A terapia brainspotting e indicado para fobia social ?

25 respostas
A terapia brainspotting e indicado para fobia social ?
O Brainspotting é uma forma de psicoterapia que foi desenvolvida para ajudar as pessoas a processar e liberar traumas emocionais e psicológicos. Baseia-se na premissa de que "onde você olha afeta como você se sente" e utiliza a posição dos olhos para acessar partes do cérebro onde traumas estão armazenados. A técnica foi desenvolvida por David Grand, um terapeuta que descobriu que a direção em que os olhos de uma pessoa estão olhando pode ajudar a acessar memórias traumáticas que estão afetando sua saúde mental atual.

O Brainspotting tem sido utilizado para tratar uma variedade de condições, incluindo traumas, transtornos de estresse pós-traumático (TEPT), ansiedade e fobias específicas.

Em relação à Fobia Social (também conhecida como Transtorno de Ansiedade Social), que é um medo intenso e persistente de ser observado e julgado por outros e de fazer coisas que possam causar embaraço, há alguma evidência de que o Brainspotting pode ser útil. A ideia é que, ao ajudar o paciente a processar e liberar os traumas ou experiências passadas que podem estar contribuindo para sua fobia social, o Brainspotting possa ajudar a reduzir a intensidade da ansiedade social que o paciente sente em situações sociais.

Sim, a terapia de Brainspotting pode ser indicada para fobia social. O Brainspotting é uma abordagem terapêutica que visa acessar e processar traumas, emoções e padrões negativos armazenados no cérebro. Embora seja mais conhecido por tratar traumas, muitos terapeutas também o utilizam para tratar fobias e ansiedade, incluindo a fobia social. No entanto, é importante discutir suas necessidades específicas com um profissional de saúde mental para determinar se o Brainspotting é a melhor abordagem para você.
Darei uma perspectiva de uma opção a mais para você. A Terapia EMDR é eficaz no tratamento da fobia social por permitir o reprocessamento de memórias negativas associadas a situações sociais, levando à redução da ansiedade e do medo. Além disso, contribui para a melhoria da autoestima, desenvolvimento de habilidades de enfrentamento e oferece um tratamento mais focado e baseado em evidências. É uma abordagem promissora para aqueles que sofrem de fobia social.
Para o tratamento da Fobia Social, há várias abordagens. Com a TCC Terapia Cognitiva Comportamental, se alcança excelentes resultados. Espero que após sua pesquisa você encontre uma abordagem que venha ao encontro de todas as suas necessidades. abraços.
Olá, tudo bem?
O Brainspotting pode ser indicada no processo terapêutico a fim de tratar sintomas de fobia social, pois ela auxilia na elaboração de quem não conseguem trazer novos significados de um trauma para o campo da consciência, assim essa forma de terapia busca promover uma mudança fisiológica com consequências psicológicas. @PsicologaSilmariaBandeira
Sim, o Brainspotting é uma abordagem terapêutica que pode ser indicada para tratar uma variedade de questões emocionais e psicológicas, incluindo a fobia social. No entanto, é importante entender que o Brainspotting não é a única abordagem terapêutica disponível para tratar fobias sociais e que a escolha da abordagem depende das necessidades e preferências individuais.

O Brainspotting é uma forma de terapia que se concentra em acessar e processar traumas, emoções reprimidas e outras dificuldades emocionais, utilizando o campo visual do cliente para identificar pontos específicos de ativação no cérebro. É uma terapia que envolve um estado de foco e ressonância interna, permitindo que a pessoa acesse e libere emoções e memórias armazenadas.

A fobia social, também conhecida como transtorno de ansiedade social, é caracterizada pelo medo intenso e persistente de situações sociais, onde a pessoa teme ser julgada, criticada ou humilhada. O tratamento da fobia social geralmente envolve terapia cognitivo-comportamental (TCC), que é uma abordagem bem estabelecida para tratar transtornos de ansiedade.

Se você está considerando o Brainspotting como uma opção de tratamento para a fobia social, é importante discutir isso com um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou terapeuta licenciado. Eles podem avaliar suas necessidades e decidir se o Brainspotting é apropriado para você ou se outra abordagem terapêutica, como a TCC, pode ser mais eficaz para tratar a fobia social. Cada pessoa é única e a escolha da abordagem terapêutica deve ser feita com base em uma avaliação profissional cuidadosa.
Como especialista em traumas psicológicos e abusos, eu diria que o importante é você ter um profissional de confiança e conforme avaliação fazer as técnicas indicadas. Eu não usaria ou indicaria uma técnica sem saber se seria o melhor para seu momento atual ou seus objetivos terapêuticos. Pacientes com fobia social costumam ser tímidos, tem bloqueios emocionais e auto estima baixa, eu sugiro uma boa psicoterapia, que pode usar dessas técnicas quando você estiver mais forte psicologicamente. Fico a disposição. Abc. @lisianehadlich.psi
Toda terapia pode contribuir para o tratamento que você precisa dependendo da competência do psicólogo. Proponho que você procure um psicoterapeuta para tratar deste assunto e também das suas necessidades para conquistar sua saúde emocional.
Olá. O brainspotting é uma forma de terapia que visa acessar e processar memórias traumáticas ou emocionalmente carregadas. Pode ser útil no tratamento da fobia social, pois ajuda a identificar e trabalhar com as emoções, medos e ansiedades. No entanto, é importante consultar um psicólogo para determinar se essa é a melhor abordagem para o seu caso específico. Sempre à disposição.
Pode, mas eu pessoalmente recomendaria o padrão ouro da TCC: terapia de exposição.
A abordagem que tem melhor evidência para tratamento de fobia social é a Terapia Cognitivo Comportamental. Sugiro que foque em profissionais que tenham essa formação.
O Brainspotting é uma abordagem terapêutica relativamente nova que pode ser considerada para tratar a fobia social. Essa técnica envolve identificar "brainspots" no campo visual relacionados a emoções e memórias ligadas ao problema. A eficácia específica do Brainspotting para a fobia social pode variar, pois a resposta terapêutica é individual. Alternativamente, terapias tradicionais, como a terapia cognitivo-comportamental (TCC), também podem ser recomendadas. Para determinar a melhor abordagem, é aconselhável discutir com um profissional de saúde mental. Eles avaliarão suas necessidades e preferências para orientar o tratamento apropriado.
Olá, tudo bem? Eu conheço essa técnica e acho que ela muito boa para casos de trauma, estresse pós traumático, fobias, etc...
A terapeuta que me atendia aplicou algumas vezes e foi muito bom...
Eu recomendaria, sem sombra de dúvida!
Espero ter ajudado!
Sim, muito indicada junto com o EMDR e o EFT, se quiser uma sessão informacional experimental gratuita entra em contato comigo, eu vou te explicar!
É uma das possíveis alternativas que tem evidência, assim como a EMDR e a TCC.
O Brainspotting é uma abordagem terapêutica que tem sido usada principalmente no tratamento de traumas, ansiedade, depressão e outras questões de saúde mental. Embora não seja tão amplamente conhecido quanto algumas outras terapias, algumas pessoas relatam benefícios significativos com essa técnica.

No entanto, quando se trata de fobia social, a terapia cognitivo-comportamental (TCC) é uma abordagem terapêutica que é mais amplamente reconhecida como eficaz. A TCC é especialmente projetada para tratar transtornos de ansiedade, incluindo a fobia social. A TCC ajuda os indivíduos a identificar e modificar padrões de pensamento e comportamento que contribuem para a fobia social.
O Brainspotting é uma abordagem terapêutica relativamente recente que tem sido usada para tratar uma variedade de questões de saúde mental, incluindo ansiedade, traumas, fobias e outros desafios emocionais. No entanto, é importante notar que o campo da saúde mental é diversificado e o que funciona para uma pessoa pode não funcionar da mesma forma para outra.

A fobia social é caracterizada por um medo intenso e persistente de situações sociais ou de desempenho, onde a pessoa se preocupa com o julgamento dos outros. Se você está considerando a terapia de Brainspotting para tratar a fobia social, é recomendável discutir essa opção com um profissional de saúde mental qualificado.
Sim.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 100
As evidências científicas que temos atualmente para o tratamento de fobia social (ou transtorno de ansiedade social) utilizando Brainspotting ou EDMR são promissoras, mas controversas. E o que isso significa?

A primeira linha de tratamento para transtornos ansiosos, incluindo fobia social, é a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), com especial ênfase em técnicas de exposição. É especialmente comum nesse tipo de transtorno que as interpretações do paciente a respeito das situações sociais superestimam o seu risco, fazendo-o acreditar que elas são mais ameaçadoras que realmente são. Para promover o alívio dos sintomas e devolver autonomia e qualidade de vida, a TCC sugere que expôr o paciente gradualmente à situações aversivas permite, junto ao terapeuta, reavaliar os pensamentos e crenças sobre a situação temida, construindo uma visão mais realista e adaptativa, o que geralmente leva a diminuição dos sintomas e eventual melhora.

O que o Brainspotting faz? Guia o paciente a fazer movimentos com os olhos, enquanto fica deitado numa maca confortável e fala a respeito dos seus traumas e medos nas situações sociais. É o mesmo tipo de exposição, só que com a firula de ficar mexendo os olhos. Como não é uma terapia necessariamente direcionada à exposição, seus efeitos são relativamente limitados quando comparados à Terapia Cognitivo-Comportamental.

Por isso hoje, com a evidência que temos, a Associação Americana de Psicologia recomenda como melhor evidência para o tratamento de Transtorno de Ansiedade Social (ou fobia social) a Terapia Cognitivo-Comportamental.
Ficou interessado? Entre em contato e agende sua consulta!
As evidências científicas que temos atualmente para o tratamento de fobia social a melhor indicada seria a TCC (Terapia Cognitiva Comportamental), se alcança excelentes resultados. Entre em contato e agende sua consulta!
Olá, ainda sem evidências cientificas sobre sua eficácia. Procure a Terapia Cognitivo Comportamental que é um tratamento baseado em evidências e padrão ouro para transtornos de ansiedade. Um abraço
Olá.
A Terapia Cognitivo Comportamental é padrão ouro para TAS- Transtorno de Ansiedade Social. É também baseado em evidência científica, ou seja, tem estudos comprovando a sua eficácia para o tratamento. Então, por hora é considerada a abordagem mais eficaz.
O primeiro e mais importante passo é você buscar ajuda de um profissional que você se sinta segura, e assim este profissonal pode fazer uma avaliação do seu caso e ver as melhores técnicas a ser aplicadas para você, cada caso é específico e individual!
Caso precise estou a disposição!
att. Oara Milametto Mendonça
Olá, a abordagem baseada em evidências científicas de primeira que apresenta padrão ouro para tratar ansiedade social é a Terapia Cognitivo Comportamental e umas das técnicas usadas após a psicoeducação para você entender o seu funcionamento psíquico e o modelo cognitivo da ansiedade, após gradativamente em paralelo com técnicas de respiração diafragmática, reestruturação cognitiva, também a dessensibilização sistemática.
O mais importante é você estar em psicoterapia, somente dessa forma você poderá lidar com a sua fobia social e desenvolver maneiras de viver o seu dia com mais tranquilidade. Existem muitas alternativas de promessas de "psicoterapias certas", esteja atento sobre isso.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 100