Tendo em vista que a orientação sexual pode mudar ao longo da vida, como já foi mencionado aqui, gostaria

24 respostas
Tendo em vista que a orientação sexual pode mudar ao longo da vida, como já foi mencionado aqui, gostaria de saber se a terapia de reorientação sexual pode realmente ser bem sucedida???
Sim, pode ser bem sucedida. O sucesso envolve a cura dos conflitos segundo Horney, a cientista do comportamento humano que eu mais admiro, e muitos outros mestres da psicoterapia; envolve a cura das dores emocionais, do mal estar exagerado, e depende dos comportamentos atitudes e crencas da pessoa que busca ajuda e da competencia do profissional.

A orientação sexual ainda vem sendo pesquisada extensamente e tem muitas perguntas em aberto. Estudos recentes trazem fortes evidências de que há um nível de determinação genética em interação com expressão ambiental, não se limitando de uma escolha binária (seja hétero ou homoafetiva), mas que temos um gradiente variando entre esses dois polos. Logo, a premissa de que orientação sexual muda ao longo da vida é FALSA. O que pode ocorrer é a pessoa deixar de se comportar de acordo com sua orientação sexual. Pesquisas de terapias focada sobre mudança de orientação sexual indicam que elas provocam maior sofrimento sobre paciente a longo prazo, podendo desencadear resultados catastróficos (ex. depressão, suicídio). Os supostos benefícios cabem apenas à comunidade que rechaça diferenças. A orientação ética é a de capacitar o indivíduo a lidar de forma saudável e compatível com sua sexualidade, enquanto desenvolve habilidades para lidar com o meio social/cultural que o invalida.
Qualquer especialista em psicologia e comportamento humano sabe que essa idéia é absurda, preconceituosa e sustentada por fanáticos religiosos. Um profissional que baseia seu trabalho mais nas crenças religiosas do que na ciência, não merece reconhecimento e nem credibilidade.
Então, não existe "cura gay" como muitas vezes é divulgado, principalmente pq para se ter uma cura é preciso estar doente, e esse não é o caso. Contudo, se vc não está confortável com sua escolha, pode significar que existe algo que não está na medida. Por isso a reorientação sexual, na minha avaliação não é , algo de cura e sim de reflexão e honestidade pessoal .
Se algo estiver fazendo sofrer, incomodando , procure uma orientação , faça uma avaliação e um tratamento se for o caso.

Espero ter ajudado !
Boa tarde! O trabalho do psicólogo consiste na busca do equilíbrio do indivíduo em todas suas formas de expressão. Qualquer terapia de reorientação pode ser feita por psicólogos apenas se forem solicitados pelo paciente de forma voluntária , considerando que não existe " cura gay". Respondendo sua pergunta, se a terapia de reorientação pode ser bem sucedida, vai depender de questões extremamente peculiares na história de vida do cliente, que é de suma importância neste processo.
Boa tarde, o sucesso de toda terapia seja de orientação sexual, ou não, vai depender do esforço do analisando. Não há uma receita de tratamento unico para todas as pessoas que fazem terapia. Principalmente visando um sucesso imediato e absoluto!! Essa visibilidade não se aplica quando se passa por um processo como ė o caso de uma terapia.Porque se trata de um processo, a terapia, também implica o desempenho do profissional. Espero ter ajudado.Abraço
Boa noite colega,

A escolha sexual faz parte do indivíduo. Isso pode envolver fatores orgânicos, psicológicos e ambientais.
Cada caso é único. E a forma de se trabalhar isso, dependerá muito do paciente. O importante é a pessoa ser feliz sendo o que realmente é.

Abraços,
Danielle Caetano
Olá! Os conflitos sexuais são decorrentes de uma má educação sexual ou de nenhuma educação sexual, desde o nascimento do indivíduo. Em pleno século 21, ainda ensino pessoas a entenderem sexo, e de como fazerem atividades sexuais, como seres humanos.Busque por um bom Psicólogo, Cognitivo Comportamental sexólogo e hipnoterapeuta. Paz e bem!
A sexualidade é um dos pilares da identidade pessoal, possibilitando maneiras singulares de existir. É muito particular e não é patológica, devendo ser respeitada em suas diversas formas. O que cabe ao psicólogo é proporcionar em psicoterapia um espaço de escuta e cuidado com o sofrimento trazido pelo paciente. De acordo com o Código de Ética do Psicólogo, no art. 2º: "é vedado ao psicólogo induzir a convicções políticas, filosóficas, morais, ideológicas, religiosas, de orientação sexual ou a qualquer outro tipo de preconceito quando de exercício de suas funções profissionais." O que existe é a possibilidade de autoaceitação com quem se é verdadeiramente e/ou minimizar esse sofrimento. Logo, a reorientação ou cura gay não só podem trazer mais dor por reforçar a ideia de que algo está errado com o sujeito, além de serem absolutamente contra o que nossa conduta preconiza: o acolhimento às diferenças.
Na minha ótica o psicólogo deve ater-se a cuidar do sofrimento psíquico do indivíduo que o procura.Proporcionar o acolhimento independente do seu sexo biológico ou em construção. Enfatizo que o próprio indivíduo é responsável por sua opção sexual independente do fator biológico. Cabendo ao profissional da psicologia a imparcialidade e respeito.Se achar que não está preparado para o caso o encaminhei sem julgamento. Não devemos envolver crenças religiosas numa situação tão delicada que envolve a sexualidade de cada indivíduo, Ninguem nasce ou opta a ter disforia de gênero. ( ser gay)Entendo que é um processo muito confuso e sofrido para o indivíduo e familiares.
Olá! A orientação sexual não muda ao longo da vida. O que pode mudar são os comportamentos sexuais da pessoa, que pode, por exemplo, liberar a si mesma para viver de acordo com o próprio desejo. Sabemos que essas "terapias de reorientação" podem causar prejuízos graves, como muito bem colocado pelo colega Rodrigo Puppi. Além de todo sofrimento, essas terapias não cumprem seu objetivo, pois o desejo não é algo que possa ser manipulado por meio de mudanças no comportamento. Busque apoio profissional para viver bem consigo mesmo e não para transformar-se em outra pessoa.
Terapia de "reorientação sexual", como já citado por diversos colegas, não existe e pode causar diversos prejuízos ao paciente. Além disso, essa prática fere a Resolução 01/1999 do Conselho Federal de Psicologia, disponível na íntegra no site do CFP. Ao colega que relacionou esta resolução com posição política e orientação sexual do profissional sugiro a releitura da resolução mencionada.
Já existem tantos confitos, preconceitos, rotulos, classificaçoes.
Para o meu trabalho, a força esta no autoconhecimento profundo, com a associacao do EMDR e o Jung
E ainda a psicofotografia, temos ferramentas suficientes para entender o que passa dentro de você, sem ter que te enquadrar nisso ou naquilo, entende? Temos que cuidar que o externo não invada quem você é...
Muitas colegas já responderam, mas é bom enfatizar. A Resolução nº 01/1999 do Conselho Federal de Psicologia estabelece normas de atuação para os psicólogos em relação a Orientação Sexual. Além dela, a Resolução nº 02/2018 estabelece normas em relação a pessoas Transexuais e Travestis. Ambas as resoluções consideram as expressões e identidades de gênero como possibilidades da existência humana e que a forma como cada um vive sua sexualidade faz parte da identidade do sujeito, a qual deve ser compreendida na sua totalidade.
Isso porque a Psicologia pode e deve contribuir com seu conhecimento para o esclarecimento e superação de preconceitos e discriminações.
Assim, como já respondido por outros colegas, a terapia de "reorientação sexual" pode causar diversos prejuízos aos pacientes por não respeitar sua subjetividade, além de ferir essas resoluções e o próprio Código de Ética do Psicólogo. Quem oferece esse tipo de prática pode ser denunciado no respectivo Conselho Regional de Psicologia.
Olá. Não existe uma terapêutica que possa >>>garantir<<< uma saída para suas dúvidas e angústias sobre sua sexualidade. Esse tema é muito complexo e realmente constitutivo do ser humano enquanto sujeito e ser social. A sexualidade não se define pela sua meta (atrair-se pela pessoa do sexo oposto ou do mesmo sexo), mas está presente, segundo a psicanálise, desde os primórdios das relações, com o afeto que o bebê recebe (ou deixa de receber) dos seus cuidadores. Isso dá a dimensão de que não trata-se apenas da relação sexual, mas de como cada um ama, demonstra afeto e se relaciona. Uma forma eficiente de lidar com a sua sexualidade é numa psicoterapia focada em... Você. Qualquer psicólogo que não entenda seu paciente como um todo complexo e mire apenas em sintomas ou partes separadas da psique, em caixinhas, vai deixar de lado parte da questão e não tratar a pessoa, mas um pedaço avulso do seu ser. O que resulta apenas no deslocamento do sintoma, em novas questões, angústias. É bom ter em mente que não existem orientações corretas e quem poderá, em última instância, dizer com qual se identifica é apenas você mesmo. Busque um psicólogo que possa ser seu parceiro nessa caminhada singular e muito importante da sua vida. Abraço!
Sempre a última escolha, decisão e construção vai ser do paciente. Indiferente do profissional ser o melhor. Mas é certo que, não se pode ignorar que quanto mais dedicado o terapeuta ou psicólogo(a), melhor será a clareza em relação a todas as situações vividas e enfrentadas. Psicoterapia existencial ou outra abordagem que o receba assim como está no aqui e agora sem preconceito ou crítica fará toda a diferença. Pertencimento, relação e quem somos é a busca feita por todos.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Tudo aquilo que causa sofrimento é passível de ser tratado em psicoterapia,o que não quer dizer mudar algo,pode-se por exemplo mudar a visão que se tem de algo/alguém/situação.O objetivo da psicoterapia não é mudar a orientação sexual de ninguém e sim ajudar o indivíduo a identificar de que forma deseja expressar sua sexualidade e vivencia-las sem conflitos,receios e autopreconceito! à disposição!
A terapia ajuda a pessoa a conviver com coisas que não pode ou não quer mudar, ajuda a clarear conflitos e poder decidir escolhas maduras. É preventiva , reflexiva, sendo um investimento na saúde mental, porém as decisões, escolher e condutas cabem ao paciente. Desta forma, também quanto ao rumo da sexualidade, uma hora chega o momento em que a escolha do caminho fica mais clara
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 105
Olá, o que acontece ao longo de nossa vida é um processo de autoconhecimento, aceitação e amor por aquilo que sou, meus desejos, culpas, medos. Para te dar uma resposta mais completa irei copiar aqui uma resposta de Freud à mãe que lhe pediu que curasse seu filho homossexual. Ela expressa muito bem tudo o que existe em volta dessa questão:

"Minha querida Senhora,

Lendo a sua carta, deduzo que seu filho é homossexual. Chamou fortemente a minha atenção o fato de a senhora não mencionar este termo na informação que acerca dele me enviou. Poderia lhe perguntar por que razão? Não tenho dúvidas que a homossexualidade não representa uma vantagem, no entanto, também não existem motivos para se envergonhar dela, já que isso não supõe vício nem degradação alguma.

Não pode ser qualificada como uma doença e nós a consideramos como uma variante da função sexual, produto de certa interrupção no desenvolvimento sexual. Muitos homens de grande respeito da Antiguidade e Atualidade foram homossexuais, e dentre eles, alguns dos personagens de maior destaque na história como Platão, Michelangelo, Leonardo da Vinci, etc. É uma grande injustiça e também uma crueldade, perseguir a homossexualidade como se esta fosse um delito.
Ao me perguntar se eu posso lhe oferecer a minha ajuda, imagino que isso seja uma tentativa de indagar acerca da minha posição em relação à abolição da homossexualidade, visando substituí-la por uma heterossexualidade normal. A minha resposta é que, em termos gerais, nada parecido podemos prometer. Em certos casos conseguimos desenvolver rudimentos das tendências heterossexuais presentes em todo homossexual, embora na maioria dos casos não seja possível. A questão fundamenta-se principalmente, na qualidade e idade do sujeito, sem possibilidade de determinar o resultado do tratamento.
A análise pode fazer outra coisa pelo seu filho. Se ele estiver experimentando descontentamento por causa de milhares de conflitos e inibição em relação à sua vida social a análise poderá lhe proporcionar tranquilidade, paz psíquica e plena eficiência, independentemente de continuar sendo homossexual ou de mudar sua condição.
Levantar um questionamento sobre o porquê das nossas preferências é válido e deve ser acolhido. É interessante, porém, prestar atenção no motivo que te faz ter seus pensamentos tomados por esta pergunta, possivelmente é aí que mora o sofrimento e é onde o psicólogo pode te ajudar.
Pergunta importante!
Não existe "cura gay" ou mudança de orientação sexual. Inexistem evidências de que funcione e, pior ainda, ao longo do século passado houveram estudos que tentaram essa "cura", mas os resultados foram desastrosos e destruiu a vida de inúmeras pessoas.
Enquanto psicólogos, nós devemos zelar e validar as identidades e orientações sexuais diversas, afirmar a existência de pessoas LGBTQIA+ e não promover curas ou tratamentos que coloquem em risco essa existência.
Eu posso supor que a pergunta pode vir de um lugar de dor. Ser LGBT no Brasil envolve muita dor e LGBTfobia. Muitas vezes, as pessoas procuram ajuda para essa mudança por não suportarem os impactos psicológicos da LGBTfobia, que podem até mesmo causar transtornos mentais que dificultem uma vida que vale a pena ser vivida.
Espero que, caso seja o seu caso, que você possa buscar a ajuda e o acolhimento que necessite, que promova e valide a sua existência no mundo.
Grande abraço, espero que fique bem!
Olá!
Quando você fala sobre reorientação sexual seria sobre você ou uma pessoa próxima?
Independente da resposta, seria importante tentar entender a situação como um todo. Tabus, religião, cultura familiar e etc. Todos esses fatores acabam por causar culpa quando decidimos aceitar nossa natureza e a forma como viver nossa expressão sexual.
Não existe terapia de reorientação sexual!
A terapia com um profissional que trabalhe com o tema da sexualidade ajudará o sujeito a se entender, de onde vem essa expressão, se é original do sujeito ou se é alguma repetição ou defesa por exemplo.
Se um profissional te oferece esse tipo de serviço, desconfie, porque irá trazer ainda mais sofrimento para a pessoa que possa está nesse momento de aceitação da sua sexualidade.
Na verdade, a sexualidade em si não muda ao longo da vida. O que pode mudar é a percepção da sexualidade. Por conta da heteronormatividade, algumas pessoas demoram para descobrir homossexualidade ou a bissexualidade, ou podem ter dificuldade em aceitar isso. A reorientação sexual não é uma pratica bem aceita pelo CRP, pois ferem princípios dos direitos humanos. A questão aqui talvez seja porque você gostaria de mudar sua orientação sexual e não em como fazer isso.
Olá. A reorientação sexual, se existir, não será feita pela terapia em si, toda terapia é um método de autoconhecimento, de você perceber algo que já é você. Abraço.