Quando passo por algum sentimento de alegria ou ansiedade, nervosismo, por um sentimento muito forte

33 respostas
Quando passo por algum sentimento de alegria ou ansiedade, nervosismo, por um sentimento muito forte aparece manchas vermelhas espalhadas abaixo do meu pescoço e minhas orelhas ficam quentes e vermelhas isso é normal?
Olá, sim isso é perfeitamente normal, afinal o nosso corpo físico está diretamente ligado as nossas emoções, ao nosso psicológico. Quando ficamos ansiosos, nervosos o nosso corpo pode reagir de diversas formas, e os sintomas físicos na pele são muito comuns, além de outros sintomas como taquicardia, mal estar gastrointestinal, alergias, etc. Caso isso esteja te deixando preocupada ou desconfortável você pode buscar uma ajuda de um psicólogo para compreender melhor a tua ansiedade e o que tem te deixado mais nervosa nos últimos tempos, e através do tratamento psicológico a tendência é de que os sintomas físicos diminuam ou até desapareçam. Se quiser saber mais como funciona, fico à sua disposição! Um abraço.

Olá,
Nosso corpo físico é interligado ao nosso psiquico, deste modo, pode reagir de modo a somatizar sentimentos que ainda não foram cuidados, o que é perfeitamente normal.
Mas, não deixa de ser um alerta para que você possa cuidar desdes sentimentos e emoções dos quais seu corpo físico pode estar sinalizando cuidado. A psicoterapia é uma ferramenta eficaz para este tratamento e pode te ajudar a lidar com esse sintoma e com seu desconforto.
Espero ter ajudado e fico a disposição para o que mais puder contribuir.
Atenciosamente,
Suélen Santos
Psicóloga
Olá!
Essas reações são comuns e é esperado que vá reduzindo conforme o andamento do tratamento para a ansiedade. Seria interesse fazer uma avaliação médica para excluir qualquer questão fisiológica.
Espero ter ajudado!
Te convidamos para uma consulta: Tratamento de ansiedade - R$ 109
Oi! É comum o nosso corpo reagir a certos sentimentos e emoções. Se lhe incomoda essas reações físicas, melhor buscar ajuda da psicoterapia para entender o que o seu corpo quer lhe dizer sobre esses sentimentos fortes.
Estou a disposição!
Olá! Nosso corpo e sentimentos fazem parte do nosso modo de ser e de nos expressarmos no mundo, com isso, pode acontecer de ao experimentarmos algo da ordem dos sentimentos isso se mostre também no nosso corpo em forma de sintomas.
É importante entender a intensidade desses sentimentos e como você os tem experimentado!
A consulta com um médico também pode ajudar a descartar qualquer outra questão fisiológica.
Espero ter ajudado!
Me coloco a disposição!
Um abraço
Olá! O corpo reage a cada sentimento que temos, com mais ou menos intensidades. Mesmo sendo provável que seja de cunho sentimental, não deixe de marcar uma consulta médica, é importante para descartar qualquer problema fisiológico.
Olá ! sim é normal!! todas nossas emoções são capazes de provocar "sinais" em nosso corpo! Investigue essas reações para descartar qualquer causa fisiológica, ok?
Olá, como vai? Sim, muitas vezes o nosso organismo reage aos nossos sentimentos, porém é importante consultar um médico clínico para descartar questões fisiológicas e além disso é importante fazer psicoterapia com o intuito de minimizar estes sintomas.
Olá. Espero que esteja bem.
Esse relato que você trouxe nos demonstra uma somatização no seu corpo de algo que é psíquico, ou seja, a sua ansiedade, nervosismo são sintomas psíquicos e normais e esperados de acontecer desde que intensidade e frequência equilibradas, mas quando isso está mais disfuncional pode afetar diretamente o corpo (o que chamamos de processo de somatização - meu corpo reagindo a algo que é emocional).
O que podemos fazer é identificar quais são os gatilhos que despertam esses sentimentos em um nível mais elevado, o que esses sentimentos despertam em você, quais sentimentos estão associados e a partir disso desenvolver estratégias e manejos de enfrentamento para lidar com isso.
E claro, avaliar se há necessidade de uma avaliação médica para essas reações.
Fico a disposição.
Olá, esses sintomas que citou são comuns, mas é importante buscar avaliação médica para descartar qualquer problema físico. A terapia pode te ajudar a regular sua ansiedade e assim esses sintomas também serão controlados. Espero que fique bem.
Olá. Nossas emoções podem se manifestar de diferentes formas em nossos corpos. Cada ser humano é particular e individualizado. Pode ser que isso seja sim uma reação as suas emoções, mas sugiro que procure também um médico para descartar questões fisiológicas. Caso esteja difícil sentir essa ansiedade que você nomeou a cima, sugiro que busque um psicólogo para te ajudar. Fico à disposição.
Olá, o nosso corpo por vezes, de alguma maneira, expressa o que estamos sentindo. Cada indivíduo reage de uma maneira diferente aos acontecimentos do dia a dia, algumas pessoas ficam mais vermelhas que outras. Caso você sinta que a vermelhidão pode estar relacionada a momentos de elevada ansiedade ou estresse elevado, pode ser benéfico o acompanhamento psicológico. Por vezes conversando sobre os nossos sentimentos e emoções as situações ficam mais leves e acabamos lidando de maneira mais saudável com elas. De qualquer forma, recomendo que converse com o seu médico para garantir que clinicamente esteja tudo bem.
Olá,!
Normal é pele sem manchas, o que acontece no seu caso, quando você está em paz. Se a sua pergunta refere -se a aparições de manchas, como sintomas de sua ansiedade, digo a você que podemos considerar como um dos sintomas, que normalmente acorre devido a esse estado patológico de uma ansiedade aguda.
Estou a disposição!
Um abraço,!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia
Olá, boa tarde!
Sim, é normal, porém é um alerta que você está somatizando, ou seja, que o seu corpo está recebendo todo o stress, a preocupação, os sentimentos intensos.
Precisa aprender a entender as das emoções, sugiro que você busque uma terapia para ter um momento seu, onde você vai poder falar sobre tudo que vc sente e guarda!
olá, sim , isso pode acontecer. Quando estamos passando por situações estressoras, o corpo pode reagir de maneira a nos sinalizar que tem algo de errado. Com a Terapia podemos identificarmos os pensamentos disfuncionais que geram esses sintomas no corpo e dessa forma, evitando que acontecem repetidamente.
Opa. Isso pode acontecer sim. As nossas emoções são fenômenos extremamente complexos e envolvem diferentes respostas corporais, muitas até curiosas, como é o caso da manchas no corpo. Se isso está lhe trazendo preocupação ou se estiver sentindo ansiedade em alta frequência, é interessante procurar psicoterapia.
Olá, eu diria que isso é muito comum, o ideal seria procura um medico para ajudar no alivio dos sintomas físicos, e um psicólogo para tratar as questões emocionais, o corpo sempre responde o que a mente não dar conta. Se cuide!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia
Olá! Sim, é normal. O corpo reage a nossas emoções mais intensas e estressantes de diferentes maneiras. No caso da ansiedade, é esperado, inclusive, alguns sintomas físicos, como taquicardia (coração acelerado), sudorese, tremores, sensação de aperto no peito, entre outros.
Seria muito interessante você procurar também realizar exames clínicos ou dermatológicos para descartar quaisquer causas fisiológicas. Procure ajuda profissional para lidar com a ansiedade e, até mesmo, aceitá-la como parte importante da vida.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Olá! Nosso corpo irá reagir as emoções, ansiedade e estresse. Sugiro que procure um dermatologista para avaliar se as manchas são realmente devido as emoções, uma reação normal do corpo. Se as manchas incomodam, sugiro que procure um psicólogo para ajudar no controle emocional, tendo em vista que as manchas podem ser sintoma físico da ansiedade, por exemplo. Procure ajuda!
Olá! Quando uma emoção é ativada, e a emoção é uma reação no corpo, sua função é gerar comportamento diante de uma ação. Algumas alterações no corpo podem ocorrer de forma imperceptíveis(dilatar da pupila...) e outras prestamos mais atenção (o frio na barriga ou rubor da face...). Vasos sanguíneos podem se comprimir ou dilatarem até que o organismo volte ao seu estado basal.
Observe se após a calmaria do estado emocional sua pele volta a normalidade. Aprenda ler o seu corpo diante de cada emoção. Isso te ajudará a compreender qual é função de de cada emoção.
Espero ter contribuído! Fique bem!
Olá! Sim essas reações são comuns, principalmente em fases em que você se sinta bastante ansiosa. Pode sim estar ligada a alguma questão emocional. Mas é sempre importante uma avaliação médica para excluir qualquer questão fisiológica.
Descartando alguma questão fisiologia o recomendado é que se siga um tratamento correto com psicólogo e conforme o andamento do tratamento a tendência é amenizar.
Espero ter ajudado!
Olá! Pode acontecer sim dessas manchas estarem associadas com algum processo emocional.
Não descarte fazer uma consulta com dermatologista para avaliar qualquer outra coisa que possa estar também associado a esse sintoma.
Olá, tudo bem?

O que precisamos compreender é que no nosso corpo, todos os processos estão relacionados, e que não podemos falar de emoções sem falarmos de corpo, e vice-versa. O que quero dizer é o seguinte: nossas emoções influenciam diretamente os mecanismos que regem nosso corpo, de modo que quaisquer alterações emocionais afetam, sim, de alguma forma, o funcionamento do organismo. Alguns sentem dores, outros, alterações cardíacas ou pressóricas, e outros, ainda, como é o seu caso, sentem alterações na pele, como a vermelhidão e o aumento da temperatura.
Nesse caso, é importante compreender o que tem levado a se sentir ansiosa, e trabalhar as causas desse estresse, para que assim, haja uma amenização dos sintomas. Procure um bom profissional da saúde mental (psicólogo), que te ajudará com essas questões.
Espero ter ajudado,

Estou à disposição.

Abraço!
Boa noite,
Sim é uma reação normal do organismo frente às emoções. Em cada pessoa, o organismo responde de uma forma, são chamadas reações psicossomáticas, ou seja, o corpo fala através das emoções. No entanto, se estes sintomas forem recorrentes e estiverem atrapalhando a sua qualidade de vida, sugiro que procure um profissional da saúde para lhe dar maiores esclarecimentos das causas da ansiedade e estresse, e assim indicar formas de lidar e superar estes sentimentos. Estou à disposição. Abraços.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 110
Esses sintomas que você descreve podem ser uma resposta fisiológica normal do seu corpo ao estresse ou emoções intensas, como alegria, ansiedade ou nervosismo. O rubor facial, ou seja, o vermelhidão nas orelhas e na face, ocorre devido ao aumento do fluxo sanguíneo para a região. Já as manchas vermelhas podem ser uma manifestação de urticária emocional, uma condição dermatológica que pode ser desencadeada por estresse emocional, além de outras causas.

De qualquer forma, é importante lembrar que cada pessoa pode apresentar diferentes sintomas físicos em resposta a emoções intensas. Se esses sintomas estão te incomodando ou interferindo na sua qualidade de vida, é recomendado buscar avaliação médica para verificar se há alguma condição clínica subjacente e discutir opções de tratamento. Além disso, é sempre importante buscar maneiras saudáveis e eficazes de lidar com o estresse e emoções intensas, como exercícios físicos, terapia e práticas de relaxamento.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 150
Oi!. Espero que voce esteja melhor. Esses sintomas que voce narrou não são incomuns em períodos de ansiedade, pois o nosso acaba produzindo mais sintomas para lidar com as situações angustiantes. Pude observar o quanto está ansioso e parece-me que buscando uma saída para a situação, isso já demonstra uma preocupação consigo mesmo, hein?
Você já pensou em procurar uma ajuda terapêutica? No espaço da escuta psicológica as questões de sua vida, assim como as situações de ansiedade são vividas na própria experiência da relação terapeuta/ paciente, pois tudo se desenrola através do vínculo terapêutico. Vibro por melhores momentos em sua vida! Forte abraço!
É comum sim nosso corpo apresentar reações aos nossos sentimentos, porém mostra um possível desequilíbrio nas suas emoções. Indico fazer psicoterapia para lidar com essa questão. Abraço.
O sintoma que você descreve pode estar relacionado à sua resposta fisiológica natural a estímulos emocionais. Esses sintomas podem ser mais comuns em algumas pessoas do que em outras, e não necessariamente indicam um problema de saúde física ou mental. No entanto, se esses sintomas estiverem causando desconforto ou interferindo na sua qualidade de vida, deve-se procurar uma psicóloga para iniciar um processo terapêutico.
Olá, é comum o corpo reagir de algumas formas a esses momentos de ansiedade, nervosismo ou sentimentos fortes como você disse, porém não precisa ser sempre assim, é possível procurar um profissional para falar mais sobre como são esses momentos, como eles acontece, como você se sente neles, onde e até com quem isso acontece. Com isso poderá elaborar, recordar e trabalhar melhor questões em torno desses sentimentos e sensações para que diminua e solucione esses problemas que te incomodam.
Boa tarde. Pode sim aparecer essa mancha. Chamamos de "somatização". Isso acontece, pois, nosso corpo e mente são ligados e se um não se encontra bem, o outro também não. É bem comum nos transtornos depressivos e ansiosos.
Te convidamos para uma consulta: Tratamento da ansiedade - R$ 150
Olá. Sintomas que você relata podem esta relacionados a uma certa dificuldade em lidar com algumas demandas, as reaçoes são caracterizadas como somatização. A somatização nada mais é do que o nosso corpo sinalizando isso, nos avisando sobre o abalo emocional que temos sofrido, tudo isso em formato de alerta. Se trata de sintomas físicos relacionados à doenças que começam na nossa mente, isto é, dores emocionais que se traduzem no nosso corpo.De qualquer forma, existem sintomas mais comuns nas pessoas que costumam somatizar sentimentos e são esses:

coração acelerado, famosa taquicardia
dores musculares, principalmente nas costas,
enxaqueca ou dores na cabeça, manchas na pele ou irritação
boca ressecada,
enjoo constante,
suor excessivo em diversos lugares.
Sessões de psicoterapia podem lhe ajudar a lidar melhor com as frustaçoes e demandas sociais, assim possibilitando uma vida saudavel.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 130
Ola, como vai? Sim, são sintomas comuns de aparecer, seu corpo está reagindo as emoções- somatizando. Se estiver te incomodando, sugiro que procure a psicoterapia para entender melhor o que seu corpo está querendo externalizar destas emoções.
Do ponto de vista psicanalítico, o rubor pode ser interpretado como uma manifestação simbólica daquilo que se passa na sua psique. As emoções que o provocam podem estar relacionadas a conteúdos inconscientes, conflitos internos ou experiências reprimidas.

A investigação do rubor em um contexto psicanalítico busca compreender a história individual do sujeito: Quais são as experiências passadas do sujeito que podem estar relacionadas ao rubor?
Ao analisar esses aspectos buscamos identificar os mecanismos psicológicos subjacentes ao rubor e sua relação com a estrutura psíquica do indivíduo.

Em alguns casos, o rubor pode ser um sintoma de sofrimento psíquico. Quando ele é persistente, causa constrangimento significativo ou interfere na vida social.

Nesses casos, o tratamento psicanalítico pode auxiliar a compreender as raízes do rubor e desenvolver mecanismos mais saudáveis para lidar com suas emoções.