Sentir vontade sair correndo quando se acha em local fechado ou no meio de uma grande multidão pode

10 respostas
Sentir vontade sair correndo quando se acha em local fechado ou no meio de uma grande multidão pode ser chamado de ataque de pãnico?
olá, a vontade de sair correndo de um lugar fechado ou com uma multidão, pode fazer parte de uma crise de pânico, porém a mesma consiste em outros sintomas simultâneos, tais como: sudorese, taquicardia, tontura ou sensação de desmaio, falta de ar, - assim como o colega afirmou- medo de morrer, entre outros.
Independente de se tratar de uma crise de pânico, o mais indicado é procurar um profissional psicólogo e/ou psiquiatra para o diagnóstico e tratamento.
Att

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Complementando que o ataque de pânico tem uma característica pontual que refere-se a uma forte crença de morte iminente , oriento além de um acompanhamento médico um acompanhamento psicológico. A Psicoterapia Cognitiva Comportamental se faz eficiente e indicada.
Att,
Os dados que você forneceu são poucos para determinarmos um diagnóstico de ataque de pânico.
Como você está sofrendo nessas situações sugiro que busque um médico psiquiatra para uma avaliação pormenorizada do seu caso.
Outro transtorno que merece ser avaliado é a Agorafobia, que de modo bastante resumido seria o medo ou ansiedade desencadeados por pensar ou vivenciar algumas situações como: permanecer em locais fechados, ficar em meio a uma multidão, permanecer em espaços abertos, usar transporte público, sair de casa sozinho.

Respeitosamente,
A síndrome do pânico é um coletivo de sintomas que fecham o diagnóstico, esse sintoma é apenas um, mas que pode estar ligado a outros diagnósticos. Procurar um psiquiatra e um psicólogo para fazer uma avaliação mais detalhista seria assertivo para diagnosticar os motivos desses comportamentos. Abraços e tenha uma ótima semana!
Olá, seria interessante fazer uma avaliação psicológica, afim de entender melhor o que tem sentido, em que momento se manifestam esses sentimentos, se de alguma maneira você chega a passar mal, se é apenas em um único lugar que acontece ou em qualquer lugar lotado.
De qualquer maneira, sendo uma crise de pânico ou não existe formas de ajuda-lo(a), e como controlar esses sentimentos, do que fazer para se sentir melhor.
Estou a disposição
Att,
Olá, boa tarde, tudo bem? respondendo a sua pergunta, para ser considerado um ataque de pânico precisa seguir alguns critérios do DSMV (Manual Diagnósico e Estatístico de Transtornos Mentais), e necessário entender outros comportamentos, pensamentos e reações fisiológicas que você esta sentindo, para que assim possa ser mensurado um diagnostico mais preciso do seu caso. Grande abraço!
Sim pode ser ataque de pânico. Mas é fundamental um atendimento psicológico para que possa te auxiliar numa pesquisa, na sua historia de vida, buscando as causas desse sintomas para tratamento. Muitas vezes ficamos, inconscientemente, presos a experiencias negativas, que passamos de forma impactante, vividas em isolamento onde ficamos recordando e realimentando sintomas associados a ansiedade e mal estar físico vividos no passado. A terapia vem ajudar a dissolver esses traumas e resignificar essas experiencias.
Não é possível fechar nenhum diagnóstico, somente por esses sintomas, por que esses podem querer indicar outras coisas, assim, se você se sente incomodada com esses sintomas busque uma avaliação médica ou Psicológica, para que possa ser tratada.
Espero que tenha lhe ajudado, estou a disposição
Abraço
Vera Pelizzari
Os ataques de pânico se expressam dessa forma, no entanto, as causas desses ataques são muito particulares, tendo a ver com a sua história de vida, suas experiências, seus medos, dificuldades, suas relações com terceiros e com o ambiente no passado e hoje em dia, etc. Desse modo, se a causa é subjetiva, qualquer investigação e tratamento têm que levar em conta esse fator subjetivo.
Boa noite! Seria ideal que você procurasse ajuda de um terapeuta para juntos identificarem de que forma, quando,porque e com que frequência esta vontade se dá. O tratamento com a terapia cognitiva é o ideal pra esta situação.

Especialistas

Nadir Lara Junior

Nadir Lara Junior

Psicanalista, Psicólogo

Curitiba

Agendar uma visita
Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Marneide Santos Barcelos

Marneide Santos Barcelos

Psicólogo

Nova Iguaçu

Maristela Café S Silva

Maristela Café S Silva

Psicólogo, Psicanalista

São Caetano do Sul

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 111 perguntas sobre Ataque de pânico
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.