão de algo passageiro é a frequência e o impacto que causa na rotina. A terapia pode ajudar a reduzir essa hiperatenção e a relação de medo com o próprio corpo, trazendo mais tranquilidade para lidar com essas percepções.
O que diferencia esse padrão de algo passageiro é a frequência e o impacto que causa na rotina. A terapia pode ajudar a reduzir essa hiperatenção e a relação de medo com o próprio corpo, trazendo mais tranquilidade para lidar com essas percepções.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- A cafeína piora os pensamentos intrusivos de pessoas com Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) ?
- O que é o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) de Saúde?
- Um paciente com Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) apresenta déficit em qual tipo de atenção?
- O que significa Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) “Puro” ?
- A Disforia Sensível à Rejeição (RSD) diminui com a estabilização do Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) ?
- Como a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) ajuda com a ansiedade antecipatória no Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) ?
- Como o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) e a ansiedade antecipatória são diagnosticados?
- O Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) surge geralmente na infância ou adolescência?
- A Disforia Sensível à Rejeição (RSD) afeta a autoestima de pessoas com Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) ?
- Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) de Saúde e Transtorno de Ansiedade por Doença (TAD) podem ocorrer juntos?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1235 perguntas sobre Transtorno Obsesivo Compulsivo (TOC)
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.