Seja primária ou secundária, qual o melhor tratamento existente para a insônia? Os comprimidos da

5 respostas
Seja primária ou secundária, qual o melhor tratamento existente para a insônia?
Os comprimidos da chamada "família Z" são menos prejudiciais se comparados aos benzodiazepínicos. Por que, apesar da proposta de não causar dependência infelizmente não ter se concretizado, eles são de tarja vermelha?
Olá, pelo seu relato existe um grande interesse de estudo dos medicamentos que podem ser mais benéficos e menos prejudiciais à sua saúde, acho isso muito positivo. Penso que buscar um tratamento psicoterapêutico e fazer uma investigação mais aprofundada sobre os seus sintomas, em especial com relação a sua dificuldade de adormecer pode te ajudar significativamente também. Além disso, pode-se pensar tratamentos em paralelo ao psicológico como o acompanhamento nutricional, etc.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O tratamento indicado para a insonia primaria de primeira linha sugerido pela OMS - Organização Mundial de Saúde é a TCC - Terapia Cognitivo-Comportamental. Quanto a medicação mais utilizada são os anti-depressivos com recaptação de noradrenalina e indutores do sono, porem ao iniciar a TCC a medicação sera retirada aos poucos.
O melhor tratamento é aquele INDIVIDUALIZADO. Cada caso tem que ser avaliado isoladamente, determinar os fatores desencadeantes, perpetuantes, sintomas associados, verificar como está a saúde fisica e mental. Não existe fórmula padrão. As medicações “Z” são utilizadas em alguns casos, porém o tratamento e muito mais complexo do que isso. As vezes e necessário outras associações. Também e essencial medidas de higiene do sono e alguns casos terapia cognitivo comportamental. Procure ul neurologista clinico.
Em muitos caso, a insônia pode estar sendo colaborada por hábitos prejudiciais a saúde. Falta de atividade fisica, ingesta alimentar de alimentos processados ou de produtos pró-inflamatórios, bem como uso de celulares, tablets, computadores e televisão em horários próximo do horário de dormir. Oriento consultas com Nutrólogo ou médico que atue na área de Medicina integrativa e, em conjunto, com Nutricionista Funcional e um Psicólogo. Espero ter ajudado.
Não há exame específico.
O diagnóstico se dá através de observação clínica dos sinais do transtorno, e a epilepsia não é evidência de autismo. Sugiro buscar o neurologista infantil, manter as visitas ao pediatra e buscar atendimento psicológico. Pois o diagnóstico requer realmente várias visitas a estes profissionais. É delicado pois o paciente é muito jovem e a maturação neurológica se dá aos 7 anos. É preciso acompanhamento do desenvolvimento comportamental e de socialização, bem como o controle das crises epileticas. Espero ter ajudado!

Especialistas

Isaac Ferro

Isaac Ferro

Médico de família

Laguna

Renan Medeiros

Renan Medeiros

Psiquiatra

Caruaru

Lorena V. S. Caldeira de Melo

Lorena V. S. Caldeira de Melo

Geriatra, Especialista em clínica médica

Montes Claros

Patricia Eduarda Biselli

Patricia Eduarda Biselli

Homeopata

Curitiba

Eduardo Ribeiro Brandão

Eduardo Ribeiro Brandão

Médico de família

Montenegro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 219 perguntas sobre Insônia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.