Quais são as compulsões no Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) "Somático"?

3 respostas
Quais são as compulsões no Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) "Somático"?
Olá, como vai? As compulsões no TOC somático geralmente envolvem checagens constantes do corpo, procura repetida por médicos, exames, leituras sobre doenças e comparação de sintomas na internet. São tentativas de aliviar a angústia diante do medo de estar doente. Na psicanálise, compreende-se que o corpo pode simbolizar conteúdos emocionais difíceis de elaborar, e o ritual funciona como defesa para conter a ansiedade. Quando esses comportamentos começam a dominar a rotina, é sinal de que a pessoa precisa ser acolhida. O CAPS pode ser um ponto de apoio se o sofrimento estiver intenso. Espero ter ajudado, fico à disposição!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Helio Martins
Psicólogo
São Bernardo do Campo
Oi, tudo bem?
Essa é uma ótima pergunta — e fundamental para entender por que o TOC “somático” é tão exaustivo. Nesse subtipo, as compulsões não são necessariamente visíveis, como lavar as mãos ou checar portas, mas costumam ser mentais, sutis e, às vezes, até automáticas. Elas têm a mesma função que em outros tipos de TOC: tentar neutralizar a ansiedade causada pelos pensamentos obsessivos sobre o corpo.

Em geral, as compulsões no TOC somático giram em torno de monitorar e controlar sensações corporais. A pessoa passa o dia observando o próprio corpo, tentando perceber se está respirando certo, se o coração está batendo “normalmente”, se engoliu do jeito certo, se a barriga está mexendo, se o ar entrou pela narina direita ou esquerda. Essa atenção constante é uma forma de ritual, mesmo que pareça “só preocupação”. O problema é que quanto mais ela tenta controlar, mais a consciência corporal aumenta — e o cérebro se prende ainda mais no ciclo obsessivo.

Também são comuns compulsões de checagem médica e busca por certeza, como pesquisar sintomas na internet, comparar o corpo com o de outras pessoas, pedir repetidamente a opinião de médicos, familiares ou amigos (“você acha que estou respirando estranho?”), ou repetir exames mesmo quando todos os resultados estão normais. Essas atitudes aliviam a ansiedade por alguns instantes, mas reforçam o mecanismo cerebral de “precisar ter certeza para se sentir seguro”.

Há ainda as compulsões mentais, mais invisíveis, que envolvem repetir frases, fazer pequenas orações, imaginar imagens “protetoras” ou tentar substituir um pensamento ruim por outro “bom”. Às vezes, a pessoa tenta forçar o corpo a respirar ou engolir de forma “correta”, acreditando que, se fizer isso, a sensação incômoda vai desaparecer. Mas o que ocorre é o oposto: o foco aumenta e o desconforto se intensifica.

Você já percebeu se, quanto mais tenta prestar atenção ao corpo, mais ele parece “gritar” por atenção? Esse é o núcleo do TOC somático — o cérebro aprende que o corpo é uma ameaça que precisa ser vigiada.

Na terapia, o tratamento busca justamente romper esse ciclo, ensinando a mente a conviver com as sensações sem reagir a elas. É um treino de confiança no próprio corpo e de tolerância à incerteza. Com o tempo, o cérebro se acalma, e as compulsões — físicas e mentais — vão perdendo força, abrindo espaço para uma vida mais leve e espontânea.

Caso precise, estou à disposição.
No Transtorno Obsessivo-Compulsivo de tipo “somático”, as compulsões estão diretamente ligadas a preocupações excessivas com sensações, funções ou saúde do corpo. A pessoa pode realizar rituais repetitivos para checar constantemente partes do corpo, sinais vitais ou sintomas percebidos, buscando segurança ou alívio da ansiedade. Isso inclui verificar o pulso, a pressão arterial, a temperatura, examinar a pele ou órgãos, consultar médicos repetidamente, tomar medicamentos ou suplementos de forma excessiva, ou seguir rotinas rígidas de higiene corporal para “prevenir” doenças. Essas compulsões são motivadas pelo medo intenso de adoecer ou de que algo esteja errado no corpo, e não pela crença realista de risco, gerando sofrimento significativo e interferindo na vida diária.

Especialistas

Michelle Esmeraldo

Michelle Esmeraldo

Psicanalista, Psicólogo

Rio de Janeiro

Alexandre Zatera

Alexandre Zatera

Médico do trabalho, Psiquiatra, Médico perito

Canoinhas

Juan Pablo Roig Albuquerque

Juan Pablo Roig Albuquerque

Psiquiatra

São Paulo

Liézer Cardozo

Liézer Cardozo

Psicólogo

Curitiba

Paloma Santos Lemos

Paloma Santos Lemos

Psicólogo

Belo Horizonte

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1295 perguntas sobre Transtorno Obsesivo Compulsivo (TOC)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.