Rejeição paterna pode ser tratada com terapia sistêmica?

27 respostas
Rejeição paterna pode ser tratada com terapia sistêmica?
Olá! Todas as linhas da psicologia clínica, as diferentes formas de terapia, podem abordar dificuldades nas relações familiares tais como um sentimento de rejeição paterna ou outras dificuldades que estejam ocorrendo. Fico a disposição se quiser conversar mais a respeito. Abs!

Dentro da psicologia existem diversas abordagens que vão tratar sua demanda , oportunizando que este conteúdo não lhe provoque mais dores, a sistêmica , a psicanálise, cognitiva , e outras ….o importante é vc encontrar aquela com a qual se sinta em sintonia , mais uma vez todas possuem condições de trabalhar com este problema !
Olá, como já falaram, qualquer abordagem da psicologia trabalha essas questões de rejeição, mas se você quis dizer uma terapia de família, do filho com o pai, também pode acontecer. A sistêmica não é a única abordagem utilizada para trabalhar famílias e casais. Então, sim, assim como qualquer psicólogo que atenda família, independente da abordagem, pode trabalhar isso, ou o filho trabalhar esses sentimentos na terapia individual. Espero que tenha te respondido. Qualquer coisa, estou à disposição.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online - R$ 150
Ola, a rejeição paterna pode gerar desconfortos emocionais para uma pessoa, que poderão se estender à diversas outras áreas de sua vida, inclusive levando à outras dificuldades de relacionamentos, não só a paterna. Dessa forma, a abordagem que poderá ajudar o paciente será aquela com a qual possibilitará a ressignificação dessa relação fragilizada ajudando-o também em outras dificuldades que podem estar relacionadas à questão inicial. A psicanálise é uma abordagem que trabalha o inconsciente e pode auxiliar muito em casos como esses. Espero ter ajudado!
A psicologia oferta diversas abordagens e todas elas podem contribuir para o teu processo de reestruturação. Você pode conhecer uma ou todas as abordagens e escolher aquela que mais se identifica.
Olá, além do que foi mencionado acerca das diferentes abordagens, vale mencionar que o vínculo com o/a terapeuta é uma variável importante a se considerar. A terapia do esquema é uma abordagem interessante para essa demanda em específico. Desejo boa sorte a você nessa busca.
Olá! Sim. Terapia EMDR também.
Olá! Pode sim. Além da terapia sistêmica outras abordagens também podem ser eficazes para o tratamento. O importante é que você tenha um bom vínculo com o psicólogo ou psicóloga que te atender e tenha uma boa adesão ao tratamento.
Olá, além da sistêmica várias outras podem trabalhar essa questão. É muito importante que a rejeição paterna seja pauta na terapia. Para Freud, a rejeição paterna pode ser entendida como trauma, uma vez que é um evento de forte impacto para a vida psíquica do sujeito, especialmente na infância, onde não existe condições emocionais suficientes para lidar com a rejeição.
Sim, a sistêmica é muito usada em terapia de família, mas no individual é muito eficaz para tratar traumas e questões em geral.
Abraço.
Olá!
A psicoterapia guiada por um psicólogo responsável, pode tratar traumas. Tanto a terapia sistêmica quanto a cognitivo comportamental ou a EMDR são capazes de acessar estas memórias e ajudar o paciente a entender melhor a sua vida.
Um abraço!
Pode sim, pois a terapia sistêmica, é uma abordagem que observa o sujeito em seu meio, ou seja, tanto no sistema em que você foi criado (a), como no sistema em que vive hoje. Considerando família, amigos, colegas, ambiente de trabalho, etc... Todos esses contextos são sistemas.
É importante que, você perceba que não é culpado (a) pelas escolhas dos outros, mas é responsável por traçar seu próprio caminho hoje.
Além disso, você pode conseguir ter mais qualidade de vida, se passar a valorizar mais outras pessoas que tiveram um papel fundamental no seu desenvolvimento, como a sua mãe, os seus avós ou seus amigos.
Independente da abordagem escolhida, não deixe de se cuidar.
Um abraço!
Boa noite,
Todas as linhas da psicologia ajudarão nessa demanda sim, O que muda são as inúmeras formas, maneiras que o psicólogo com determinada abordagem conduzirá nas sessões de terapia.

Mas todas são eficazes !
O que muda é também a adaptação de cada indivíduo, o vínculo terapêutico criado.
A condução que o profissional terá .

Espero ter ajudado .
Bjs !

Sim pode ser tratada também com a abordagem TCC Terapia Cognitivo Comportamental. O mais importante aí é que você tenha ou procure um psicólogo que lhe inspire confiança.
Olá! Com certeza! Dentro da terapia sistêmica, trabalha-se com o pai ausente e/ou presente, processos de entendimento da família como um todo e as respectivas dores (e lutos) decorrentes das relações em conflito, abandono, rejeição... É um dos melhores modelos para trabalhar essa demanda. Fico à disposição! Um abraço, psicóloga Natália K.
Qualquer uma abordagem pode tratar desse assunto.
Qualquer abordagem pode ser adequada, o que precisa entender é qual delas você se adapta melhor.
O seu pai rejeitou a paternidade e não você!
É muito importante não colocar a sua autoestima nas mãos do outro! O fato do seu pai não lhe ofertar amor, não é sinal de que você não seja uma pessoa amável! O problema não está em você e sim nele que não sabe amar!
Pensar nisso vai ajudar você a manter uma boa autoestima!
E essa rejeição pode ser tratada na terapia sistêmica, com certeza!
Um abraço,
Lea
Olá!
Qualquer abordagem psicoterapêutica irá ajudar na questão relacionada à rejeição.
É de grande importância acolher e entender esse sentimento de quem está passando por isso. Aconselho iniciar a psicoterapia o quanto antes para aliviar essas does de quem está passando.
Estou à disposição!
Qualquer abordagem psicoterapêutica irá ajudar na questão relacionada, porém o que importa é o manejo e aliança terapêutica. Analise o quanto você se sente a vontade com o profissional. Fico a sua disposição.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Oi! pode sim, todas as abordagens da psicologia podem te ajudar com esse tema, a sistêmica também. Espero que goste!
Olá, as sessões podem ajudar a resolver problemas de origem familiar, dificuldades de relacionamento entre pais e filhos.
Olá!

A Psicologia, existe em diferenças formas de atuação diferentes, mas que buscam objetivos semelhantes, entre eles lidar com possíveis problemas familiares. Então, o mais importante é buscar ajuda com um(a) profissional com quem você se sinta confortável. Caso queria saber um pouco sobre a intervenção psicanalítica, estou a disposição!
Com certeza as diversas abordagens dentro da Psicologia irão trazer com segurança um bom resultado. A terapia Sistêmica e Terapia do Esquema são abordagens que podem trazer ótimos resultados tanto individual, quanto em família. Fico a sua disposição!
Olá! Os assuntos que um paciente leva a um tratamento psíquico são acolhidos e ampliados nas sessões. Acredito que mais que a abordagem teórica, é como se dá este encontro! Mesmo que no início o profissional seja um completo estranho, na medida que as sessões evoluem e você se sentir mais confiança, se sentirá à vontade para falar do que lhe incomoda. Caso isto não aconteça também é importante falar com seu terapeuta para observar os efeitos e decidir se pode ser uma questão com esta pessoa! O importante é arriscar!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 130
Olá! A Abordagem Sistêmica tem como um de seus principais objetos de estudo as relações familiares. Então, pode sim ajudar a lidar com essa questão, tanto em terapia familiar quanto na individual. Qualquer dúvida, estou à disposição.
Sim.