quanto tempo demora o tratamento medicamentoso p tept? tem uma media? há chance de recorrencia dos

9 respostas
quanto tempo demora o tratamento medicamentoso p tept? tem uma media?
há chance de recorrencia dos sintomas ?
Embora a terapia com EMDR tenah se mostrado eficaz para o tratamento do TEPT, meta-análises realizadas pela Diviion 12 da American Psychogical Association não demostraram que essa forma de tratamento traga algo de específico e único à abordagem que justifique o status de tratamento empiricamente suportado. O tratamento de escolha que é comprovadamente mais eficaz para TEPT devido a suas técnicas específicas é uma técnica chamada Exposição Prolongada, associada a reestruturação cognitiva e, opcionalmente à inoculação do estresse. Terapeutas comportamentais e cognitivo-comportamentais que tenha recebido treinamento específico estão habilitados a empregá-la. O EMDR, de acordo com a division 12, é sim eficaz, mas devido ao fato de incorporar técnicas de exposição a imagens traumáticas já presentes na Exposiçnao Prolongada.
O uso de medicação é importante, mas não traz os mesmos resultados de exposição prolongada.

Tempo de tratamento depende da remissão dos sintomas, é necessário acompanhamento para que seu médico avalie se e quando deve reduzir as doses das medicações até possível retirada.Pode-se falar em 6 meses de tratamento, mas depende de cada caso.
Os sintomas podem voltar se houver algum fator precipitante, algo relacionado ao trauma, ou que reavive o que foi vivido na ocasião. A retirada abrupta da medicação sem acompanhamento médico também pode causar o retorno dos sintomas.
Importante acompanhamento psicológico para auxiliar na melhora do quadro. A técnica EMDR tem bons resultados no reprocessamento de memórias.

Atenciosamente,
Medicação por tempo prolongado + psicoterapia (Técnica de Exposição prolongada, Programação neurolinguística entre outras). Não desista e não abandone o seu tratamento, sobretudo queira ficar boa.
Medicamentos como esses levam de um a três meses para alcançar um bom efeito. Mas, quero te indicar um tratamento psicoterápico que tem dado bons resultados. Trata-se do EMDR (Dessensibilização e reprocessamento através dos movimentos dos olhos). Uma técnica eficaz para traumas. Vale conferir com um profissional que trabalha com essa técnica. Além de tudo essa técnica não necessita de verbalização, mas o uso de imagens do trauma. Boa sorte!!!
Olá, o tratamento medicamentoso vai ser de acordo com as necessidades individuais, ou seja, você terá um acompanhamento psiquiátrico para avaliar o seu momento atual, como também avaliará como você estará no processo de uso dos mesmos. Aconselho que o tratamento de TEPT seja acompanhado com psicoterapia. A Terapia Cognitivo-Comportamental é uma abordagem muito segura para ajudar nestes casos, pois trabalha a reestruturação cognitiva e auxilia na mudança dos pensamentos disfuncionais. Os registros de pensamentos são muito interessantes para diminuição de ansiedade e reestruturar o olhar para a devida situação. Espero ter ajudado em sua questão e continue se cuidando. Abçs
Como alguns colegas falaram, o EMDR irá lhe ajudar bastante, já que ele foi criado para trabalhar com TEPT. O EMDR juntamente com a medicação será melhor ainda. Não deixe de procurar ajuda.
Olá!!! Vou falar um pouco a respeito do processo em Psicoterapia. Hoje temos uma variedade de formas de psicoterapia que podem ser realizadas. Para o TEPT, recomendo as de reprocessamento de traumas, como o Brainspotting ou o EMDR, as quais costumam ser abordagens mais rápidas que as convencionais nestes casos. O tempo varia de acordo com a pessoa, o tempo de trauma, a co-existência de outros traumas, entre outros. Há casos muito, mas muito rápidos mesmo. E outros mais demoradinhos. Espero ter ajudado!!
Olá...
O tempo de tratamento medicamentoso sempre vai depender do organismo. Cada pessoa reage a uma situação de forma diferente.
A psicoterapia é uma forte aliada neste processo, mas não se preocupa com o processo e tempo de tratamento, siga aplicado e sem desistir.
Sucesso!
Olá, bom dia! A forma como reagimos à exposição em situações de estress são muito particulares, por isso, o tempo de tratamento varia de acordo com a necessidade do paciente. Contudo a indicação de tratamento para o TEPT é o acompanhamento psicológico por um período mínimo de 6 meses, sempre reavaliando a necessidade de continuação das sessões ao final desse período. Complementada, quando necessário, com o uso de fármacos, sendo estes receitados exclusivamente por um médico, por um período particular a cada paciente.
Importante! NUNCA tome remédio por conta própria, pois sem a orientação adequada pode ser perigoso.
O tratamento precisa ser iniciado o mais breve possível, visando atenuar o sofrimento e evitar o desenvolvimento de comorbidades associadas ao TEPT.