Quando uma pessoa com tendência a hipocondria deve buscar ajuda ?

14 respostas
Quando uma pessoa com tendência a hipocondria deve buscar ajuda ?
Olá, a hipocondria é uma doença psicossomática, deve ser vista com atenção e deve participar de um conjunto de profissionais para este caso, primeiro o psicoterapeuta precisará de ajuda dos múltiplos médicos que cuidam deste paciente e todos poderão fazer um excelente trabalho em conjunto.

Olá,

O hipocondríaco deve sim procurar ajuda.
No caso da psicoterapia, ajudamos o indivíduo a ter consciência do que está por trás da auto medicação excessiva.
É comum que pessoas tenham um desejo de controle, e muitas vezes está relacionado ao medo da própria morte e das pessoas ao redor.

Um profissional pode sim ajudá-lo a ter uma vida mais equilibrada e a perceber que usar medicamentos é somente quando necessário!

Grata,

Psicóloga Lara Danieli Texeira
É pouco provável que busque ajuda por si só, mas quando tem a percepção dos prejuízos causados a saúde as pessoas próximas podem dar um sinal de alerta. Nesses casos, a psicoterapia é recomendada sem necessidade de intervenção médica.
Certamente que sim, já que o Transtorno Hipocondríaco caracteriza-se por 'preocupação persistente com a presença eventual' de patologias, muitas vezes inexistentes. Segundo a Classificação Internacional de Doenças (CID 10) esta atenção geralmente, concentra-se em 2 áreas específicas, envolvendo depressão e ansiedade. A partir destes dados, vê-se a necessidade de buscar ajuda psicoterapêutica ou ainda, um tratamento de cunho interdisciplinar, se for um caso de maior gravidade e necessidade de interação medicamentosa.
A ajuda deve ser buscada sempre que o transtorno prejudica a vida social do paciente,assim tenho casos que a hipocondria evolui para a sindrome do panico ou aparecem juntas.
Primeiramente é necessário fazer uma avaliação psicológica para confirmar o diagnostico. Qualquer excesso é prejudicial e pode evoluir para outros transtorno, é fundamental iniciar uma psicoterapia.
A pessoa acometida desta doença costuma estar sempre em situação de sofrimento. Os pensamentos ligados a doença e morte são muito comuns e acabam por fazer com que a pessoa busque inúmeros médicos e exames que tentem explicar e justificar suas sensações. Quando não se encontra uma explicação física para os sintomas sentidos, é muito importante buscar ajuda psicológica, pois assim poderá compreender o conflito emocional que está causando este sintoma e ter uma vida mais tranquila e com menos ansiedade.
Quando essa tendência começa a trazer problemas para si e para os outros. Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), SAÚDE significa, "um estado de completo bem estar físico, mental e social e não somente a ausência de afecções e enfermidades".
Se essa tendência estiver causando sofrimento a pessoa ou aos que lhe rodeiam, é importante procurar ajuda sim, de médico psiquiatra ou de um psicólogo.
Sim, e importante que a pessoa possa compreender esse sintomas, esse medo da morte. Um bom tratamento analítico.
O hipocondríaco irá buscar ajuda profissional quando começarem à ocorrer sérios prejuízos em sua vida pessoal e profissional. Reação hipocondríaca passageira, como por exemplo, em estudantes do ensino médio sob forte estresse escolar ou pacientes pós internação hospitalar é diferente da hipocondria crônica cujo paciente possui queixas incomuns associadas à um comportamento permanentemente suspeito em relação ao diagnóstico médico. O hipocondríaco passageiro pode tornar-se crônico na medida em que o quadro evoluir para cirurgias desnecessárias ou múltiplas visitas médicas. Muitas vezes a queixa de uma doença surge como defesa contra sentimentos de abandono e perigo de morte. A hipocondria é um estado de ansiedade confusional e não está associada ao uso de medicação.
Se a preocupação com a saúde for desproporcionalmente alta e estiver te consumindo, mesmo depois de vários exames e seu médico dizendo q seu problema é inexistente! Considere buscar ajuda de um psiquiatra e um psicólogo.
Espero ter ajudado!
Primeiro é importante esclarecer um erro mto comum q é dizer hipocondria para a pessoa q faz uso de várias medicações, até sem prescrição médica. Hipocondria é uma preocupação excessiva com a possibilidade de ter uma doença, devido a maneira equivocada de interpretar os sinais e sintomas q a pessoa tem. A pessoa passa a buscar várias consultas médicas, acreditando q esteja com uma doença grave, q ainda não foi descoberta.
A procura por um psicólogo deve se dar após consultas e exames, q comprovem q não há problema físico, pois tem q se descartar doenças. Se pelo menos 3 médicos disseram a mesma coisa, q não há doença e a pessoa mantem a preocupação aí é indicado a ajuda psicológica para entender o motivo do corpo estar servindo de expressão de algum possível conflito q ela esteja vivendo, por ex, na vida pessoal, profissional, social.
Mtas vezes, a pessoa vivenciou uma doença ou morte de familiar, amigo e a partir dessa experiência desenvolveu medo. Tb precisa ser trabalhado.
Tanto a pessoa hipocondríaca, quanto aquela acometida de qualquer psicopatologia, deve sempre procurar ajuda profissional quando seu comportamento começa a ser um impecilho para sua vida, que lhe incomode no modo de ser e existir no mundo, que lhe traga prejuízos na interação com os outros e consigo mesmo.
Não ficou claro se está falando de si ou de outrem em sua pergunta, mas, afirmo que, se você ou alguém que conheça está passando por algo nesse sentido, deve procurar fazer uma autoavaliação dos seus comportamentos, verificando em si mesmo a necessidade de ajuda profissional.
Digo isto pois todo tratamento psicoterapêutico necessita da motivação do cliente para surtir os efeitos mais positivos possíveis.
Espero ter ajudado. Sempre às ordens.