Qual é a melhor complementação de um terapia, com medicamentos: os medicamentos farmacológicos industriais

12 respostas
Qual é a melhor complementação de um terapia, com medicamentos: os medicamentos farmacológicos industriais (ex: rivotril, exodus etc) ou os fitoterápicos ( terapia floral por ex). Os mais "saudáveis", digamos assim ?!
Procure fazer uma avaliação com um psiquiatra ou um psicólogo de sua confiança. Sugiro o tratamento psicoterapia e o tratamento medicamentoso. O tratamento medicamentoso escolhido depois da avaliação.

Depende do diagnóstico! Cada caso é um caso. Se for ansiedade, depressão: leve, moderado, grave ou crônico, toc, tag, etc. Sugiro que consulte um especialista, psiquiatra ou um(a) psicólogo(a) para uma avaliação. Terapia ajuda quando o paciente está disposto melhorar e quando confia no profissional, independente de ser terapia medicamentosa ou psicoterapeutica ou ambas. Espero ter ajudado!!!

Forte abraço!!!
Olá, vai depender do caso e indicação clínica. A mais saudável realmente é aquela que será recomendada após avaliação médica. Segundo tudo direitinho com a terapia a evolução do prognóstico positivo será louvável!
A complementação da terapia com medicamentos irá depender da análise clínica do caso. Se, por exemplo, a depressão ou ansiedade, for de intensidade moderada a grave, acredito que a opção por uma medicação não fitoterápica possa ser a mais adequada.
A medicação bem indicada é a que realmente é a mais "saudável" para o paciente
Não existe medicamentos saudáveis. Todos trazem algum efeito colateral. O melhor resultado sempre está na administração ou gestão eficiente das emoções. Porem em determinados estágios dos transtornos emocionais, se faz necessário o uso de medicamentos. A priori, esta deve ser a ultima alternativa, depois de esgotadas todas possibilidades terapêuticas. Se você puder conviver com seu transtorno sem medicamentos até a cura, será mais feliz.
Sem dúvida os mais saudáveis são os naturais. Medicamentos alopáticos alteram diretamente o funcionamento bioquímico do organismo, atuam no corpo físico e são necessários em momentos de crise, apenas, pois podem causar dependência ou, simplesmente, maquear o funcionamento da psíque, afastando a pessoa de si mesma de seus sentimentos.
Os remédios naturais (fitoterapia, homeopatia, florais, etc.) permitem que essa alteração ocorra de maneira integrada, envolvendo o corpo energético e emocional, promovendo insights, aumento do nível de consciência e, por fim, modificam o funcionamento bioquímico do corpo.
Depende. O uso de medicamento deve ser sempre avaliado pelo psiquiatra. Este vai analisar se é necessário um fitoterápico ou outro tipo de medicamento. Lembrando que, se bem acompanhado por psiquiatra, o paciente certamente não corre riscos de dependência da substância utilizada.
Faça uma avaliação com um psicólogo ou um psiquiatra para encontrar o melhor procedimento para o seu caso. Siga as recomendações e se precisar dos medicamentos, inclua a psicoterapia. Se vc busca uma forma mais saudável para o tratamento, não terá resistência para incluir tb uma atividade física.
Medicamento, Psicoterapia e Atividade Física são ótimos aliados.
Espero ter ajudado!
Olá, a medicação só é indicada pelo médico especialista ou neurologista ou psiquiatra conforme o caso clínico e conforme o grau emocional o paciente encontra-se durante um processo de psicoterapia. mas esta decisão precisa ser tomada em conjunto com todos que lidam com o caso.
Bom dia,

Creio que você deva discutir isso com seu terapêuta. A análise do caso orienta outras intervenções.

Abc

Danilo Cruz
Depende do diagnóstico, alguns transtornos precisam de medicamentos controlados como por exemplo a esquizofrenia, a bipolaridade, o transtorno de bordeline entre outros. Se há um transtorno dessa magnitude é necessário os remédios controlados conforme orientação do psiquiatra. Os remédios fitoterápicos são naturais e saudáveis, porém não agem de forma eficiente para alguns transtornos. De qualquer forma é necessário o acompanhamento médico para qualquer medicamento.
Devo salientar que quaisquer tipo de medicamentos ante depressivo sem auxilio psicoterápico não traz bons resultados. O ideal é seu Psiquiatra fazer uma boa anamnese para saber qual tipo fará melhor efeito. Há Ante depressivos que impossibilita o paciente de fazer uma Psicoterapia devido seus efeitos colaterais.