Qual a melhor abordagem psicoterápica indicada para pessoas narcisistas? Seria um psicólogo especial

20 respostas
Qual a melhor abordagem psicoterápica indicada para pessoas narcisistas? Seria um psicólogo especialista em TCC, ou em Psicanálise, ou Gestalt, ou algum outro? Qual?
Olá, não necessariamente existe uma abordagem melhor para se trabalhar o transtorno narcisista, isso porque quando vamos trabalhar o transtorno narcisista, precisamos trabalhar a história como um todo do paciente e suas questões intrínsecas, e isso qualquer teoria consegue fazer. Mas na Psicanálise podemos trabalhar as questões da constituição primária na infância e o desenrolar de várias questões para que o traço narcísico possa ter se acentuado e ter desenvolvido certos transtornos. O transtorno de personalidade narcisista — ou simplesmente narcisismo — consiste em desvios extremos da maneira como a pessoa pensa, percebe, sente e se relaciona com os outros.

Em outras palavras, trata-se de uma grave perturbação do caráter e das tendências comportamentais do sujeito, afetando todas as áreas da sua personalidade, a maneira como vê o mundo, os outros e a si mesmo, o modo como expressa e gerencia suas emoções e o seu comportamento social.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 140

Em verdade, não há uma abordagem mais indicada que a outra, para o caso em questão. O mais importante é você respeitar as suas preferências. Se você se identifica mais com a Psicanálise, por exemplo, é um psicanalista que você deve buscar! Aliás, é preciso cuidado com diagnósticos feitos às pressas ou por pessoas não qualificadas. Sim! Está na moda falar em pessoas narcisistas. Não sei se é o seu caso ou não. Mas, cuidado: não custa lembrar que somos muito mais que um rótulo, por assim dizer. Recomendo que você busque um profissional que entenda isso e cuide de você, para além de diagnósticos e sintomas. Desejo boa sorte!
Primeiramente seria interessante saber um pouco mais sobre o que você chama de "pessoas narcisistas". Seguindo as orientações psicanalíticas, narcisismo é um tempo, ou uma fase, em que passamos todos nós, e que serve como base para consolidação da nossa ideia de Eu. Não há, de fato, uma abordagem que seja mais indicada para cada coisa. Eu indicaria que você buscasse o profissional com quem você se identifica e que possa conduzir uma análise, ou uma terapia, no sentido de aprofundar um pouco mais nessa questão e, consequentemente, nas elaborações sobre o próprio narcisismo num contexto mais próprio e singular.
Olá! Para que um paciente se sinta confortável para falar sobre qualquer assunto, inclusive sobre o que chamamos popularmente de narcisismo, é recomendável que ele eleja um profissional e uma abordagem adequados a ele, de acordo com sua personalidade, desejos e demandas. Isso, não porque exista uma linha melhor ou pior, mas sim, pelas diferentes formas de entender o sujeito, nas psicoterapias distintas. As três áreas mais conhecidas, para que haja a procura pela identificação, são: psicodinâmica, existencial e comportamental. Contudo, existem tantas outras subclassificações. Desse modo, pesquisar, buscar referências, questionar diretamente o psicólogo e conhecer um pouco mais do modo de atuar do especialista, de alguma forma, pode auxiliar na sua decisão. Espero ter ajudado!
Olá! Inicialmente eu sugiro agendar com um psicólogo experiente, pode ser psicanalista, ou psicanalista com mais abordagens (dificilmente um profissional experiente atue numa abordagem apenas) e ver o diagnostico junto com esse narcisismo. Pode ser que seja tratável com psicoterapia. Porem se envolver psicopatia, por melhor que seja a abordagem ou profissional os resultados serão limitados. Narcisismo por si só fica difícil orientar você, teria que avaliar com mais profundidade. Certamente um bom profissional ira orienta-lo ou encaminha-lo. Espero ter ajudado. A disposição.
O melhor psicólogo será aquele que puder ajudar a pessoa a se observar e ter maior consciência de si mesma quando estiver atuando narcisicamente. Esse será o melhor psicólogo. Essa resposta já pode ser terapeutica se a pessoa começar a se observar, se perceber mais e ser mais precisa nas proprias ações e pensamentos,
Um grande abraço, Lea
Em 1910, Freud introduziu o termo narcisismo no discurso psicanalítico! Segundo ele, a libido pode ser direcionada ao próprio ego, o que ocorre na personalidade Narcísica. A Psicanalise, se debruçou a entender as personalidades Narcísicas e tem sido a abordagem que melhor desenvolveu a técnica para analisar esses indivíduos contribuindo para sua adaptação social. Além disso é a única abordagem a desenvolver, por mais de 100 anos, o estudo das personalidades Narcísicas construindo para sua plena compreensão. O termo Narcisismo entrou definitivamente para o discurso psicanalítico, quando Freud (1914/1974) abriu caminho para o entendimento do narcisismo como elemento constitutivo do amor-próprio e da autoestima e, portanto, destinado à autopreservação do sujeito e formação dos laços sociais. Em consonância com uma tradição psicanalítica fiel ao estudo dos quadros psicopatológicos, narcisismo tornou-se bastante conhecido em seu caráter patológico a partir dos estudos das estruturas psicológicas: neurose, perversão e psicose, conforme desenvolvido por Freud.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 250
Olá! Destaco que um processo de tratamento vai além do diagnóstico seja ele recebido por uma via profissional ou por identificação a uma série de características que compõem um quadro. O mais importante é a pessoa encontrar um profissional que se sinta à vontade para se abrir, falar do que lhe atinge, formular questões sobre si mesma. O tratamento em psicanálise não busca remover o sintoma (mesmo que isto venha a acontecer), mas construir uma base para que outras manifestações emerjam. As vezes, conforme o tratamento progride, o que levou a buscar ajuda se dissolve espontaneamente. Portanto acredito ser importante selecionar o que mais lhe incomoda na sua forma de ser e trabalhar isto com um profissional que te inspire confiança.
Olá! A abordagem é uma forma específica de olhar para o sujeito e suas questões. Por isso, o que mais importa não é qual seria "melhor", mas sim aquela com a qual você mais se identifica. Me coloco à disposição caso você queira agendar uma consulta e tentar um tratamento com a Psicanálise. :)
É preciso, primeiramente, compreender tanto o conceito de narcisismo quanto a existência de patologias narcísicas que dele são derivadas, e ter cuidado com diagnósticos "fáceis", muitas vezes identificados a partir de vídeos nas redes sociais.
Acredito que o papel da prática clínica hoje é também acompanhar as estranhas transformações subjetivas da atualidade, e esta clínica deve estar adaptada à produção de subjetividade, o que não significa apenas prover uma explicação da patologia do narcisismo, mas sobretudo uma investigação sobre o que adoece e paralisa as pessoas para promover uma vida criativa.
A tarefa do profissional, não importando sua abordagem, portanto, é acompanhar o paciente/cliente na construção da percepção si mesmo e permitir-lhe, através do seu encontro em terapia, a elaboração de uma nova história de vida, menos frágil. Um bom profissional poderá trabalhar, em conjunto com o paciente/cliente, para compreender os contextos em que são construídos os sentidos e percepções de si mesmo, e sobre seus relacionamentos.
A melhor abordagem psicoterápica indicada para pessoas narcisistas é aquela que é adequada às necessidades e objetivos individuais do paciente. Não existe uma abordagem única que seja a melhor para todos. No entanto, algumas abordagens psicoterápicas são mais eficazes do que outras no tratamento do transtorno de personalidade narcisista (TPN). Essas abordagens geralmente se concentram em ajudar o paciente a: Entender as origens de seus comportamentos narcisistas, desenvolver uma maior empatia e compreensão pelos outros, aprender a gerenciar suas emoções de forma mais saudável. Algumas das abordagens psicoterápicas mais eficazes para o tratamento do TPN incluem:
Terapia do esquema (TE): A TE é uma abordagem psicodinâmica que se concentra na identificação e modificação dos esquemas disfuncionais, que são crenças e padrões de pensamento negativos que estão na base de muitos problemas psicológicos.
Terapia cognitivo-comportamental (TCC): A TCC é uma abordagem baseada na evidência que se concentra na identificação e modificação dos padrões de pensamento e comportamento negativos.
Terapia centrada na pessoa (TCP): A TCP é uma abordagem humanista que se concentra no desenvolvimento de uma relação terapêutica positiva e na promoção do autoconhecimento e do crescimento pessoal.
Outras abordagens psicoterápicas que podem ser úteis no tratamento do TPN incluem:
Terapia baseada na mentalização (MBT): A MBT é uma abordagem que se concentra na capacidade de compreender e regular as próprias emoções e as emoções dos outros.
Terapia focada na transferência (TFP): A TFP é uma abordagem que se concentra na exploração das relações entre o paciente e o terapeuta. A escolha da abordagem psicoterápica mais adequada para uma pessoa narcisista deve ser feita por um profissional qualificado, que possa avaliar as necessidades individuais do paciente. Est0ou aqui para esclarecer mais dúvidas caso precise.
O Narcisismo é um traço de caráter e portanto não vejo nem uma abordagem mais eficiente do que a psicanálise pois a mesma irá trabalhar diretamente com as construções inconsciente que fazem o alicerce do caráter humano .
Para uma terapia ter um andamento que seja produtivo para a pessoa, ela precisa se identificar com o terapeuta (chamamos de transferência). O método usado geralmente não é o mais importante.
Também não necessariamente a pessoa chamada de Narcisista de fato o é. Durante as sessões de psicoterapia que é possível identificar os sentimentos, comportamentos, sensações dessa pessoa e o quanto impactam em sua vida e relações em geral. Somente com o andamento das sessões é que se pode conduzir a pessoa em direção a uma sensação de melhora no que ela busca, se isso de fato a incomoda de alguma forma.
Primeiramente o narcisista precisa estar consciente do seu comportamento e querer mudar. Sem isso nenhuma abordagem terá sucesso, pois o comprometimento com a própria análise é essencial em qualquer tipo de psicoterapia. Mas, na minha opiniao o mais indicado seria um atendimento psicanalítico, que vai levar a pessoa a rever sua história de vida e, assim, ter condições para mudar.
A escolha da melhor abordagem psicoterapêutica para indivíduos com traços narcisistas é uma decisão que envolve considerar diversos fatores, como as necessidades específicas da pessoa, a intensidade dos traços narcisistas e a existência de outros problemas ou transtornos psicológicos simultâneos. Não há uma abordagem única que seja ideal para todos os casos de narcisismo. Contudo, várias estratégias são reconhecidas por sua eficácia em abordar diferentes facetas do narcisismo. Entre elas, a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) se destaca.

A TCC é particularmente útil, pois oferece ferramentas para ajudar o indivíduo a identificar e alterar padrões de pensamento e comportamento que são prejudiciais. Essa abordagem pode ser benéfica no tratamento de certos aspectos do narcisismo, especialmente se o indivíduo também sofre de depressão ou ansiedade.

Fico à disposição para auxiliar e agendar uma consulta .Se estiver procurando suporte ou orientação psicológica, sinta-se à vontade para entrar em contato.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 120
Olá, como está?
Não existe em si uma abordagem que seja indicada como a mais recomendada para um determinado tratamento, em psicologia não é assim que as coisas funcionam, a pessoa inicia um tratamento para que justamente em alguns momentos de sua vida ela saia da posição em que está e se torne mais ativa, mais sujeito de sua própria história, tentar ver alguma terapia como "a mais indicada" pode ser colocar essa pessoa como objeto de um determinado tratamento que irá entregar tudo a ela como um medicamento e a proposta da existência da psicologia é diferente.
O(a) psicólogo(a) mais indicado é aquele(a) que a pessoa for, se sentir bem, sentir que está tendo uma transferência legal, está conseguindo elaborar suas questões e que o(a) profissional também esteja dando conta de lidar com as questões teóricas e práticas de tal atendimento.
Procure alguém que ache interessante com base em pontos múltiplos e não somente na abordagem como se ela fosse resolver tudo, porque não vai.
Espero ter ajudado.
A abordagem terapêutica mais eficaz para pessoas narcisistas pode variar dependendo da gravidade do transtorno e das necessidades individuais do paciente. Não existe uma resposta única para todos os casos. No entanto, algumas abordagens terapêuticas têm sido sugeridas como especialmente úteis no tratamento do narcisismo:
Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC): A TCC concentra-se em identificar e modificar padrões de pensamento disfuncionais e comportamentos inadequados. Para pessoas narcisistas, isso pode envolver trabalhar para reconhecer e desafiar padrões de pensamento egocêntricos e comportamentos prejudiciais para os relacionamentos.
Psicanálise: A psicanálise pode ser útil para explorar as origens inconscientes do narcisismo e trabalhar para resolver conflitos internos que contribuem para o comportamento narcisista. Isso pode ser um processo longo e intensivo, mas pode levar a mudanças duradouras na personalidade e nos relacionamentos.
Terapia Interpessoal: Esta abordagem terapêutica foca nos relacionamentos interpessoais e pode ajudar pessoas narcisistas a desenvolver habilidades de comunicação mais saudáveis, empatia e capacidade de se relacionar com os outros de forma mais genuína.
Terapia de Esquemas: A terapia de esquemas se concentra em identificar e modificar esquemas de pensamento profundamente arraigados que influenciam o comportamento. Para pessoas narcisistas, isso pode envolver trabalhar para desafiar esquemas narcisistas de grandiosidade e auto-importância.
Abordagens Integrativas: Muitos terapeutas combinam elementos de diferentes abordagens terapêuticas para criar um plano de tratamento personalizado que atenda às necessidades específicas do cliente. Isso pode envolver a combinação de técnicas da TCC, psicanálise, terapia interpessoal e outras modalidades.
acho que não existem "psicólogos especialistas em Psicanálise": existem, isto sim, psicanalistas...
A escolha da melhor abordagem psicoterápica para pessoas narcisistas pode variar de acordo com as necessidades individuais do paciente e a gravidade dos traços narcisistas apresentados. No entanto, algumas abordagens têm sido amplamente utilizadas com sucesso no tratamento do narcisismo:

Psicoterapia Psicanalítica: A psicanálise pode ajudar a explorar as origens profundas dos traços narcisistas, muitas vezes relacionados a feridas emocionais e experiências de vida passadas. O foco está na compreensão das defesas narcísicas e na construção de um relacionamento terapêutico que promova a reflexão e a mudança.

Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC): A TCC pode ser eficaz para abordar comportamentos específicos associados ao narcisismo, como a busca por validação externa e dificuldades de relacionamento. A TCC se concentra em identificar padrões de pensamento disfuncionais e desenvolver habilidades para enfrentar desafios interpessoais.

Terapia de Grupo: Participar de grupos terapêuticos específicos para pessoas com traços narcisistas pode fornecer um ambiente de apoio e feedback que promove a consciência de si mesmo e a mudança de comportamento.

Terapia Integrativa: Algumas abordagens terapêuticas integrativas combinam elementos de diferentes modalidades, adaptando-se às necessidades específicas do paciente. Isso pode incluir uma abordagem que combine técnicas da psicoterapia psicanalítica e da TCC, por exemplo.

É importante que o psicólogo tenha experiência e conhecimento no tratamento de pacientes com traços narcisistas, independentemente da abordagem específica utilizada. O estabelecimento de uma relação terapêutica sólida e de confiança é fundamental para o sucesso do tratamento. É recomendável que o paciente participe de uma avaliação inicial para determinar a abordagem mais adequada às suas necessidades individuais.

A psicanálise pode ajudar.
Eles têm uma personalidade muito difícil de se abrir os seus sentimentos, mais se eles se identificar com o profissional ai, terapia caminha.

Agora se você estiver querendo saber para convencer uma pessoa próxima, é muito difícil aceitar que precisa de ajuda. Narcisismos precisa estar no comando.