Quando uma criança apresenta desatenção, se despedaça com facilidade e apresenta sempre mal humor e

11 respostas
Quando uma criança apresenta desatenção, se despedaça com facilidade e apresenta sempre mal humor e agressividade na escola pode ser dtha?

O TDAH, é um transtorno que se caracteriza pela impulsividade, desatenção e hiperatividade.
Os comportamentos impulsivos são por exemplo, quando a criança apresenta dificuldade em esperar sua vez, interrompe adultos, muitas vezes se envolve em brigas, pois não tem um filtro para pensar sobre suas ações. A criança com desatenção comete erros por descuido, parece não escutar quando é chamada, se distrai facilmente, já a hiperatividade é caracterizada por comportamentos como estar sempre acelerado, mexendo pés e mãos, não consegue ficar parado. Esses comportamentos devem ser apresentados em ao menos dois ambientes. Os sintomas do seu filho podem se caracterizar sim dentro do quadro de TDAH. Procure um profissional para avaliá-lo.

olá, são vários os transtornos que tem a agressividade e a flutuação de humor como parte do quadro de sintomas. Sugiro que vc o leve a um psiquiatra especialista em desenvolvimento infantil que com sua experiência poderá avaliar o quadro e tirar suas dúvidas.
Muitos outros fatores podem estar contribuindo para esses sintomas, por exemplo: separação dos pais, doença grave em família, enfim, cada criança reage de uma forma diferente aos problemas que vivencia.
Espero ter ajudado.
Uma criança com as características que você citou pode, sim, estar com TDAH. Mas essas mesmas características podem estar relacionadas a outras questões... Neste caso é imprescindível a avaliação de um psicólogo, neuropediatra ou psiquiatra infantil para se ter maior clareza do que está acontecendo. Também não se esqueça que para esta criança o mais importante é a ajuda que está sendo oferecida e não o diagnóstico. Espero ter ajudado. Caso deseje mais informações, entre em contato. Forte abraço!
Antes de pensar em um diagnóstico sugiro encaminhar a criança para uma entrevista com um psicólogo.

Independente do diagnostico, os comportamentos descritos em conjunto podem significar um pedido de ajuda para lidar com questões que a criança está tendo dificuldade.
Olá. Na verdade qualquer tipo de diagnóstico precisa ser determinado e avaliado por uma equipe multiprofissional. Sugiro que converse com o pediatra da criança e que procure uma avaliação psicológica. Caso os profissionais acreditem que seja importante, você poderia procurar por uma avaliação neuropsicológica para auxílio diagnóstico. Essa avaliação será capaz de compreender as dificuldades da criança correlacionando com as queixas apresentadas, visando determinar melhores estratégias terapêuticas de tratamento; caso seja necessário. Converse com a escola para compreender rendimento escolar e comportamento em sala de aula. Boa sorte!
Apesar de desse distúrbio atingir em média de 3% a 5% das crianças, é comum vermos pessoas pensando no TDAH como primeiro diagnóstico. O que foi apresentado, pode ter inúmeras causas, que devem ser melhor identificadas, e o quanto antes melhor.
pode ser muitas coisas, o mais importante é detectar que nesse comportamento há muita angústia e que este é um pedido de socorro da criança, é um pedido de socorro para ser acolhida, e também para uma ajuda profissional à família, pois a criança parece sofrer.
Olá! Acredito que mais importante do que o diagnóstico é buscar entender o porquê desses sintomas, o que está fazendo com que esses sintomas apareçam. Muitas vezes estão relacionados com alguma angústia da criança que precisa ser investigada e trabalhada junto com ela e com a família.
Olá, você descreve alguns sintomas que a principio pode em decorrência de diversos fatores. Desse modo é revelante levar a criança ao médico psiquiatra especialista em crianças para uma avaliação precisa e concomitantemente buscar ajuda psicológica para acolher essa criança em suas necessidades e ajudar a lidar com a questão da melhor forma possível.
Os sintomas descritos podem ser por diversas questões. A criança precisa ser avaliada por profissionais qualificados para um tratamento adequado.
Esses sintomas podem ser indicativos de TDAH, mas é importante lembrar que esses comportamentos também podem ser causados por outros fatores, como ansiedade, depressão, transtornos do espectro autista e problemas emocionais. O diagnóstico do TDAH deve ser feito por um profissional especializado, como um neuropediatra ou psiquiatra infantil, após uma avaliação detalhada. Por isso, é importante que os pais procurem a orientação de um especialista para esclarecer as dúvidas e obter o diagnóstico correto. Se tiver mais dúvidas, uma teleconsulta com um neuropediatra experiente e bem avaliado nesta plataforma pode ser uma ótima opção para esclarecimentos mais específicos.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 800