Qual especialidade em psicologia devo procurar para um paciente com afasia? Ele tem muita dificuldad

28 respostas
Qual especialidade em psicologia devo procurar para um paciente com afasia? Ele tem muita dificuldade em articular as palavras, até mesmo na escrita, mas precisa muito de um especialista.
Neste caso, caso ainda não tenha feito, é importante fazer uma avaliação neuropsicológica multidisciplinar com participação de um fonoaudiólogo, estes profissionais irão avaliar a intensidade do problema pra trabalhar na reabilitação e nas terapias adequadas.
abçs
Te convidamos para uma consulta: Avaliação neuropsicológica - R$ 150

Olá! No caso da afasia que pode ser derivada de alguma sequela de doença neurológica, seria interessante uma avaliação de um neuropsicólogo, TCC ou Gestalt terapeuta. Mas concordo com a colega que a avaliação multidisciplinar pode ser muito importante, pois para além das questões emocionais importantes de serem trabalhadas, será muito necessário o trabalho de uma fono.
Espero ter ajudado!
Melhoras! ;)
Olá, boa noite!
Primeiramente, sugiro que procure um fonoaudiólogo, pois trata-se do profissional da área da saúde que trabalha com os diferentes aspectos motores da comunicação humana: linguagem oral e escrita, fala, voz, audição e funções responsáveis pela deglutição, respiração. Caso seja uma questão motora, com os protocolos que eles possuem, esta questão pode ser resolvida. Caso haja necessidade, ele indicará um psicólogo com especialização em neuropsicologia para tratar da parte emocional.
Espero ter ajudado
Um abraço
Isabel Rossetti
Psicóloga clínica e terapeuta sistêmica de casal e família.
A primeira coisa a fazer é procurar um fonoaudiologo , que vai ajuda-lo no processo de comunicaçao , no desenvolvimento desta capacidade . Mas este transtorno pede uma equipe multidisciplinar , um neuropsicologo, um neurologista, e outros profissionais alem do Fono, estes vão criar o ambiente favoravel para o seu desenvolvimento e tb ajudar a familia em como proceder para ampliar estas intervençoes com resposta positivas . Espero ter ajudado , um abraço
Olá!
As dificuldades próprias da afasia podem ser tratadas pelo fonoaudiólogo, considerando que você refere problemas motores na articulação da fala e também na coordenação motora fina. No entanto, é importante salientar que essas dificuldades também podem ocasionar questões emocionais frente a condição atual e que também devem ter a devida importância visto que pode desencadear sintomas depressivos, ansiosos, irritabilidade ou ainda problemas de relacionamento interpessoal.
A neuropsicologia trabalha na avaliação e também na reabilitação das funções cognitivas e emocionais das pessoas. Procure um profissional que tenha experiência nessa área. Fico à disposição . Um abraço
Ola é importante eliminar condições físicas primeiro com um fonoaudiólogo, depois buscar uma intervenção com teria cognitiva comportamental.
Terapeuta EMDR.
Olá, Sugiro que procure um fonoaudiólogo, para que faça um tratamento em conjunto, com um psicólogo especialista em terapia cognitiva comportamental. Boa sorte!

Olá. Acho que será bom um psicodiagnóstico, mas na psicologia não existe bem uma especialidade. Você pode procurar um profissional de psicopedagogia, que leda cm problemas de aprendizado, e também com psicólogos e fonoaudiologos mesmo. Diretamente com eles, você pode ter as respostas que precisa.
Olá...
É importante uma equipe multidisciplinar para este tratamento, sobre tudo, o fonoaudiólogo é o profissional mais indicado.
Abraços!
Olá, respondendo diretivamente sua pergunta quanto à especialidade psicológica, indico abordagem Cognitivo-Comportamental, pois tem como ênfase os entendimentos neurológicos e técnicas para trabalhar alguns transtornos específicos
Olá, fonoaudiólogo/ psicopedagogo dependendo da idade... Provavelmente dependendo do caso, ele indicará um neurologista.
Boa tarde!
Fonoaudiólogo, com equipe multidisciplinar!
Abraço!
Sugiro que seja feita uma avaliação e atendimento com um neuropsicólogo.
Olá! Seria importante primeiramente identificar que tipo de afasia se trata, de modo a buscar a melhor forma de reabilitação e acompanhamento. Assim, sugiro inicialmente que busque uma avaliação fonoaudiológica e neuropsicológica e posteriormente provavelmente será necessário que dê continuidade com acompanhamento multidisciplinar.
Olá. Busque um fonoaudiólogo para fazer uma avaliação, havendo necessidade ele encaminha para outro profissional. Atenciosamente.
Sugiro primeiro uma avaliaçãoógica para indicação do ou dos especialistas que farão o tratamento! Uma equipe multidisciplinar será o ideal!
Olá, bom dia!
Seria interessante um acompanhamento multidisciplinar com o fonoaudiólogo e psicólogo.
No que tange à especialidade psicológica, indico a abordagem Cognitivo-Comportamental.
Espero ter ajudado, Abraços!
Olá, o psicólogo para avaliar esse tipo de queixa é um especialista em neuropsicologia. Essa área da psicologia visa investigar o funcionamento do cérebro através de técnicas e exames padronizados. Isso pode permitir caracterizar melhor o tipo de afasia e elaborar um plano de tratamento personalizado para a pessoa afetada, considerando suas habilidades e dificuldades. Escolha um profissional de sua confiança e que esteja aberto a trabalhar em equipe com profissionais de outras áreas como neurologista e fonoaudióloga.
Uma neuropsicóloga consegue te providenciar um diagnóstico diferencial e mais preciso do quadro, pelos sintomas que você descreveu. A partir disso, essa profissional te encaminhará para um tratamento e cuidado diferencial, com intuito de te ajudar melhor.
O paciente já passa com neurologista? O que ocasionou essa disartria? Quem trabalha com Afasia é o fonoaudiólogo. Acho que é o profissional mais indicado para fazer uma avaliação da linguagem. Entretanto é importante ver se não existem outros prejuízos, memória, atenção, funções executivas. Daí o neuropsicólogo pode ajudar. Mas primeiro é preciso saber o que causou essa Afasia.
Olá! Para quadros de afasias sugiro que busque por um psicólogo com experiência e formação em avaliação neuropsicológica, este profissional provavelmente terá recursos para condução da reabilitação neste quadro. A reabilitação de um paciente afásico vai depender do tipo de afasia e do grau de comprometimento do paciente. Importante lembrar que esta é uma demanda que exige acompanhamento multidisciplinar (medicina, psicologia, fonoaudiologia - entre outros que forem necessário).
Olá,
O ideal é fazer uma avaliação com um neuropsicologia e um fonoaudiológo . Um abraço
Olá! Acredito que a origem da afasia deste paciente seja neurológica. Assim, suponho que para resolver a questão da afasia, o neurologista deva ser consultado. Talvez seja encaminhado posteriormente para algum profissional da fonoaudiologia como complemento do tratamento. Por outro lado, caso o sintoma (ou a situação) gere sintomas de ansiedade, depressão ou algum tipo de angústia, esse paciente se beneficiará de algum trabalho psicológico em que se vença a barreira da comunicação oral/falada. Psicóloga e paciente precisarão encontrar uma forma de se entenderem. Por exemplo, por meio de desenhos que o próprio paciente produz ou pela prancha de comunicação alternativa (que já vem com uma série de ícones/imagens favorecendo o diálogo).
Outra sugestão é a de psicoterapia para o familiar deste paciente, que pode se angustiar com a situação da dificuldade de comunicação ou pela doença que se estabeleceu.
Até mais!
Olá! Você deve procurar inicialmente um neurologista que após exames irá encaminha-ló para um fonoaudiólogo e psicólogo! Espero ter ajudado! Cuide-se!
Olá! O ideal é um acompanhamento multidisciplinar para um correto diagnóstico. Primeiro deve consultar um neurologista, esse profissional vai avaliar e encaminhar para outros profissionais se houver necessidade.
Para um paciente com afasia, que enfrenta dificuldades na comunicação verbal e escrita, a especialidade em psicologia mais indicada é a Neuropsicologia. A Neuropsicologia é uma subárea da psicologia que se concentra nas relações entre o funcionamento cerebral e o comportamento cognitivo, emocional e funcional.
Para um paciente com afasia, uma condição que afeta a linguagem e a comunicação, o profissional de psicologia mais adequado seria um neuropsicólogo. O neuropsicólogo é especializado na avaliação e no tratamento das funções cognitivas, incluindo linguagem, que podem ser afetadas por lesões cerebrais ou condições neurológicas, como a afasia. Esse profissional pode realizar avaliações específicas para entender o impacto da afasia nas habilidades linguísticas e desenvolver estratégias de reabilitação ou intervenção adaptadas às necessidades individuais do paciente. Além disso, uma equipe interdisciplinar, que pode incluir fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais, pode ser envolvida para abordar aspectos específicos da comunicação e da funcionalidade diária.