Devaneio excessivo pode ser causado pela Fobia social?

25 respostas
Devaneio excessivo pode ser causado pela Fobia social?
Oi oi, tudo bem? O devaneio excessivo, também conhecido como sonhar acordado, é caracterizado por fantasias e imaginações intensas que podem interferir nas atividades diárias e no funcionamento social. Embora não seja oficialmente reconhecido como um transtorno mental, algumas pessoas relatam dificuldades significativas devido ao devaneio excessivo. A fobia social, por outro lado, é um transtorno de ansiedade caracterizado pelo medo intenso de situações sociais e pelo receio de ser julgado ou avaliado negativamente pelos outros. Não há uma relação direta e estabelecida entre a fobia social e o devaneio excessivo nos critérios diagnósticos tradicionais. No entanto, é possível que algumas pessoas com fobia social usem o devaneio como uma forma de escapar das situações sociais temidas, criando mundos imaginários como uma estratégia de enfrentamento. É importante lembrar que cada pessoa é única, e os transtornos mentais podem se manifestar de maneiras diferentes em cada indivíduo. Se você ou alguém que você conhece estiver enfrentando dificuldades relacionadas ao devaneio excessivo, fobia social ou qualquer outra preocupação de saúde mental, é recomendável procurar a orientação de um psicólogo ou psiquiatra para uma boa avaliação e fornecer tratamento adequados. :)

Olá! A fobia social caracteriza uma pessoa que não vive plenamente por ter bloqueios, especialmente na área de convivência com outras pessoas. Nesse modo de viver existem vários outros sintomas e demandas, como devaneio, idealização, fugas, pensamentos negativos, isolamento. Importante tratar a doença em todo o conjunto.
O devaneio excessivo, também conhecido como transtorno de devaneio excessivo (TDE) ou transtorno de sonhar acordado, é caracterizado por fantasias intensas e prolongadas que interferem na capacidade da pessoa de realizar tarefas diárias. Embora não seja oficialmente reconhecido como um transtorno mental no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), algumas pessoas podem experimentar níveis significativos de devaneio que impactam negativamente suas vidas.

A fobia social, por outro lado, é caracterizada por um medo intenso e persistente de situações sociais, com preocupação excessiva com o julgamento dos outros. Pode envolver ansiedade, evitação de interações sociais e dificuldades em se relacionar com os outros.

Não há uma relação direta estabelecida entre fobia social e devaneio excessivo nos critérios diagnósticos. No entanto, ambos podem coexistir em algumas pessoas, pois cada indivíduo é único e pode experimentar uma variedade de desafios emocionais e psicológicos.

Se você estiver enfrentando dificuldades com devaneio excessivo ou fobia social, é aconselhável procurar a orientação de um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra. Eles podem ajudar a avaliar suas preocupações, oferecer suporte e desenvolver estratégias de enfrentamento adequadas às suas necessidades específicas.
Olá. O devaneio pode surgir como uma forma de fuga das situações que causam a fobia social, embora nao tenham ligação direta podem coexistir, ambos geram sofrimento e merecem atenção, por isso, aconselho quem apresentar esses sintomas a buscar um psicólogo/psicanalista para que possa tratar suas causas. Se for necessário o profissional irá encaminhar o indivíduo para um psiquiatra e será realizado um trabalho conjunto!
O devaneio excessivo, pode significar muitas coisas, pode ser inclusive uma forma de fuga da realidade por algum motivo que precisaria ser investigado. Mas o importante é, se você está se sentindo incomodada com esse devaneio e acredita que tenha relação com algum tipo de fobia, não exite em buscar ajuda. A TCC ,psicologia positiva e Mindfulness traz muitas técnicas que podem te ajudar com esse sintoma....boa sorte....qualquer dúvida, pode me procurar....
Imagine que o nosso psiquismo é como um kit de ferramentas, e o daydreaming (devaneio) é como um pincel dentro desse kit. Agora, o pincel é uma ferramenta valiosa, que pode ser muito útil para diversas tarefas criativas, como pintar um quadro ou criar uma obra de arte. Ele permite que a imaginação flua e seja expressa de maneira única.

No entanto, aqui está o ponto crucial: você não usaria o pincel para fixar um quadro na parede. Para isso, você precisaria de um martelo e um prego. Da mesma forma, o daydreaming (devaneio) é uma ferramenta valiosa da nossa mente, mas não é a ferramenta apropriada para lidar com todas as situações da vida.

A fobia social, nessa analogia, é como a necessidade de fixar um quadro na parede. É uma situação específica que envolve interações sociais e a lidar com as dificuldades que as acompanham. Quando alguém tem fobia social, o daydreaming pode ser usado de maneira inadequada, como tentar usar um pincel para pregar um quadro. Em vez de ajudar, o daydreaming pode sim, agravar a ansiedade social ao permitir que a pessoa se perca em preocupações e antecipações negativas sobre interações sociais futuras, ou que "fuja" do mundo externo se refugiando nos universos criados dentro da própria mente.

Um processo terapêutico te ajudaria a escolher a ferramenta certa para a tarefa certa, inclusive o "sonhar acordado", ao invés de ser visto negativamente como uma fuga da realidade, pode ser usado para lidar com a realidade, explorar seus anseios, desenvolver empatia, criar ensaios mentais, antecipações positivas e muitas outras formas.

Lembre-se de que o devaneio por si só não é um problema, a menos que interfira negativamente na vida da pessoa. A fobia social, por outro lado, é uma condição séria de ansiedade que necessita de acompanhamento profissional, muitas vezes envolvendo a cooperação entre o acompanhamento psiquiátrico (medicamentoso) e psicoterapêutico.
Sim, o devaneio excessivo pode estar relacionado à fobia social. Os indivíduos com sintomas de fobia social frequentemente experimentam ansiedade intensa em situações sociais, o que pode levar a um comportamento de evitação. O devaneio excessivo pode surgir como uma forma de escapismo, onde a pessoa se refugia em fantasias internas como uma maneira de lidar com a ansiedade e o desconforto associados a interações sociais.
Além disso, o devaneio excessivo pode servir como um mecanismo de defesa, ajudando a pessoa a se distanciar de situações sociais que percebe como ameaçadoras ou estressantes. Contudo, é importante destacar que o devaneio excessivo também pode ser um sintoma de outros problemas de saúde mental, como transtornos do humor ou ansiedade generalizada.

Gosto de abordar essa questão avaliando o contexto global do paciente, incluindo a frequência e a intensidade dos devaneios, assim como outros sintomas associados. Tratamentos como a terapia centrada na pessoa podem ser eficazes tanto para a fobia social quanto para o controle do devaneio excessivo, ajudando a pessoa a desenvolver habilidades de enfrentamento mais saudáveis e a melhorar a interação social. Estimo melhoras. Estou a disposição.
Devanear excessivamente pode sim estar conectado com a fobia social. Mas, grosso modo, devanear é um comportamento comum. O que estamos chamando de excesso precisa ser melhor investigado, embora seja claro que a frequência e intensidade em que você se vê devaneando lhe incomode, e isso é completamente válido.
Dito isso, é bem interessante entender que função esse comportamento assume quando acontece, principalmente em contextos de interação social.
Desejo que você consiga lidar com essas dificuldades! Se precisar, estou por aqui! Um abraço!
Bom dia
Pode. Respondendo a sua pergunta. O devaneio faz evitar situações sociais e manter o problema, porém é melhor fazer uma consulta de avaliação inicial para se obter um diagnóstico mais preciso e posterior tratamento psicológico
Olá, importante compreender antes de associar a fobia ou qualquer outro transtorno, o que seria esse "devaneio excessivo" em seu entendimento. O que você encontra nesse "mundo dos sonhos"? como é estar nele?Como é o seu mundo "real"? Esse devaneio, te gera desconforto ou sofrimento? Você compreender as possibilidades para esse movimento se fazer presente. Esse devaneio pode estar ou não associado a uma fobia social. Oriento buscar ajuda de profissionais que te ajudem a explorar cada um dos conceitos citados acima. Espero ter ajudado!
O devaneio excessivo, que é caracterizado por sonhar acordado, fantasias intensas e persistentes, pode estar associado a diferentes condições psicológicas, incluindo a fobia social, embora não seja uma característica específica ou diagnóstica desse transtorno.

A fobia social envolve principalmente um medo intenso e persistente de situações sociais ou de desempenho que possam resultar em avaliação ou julgamento negativo por parte dos outros. Geralmente, a fobia social é marcada por uma ansiedade significativa em situações sociais específicas, como falar em público, interagir com desconhecidos ou participar de eventos sociais.

O devaneio excessivo, por outro lado, é mais frequentemente associado a transtornos como o transtorno de ansiedade generalizada (TAG), transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) ou transtornos do espectro do autismo (TEA), mas também pode ocorrer em indivíduos sem nenhum transtorno psicológico diagnosticado.

As pessoas que têm fobia social podem encontrar refúgio nos devaneios, pois isso pode ser uma forma de escapar das situações sociais temidas. O devaneio excessivo pode funcionar como uma estratégia de enfrentamento para lidar com a ansiedade gerada pela fobia social. No entanto, o devaneio não é a causa direta da fobia social, mas pode ser um sintoma comum em indivíduos que lidam com altos níveis de ansiedade social.

É importante consultar um profissional de saúde mental para avaliar e compreender melhor seus sintomas e descobrir se eles estão associados a uma condição específica, como a fobia social, ou a outras questões que podem estar influenciando seu comportamento e pensamentos. O tratamento adequado e a orientação profissional podem ajudar a abordar tanto a fobia social quanto o devaneio excessivo, se estiverem causando desconforto ou impactando negativamente sua vida diária.
São sintomas que pela frequência que ocorrem merecem uma atenção. Nesse caso a terapia pode ser uma ótima opção. Avaliar junto com um profissional os prejuízos que anda tendo no seu dia a dia, em que momentos esses comportamentos aparecem, a frequência, e suas estratégias para amenizar esses sentimentos ruins, e com o psicólogo, tatear a experiência no momento da sessão quando for eliciada, a partir daí, acredito que a psicoterapia ajudará a desenvolver uma atenção mais flexível sobre os momentos que causam sofrimento e a identificar padrões de comportamento e suas funções. Espero ter ajudado, caso queira alguma informação estarei a disposição
A causa do que você chama de "devaneio excessivo" em você é algo que você pode descobrir por meio de um processo psicorerapêutico que te auxilie em seu autoconhecimento. E dessa forma você poderá lidar melhor com essa caracteristica e até mesmo desenvolver comportamentos que diminuam esse sintoma caso seja esse seu interesse.
Olá! O que o transtorno de ansiedade social (fobia social) pode gerar é um foco exagerado nos próprios pensamentos quando a pessoa esta enfrentando uma situação que envolva o contato com pessoas. Por exemplo, uma pessoa numa mesa de bar com outras pessoas, ficar imaginando ou se avaliando se suas falas foram bem aceitas ou não, ou também, por medo ou desinteresse, entrar em devaneios como uma forma de "fugir" da situação.
Olá, fobia social caracteriza uma pessoa que não consegue ter contato com outras pessoas em um ambiente social e uma das formas de lidar com esse tipo de transtorno, pode ser o devaneio, pois o devaneio caracteriza uma pessoa que entra em seu mundo de fantasia e desliga da realidade.
Portanto, a pessoa com fobia social, para desligar da realidade de ter que conviver em algum ambiente social, entra com seu devaneio. Tanto no caso da fobia social, quanto no caso do devaneio, é interessante se interrogar em um processo psicoterapêutico psicanalítico. Estou à disposição para agendar uma consulta!
O devaneio excessivo é uma condição caracterizada por um devaneio, uma fantasia que serve como uma distração da vida real, um sonhar acordado. Mmuitas vezes são os eventos da vida real que desencadeiam o devaneio excessivo. Esses eventos podem incluir estímulos sensoriais como ruídos e cheiros, experiências físicas como caminhadas e exercícios ao ar livre e até mesmo uma conversa com amigos ou parentes.
A fobia social é a incapacidade de lidar com situações de interações sociais com desconhecidos ou em lugares que coloquem a pessoa em evidência, gerando um extremo desconforto e nervosismo, fazendo com que ela se sinta vulnerável e evite essas situações a qualquer custo.Sintomas comportamentais da fobia social: Medo de interagir com pessoas desconhecidas, autoridades ou de destaque, Medo de demonstrar nervosismo e ansiedade, Medo de demonstrar sintomas físicos (como rubor e voz trêmula), Receio em passar por constrangimentos. Ansiedade extrema que antecede um evento, compromisso ou encontro, Receio em ser colocado em evidência em alguma situação, Receio de chegar em uma sala já com as pessoas sentadas, Ficar apreensivo em posicionar-se em discordância com alguma pessoa, Receio de expressar sua opinião, Pavor de situações em que pode ser avaliado, Ficar nervoso ao reunir-se com amigos em uma festa ou colegas do trabalho fora do expediente, Receio de atender ao telefone ou outras chamadas, Desconforto em manter contato visual com alguém durante uma conversa, entre outros sintomas. Recomendo que busque sessões de psicoterapia junto a um psicologo.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 140
O devaneio excessivo é caracterizado por um envolvimento excessivo e compulsivo em fantasias mentais que interferem na vida diária e nas atividades normais. Pode ser uma forma de escapismo ou uma maneira de lidar com o estresse emocional e a ansiedade.

A fobia social, por outro lado, é um transtorno de ansiedade caracterizado por medo intenso e persistente de situações sociais ou de desempenho, onde a pessoa teme ser julgada ou avaliada negativamente pelos outros.

Embora o devaneio excessivo e a fobia social sejam duas condições distintas, elas podem estar inter-relacionadas em algumas situações. No entanto, é importante notar que o devaneio excessivo não é exclusivo da fobia social e pode ocorrer em uma variedade de contextos e transtornos, ou mesmo em indivíduos sem nenhum diagnóstico clínico. Além disso, nem todas as pessoas com fobia social experimentarão devaneio excessivo, e nem todas as pessoas que experimentam devaneio excessivo têm fobia social.
Se você está enfrentando devaneio excessivo, fobia social ou ambas as condições, é importante procurar ajuda de um profissional de saúde mental qualificado para avaliação e tratamento adequados, fico a disposição.
Ola. O devaneio é um sintoma que pode estar conectado com um transtorno mental embora nao seja padrão. Está presente as vezes em alguns transtornos mentais como esquizofrenia, TDAH, Bipolaridade ou outros como na fobia social. A fobia está associada ao medo fruto de uma ansiedade desregulada que aprisiona apessoa e a isola. A pessoa pode com este isolamento criar para si "mundos paralelos e fantasias" para justificar seu medo. Importa que seja investigado a origem ou causa dos devaneios, por profissionais habilitados como psicólogos e psiquiatras. Fico a disposição.

Sim, o devaneio excessivo pode ser influenciado pela fobia social. A preocupação intensa com a avaliação social pode levar à evasão através de fantasias. Na terapia cognitivo-comportamental, abordamos esses padrões de pensamento e comportamento para reduzir tanto a ansiedade social quanto o devaneio excessivo.
Todas as pessoas tem o hábito de devanear (sonhar acordadas). Esse comportamento tem a função de nos auxiliar fugir de conflitos e estresse, realização de desejos imaginários, para escapar de situações dificeis da vida, etc. Entretanto quando em excesso esse devaneio pode ser tornar uma espécie de compulsão onde a pessoa passa muito tempo perdida em seus pensamentos e fantasias. Existe até um nome para nos falar dessa condição Maladaptive daydreaming. O devaneio é considerado mal adaptado quando ocorre por longos períodos de tempo e interfere nas atividades diárias e no sono. Não está propriamente relacionado a um quadro de Fobia Social, mas pode aparecer um muitos transtornos. Estudos indicam também que pessoas que tiveram uma história de vida dificil também podem apresentar esse devaneio excessivo. O devaneio não costuma ser um sintoma da Fobia social, mas pode sim acompanhar o quadro. Para saber isso é necessário conhecer o conteúdo dos pensamentos e se o devaneio acontece imaginando cenas onde o desempenho social ocorre dentro do esperado ou desejado pela pessoa que sonha acordada. Espero ter ajudado. Abraço.
Olá bom dia, Espero que esteja bem! vamos lá,
Embora possa haver uma correlação entre o devaneio excessivo e a fobia social em alguns casos, não necessariamente um causa o outro. O devaneio excessivo é um padrão de pensamento persistente e involuntário, enquanto a fobia social é caracterizada pelo medo intenso de situações sociais. No entanto, indivíduos com fobia social podem recorrer ao devaneio excessivo como uma forma de evitar ou lidar com o desconforto social. É importante procurar orientação de um profissional de saúde mental para entender melhor as causas subjacentes e desenvolver estratégias de tratamento adequadas para ambas as questões.
Estou a disposição !
Oara Milametto Mendonça.
@oaramendonca
Oi pode sim. É uma hipótese possível para a causa do devaneio de uma pessoa. Pessoas com fobia social muitas vezes se encontram em situações de estresse e ansiedade devido a interações sociais. Isso pode levar a uma tendência a escapar para dentro da própria mente como uma forma de alívio ou fuga da realidade. Basicamente, ao invés de enfrentar situações sociais que geram desconforto, a pessoa se perde em pensamentos ou histórias imaginárias onde se sente mais segura ou confortável. Embora o devaneio possa servir como um mecanismo de coping temporário, se tornando excessivo, pode impactar negativamente a capacidade da pessoa de funcionar no dia a dia, reforçando o ciclo de evitação e ansiedade social. Portanto, entender e tratar a fobia social pode ajudar a reduzir a necessidade de recorrer ao devaneio como forma de escape. Espero ter ajudado.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
O devaneio excessivo, também conhecido como transtorno de devaneio excessivo (TDE) ou transtorno de fantasia, é caracterizado por uma incapacidade de parar de fantasiar ou de se perder em pensamentos e imaginação, muitas vezes às custas das atividades diárias e do funcionamento normal. Enquanto a fobia social envolve um medo intenso e persistente de situações sociais ou de interação com outras pessoas, não é considerada uma causa direta do devaneio excessivo. No entanto, é importante notar que transtornos de ansiedade, incluindo a fobia social, podem contribuir para a intensificação do devaneio excessivo em algumas pessoas. Por exemplo, alguém com fobia social pode recorrer ao devaneio excessivo como uma forma de evitar enfrentar situações sociais temidas, usando a fantasia como um refúgio temporário da ansiedade e do desconforto social. Além disso, indivíduos com transtornos de ansiedade em geral podem apresentar uma tendência aumentada ao devaneio excessivo como uma forma de lidar com o estresse emocional e as preocupações. Portanto, embora a fobia social não seja uma causa direta do devaneio excessivo, pode haver uma relação entre os dois, especialmente quando consideramos os mecanismos de enfrentamento e as formas como as pessoas lidam com o estresse emocional.
O devaneio excessivo pode, em alguns casos, estar associado à fobia social. Pessoas com fobia social, que experimentam ansiedade significativa em situações sociais devido ao medo de serem julgadas, embaraçadas ou humilhadas, podem se voltar para o devaneio como uma forma de escapismo. Isso pode ser uma tentativa de se distanciar de situações sociais angustiantes ou da ansiedade diária, criando um refúgio mental onde se sentem mais seguras e confortáveis. Procure um profissional.
A fobia social é um transtorno de ansiedade caracterizado por um medo intenso e persistente de situações sociais ou de desempenho que envolvam avaliação por parte de outras pessoas. Os sintomas típicos incluem ansiedade extrema, tremores, sudorese, taquicardia e até mesmo ataques de pânico.
Por outro lado, o devaneio excessivo, também conhecido como fantasiosidade ou sonhar acordado de maneira persistente, pode estar relacionado ao TDAH entre outros transtornos. É comum que as pessoas tenham períodos de devaneio esporádicos, mas em certas situações, isso pode se agravar a ponto de impactar consideravelmente a rotina diária, as relações interpessoais e o desempenho global. No entanto, é importante notar que as pessoas com fobia social podem recorrer ao devaneio excessivo também como uma forma de escapismo ou de enfrentar situações sociais difíceis, já que pode oferecer um refúgio temporário da ansiedade e do desconforto social.
É sempre recomendável buscar orientação de um profissional de saúde mental para um diagnóstico adequado e um plano de tratamento personalizado.