Orientação sexual

24 respostas
Tenho desejos pelo mesmo sexo mas não atração já tive experiência de ambos os lados mas sem definição, já tenho 31 anos e não consigo ter um relacionamento e vejo que estou ficando só, gostaria de formar uma família mas não sei o que fazer?
Olá, talvez seria viável iniciar uma terapia para que pudesse compreender melhor os seus sentimentos e desejos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Concordo com a colega acima. O processo terapêutico poderá lhe auxiliar bastante nesse processo de auto conhecimento.
 Rachel Gonçalves da Silva
Psicólogo
Londrina
Ola, concordo com a resposta da colega acima. Acredito que a psicoterapia irá te ajudar muito, pois é importante nos conhecermos, sabermos quem somos, o que nos satisfaz etc.. para somente depois estabelecermos um relacionamento amoroso, pois muitas vezes, projetamos o nosso conflito no "outro", e isso afasta as pessoas e nos faz se sentir "inapropriados".
Dra. Sonia Maria Leite Quezada
Psicanalista, Psicólogo
Fortaleza
Olá!Concordo com as profissionais acima.Uma terapia psicanalitica seria muito relevante nesse momento de sua vida.Procure ajuda o quanto antes.Abraço
 Franciele Ferreira Fragallo
Psicólogo
Curitiba
Recomendo iniciar um terapia, o autoconhecimento te dará possibilidades de fazer escolhas mais assertivas e entender seus próprios desejos.
Abraço
 Vanessa Campos
Psicólogo, Psicanalista
Rio de Janeiro
O ideal para você sair desse impasse é buscar o auto conhecimento. Para isso uma psicoterapia seria fundamental. Recomendo que busque por um psicologo (a) com abordagem psicanalista.
 Carolina Machado Denardi
Psicólogo
Caxias Do Sul
Pelo que entendi, suas dúvidas e impasses vão além da definição da sua orientação sexual, e estão interferindo significativamente nos seus relacionamentos. Uma boa psicoterapia, com bom vínculo e confiança, pode ajudar a compreender a origem da sua confusão e entender o que está te dificultando a atingir teu objetivo de ter um relacionamento duradouro e efetivo. Analisar seus modelos, relações do passado e escolhas mais recentes pode elucidar padrões disfuncionais que devem ser modificados, por isso a necessidade de um bom profissional. Abraço e boa sorte!
Dra. Cátia Rosa
Psicólogo
Teresópolis
Terapia já! Entretanto, a psicanálise levará muito tempo para lhe trazer um alívio e a TCC seria rápida e por isso um tanto arriscada. Eu recomendo a Terapia Existencial que trata de questões como essa de maneira pontual e delicada, sem pressa, mas tb sem muitas delongas. OBS: minha abordagem é a TCC, mas mesmo assim eu não a recomendo.
 Edna Borba Araujo
Psicólogo, Psicanalista
Recife
Olá.
Existe a possibilidade de o fenômeno descrito por você estar associado a outras questões. Cada pessoa apresenta um agrupamento de estímulos ou fantasias eróticas. No seu caso, repito a orientação dos colegas, de procurar uma psicoterapia (psicanalise) por lhe possibilitar identificar as razões dessa construção e, principalmente, as bases desse sofrimento.
Fique bem.

Abraço
 Sandra Pontes
Psicólogo
Belo Horizonte
Olá,
Reforçando o que as colegas colocaram, autoconhecimento vai apoiar suas escolhas, primeiro nos conhecemos para podermos tomar as melhores decisões para nós. A questão vai além dos sintomas. Minha sugestão é um (a) profissional que você tenha empatia independente da abordagem, todas funcionam, é uma questão de identificação para o processo fluir.
Sucesso na escolha ;)

 Mariana Todeschini Almeida
Psicanalista, Psicólogo
Porto Alegre
Olá, tudo bem? As questões da nossa sexualidade e das nossas relações são sempre bastante complexas e é comum nos sentirmos angustiados com isso. Tu dizes que estás preocupado pois quer formar uma família e acha que está em tempo disso acontecer. Talvez o teu receio seja o de te sentir sozinho, pois a solidão muitas vezes assusta. O que parece que está confuso para ti é a questão do teu desejo, afinal, qual é o teu desejo? Para ser disso que se trata. Poder passar por um processo de análise, psicoterapia, para pensar a respeito dessas questões me parece interessante. Um abraço.
Dra. Vera Lucia Lima Cunha
Psicólogo, Psicanalista
Macaé
Embora todos concorde que você precisa do acompanhamento de um profissional, eu concordo neste ponto. Porém, penso que você deve procurar se reencontrar com suas raizes, essência, eu interior...etc. não é a abordagem deste ou daquele, mas sim a que você melhor se sentir, aquela que te passe confiança, acolhimento, respeito pelo seu sofrimento.
O principal de tudo é você sentir que pode fazer suas escolhas e mesmo que não escolha fazer nada, já é uma escolha.
Até porque quem vai estar vivenciando suas dores ou amores e vc. Mais ninguém. E do vc vai desconstruir suas inseguranças e reconstruir o caminho. Por isso; se permita , se aceite e se perdoe. Nunca se sinta culpado(a),
Apenas tenha compaixão por quem você é. Se ame e seja feliz!
Um abraço! Bjok! No ❤️
 Karina Petroli
Psicólogo
Bento Gonçalves
Olá! Acredito que você se beneficiaria com a psicoterapia, pois ela vai lhe ajudar a se autoconhecer e definir o que realmente deseja.
 Teresinha Silveira
Psicólogo
Recife
As suas palavras nos fazem crer que você precisa se conhecer melhor. Certamente um psicólogo poderá ajudar na análise de suas questões e proporcionar-lhe um momento de descoberta importante na vida. Importante é ter tranquilidade e confiança no profissional.
Dra. Esther Araújo
Psicólogo
Brasília
Olá! A psicoterapia é super indicada para ajudar você nesse conflito que está passando. Assuntos relacionados à sexualidade precisam ser trabalhados com bastante cuidado e atenção, pois impactam em diversas áreas da nossa vida. Procure um profissional da psicologia para te acompanhar nesse momento. Fico à disposição. Abraço! Esther Araújo
Quando se fala de constituir uma família, podemos dizer que alguns elementos são fundamentais para esta existência. São eles: intimidade, paixão e compromisso.Fazem o amor completo. Agora, as vezes vivemos alguns traumas no decorrer da vida, que podem fazer que aconteça a auto sabotagem, e esta nos impedir de seguir em frente de forma saudável e apropriada. A psicoterapia com psicólogo poderia ajudar em relação a capacidade de mudanças e finalidades.
Facilitaria ao indivíduo uma atitude mais autêntica em relação a si próprio, promoveria uma abertura cada vez maior das perspectivas do indivíduo em relação a si próprio e ao mundo,clarificaria como agir no futuro em novas direções e o significado da sua existência, e promoveria o confronto e a superação da ansiedade que emerge dos dados da existência.
Abraço!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
 Lisiane Hadlich Machado
Psicólogo, Psicanalista
Rio de Janeiro
Boa tarde, formar uma família saudável ou um sistema familiar funcional requer virtudes e potencialidades afetivas que vem da sua herança familiar ou de processos terapêuticos bem sucedidos. Muitas pessoas estão bloqueadas afetivamente nesse sentido por isso a psicoterapia torna-se fundamental nesse processo. Outro ponto importante para uma vida amorosa satisfatória é sentir-se bem consigo mesmo, ter auto estima, segurança pessoal. Isso me parece faltar no seu discurso, você esta perdido em sua identidade sexual. Antes de pensar em relacionamentos amorosos, sugiro uma psicoterapia individual.
 Cristina Dos Santos de jesus
Psicólogo
Salvador
Ola! Sugiro psicoterapia através do autoconhecimento vai ter acesso a informações inconscientes, ninguém se perde de si mesmo.
Abraços!!!!!
Olá!
Seria legal você procurar ajuda profissional para que possas entender qual a sua relação com sua sexualidade. É importante ter em mente que construir uma família independe de opção sexual. É de suma importância ter autoconhecimento para que possamos nos relacionar bem com nossos desejos e sentimentos, dessa forma podemos conseguir administrar os conflitos que nos vem a mente a todo momento, como por exemplo, valores familiares e sociais que conflitam com o que desejamos.
Qualquer dúvida estou a disposição.
 Letícia de Paulo
Psicólogo
Belo Horizonte
Olá! Faça terapia. O autoconhecimento facilitará nas descobertas sobre si e suas dúvidas sobre os outros e o mundo! Um abraço.
 Letícia Fernandes
Psicólogo, Psicanalista
Rio de Janeiro
Olá. Seria interessante o início do processo terapêutico para você se entender e se autoconhecer. Fico à disposição. Abraço!
 Gisele Rodrigues
Psicólogo
Florianópolis
Psicoterapia vai te ajudar a entender melhor seus sentimentos e encontrar respostas. Abraço,
Olá Lidar com a sexualidade e a falta de definição pode ser desafiador, mas é importante lembrar que muitas pessoas passam por questionamentos semelhantes. Se você deseja formar uma família, o primeiro passo é buscar autoconhecimento, e a terapia pode ser um apoio valioso para entender seus desejos e medos. Formar um relacionamento vai além da atração sexual, envolve valores e afinidades, e a dificuldade de se conectar pode ser trabalhada com o apoio adequado. A sexualidade é fluida, e não há necessidade de se rotular rigidamente. O conceito de família também pode ser flexível, criando laços afetivos com quem compartilha seus sonhos e desejos de vida.
Espero que tenha ajudado, se precisar estarei aqui. Um abraço
 Helio Martins
Psicólogo
São Bernardo do Campo
Olá, tudo bem? Entendo que atravessar incertezas sobre a própria orientação afetiva e o desejo de construir uma família pode parecer um enigma que insiste em se embaralhar. Não é como se sua jornada estivesse acontecendo num deserto sem ecos; há vozes, histórias e caminhos que podem ressoar com a sua, mesmo quando a sensação é de estar caminhando sozinho.

Do ponto de vista da Neurociência, nosso cérebro costuma priorizar a busca por pertencimento e segurança, liberando sinais químicos que ampliam ou inibem o prazer conforme aprendemos sobre intimidade ao longo da vida. Isso significa que, muitas vezes, os conflitos que você sente não são falhas pessoais, mas diálogos internos entre circuitos emocionais antigos – marcados por experiências, crenças culturais e referências familiares – e necessidades atuais de afeto e autenticidade.

Para ampliar a clareza, vale se perguntar: quais emoções emergem quando você imagina um futuro em que possa escolher livremente o tipo de vínculo afetivo que deseja? Em quais momentos da sua história percebeu breves instantes de paz com sua sexualidade, e o que havia de diferente nesses contextos? Além disso, o que significa, para você, “formar uma família”, e como essa imagem foi construída ao longo dos anos? Explorar essas respostas pode revelar padrões, medos e valores que ainda estão pedindo voz.

Um processo terapêutico pode servir como espaço seguro para decifrar esses diálogos internos, integrar mente e corpo e alinhar suas escolhas com aquilo que faz sentido para você hoje. Caso precise, estou à disposição.

Especialistas

Leila Câmara

Leila Câmara

Psicólogo, Sexólogo

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Maria Vitória Basile

Maria Vitória Basile

Psicólogo, Psicanalista

Salvador

Agendar uma visita
Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Ana Larissa Marques Perissini

Ana Larissa Marques Perissini

Psicólogo, Sexólogo

São José do Rio Preto

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 8 perguntas sobre Terapia de orientação sexual
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.