Perdi minha mãe faz 3 meses, tá muito difícil, tenho medo de procurar ajuda psicológica pois sou eva

24 respostas
Perdi minha mãe faz 3 meses, tá muito difícil, tenho medo de procurar ajuda psicológica pois sou evangélica,
Olá, boa tarde. Sinto muito por sua perda, essa com certeza é uma perda grande e profunda. Espero que esteja se sentindo melhor por ter vindo até aqui buscar ajuda, pois esse é o primeiro passo para seguir uma vida de bem estar. A psicoterapia tem muito a lhe ajudar nessa triste e dura fase de luto. A psicologia vai lhe dar espaço para falar sobre sua dor, sobre a perda de uma pessoa tão querida, e a falta que ela faz a você, tudo de maneira compreensiva e acolhedora, e nunca conflitando com sua religião. Pelo contrário: a psicologia não tenta diminuir nem criticar a religião, mas sim, apoia e entende a pessoa que segue uma em sua crença e devoção. O psicólogo não vai criticar nem duvidar de sua crença religiosa. Ele vai, através dessa sua crença, entender o que você entende por morte, como vê a morte, e porque dói tanto a perda de alguém tão querido. Vai trabalhar com você a ideia de morte à partir de suas crenças, e nunca das crenças dele mesmo. Busque ajuda, a psicologia recebe todas as religiões e respeita todas as crenças individuais.

Lamento a perda de sua mãe. Pela descrição do fato o profissional de psicologia irá te ajudar no enfrentamento dessa situação. Lembre-se: psicologia e religião são coisas distintas. Caso algum profissional queira interferir na sua religião essa ação cabe denúncia. Dito isso, busque aqui no site o profissional que melhor atenta as suas condições e marque uma consulta sem medo de interferência com sua religião.
Olá querida sinto muito pela sua perda.
Compartilho da mesma cresça, acho importante que você entenda que a depressão, a ansiedade , a angústia já existia historicamente desde a época dos hebreus e sobre o povo de Deus, como Davi.
Nessa época o único recurso que se tinha, eram as escrituras, os profetas e a fé.
Se você acredita que Deus é criador, entende-se que o mesmo criou a ciência e as especialidades médicas.
Se você procura um especialista você não abandona a sua fé, inclusive você tem liberdade para falar da sua fé na terapia e usá-la para impulsionar o tratamento. Existem muitas pesquisas sobre.
Espero que tenha respondido e que encontre um bom especialista por aqui e use às ferramentas criadas !
Meus sinceros sentimentos pela sua perda!!
Compreendo que nesse momento possam surgir algumas dúvidas ou sentimentos de conflitos sobre procurar ajuda de um profissional, porém, seria importante ter um acompanhamento psicológico para lidar com esse momento de dor.
Fico à disposição para qualquer dúvida que possa ter sobre o atendimento psicológico. Meus votos é que fique bem!
Olá, verdadeiramente é uma grande dor que requer força e fé para prosseguir, sabendo que a perda de pessoas que tanto amamos pode acarretar um grau elevado de tristeza. A psicoterapia te conduzirá a viver seu luto de maneira que você possa encontrar conforto, por isso concordo com a fala dos colegas que se colocaram aqui. Sua fé, sua religião não entrará em conflito com a técnica usada por um profissional de Psicologia, mas lhe ajudará a superar. Sinta-se acolhida por Deus que é soberano e puro amor.
Olá, também sinto muito pela sua perda! Realmente, a psicoterapia não contradiz crenças, não questiona, não é contra a sua religião, não tem nenhuma interferência de uma coisa na outra. Pode fazer terapia e continuar com a sua crença, tranquilamente. Caso você encontre um profissional ruim, que queira falar alguma coisa contra a sua crença, denuncie e procure um bom psicólogo, ok? Fazer terapia não é sinal de fraqueza e muito menos falta de fé ou de Deus. Todos precisam cuidar de sua saúde mental, inclusive os religiosos, como padres, pastores etc. Boa sorte e melhoras, espero que fique bem!
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online - R$ 150
Meus sentimentos pela sua perda. Imagino sua dor e o seu sofrimento.
Tratamento psicológico não é religião. Não precisa ter medo. Durante o acompanhamento é possível falarmos sobre qualquer assunto, sem críticas, sem julgamentos. O objetivo é o acolhimento e a evolução no autoconhecimento.
Se permita dividir esta dor com um profissional capacitado que te acolherá nesta grande dor.
Um abraço e fique bem.
Olá! Sinto muito pela sua perda. Entendo seu receio, pois há muito preconceito dentro das igrejas quanto a psicologia. Sei disso por também vivenciar na pela o julgamento de pessoas que por não conhecer o que a psicologia estuda estabelecem dentro de si ideias distorcidas. Quando estamos com uma enfermidade física ou simplesmente queremos praticar um exercício físico para promover saúde está tudo bem procurar um profissional para cuidar de nós, mas quando a questão é emocional não. As questões emocionais são tidas como espirituais e procurar ajuda denota falta de fé. Não é assim... O ser humano é completo e fazer uma cisão entre corpo e alma é um erro terrível. Quando há um sofrimento no corpo a mente também sofre e quando a mente está sofrendo o corpo também sente, por um simplesmente motivo: eles são partes de um único corpo. Se você sente que precisa de ajuda não tenha vergonha em buscá-la, muito pelo contrário. Sinta orgulho em ter coragem de procurar a psicoterapia. Nem todas as pessoas estão prontas para encarar suas dores. A maioria foge, se esconde, sufoca com distrações ou medicações que não trazem cura. Parabéns pela sua coragem!
Olá! Meus sinceros sentimentos. O luto é um processo pelo qual todos precisamos passar, para elaborar uma perda e para que esse luto não se torne complicado. Se você acha que precisa de ajuda para enfrentar esse momento, busque sim auxílio psicológico. Nós, psicólogos, entendemos que precisamos respeitar as escolhas de nossos pacientes. Cada um que senta na nossa frente é um ser único e precisa ser respeitado em suas escolhas, sendo elas religiosas, políticas, etc. Um grande abraço! Espero que você fique bem.
Boa noite, primeiramente meus sentimentos pela perda de sua mãe. Esse momento é bastante difícil, os sentimentos se misturam e a saudade é um dos maiores desafios nesse momento, a terapia é sem dúvida um grande aliado nesse processo. Poder falar e entender esse momento, assim como os outros que ainda virão, sem dúvida te ajudará muito. Trabalho com enlutados também. Se quiser estou a disposição. Faço atendimentos online e presencial, Força e grande abcs
Meus pêsames! É uma perda lastimável. Espero que a senhora não se acanhe em procurar um psicólogo por força de preconceitos de pessoas que dizem que fazer terapia é um gesto de pouca fé. Todos procuramos auxílio profissional quando precisamos, quando caímos enfermos, procuramos um médico, quando precisamos construir, procuramos um engenheiro, quando nos deparamos com sentimentos com os quais não sabemos lidar, procuramos um psicólogo e não nada de errado nisso.
Olá! Boa tarde!
Sentimos muito pela sua perda e sabemos como é difícil perder alguém que é tão importante para nós. Quando não conhecemos alguma coisa, é natural termos medo. O medo ele nos paralisa mas, também pode nos impulsionar para a vida.
Fazer terapia jamais será algo que vá contra seu princípios éticos, religiosos e morais. A terapia é um espaço para te acolher e acolher a sua dor, e não para ir contra a sua religião.
Se permita passar pela experiência, caso você sinta que não cabe para você, é só se respeitar e sair do processo. Você jamais será instada a estar na terapia se caso não for sua vontade. Só não deixa o medo fazer escolhas por você.

Um grande abraço e espero ter ajudado.
Olá! Quero te dizer que sinto muito pela sua perda. Lidar com a dor do luto não é tarefa fácil. Que bom que você resolveu escrever para contar a sua preocupação. O fato de você ser evangélica não te impede de buscar por ajuda psicológica, fique tranquila com relação a isso. Existe um espaço, sem julgamento, pronto para te receber e que pode lhe acolher sempre que precisar. Divida essas angústias com um profissional. Você não precisa passar por isso sozinha. Se preferir, estou disponível para agendamento de consultas. Posso te atender online caso não encontre um psicólogo especializado na sua cidade. Cuide-se bem!
Em um tratamento psicológico, independente da religião que o profissional tenha, é importante que este valorize e respeite as crenças religiosas do cliente. Tais crenças, como também as crenças culturais e valores, dentre outros, precisam ser levados em consideração quando o plano de tratamento é elaborado pelo profissional.
Se caso você estiver em tratamento psicológico e suas crenças ou valores não estiverem sendo considerados, é importante que você converse sobre isso com o profissional que esteja te atendendo.
Olá, como você está?

Sinto muito pelo momento que está passando. A perda de alguém amado é um momento difícil, e por isso, essa fase de luto precisa ser trabalhada. É compreensível que esteja sofrendo por essa perda, que ainda é tão recente, mas é necessário, sim, buscar ajuda profissional com psicólogos.
Esses profissionais não trabalharão com julgamentos das suas crenças, e o processo psicoterapêutico não irá interferir na sua fé. Muito pelo contrário, acredita-se na importância da manutenção de atividades espirituais, pois contribui para o equilíbrio e harmonia do corpo e da mente.
A Psicologia trabalha com técnicas e métodos científicos, com o objetivo de compreender suas emoções, seus comportamentos, seus pensamentos, e te oferece formas de lidar com diversas situações, inclusive o luto. Essa fase é difícil, e sua saúde mental precisa de uma atenção especial. Não deixe de procurar ajuda, e fique tranquila quanto à questão religiosa, que nada irá interferir em sua fé.

Espero ter ajudado,

Estou à disposição.

Abraço.
Primeiramente sinto muito por uma perda tão significativa, enfrentar algo assim é de uma dimensão única e avassaladora. O luto embora seja algo muito pessoal em sua maneira de lidar, possui algumas fases que precisam ser superadas e a ajuda de um Uma boa parte das pessoas não entende que nossa mente pode adoecer sim, o nosso cérebro também pode adoecer pois é um órgão como qualquer outro, e tudo bem ficar doente, para isto existem os tratamentos.
Agora vou fazer uma pergunta para você ok ? O fato de ser evangélica não impede você de ir a um ginecologista fazer exames de rotina ou a um médico quando está com gripe forte certo?
Sobre ser evangélica, vivemos em um país muito cristão e estamos muito acostumados a lidar com pessoas que tem a sua fé como um dos pilares de sua vida. Um bom profissional psicólogo irá respeitar isso, e procurar entender que seu modo de funcionamento está constituído em boa parte por estas crenças.
O mais importante agora é saber que a psicologia é ciência e que podemos ajudar você a passar por isto de uma maneira melhor e menos angustiante.
Estou à disposição para um bate-papo, me procure.
Entendo o quanto deve ser difícil para você lidar com a perda da sua mãe. É importante que você saiba que procurar ajuda psicológica não é algo errado ou que vá contra suas crenças. É uma forma de cuidar de si mesmo e de lidar com o luto de forma saudável. Existem muitos profissionais que podem ajudá-lo a lidar com a perda de sua mãe e ajudá-lo a encontrar formas de seguir em frente.
Eu sinto muito pela sua perda. Perder uma pessoa queria pode ser muito difícil, o luto tem algumas fazes que envolvem diversas emoções: tristeza, raiva, culpa, entre outras, a psicoterapia vai ajudar a identificar melhor suas emoções e vai te auxiliar a passar por esse momento delicado e seguir a vida novamente. É importante esclarecer que a psicoterapia e a psicologia são áreas da saúde que trabalham a saúde mental e não tem relação com religiões. A sua religião deve ser respeitada pelo profissional que irá te atender. Espero ter ajudado.
Olá, quando erdemos algum é muito triste, pois, passamos por fases do luto que são a negação, adaptação e aceitação. Se não conseguir passar por isso sozinha, procure um profissional para te ajudar.
Olá! Meus sentimentos em relação a sua perda. Como alguns colegas já explicaram, a busca pelo profissional da psicologia pode te auxiliar a encontrar um sentido para a dor que você está vivenciando durante esse processo de luto. Entendo que essa procura nem sempre é fácil e cabe a você avaliar o melhor momento para essa tomada de decisão, mas acho importante dizer que sua crença religiosa deve ser respeitada e validada no setting psicoterapêutico, conforme prevê o Código de Ética da Psicologia. O luto é um processo natural da vida dos seres humanos e não necessariamente precisa ser tratado, contudo, algumas pessoas podem ter dificuldades para atravessar esse período e buscam recursos de enfrentamento por meio do apoio psicológico profissional. A psicoterapia pode possibilitar que você aprofunde sua compreensão em questões sobre a vida, sobre a morte, sobre a relação com a pessoa que faleceu, mas sempre a partir das crenças que te orientam, respeitando todas as religiões e formas de expressão da espiritualidade. Espero que fique bem na sua jornada. Abraço cordial.
Olá! Lamento por sua perda, mas quando refere que "tá muito difícil" já é um pedido de ajuda e creia, só existe uma forma de lidar com o medo, que é desmitificar a crença e o enfrentamento alimentado pela razão. Nesse caso, a razão diz que para a Psicologia não importa seu credo religioso. Importa seu sofrimento e como você lida com ele. Abraço afetuoso. Estou à sua disposição.
Olá. Entendo que fazer terapia iria te ajudar a lidar com esse momento difícil, mas penso que você pode buscar outras formas de entrar em contato com seus sentimentos e falar sobre eles, como grupos de apoio, conversar com alguém da sua igreja e até mesmo sobre seu medo de fazer terapia e entendendo se é o caso de procurar um psicólogo. Abraço
Você está vivenciando um processo de luto. Este é um processo natural diante de perdas e nem sempre é necessária a realização de psicoterapia nestes casos. No entanto, você mesma menciona a possibilidade de ter auxílio psicológico neste momento difícil e a psicoterapia pode sim auxiliar na elaboração de aspectos e questões relacionadas à perda de uma pessoa querida. O indivíduo pode ter atendimento psicológico e, ao mesmo tempo, também fazer uso do suporte advindo de sua religião. A psicologia não deve, em hipótese alguma, estar associada a nenhuma religião, mas o profissional deve respeitar sempre as crenças religiosas do paciente. São recursos efetivamente diferentes, porém ambos podem, separadamente, ser importantes no enfrentamento do processo de luto.
Olá, Sinto muito pela sua perda. Este período é muito desafiador e muitas vezes pode haver hesitação em buscar apoio psicológico. Mas a psicoterapia pode ser uma ferramenta valiosa para ajudar a processar o luto e encontrar maneiras de lidar com a dor. O psicoterapeuta não entra em conflito com suas crenças religiosas.

Sendo assim, a psicoterapia é um processo de cura e descoberta pessoal que respeita profundamente suas crenças e valores individuais, incluindo sua fé. Um psicoterapeuta ético e compassivo irá ouvi-la e apoiá-la, sem julgamentos, enquanto você passa por esse período de luto. Podendo ajudá-la a entender e expressar seus sentimentos, a encontrar conforto e a reconstruir sua vida de maneira que honre a memória de sua mãe. Lembre-se, procurar ajuda não é um sinal de fraqueza; é um passo corajoso em direção ao autocuidado e ao bem-estar emocional. Sua jornada de luto é única, e um terapeuta pode caminhar ao seu lado, oferecendo suporte e compreensão.

Forte Abraço
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 280