A terapia brainspotting e indicado para fobia social ?

29 respostas
A terapia brainspotting e indicado para fobia social ?
O Brainspotting é uma forma de psicoterapia que foi desenvolvida para ajudar as pessoas a processar e liberar traumas emocionais e psicológicos. Baseia-se na premissa de que "onde você olha afeta como você se sente" e utiliza a posição dos olhos para acessar partes do cérebro onde traumas estão armazenados. A técnica foi desenvolvida por David Grand, um terapeuta que descobriu que a direção em que os olhos de uma pessoa estão olhando pode ajudar a acessar memórias traumáticas que estão afetando sua saúde mental atual.

O Brainspotting tem sido utilizado para tratar uma variedade de condições, incluindo traumas, transtornos de estresse pós-traumático (TEPT), ansiedade e fobias específicas.

Em relação à Fobia Social (também conhecida como Transtorno de Ansiedade Social), que é um medo intenso e persistente de ser observado e julgado por outros e de fazer coisas que possam causar embaraço, há alguma evidência de que o Brainspotting pode ser útil. A ideia é que, ao ajudar o paciente a processar e liberar os traumas ou experiências passadas que podem estar contribuindo para sua fobia social, o Brainspotting possa ajudar a reduzir a intensidade da ansiedade social que o paciente sente em situações sociais.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, a terapia de Brainspotting pode ser indicada para fobia social. O Brainspotting é uma abordagem terapêutica que visa acessar e processar traumas, emoções e padrões negativos armazenados no cérebro. Embora seja mais conhecido por tratar traumas, muitos terapeutas também o utilizam para tratar fobias e ansiedade, incluindo a fobia social. No entanto, é importante discutir suas necessidades específicas com um profissional de saúde mental para determinar se o Brainspotting é a melhor abordagem para você.
Darei uma perspectiva de uma opção a mais para você. A Terapia EMDR é eficaz no tratamento da fobia social por permitir o reprocessamento de memórias negativas associadas a situações sociais, levando à redução da ansiedade e do medo. Além disso, contribui para a melhoria da autoestima, desenvolvimento de habilidades de enfrentamento e oferece um tratamento mais focado e baseado em evidências. É uma abordagem promissora para aqueles que sofrem de fobia social.
Para o tratamento da Fobia Social, há várias abordagens. Com a TCC Terapia Cognitiva Comportamental, se alcança excelentes resultados. Espero que após sua pesquisa você encontre uma abordagem que venha ao encontro de todas as suas necessidades. abraços.
Olá, tudo bem?
O Brainspotting pode ser indicada no processo terapêutico a fim de tratar sintomas de fobia social, pois ela auxilia na elaboração de quem não conseguem trazer novos significados de um trauma para o campo da consciência, assim essa forma de terapia busca promover uma mudança fisiológica com consequências psicológicas. @PsicologaSilmariaBandeira
Sim, o Brainspotting é uma abordagem terapêutica que pode ser indicada para tratar uma variedade de questões emocionais e psicológicas, incluindo a fobia social. No entanto, é importante entender que o Brainspotting não é a única abordagem terapêutica disponível para tratar fobias sociais e que a escolha da abordagem depende das necessidades e preferências individuais.

O Brainspotting é uma forma de terapia que se concentra em acessar e processar traumas, emoções reprimidas e outras dificuldades emocionais, utilizando o campo visual do cliente para identificar pontos específicos de ativação no cérebro. É uma terapia que envolve um estado de foco e ressonância interna, permitindo que a pessoa acesse e libere emoções e memórias armazenadas.

A fobia social, também conhecida como transtorno de ansiedade social, é caracterizada pelo medo intenso e persistente de situações sociais, onde a pessoa teme ser julgada, criticada ou humilhada. O tratamento da fobia social geralmente envolve terapia cognitivo-comportamental (TCC), que é uma abordagem bem estabelecida para tratar transtornos de ansiedade.

Se você está considerando o Brainspotting como uma opção de tratamento para a fobia social, é importante discutir isso com um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou terapeuta licenciado. Eles podem avaliar suas necessidades e decidir se o Brainspotting é apropriado para você ou se outra abordagem terapêutica, como a TCC, pode ser mais eficaz para tratar a fobia social. Cada pessoa é única e a escolha da abordagem terapêutica deve ser feita com base em uma avaliação profissional cuidadosa.
Como especialista em traumas psicológicos e abusos, eu diria que o importante é você ter um profissional de confiança e conforme avaliação fazer as técnicas indicadas. Eu não usaria ou indicaria uma técnica sem saber se seria o melhor para seu momento atual ou seus objetivos terapêuticos. Pacientes com fobia social costumam ser tímidos, tem bloqueios emocionais e auto estima baixa, eu sugiro uma boa psicoterapia, que pode usar dessas técnicas quando você estiver mais forte psicologicamente. Fico a disposição. Abc. @lisianehadlich.psi
Toda terapia pode contribuir para o tratamento que você precisa dependendo da competência do psicólogo. Proponho que você procure um psicoterapeuta para tratar deste assunto e também das suas necessidades para conquistar sua saúde emocional.
Olá. O brainspotting é uma forma de terapia que visa acessar e processar memórias traumáticas ou emocionalmente carregadas. Pode ser útil no tratamento da fobia social, pois ajuda a identificar e trabalhar com as emoções, medos e ansiedades. No entanto, é importante consultar um psicólogo para determinar se essa é a melhor abordagem para o seu caso específico. Sempre à disposição.
Pode, mas eu pessoalmente recomendaria o padrão ouro da TCC: terapia de exposição.
A abordagem que tem melhor evidência para tratamento de fobia social é a Terapia Cognitivo Comportamental. Sugiro que foque em profissionais que tenham essa formação.
O Brainspotting é uma abordagem terapêutica relativamente nova que pode ser considerada para tratar a fobia social. Essa técnica envolve identificar "brainspots" no campo visual relacionados a emoções e memórias ligadas ao problema. A eficácia específica do Brainspotting para a fobia social pode variar, pois a resposta terapêutica é individual. Alternativamente, terapias tradicionais, como a terapia cognitivo-comportamental (TCC), também podem ser recomendadas. Para determinar a melhor abordagem, é aconselhável discutir com um profissional de saúde mental. Eles avaliarão suas necessidades e preferências para orientar o tratamento apropriado.
Olá, tudo bem? Eu conheço essa técnica e acho que ela muito boa para casos de trauma, estresse pós traumático, fobias, etc...
A terapeuta que me atendia aplicou algumas vezes e foi muito bom...
Eu recomendaria, sem sombra de dúvida!
Espero ter ajudado!
Sim, muito indicada junto com o EMDR e o EFT, se quiser uma sessão informacional experimental gratuita entra em contato comigo, eu vou te explicar!
É uma das possíveis alternativas que tem evidência, assim como a EMDR e a TCC.
O Brainspotting é uma abordagem terapêutica que tem sido usada principalmente no tratamento de traumas, ansiedade, depressão e outras questões de saúde mental. Embora não seja tão amplamente conhecido quanto algumas outras terapias, algumas pessoas relatam benefícios significativos com essa técnica.

No entanto, quando se trata de fobia social, a terapia cognitivo-comportamental (TCC) é uma abordagem terapêutica que é mais amplamente reconhecida como eficaz. A TCC é especialmente projetada para tratar transtornos de ansiedade, incluindo a fobia social. A TCC ajuda os indivíduos a identificar e modificar padrões de pensamento e comportamento que contribuem para a fobia social.
O Brainspotting é uma abordagem terapêutica relativamente recente que tem sido usada para tratar uma variedade de questões de saúde mental, incluindo ansiedade, traumas, fobias e outros desafios emocionais. No entanto, é importante notar que o campo da saúde mental é diversificado e o que funciona para uma pessoa pode não funcionar da mesma forma para outra.

A fobia social é caracterizada por um medo intenso e persistente de situações sociais ou de desempenho, onde a pessoa se preocupa com o julgamento dos outros. Se você está considerando a terapia de Brainspotting para tratar a fobia social, é recomendável discutir essa opção com um profissional de saúde mental qualificado.
Sim.
As evidências científicas que temos atualmente para o tratamento de fobia social (ou transtorno de ansiedade social) utilizando Brainspotting ou EDMR são promissoras, mas controversas. E o que isso significa?

A primeira linha de tratamento para transtornos ansiosos, incluindo fobia social, é a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), com especial ênfase em técnicas de exposição. É especialmente comum nesse tipo de transtorno que as interpretações do paciente a respeito das situações sociais superestimam o seu risco, fazendo-o acreditar que elas são mais ameaçadoras que realmente são. Para promover o alívio dos sintomas e devolver autonomia e qualidade de vida, a TCC sugere que expôr o paciente gradualmente à situações aversivas permite, junto ao terapeuta, reavaliar os pensamentos e crenças sobre a situação temida, construindo uma visão mais realista e adaptativa, o que geralmente leva a diminuição dos sintomas e eventual melhora.

O que o Brainspotting faz? Guia o paciente a fazer movimentos com os olhos, enquanto fica deitado numa maca confortável e fala a respeito dos seus traumas e medos nas situações sociais. É o mesmo tipo de exposição, só que com a firula de ficar mexendo os olhos. Como não é uma terapia necessariamente direcionada à exposição, seus efeitos são relativamente limitados quando comparados à Terapia Cognitivo-Comportamental.

Por isso hoje, com a evidência que temos, a Associação Americana de Psicologia recomenda como melhor evidência para o tratamento de Transtorno de Ansiedade Social (ou fobia social) a Terapia Cognitivo-Comportamental.
Ficou interessado? Entre em contato e agende sua consulta!
As evidências científicas que temos atualmente para o tratamento de fobia social a melhor indicada seria a TCC (Terapia Cognitiva Comportamental), se alcança excelentes resultados. Entre em contato e agende sua consulta!
Olá, ainda sem evidências cientificas sobre sua eficácia. Procure a Terapia Cognitivo Comportamental que é um tratamento baseado em evidências e padrão ouro para transtornos de ansiedade. Um abraço
Olá.
A Terapia Cognitivo Comportamental é padrão ouro para TAS- Transtorno de Ansiedade Social. É também baseado em evidência científica, ou seja, tem estudos comprovando a sua eficácia para o tratamento. Então, por hora é considerada a abordagem mais eficaz.
O primeiro e mais importante passo é você buscar ajuda de um profissional que você se sinta segura, e assim este profissonal pode fazer uma avaliação do seu caso e ver as melhores técnicas a ser aplicadas para você, cada caso é específico e individual!
Caso precise estou a disposição!
att. Oara Milametto Mendonça
Olá, a abordagem baseada em evidências científicas de primeira que apresenta padrão ouro para tratar ansiedade social é a Terapia Cognitivo Comportamental e umas das técnicas usadas após a psicoeducação para você entender o seu funcionamento psíquico e o modelo cognitivo da ansiedade, após gradativamente em paralelo com técnicas de respiração diafragmática, reestruturação cognitiva, também a dessensibilização sistemática.
O mais importante é você estar em psicoterapia, somente dessa forma você poderá lidar com a sua fobia social e desenvolver maneiras de viver o seu dia com mais tranquilidade. Existem muitas alternativas de promessas de "psicoterapias certas", esteja atento sobre isso.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 100
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
A terapia brainspotting é uma abordagem terapêutica que se concentra no processamento de experiências traumáticas e emocionais. Embora tenha benefícios potenciais para diversos tipos de questões emocionais, sua eficácia específica para fobia social não é amplamente documentada na pesquisa científica.

Por outro lado, a terapia cognitivo-comportamental (TCC) é amplamente reconhecida como o tratamento de primeira linha para fobia social. A TCC foca na identificação e modificação de pensamentos distorcidos e comportamentos evitativos associados à ansiedade social, ajudando os indivíduos a aprenderem habilidades sociais e a enfrentarem gradualmente suas ansiedades.

Portanto, enquanto o brainspotting pode ser uma opção para algumas pessoas, a TCC é geralmente recomendada devido à sua base científica robusta e comprovada na abordagem da fobia social, proporcionando estratégias práticas e eficazes para superar os desafios associados à ansiedade social.
A terapia Brainspotting é uma abordagem terapêutica relativamente nova que foi desenvolvida por David Grand em 2003. Baseia-se na ideia de que o local onde os olhos se fixam pode afetar a forma como processamos e armazenamos memórias traumáticas ou emocionalmente carregadas no cérebro. A técnica é muitas vezes utilizada para tratar traumas, ansiedade, estresse e outros problemas emocionais.

No contexto da fobia social, Brainspotting pode ser considerada uma opção potencialmente útil, principalmente porque a fobia social frequentemente envolve uma série de respostas emocionais intensas que podem estar ligadas a memórias ou experiências passadas que evocam ansiedade. A técnica foca em identificar e processar essas memórias, o que pode ajudar a reduzir a intensidade da resposta emocional associada a situações sociais.

Brainspotting é realizada através da localização de pontos no campo visual do paciente que ajudam a acessar traumas e outros problemas emocionais não resolvidos. O terapeuta guia o paciente a olhar para um ponto específico enquanto explora pensamentos e sentimentos relacionados à sua fobia social. Acredita-se que isso facilita o acesso ao cérebro subcortical, onde as memórias traumáticas são armazenadas, permitindo um processamento emocional mais profundo.

Embora Brainspotting possa ser uma abordagem promissora para algumas pessoas com fobia social, é importante notar que a terapia ainda é relativamente nova e, como tal, pode não ter tanto suporte empírico quanto outras formas de terapia mais estabelecidas, como a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC). A TCC, em particular, tem uma vasta quantidade de evidências apoiando sua eficácia no tratamento de fobia social e é frequentemente considerada o tratamento de escolha para esse tipo de ansiedade.

Se você está considerando Brainspotting para fobia social, seria útil discutir essa opção com um profissional de saúde mental que esteja familiarizado com várias abordagens terapêuticas. Isso pode ajudar a determinar a melhor abordagem com base em suas necessidades individuais e na severidade de sua fobia social.
Boa tarde!

Pode te ajudar sim.
Indico procurar um profissional e experimentar algumas sessões.
A terapia Brainspotting pode ser útil para tratar fobia social, pois ela auxilia no processamento e liberação de bloqueios emocionais profundos relacionados a experiências traumáticas ou de vergonha, comuns em pessoas com esse tipo de fobia. O foco da técnica está em identificar pontos de tensão no campo visual, chamados "brainspots", que estão ligados a experiências emocionais negativas, ajudando a acessar e resolver essas questões de forma profunda.

Além disso, a psicanálise e a psicologia analítica de Jung também podem ser abordagens eficazes no tratamento de fobia social. A psicanálise permite explorar os conflitos inconscientes que podem estar por trás do medo e da ansiedade em situações sociais, ajudando a entender a origem dessas reações e a ressignificá-las. Já a psicologia analítica de Jung trabalha com os arquétipos e o inconsciente coletivo, promovendo um autoconhecimento profundo e ajudando a pessoa a integrar aspectos sombrios de sua psique, como o medo e a vergonha, o que facilita o processo de aceitação e superação de barreiras emocionais, inclusive no contexto social.

Especialistas

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Psicólogo

Nova Esperança do Piriá

Vanessa Fortunato de Oliveira

Vanessa Fortunato de Oliveira

Psicólogo

São Paulo

Thialy Beltran

Thialy Beltran

Psicólogo

Brasília

Rebeca Oliveira

Rebeca Oliveira

Psicólogo

Londrina

Gabriela Lazzari Ribas

Gabriela Lazzari Ribas

Psicólogo

Goiânia

Erika Felix da Silva

Erika Felix da Silva

Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 76 perguntas sobre Fobia social
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.