Quais são os primeiros sintomas a serem observados no TEA?

37 respostas
Quais são os primeiros sintomas a serem observados no TEA?
Olá, crianças estão tendo cada vez mais oportunidade de receber o diagnóstico precocemente devido a uma tendencia atual de maior informação a respeito do transtorno. O diagnóstico antes dos 3 anos, pode não ser uma tarefa tão fácil, porque as manifestações podem não estar tão claras, o que não impede que a criança já seja estimulada precocemente. Alguns sinais sugestivos são: dificuldade de fazer contato ocular, olhar para rostos, dificuldade em imitar, dificuldade em responder quando é chamado pelo nome, em interagir com os outros, apontar e ter preferencia por brincar sozinho, além de poder também exibir comportamentos incomuns limitados e repetitivos, como girar as coisas e enfileirar brinquedos. É comum também que essas crianças apresentem reações anormais a estímulos sensoriais.
Espero ter auxiliado!

O TEA tem inicio precoce, curso crônico e é caracterizado por um desvio no desenvolvimento da sociabilidade e por padrões de comportamentos alterados.

A apresentação clínica desses quadros variam em maior ou menor grau nas esferas de: comunicação, aprendizado, adaptação a atividades de vida diária e socialização.

O DSM-5 compreende um grupo de indivíduos que apresentam precocemente alterações qualitativas abrangentes e com diferentes graus de comprometimento. Na nova conceitualização, diferentes grupos de indivíduos com TEA podem ser definidos em níveis de gravidade de acordo com o grau de suporte necessário.

É necessário ficar atenta ao sintomas e sinais que envolvem: Comunicação social atípica; Modo de brincar incomum; Prejuízos sensoriais; Funções regulatórias deficitárias em relação ao sono, alimentação e atenção. As primeiras manifestações do TEA devem aparecer antes dos 36 meses de idade.

O TEA é extremamente amplo, tanto em sintomatologia quanto em grau de comprometimento. É muito dificil uma pessoa que não seja profissional colocar um diagnóstico ou notar que existe um quadro salve em casos extremos.
Se você tem essa dúvida é imperativo que você procure um psiquiatra, um psicólogo com experiencia em TEA, um neurologista ou um neuropsicólogo para averiguar a situação e procurar os encaminhamentos adequados.
Gostaria de ressalvar que existe uma infinidade de quadros psiquiatricos contemplados pelo DSM (O manual que contem as doenças existentes e seus sintomas) e que quando a criança é muito nova é muito facil confundir diagnósticos, já vi alguns casos de TGD (transtorno global de desenvolvimento) sendo confundidos com TEA, também por vezes ocorre da criança não atingir os scores necessários nos testes de TEA, mas apresentar scores altos o suficiente para justificar um "comportamento atípico", por isso reforço, procure um profissional e faça um diagnóstico!

Abraços e boa sorte
Alguns sintomas são bem característicos no Transtorno do Espectro Autista, como por exemplo, dificuldade ou inexistência de contato visual ou problemas relacionados a audição (que no TEA será identificado não como um problema de audição de fato, mas como uma extrema dificuldade do acometido de se relacionar com o mundo, já que a tendência é ele estar mergulhado em seu próprio mundo).
De qualquer forma, é fundamental que a pessoa seja avaliada por Psicólogo e Médico devido a complexidade da identificação deste quadro que requer maior observação para o diagnóstico.
Olá! Os sintomas mais comuns observados na pessoa com TEA são atraso na fala, dificuldades de socialização, estereotipias (como movimentos repetitivos com as maõs ou movimento com o corpo), dificuldades quanto ao contato visual, alterações sensoriais (como intolerância a barulhos), seletividade alimentar(rigidez quanto à aceitação de determinados alimentos) e dificuldades na expressão e aceitação de afeto. Essas são algumas características do TEA, que podem variar de pessoa para pessoa; não necessariamente todas as pessoas com TEA apresentarão todos esses sintomas .
A expressão da sintomatologia do TEA vai variar de acordo com a faixa etária, intensidade e possível comorbidades do transtorno.
Em crianças muito pequenas é possível observar através da socialização, comportamentos de morder, bater nos amigos, dificuldade de controle das birras, pouco ou nenhum contato visual com estranhos, isolamento e atraso de fala. Os comportamentos estereotipados nem sempre vão estar aparentes em um primeiro momento, mas podem se expressar através de uma dificuldade de integrar novos alimentos à dieta e novas rotinas.
É sempre indicado que o diagnóstico seja realizado por equipe médica e de psicologia. Esses comportamentos ocorrendo em separado não significa que trata- se de TEA, mas havendo dúvidas o melhor a fazer é procurar um profissional habilitado para acompanhamento.
Contato visual, vinculação afetiva com os pais são uns dos primeiros sintomas aparentes da criança com TEA.
Olá boa tarde.
A tríade para idêntificar o transtorno do espectro autista são: dificuldade no contato visual, dificuldade de comunicação de interação social e apresentação de algum tipo de esteriotipia.( enfileirar objetos, empilhar objetos, dificuldade com mudanças, movimento de bater as mãos próximo às orelhas)
O TEA é um transtorno no desenvolvimento global. Quanto mais cedo o diagnóstico for realizado maior a possibilidade de preservar e cuidar do desenvolvimento da criança. Atenciosamente, Flávia Lidorio
Bom dia, o autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento. Normalmente as crianças autistas apresentam um leve atraso no desenvolvimento, principalmente na aquisição da fala. Demoram mais para falar e andar. Em alguns países já existem estudos para diagnóstico de autismo em bebês bem pequenos. Um autista clássico demonstra dificuldade em sustentar o olhar, estereotipias, uso inapropriado de brinquedos, aparente desinteresse em interagir socialmente, parece não ouvir quando falam com ele (na verdade o cerebro do autista nao consegue diferenciar entre o som da voz humana e outro som qualquer, sendo essa uma boa forma de se diagnosticar em criaças pequenas, além do uso de um aparelho chamado eyetracking, esse aparelho rastreia para onde a criança ou bebe olha em determinada cena de filme ou outra situação. O autista diferente dos normotipícos não busca rostos. Ele olha na figura em geral e seus olhos passeiam pelo todo). Bebes com poucos meses já reconhecem vozes e buscam rostos. No entanto, existem autismos leves, crianças que tem o desenvolvimento dentro do esperado, não apresentam estereotipias, conversam com as pessoas (normalmente adultos, ou crianças mais velhas), tem dificuldade em se relacionar com as crianças de mesma idade e por vezes se isolam. Mantém contato visual, mas a cognição social é empobrecida. Não percebem linguagem corporal e tem dificuldade em perceber as reações do outro. Podem ter interesses restritos (falar somente de uma coisa), Essas crianças já demoram mais para receber o diagnóstico. Algumas vezes podem ser confundidos com TDAH, pois são agitados e falantes. Apesar de conversarem bem, muitas vezes tendo um excelente vocabulário, um tanto formal para a idade, tem dificuldade em manter a conversação e sempre tem necessidade de falar sobre assuntos de seu interesse. Costumam ter dificuldade em fazer amigos, podem apresentar uma coordenação motora ruim; tendo dificuldade em amarrar sapato, andar de bicicleta, jogar bola. Mas é necessário fazer um diagnóstico diferencial. Recomenda-se fazer uma avaliaçao neuropsicologica e passar com neuropediatra. Abraço
Olá este tipo de diagnóstico é complexo e requer avaliação multidisciplinar com pediatra, neuropsicologo e outros profissionais.
Inicialmente procure orientação médica com o pediatra. Compartilhe suas percepções e dados da criança para que ele possa avaliar a real necessidade para avançar neste tipo de diagnóstico.
Olá...
Existe sintomas bem característico do espectro, no entanto, vai variar da faixa etária e do grau de autismo.
Então um olhar não profissional pode trazer diagnóstico errôneo, estamos falando de um diagnóstico difícil.
Se existe dúvidas por qualquer comportamento atípico, é preciso buscar um profissional neurologista, psicólogo ou psiquitra para avaliar.
Abraços!
Geralmente se desenvolve até os 3 anos de idade, sendo difícil o diagnóstico antes disso.
Deve ser avaliado pelo pediatra em conjunto com um profissional de neuropsicologia.
Alguns indícios:

Pouco contato visual;
Interação social e conversas aquém do esperado para a idade;
Não aceitar a imposição de regras;
Inflexibilidade para modificar alguma coisa que faça parte da rotina;
Linguagem verbal fluida, mas de forma mecânica;
Não costuma responder quando chamam por seu nome;
Existência de estereotipias e repetições;
Apego demasiado a um determinado objeto.

Notando algo aquém do desenvolvimento esperado pra faixa etária, procure um profissional. Quantos antes iniciado o tratamento, melhor será o desenvolvimento da criança.
Existe uma tríade a ser observada no desenvolvimento infantil e que podem ser indicativos de TEA. São eles: Dificuldade na interação social, movimentos repetitivos/esteriotipados e interesses restritos, e atraso ou problemas de comunicação.
O autismo é um problema psiquiátrico que costuma ser identificado na infância, entre 1 ano e meio e 3 anos, embora os sinais iniciais às vezes apareçam já nos primeiros meses de vida. O distúrbio afeta a comunicação e capacidade de aprendizado e adaptação da criança.

Os primeiros sinais do TEA
Raramente mostra expressões faciais apropriadas à situação vivenciada;
Dificuldade em reconhecer o que os outros podem estar pensando ou sentindo ao ver as suas expressões faciais;
Menos propensos a demonstrar preocupação (empatia) com os outros;
Dificuldade em estabelecer e manter amizades.
Bom dia, os primeiros sintomas a serem observados no Transtorno do Espectro Autista são os comportamentos repetitivos, dificuldade na fala, dificuldades sociais, entre outras. Porém um sintoma não caracteriza o transtorno, sendo necessário um avaliação dos profissionais capacitados para diagnosticar.
O Transtorno do Espectro Autista, irão apresentar diversos sintomas característicos, portanto vale salientar que cada indivíduo irá apresentar seu modo de ser e suas formas de lidar com o mundo. O diagnóstico precisam ser fornecido por profissionais qualificados e as avaliações não devem partir de enquadramentos que sejam meramente pegos na Internet. Então, sintomas como dificuldade de fazer contato ocular, olhar para rostos, dificuldade em imitar, dificuldade em responder quando é chamado pelo nome, em interagir com os outros, apontar e ter preferência por brincar sozinho, além de poder também exibir comportamentos incomuns limitados e repetitivos, como girar as coisas e enfileirar brinquedos. É comum também que essas crianças apresentem reações anormais a estímulos sensoriais, podem sinalizar quando precisamos procurar profissionais qualificados para auxiliar os clientes a encontrar um prognóstico para essa pessoa. Espero ter auxiliado. Fico a disposição para qualquer dúvida.
Os sintomas mais comuns observados na pessoa com TEA são atraso na fala, dificuldades de socialização, estereotipias (como movimentos repetitivos com as maõs ou movimento com o corpo), dificuldades quanto ao contato visual, alterações sensoriais.
Olá!
O TEA (Transtorno do espéctro autista) pode caracterizar-se por: hiperatividade, agressividade, distúrbios de sono, problemas de coordenação motora, estereotipias, dificuldade com contato visual e toque, fobia social, comprometimento intelectual, dentre outros sintomas.
É preciso buscar um profissional especializado para fazer o diagnóstico diferencial.
Espero ter ajudado!
Abraço,
Nazareth Ribeiro
Estudos apontam que os primeiros sinais podem ser detectados por especialistas entre 1ano e meio a 3 anos, mas os pais podem perceber pistas importantes que facilitam a detecção de comportamentos semelhantes ao diagnóstico e evidenciam a busca por ajuda profissional o mais rápido possível. Os sinais podem ser percebidos na forma como o bebê ou a criança olham para objetos, como pedem o que desejam e como reagem quando apontados para alguma direção. Quando bebê um sinal que não significa diagnóstico, mas pode sinalizar a possibilidade, é a forma como o bebê não fixa o olho na mãe durante a amamentação e pode ter um olhar mais perdido, outro ponto a ser observado é a facilidade do bebê aceitar o colo de qualquer pessoa, afinal, na fase dos 8 meses é natural estranhar e até chorar com pessoas que não fazem parte do seu dia-dia, e sendo diagnóstico autista, é um sinal amarelo de que as relações não fazem muita diferença o que é bem característico desses diagnóstico, episódios de choro ininterruptos, inquietação constante ou o contrário também precisam ser percebidos com cuidado. Outro ponto a ser observado, ao entendermos, a forma como os sentidos dos mesmos podem ser afetados, é que, barulhos, certas texturas ou toques podem incomodá-los de forma bem diferente de outros bebês ou crianças que não tenham sintomas do TEA. Um último sinal importante, para que fique claro, são os movimentos integrados estereotipados do tronco, mãos e cabeça, além da aparente surdez e em muitos casos ausência de fala. Então, para entendermos de forma mais simples, precisam ser percebidos dificuldade de linguagem, socialização e comportamentos que demonstrem restrição e repetição. Mas lembremos sempre, um diagnóstico só pode ser fechado, a partir, de uma avaliação bem feita por profissionais especialistas.

Espero ter ajudado,
Atenciosamente, Laryssa Carvalho.
Muito significativa sua pergunta e deve ser observado desde a primeira infância, segundo o DSM-5:
Inabilidade persistente na comunicação social e na interação social nos mais variados contextos, não-justificados por atraso geral no desenvolvimento, e que se manifesta por 3 características a seguir:
Déficits na reciprocidade sócio-emocional;
Déficits nos comportamentos não-verbais de comunicação usuais para a interação social;
Déficits nos processos de desenvolver e manter relacionamentos.
Padrões restritos, repetitivos de comportamento, de interesses ou atividades manifestado por, pelo menos, 2 dos seguintes itens:
Fala, movimentos motores ou uso de objetos de forma repetitiva ou estereotipada;
Adesão excessiva a rotinas, rituais verbais ou não-verbais, ou excessiva resistência `a mudanças;
Interesses fixos e altamente restritos que são anormais em intensidade e foco;
Hiper- ou hipo-reatividade para percepção sensorial de estímulos do ambiente ou interesse anormal e excessivo para estímulos senso-perceptivos.
Oi, apesar do diagnóstico geralmente ser atribuído com 3 anos, é importante estar atento aos sinais como: falta de interesse em contato visual ou em rostos humanos, preferência em brincar sozinho, hipersensibilidade tátil e auditivo, dificuldade na comunicação de forma geral (verbal e tátil/“apontar”) e seletividade alimentar. TEA ainda pode apresentar comportamentos disruptivos e esteriotipias como gritar, andar em círculos, balançar, bater a cabeça (etc). Ainda se mostram rígidos quanto ao padrão de comportamento diário, perceptível pela escolha dos mesmos itens e pela necessidade de rotina estruturado. Existe também o hiperfoco, o qual o individuo se dedica a finco num determinado tema, tornando-o “expert” no assunto. O TEA Se expressa de maneira particular em cada individuo erequer acompanhamento interdisciplinar, a fim de que possa desenvolver suas potencialidades. Espero ter contribuído. Caso suspeite, busque um especialista, a intervenção precoce é de grande importância.
Boa noite! Os sintomas podem variar muito de acordo com o tipo, os mais frequentes são, ausência completa ou dificuldade de manter contato interpessoal onde destacamos principalmente o contato visual, incapacidade de aprender e falar ou ainda não usa a fala como forma de comunicação, incidência de movimentos estereotipados e repetitivos,deficiência mental.
O TEA (Transtorno do espéctro autista) pode caracterizar-se por: hiperatividade, agressividade, distúrbios de sono, problemas de coordenação motora, estereotipias, dificuldade com contato visual e toque, fobia social, comprometimento intelectual, dentre outros sintomas. É preciso buscar um profissional especializado para fazer o diagnóstico diferencial. Espero ter ajudado!
GICÉLIA MOURA
Os sintomas mais característico do TEA é a dificuldade na comunicação e a falta de interação social. A partir dos dois anos de idade ja se pode observar se o comportamento de uma criança apresenta sintomas de TEA. No entanto, para o diagnóstico é preciso de mais tempo porque cada criança apresenta ritmos diferentes de desenvolvimento cognitivo e comportamental. Além dos fatores biológico, é importante ficar atento aos fatores ambientais, pois muitas vezes a criança não interage por falta de estímulos. Mas tudo isso precisa ser avaliado por um especilaista.
Os primeiros sinais que a criança transparece, como dificuldade na comunicação social, podem não ser os primeiros que os pais percebem. Uma característica importante do Autismo é que os sinais e sintomas devem ser correlacionados com a idade do paciente. Para uma avaliação detalhada, recomendo uma consulta com o Pedopsiquiatra (Psiquiatra da Infância e Adoelscência).
Olá, tudo bem?
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta, principalmente, três áreas: habilidades sociais, habilidades de comunicação e comportamentos repetitivos.
Os sinais relacionados as habilidades sociais podem ser: ausência de sorrisos em respostas a outras pessoas; pouco ou ausente expressão de sentimentos; pouco ou ausente contato visual, não procura por outras pessoas, etc.
Os sinais relacionados à comunicação podem ser: atraso na fala; pouco balbucio quando bebê; não aponta para o que quer; não pede pelo que quer; não responde quando chamado pelo nome, etc.
Comportamentos repetitivos e restritivos: movimentos repetitivos; fala repetitiva ou como eco (ecolalia); interesses muito restritos; apego extremo a rotinas; preferência por determinados alimentos e rejeição a outros; entre outros.
Importante salientar que, como a própria palavra diz, "espectro", trata-se de um transtorno com muitas formas de manifestação, ou seja, não significa que um indivíduo diagnosticado com TEA apresente todos os sintomas da mesma forma.
Olá!
O TEA é um dos transtornos do neurodesenvolvimento mais prevalentes na infância. Vai se caracterizar pelo comprometimento de dois domínios centrais: 1) déficits na comunicação social e interação social e 2) padrões repetitivos e restritos de comportamento, interesses ou atividades. Geralmente, os pais, principalmente os de primeira viagem, percebem os déficits percebem mais possíveis problemas de audição (a criança não olha quando a chamam, por exemplo), atrasos na linguagem, na fala, interação social e compartilhada e alguns comportamentos repetitivos.
Dificuldade em se comunicar, dificuldade de interação social e por interesses ou movimentos repetidos realizados pela pessoa, porém, é importante procurar a ajuda de um profissional para diagnóstico adequado.
TEA: O transtorno do espectro do autista é um transtorno relacionado ao desenvolvimento neurológico. Sua caracterização é feita pelos sinais e sintomas apresentados pela pessoa que apresentam dificuldades em se comunicar e de se interagir socialmente e por interesses ou movimentos repetidos realizados pela pessoa.
A identificação de atrasos no desenvolvimento ou comportamento da criança, como por exemplo: dificuldade em comunicar algo que gostaria, alguma dor, algum incômodo sensorial, movimentos repetitivos, entre outros.

Olá! O Transtorno do Espectro Autista possui uma gama variada de graus, sintomas e características. Importante voltar o olhar ao ser humano antes de se preocupar com critérios diagnósticos. Os profissionais de psicologia e psiquiatria possuem uma formação sólida que lhes dá a possibilidade de diagnosticar e de atender terapeuticamente cada pessoa que chega a seus consultórios. Recomendo que agende uma consulta para conversar sobre o que sente e iniciar um tratamento que te auxilie no que você busca para si.
O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) é uma referência amplamente utilizada por profissionais de saúde mental para o diagnóstico de transtornos, incluindo o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A seguir, estão os critérios diagnósticos do DSM-5 para o TEA:

Critérios A: Déficits persistentes na comunicação social e na interação social em múltiplos contextos, manifestados por pelo menos dois dos seguintes itens:

Déficits na reciprocidade social, variando desde uma anormalidade no diálogo até a falta de iniciativa de interação social.
Déficits na comunicação não verbal, usados para interação social, como contato visual, expressões faciais e linguagem corporal.
Dificuldades em desenvolver, manter e entender relacionamentos, que podem ser manifestadas por dificuldade em compartilhar interesses, emoções e falta de reciprocidade social.
Critérios B: Padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades, manifestados por pelo menos um dos seguintes itens:

Comportamentos motores ou verbais repetitivos, estereotipados ou movimentos do corpo.
Adesão excessivamente rígida a rotinas, padrões ritualizados ou resistência extrema a mudanças.
Interesses restritos e fixos com intensidade anormal em assuntos específicos.
Hiper ou hiporreatividade a estímulos sensoriais ou interesse incomum em aspectos sensoriais do ambiente.
Critérios C: Os sintomas devem estar presentes desde os primeiros estágios do desenvolvimento.

Critérios D: Os sintomas causam prejuízos significativos no funcionamento social, ocupacional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo.

Critérios E: Os sintomas não podem ser melhor explicados por deficiência intelectual ou atraso global do desenvolvimento.

É importante destacar que apenas profissionais de saúde qualificados estão aptos a fazer um diagnóstico adequado do TEA. Esses critérios são uma diretriz geral, mas uma avaliação abrangente leva em consideração outros fatores, como história de desenvolvimento e comportamental, além de observação clínica.
O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é um distúrbio neurodesenvolvimental que geralmente se manifesta nos primeiros anos de vida, embora os sintomas possam variar significativamente de pessoa para pessoa. Os primeiros sinais e sintomas do TEA podem ser observados a partir da seguinte forma:

Dificuldades na Comunicação Social :

Déficits na reciprocidade social : Uma criança pode ter dificuldade em interagir socialmente, como não responder ao sorriso ou às tentativas de interação de outras pessoas.
Dificuldades na comunicação não verbal : Pode haver deficiências na linguagem corporal, expressões verbais, contato visual e gestos.
Dificuldade em desenvolver relacionamentos : Uma criança pode ter dificuldade em estabelecer amizades ou relacionamentos significativos com colegas e familiares.
Padrões de Comportamento Repetitivos e Restritos :

Interesses e atividades restritas : A criança pode desenvolver interesses intensos e específicos, muitas vezes obsessivos, em tópicos específicos ou objetos.
Comportamentos motores repetitivos : Pode haver movimentos repetitivos, como balançar as mãos, bater a cabeça ou alinhar objetos de maneira precisa.
Resistência à mudança : Mudanças na rotina ou no ambiente podem ser difíceis de aceitar e podem causar angústia.
Atrasos no Desenvolvimento da Linguagem :

Atraso na fala : A criança pode demorar a começar a falar ou apresentar atrasos importantes na aquisição da linguagem.
Ecolalia : A repetição de palavras ou frases ou a imitação da linguagem de outras pessoas é comum.
Hiper ou Hipossensibilidade Sensorial :

Sensibilidade aumentada : A criança pode ser sensível a estímulos sensoriais, como luzes, sons, texturas ou cheiros, e pode reagir exageradamente a eles.
Sensibilidade diminuída : Por outro lado, uma criança pode parecer insensível a estímulos, não respondendo a dor ou a variações de temperatura, por exemplo.
Comportamentos de Isolamento e Falta de Interesse em Outras Pessoas :

Preferência pela solidão : A criança pode preferir brincar sozinha em vez de interagir com outras crianças.
Falta de empatia : Pode haver dificuldade em entender as emoções e perspectivas dos outros.
Atrasos no Desenvolvimento Motor :

Coordenação motora : Pode haver atrasos no desenvolvimento da progressão motora fina e grossa.
É importante observar que esses sintomas podem se manifestar de forma variável e em diferentes graus em crianças com TEA. Além disso, o diagnóstico do TEA geralmente requer uma avaliação cuidadosa por profissionais de saúde, como psicólogos, psiquiatras e terapeutas comportamentais, que consideram a presença e a gravidade desses sintomas ao longo do tempo.

Lembre-se de que o diagnóstico precoce e a intervenção adequada são fundamentais para ajudar as crianças com TEA a desenvolverem suas habilidades e alcançarem seu potencial máximo. Se você suspeita que uma criança pode estar apresentando sintomas de TEA, é aconselhável procurar ajuda profissional o mais cedo possível.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 110
Ola, boa tarde! TEA - Transtorno do Espectro Autista, é um transtorno do neurodesenvolvimento, iniciado precocemente, e é necessário uma avaliação com especialista (neuropediatra, psicólogo). Nós profissionais usamos como referencia o DSM V, que traz como tríade para a avaliação as três categorias: Deficiência Social, Dificuldades de linguagem e comunicação e Comportamentos repetitivos e/ou restritivos. Sendo importate observar a dificuldade em duas áreas: ‘Comunicação social’ e ‘Comportamentos ou interesses restritos, repetitivos e/ou sensoriais’. Para que a criança seja diagnosticada com autismo, ela deve ter dificuldades nessas duas áreas ou apresentar características do autismo desde cedo, mesmo que os sinais diminuam em fases mais tardias da infância.
Aconselho procurar ajuda profissional para avaliação e conduta.
Qualquer duvida estou a disposição. Um abraço
@psiluanamarys
Alguns dos primeiros sinais de alerta que os pais e cuidadores podem observar incluem:
Atraso na comunicação, Dificuldades na interação social, Comportamentos repetitivos, Sensibilidades sensoriais,...
É importante lembrar que nem todas as crianças com TEA exibirão todos esses sintomas, e alguns podem desenvolver habilidades de comunicação e sociais com o tempo, especialmente com intervenções precoces.
Não ficou muito claro pra mim qual a idade a ser diagnosticada. De qualquer forma, o TEA é um espectro que pode gerar uma sintomatologia ampla. Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Doenças Mentais mais atual (DSM05-TR) podemos classificar o TEA em 3 níveis de apoio, sendo: 3 o mais severo e 1 o mais leve. Autistas nível 1 de apoio são muito funcionais e acabam muitas vezes mascarando os sintomas, devido a sua adaptação sociocultural, dificultando a percepção do transtorno, que muitas vezes só é detectado na adolescência ou fase adulta, após um grande grau de sofrimento não percebido socialmente. Mas independente da idade tem algumas característica mais frequentes como comportamento repetitivo (gosta de ver o mesmo filme, ouvir a mesma música ou a mesma história repetidamente) ou restritivo (com alimentos ou roupas de determinados modelos, cores ou texturas), dificuldade de interação social (normalmente tem pouquissímos amigos ou prefere estar sozinho), são mais literais (podem não entender metáforas, sarcasmo, algumas formas de expressão ou piadas de duplo sentido), se não aprederam a mascarar tendem a falar as coisas de forma extremamente sincera, sem perceber quando a fala é inapropriada ou pode chatear alguém, entre outras. Mas o diagnóstico para o TEA deve ser feito em conjunto por um neuropsicologo/ psicólogo e um psiquiatra e demanda um processo com entrevistas e testes direcionados. Espero ter ajudado.
Olá, espero que esteja bem e que fique bem.
Os sintomas do TEA variam amplamente entre indivíduos e podem se manifestar de diferentes formas e em diferentes idades. Alguns dos primeiros sinais observados pelos pais ou cuidadores incluem dificuldades na interação social, como falta de resposta ao nome, evitação do contato visual e dificuldades em entender as emoções dos outros. Também podem ocorrer dificuldades na comunicação, como atrasos na fala ou uso incomum da linguagem, além de comportamentos repetitivos ou restritos, como movimentos corporais repetitivos ou fixação em padrões específicos de comportamento. Além disso, alguns indivíduos podem apresentar sensibilidade sensorial, seja hipersensibilidade ou hipoatividade a estímulos sensoriais. É importante lembrar que esses sintomas variam em cada pessoa e em sua gravidade. Se houver preocupações, é essencial buscar avaliação por um profissional de saúde qualificado para um diagnóstico precoce e intervenção adequada, que podem fazer uma diferença significativa no desenvolvimento e bem-estar da criança.
Espero ter ajudado caso precise conversar sobre este ou outros assuntos fico à disposição.
Abraços