Reprimir totalmente a sexualidade pode gerar doenças ?

23 respostas
Reprimir totalmente a sexualidade pode gerar doenças ?
pode sim, pois a pessoa pode somatizar no corpo as dores emocionais da repressão e assim desenvolver doenças.

Olá!! O interessante seria a procura de um psicologo, para poder avaliar melhor, porque cada caso é um caso. Só através do autoconhecimento, se poderá chegar a uma conclusão, porque a repressão sexual poderá ou não trazer alguns prejuízos ao individuo, são muitas premissas a serem analisadas, antes de um diagnostico. Espero ter ajudado!!
Boa tarde. Sua questão é complexa e não admite uma resposta taxativa. Certas linhas teóricas da Psicologia propõem que a repressão sexual está intimamente ligada ao desenvolvimento de transtornos, particularmente as psiconeuroses. Por outro, a vida social está repleta de exemplos de indivíduos que optam pelo celibato - em virtude de convicções religiosas, por exemplo - e nem por isso devem ser classificados como “doentes”. Em todo caso, o mais importante seria avaliar se essa opção traz prejuízo ou sofrimento psíquico, e para isso seria importante consultar um psicólogo de sua confiança. Abraços!
A pergunta se refere a poder ou não gerar doenças. Portanto, a resposta é afirmativa: pode. Todo tipo de repressão do desejo pode levar a adoecimento psíquico ou físico. Quando somos impedidos de sermos quem queremos ser e vivermos como desejamos, a própria vida passa a ficar muito pesada e, por vezes, sem sentido. Neste caso, pode resultar em depressão, ideações suicidas, ansiedade... em outros casos, pode resultar num funcionamento do corpo que leva o mesmo a desenvolver sobrecarga de determinadas funções ou órgãos específicos, gerando doenças idiopáticas, reumáticas, autoimune, e câncer. A sexualidade não foi feita para ser reprimida e sim vivida com responsabilidade e respeito pelo seu corpo, seu desejo e o corpo da outra pessoa, bem como o desejo dela também. Espero ter ajudado. Estou à disposição!
Sim, pode causar vários tipos de transtornos de ansiedade e depressão. A questão é você buscar um tratamento especializado para compreender o motivo desta repressão. É absolutamente normal viver a sexualidade em nossa sociedade.
Bom dia!
Assim como na terapia precisamos de um tempo para conhecermos bem o conteúdo psíquico do paciente, crenças rígidas formadas através da criação, traumas etc, para te responder objetivamente sua questão sem conhecer vc mais profundamente, só poderia colocar aqui que, tudo que for reprimido sem que essa seja sua vontade real, poderá lhe causar danos psíquicos, e isso é um aspecto que vc deverá considerar bastante, pois por exemplo, uma depressão derivada de contrariedade nos comportamentos, apatia, desânimo profundo, te causará danos bem amplos a nível também fisiológico.
Espero ter ajudado.
Abraços!
Reprimir a sexualidade é reprimir uma das muitas necessidades mais básicas do ser humano. Em particular, você estaria reprimindo o vínculo afetivo. Ao excluir as manifestações espontâneas de sua sexualidade de suas rotinas (ignorar sua orientação, rejeitar seu tesão, fugir da sua imaginação, suprimir seus desejos), você estará "aleijando" qualquer possibilidade de vínculo maior com as pessoas ao seu redor, sejam amigos, parente, colegas no trabalho, ou mesmo a possibilidade de se relacionar afetiva-sexualmente com alguém. Sexo é vida e faz parte do grande guarda-chuva que chamamos de sexualidade. A terapia sexual pode ser uma grande aliada nas buscas individuais por entendimento, aceitação e superação de quaisquer questões relacionadas a sexualidade. Fico a disposição.
Olá! Pode gerar inúmeros problemas, inclusive casamentos fracassados! Busque por um bom psicólogo, Cognitivo Comportamental, sexólogo e hipnoterapeuta. Paz e bem!
Como vai? Sim, reprimir a sexualidade pode gerar transtornos ou doenças. A sexualidade faz parte de nossa vida. A forma como lidamos com ela é particular. Existem várias possibilidades e a cultura, o julgamento moral influencia nesse modo de vivenciá-la. Me parece que o respeito a si próprio, o conhecer seu corpo, seus desejos, e o respeito ao parceiro é fundamental. Podem existir pessoas que abdicam por um tempo, por escolher caminhos religiosos que solicitam tal comportamento. Mas, isso deve ser uma escolha consciente e não uma repressão. Aceitar nossa forma de ser é um caminho sábio, que nos dá sentido em nossa vida, fazendo com que sejamos congruentes conosco. Um abraço.
Boa tarde!

Primeiro é preciso saber se essa repressão total da sexualidade causa angústia, desconforto, ou se isso é bem aceito pela pessoa que está reprimindo. Se isso causar qualquer sofrimento psíquico ou físico é necessário buscar ajuda terapêutica de um especialista.
Boa tarde. Depende do que se refere a repressão sexual. Acho importante um acompanhamento psicológico para sanar suas dúvidas. Mas essa repressão merece compreensão entorno da decisão de cada indivíduo. Ja que sexualidade faz parte da natureza humana , mas a escolha é particular e merece respeito. Considerando que até no mundo animal existem seres assexuados... Busque ajuda de um psicólogo!
Reprimir quem você É pode gerar doenças, algumas físicas e outras emocionais.

É claro que a decisão é sua e, como tal, merece respeito. Porém, considere a Psicoterapia pra te ajudar a se entender melhor, entender seu contexto familiar e social e o que te leva a pensar que precisa deixar de ser feliz, sendo quem você é.

Qualquer motivo é muito pouco, pra que você, adoecendo ou não, deixe de ser feliz!

Pense nisso!

Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 120
Bom dia, é preciso entender o que está por baixo do "reprimir a sexualidade" quais as motivaçôes sem esta consciencia previa qualquer repressao pode gerar consequencias negativa nas pessoas. Consulte um psicologo/a para te ajudar a entender melhor esta hipoteses-vontade de repremir a sexualidade, não tome decisões sem avaliar as possiveis consequencias.
A questão é delicada. Depende muito do que você está chamando de repressão sexual, de qual é o contexto e qual é a finalidade. Mas, se existe um grande esforço e energia para manter essa repressão sexual, se os objetivos são fracos e inconsistentes, se não há substituição ou sublimação e se esse ato de reprimir causa prejuízos ao indivíduo, então, como qualquer outro conflito interno, pode sim causar transtornos psíquicos e somatizações.
Os padrões e preferências sexuais são equivalentes a nossas paixões e a partes do nosso ambiente que nos sensibilizam. Não temos controle sobre eles, porém muitas vezes fatores culturais ou medos de punição nos fazem aprender a tentar controlá-los. O uso do verbo tentar é intencional: inicia-se aí um jogo de "controle-liberação" constante que pode sim influenciar no aparecimento de psicopatologias durante toda a vida. É o mesmo como nós seres humanos funcionamos. Para trabalhar estas questões e interromper repercussões futuras, indico procurar um psicólogo que trate destas questões com responsabilidade.
Embora não se possa falar diretamente sobre gerar doenças, reprimir a sexualidade é reprimir uma parte de quem você é como sujeito. A pergunta que, talvez, possa ser colocada e respondida em terapia é do por que seria necessário reprimir a sua sexualidade? Qualquer repressão de parte do ser pode gerar certo prejuízo e é preciso avaliar caso a caso o que significa, de fato, essa repressão.
Um acompanhamento terapêutico pode te ajudar a responder algumas questões.
Olá! Existe a possibilidade sim, porém há de se analisar qual o motivo da repressão: é por vontade própria, por imposição de alguém, há crenças pessoais e/ou religiosas envolvidas? etc... Não há certo nem errado, porém essas questões, dentre outras precisam ser trabalhadas com o auxílio de um profissional psicólogo, pois a raiz do assunto é profunda. Fico à disposição. Abraço. Esther Araújo
Olá! Respondendo a sua pergunta, sim, reprimir a sexualidade pode desencadear doenças, mas vamos deixar claro que cada caso é um caso. É necessário o entendimento do porque desta repressão e ter um apoio profissional para trabalhar este tolhimento. A psicoterapia ajudará a construir o autoconhecimento nesta questão e também contribuirá para o manejo das emoções derivadas de tal atitude.
Muitas doenças são formas de expressão de sofrimento no corpo. Os estigmas e cobranças sociais impõem comportamentos e experiências que não consideram as diversidades pertinentes ao humano e à sexualidade humana. A repressão como única alternativa para lidar com isso tudo pode ser uma grande fonte de sofrimento, para a mente e para o corpo. Busque ajuda para se fortalecer e encontrar formas possíveis de experienciar sua sexualidade, respeitando seu corpo, seu desejo e das pessoas com quem você escolher se relacionar.
Pode ser que sim, isso é uma resposta muito individual, mas, muito provavelmente, terá ai um sofrimento por conta dessa repressão. Seria importante entender o que motivou esse desejo, quais os motivos pra que você não consiga vivenciar a sua bissexualidade.
Te convidamos para uma consulta: Psicanálise - R$ 150
Olá! Como vai?
É interessante procurar atendimento clínico para que se possa compreender o sentido do seu questionamento, esse movimento (repressivo) pode impactar negativamente na vivência da sua qualidade de vida.

At.te
Olá!
Reprimir a sexualidade trás ao sujeito uma serie de implicações que impactam sua vida. A angustia e ansiedade acabam por se tornarem frequentes e consequentemente sofrimento, por não poder exercer livremente uma parte tão importante da vida que é a sexualidade.
Procure ajuda de um profissional para que você possa se entender no meio disso tudo e possas desenvolver estratégias para sair de movimento de repressão.
Com certeza.