Sofro de ejaculaçao precoce, não gostaria de fazer tratamentos farmacologicos e tambem não tenho parceira

7 respostas
Sofro de ejaculaçao precoce, não gostaria de fazer tratamentos farmacologicos e tambem não tenho parceira fixa. Gostaria de saber se a técnica "start and stop" pode ser eficaz se for feita por mim mesmo ?
Você começa dizendo "Sofro", Um tratamento adequado com um profissional ira lhe ajudar. É necessário investigar as causas fisiológicas com um urologista. Também seria importante entender o porque não gostaria de de tratamento farmacológico, se acredita ser de origem emocional um psicologo poderá auxilia-lo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Ejaculação precoce sempre está associada à questões fisiológicas ou emocionais( estresse e ou ansiedade) - fisiológicas trata-se com medicação e intervenção médica, emocionais com um psicólogo, portanto o melhor caminho e descobrir o porque e a origem desse problema.
Vale lembrar que o tratamento farmacólogico que visa melhorar um quadro de ejaculação precoce geralmente tem resultados insatisfatórios, o stop start pode ser um caminho, mas vale lembrar que é apenas uma técnica, que provavelmente não apresentará os mesmos resultados que a técnica aliada á psicoterapia, visando compreender as causas de sua ansiedade, procure um terapeuta sexual ou um psicoterapeuta, que terá condições de lhe orientar á respeito da execução correta do stop start, além de todo um leque de técnicas desenvolvidas para tratar casos como o seu, boa sorte!
O exercício de "start and stop" pode ser feito por você mesmo na masturbação. Mas não se pode dizer se ele será eficaz ou não porque não sabemos a origem.
É altamente recomendável que você procure um urologista para investigar possíveis fatores biológicos (alterações hormonais, hipersensibilidade peniana, predisposição genética, por exemplo). Caso haja algo orgânico, ele será capaz de lhe propor o tratamento adequado.
E independente de haver algo biológico ou não, sugiro que procure uma psicoterapia (de preferência terapia sexual) para lidar com toda a ansiedade e os efeitos emocionais que vem com essa questão, porque, como você disse, traz um sofrimento para o indivíduo.
Não há motivos para ficar sofrendo sozinho. A ejaculação rápida afeta homens de todas as idades e se não for tratada, te impede de viver uma vida sexual prazerosa.

Abraço!
A técnica consiste em se masturbar sem chegar até o limite. Nos primeiros dias não use qualquer tipo de estimulo, como filmes, revistas, apenas sua imaginação e sua mão para masturbação, sempre que perceber que a ejaculação está chegando, pare. Após parar, relaxe por 40 seg, respire fundo, relaxe coxas e abdômen e recomece por mais uma cinco vezes. A técnica pode ser necessária por meses, e ser ajustada dependendo de cada pessoa, neste caso um profissional pode lhe ajudar. Mas, a vontade de mudar, após assumir para você mesmo qualquer questão emocional são fundamentais em qualquer tratamento, e me parece que você está pronto para iniciar a mudança em sua vida. Um profissional também vai lhe ajudar a entender as causas emocionais de seus sintomas, tratando não só o sintoma como também a origem. Lembre-se: Para eficácia muitas vezes precisamos conhecer um pouco sobre a questão emocional de cada um, para aplicarmos a qualquer técnica de dessensibilizacão, ajustando-as a nossa história.
Alguns estudos sugerem que a cada 4 homens, apenas 1 consegue ter bons resultados na autoaplicação das técnicas específicas para disfunções sexuais.
Assim, é importante entender quais são os pensamentos e emoções envolvidos na queixa.
A questão do estresse e da ansiedade podem sim caminhar junto com a disfunção, contudo é difícil dizer que estas são causadoras ou mantenedoras do quadro, sendo assim, a ajuda de um psicoterapeuta sexual seria extremamente importante.
Outro ponto a ser abordado, trata-se de mitos e crenças associados a atividade sexual, estes podem gerar ansiedade de desempenho e pensamentos de antecipação do fracasso, sendo assim, quanto mais tempo com a disfunção, maiores os medos e anseios.
Costumo dizer que no processo de psicoterapia sexual também olhamos para as questões sexuais, mas nosso cliente tem uma história e de nada adianta focar nas disfunções se não conseguirmos olhar para toda a história de vida envolvida.
Olá!
O uso de técnicas para controle da ejaculação rápida pode ser útil quando faz parte de um plano de tratamento pensado para você, de maneira individualizada. A técnica em si mesma não atinge o núcleo causador dessa disfunção sexual, que na maioria das vezes é um fator psicológico que precisa ser compreendido. Mesmo sem ter uma parceira fixa, você pode iniciar um tratamento psicológico com o objetivo de compreender como se instalou esse problema e elaborar formas de resolvê-lo.

Especialistas

Rodrigo Oliveira Lazzarini

Rodrigo Oliveira Lazzarini

Psicanalista, Psicólogo

Campinas

Esio Vasconcelos Marques

Esio Vasconcelos Marques

Urologista

Divinópolis

Ceres Canali

Ceres Canali

Psicólogo, Sexólogo

Cascavel

Leonardo Ribeiro

Leonardo Ribeiro

Terapeuta complementar

Rio de Janeiro

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Ana Larissa Marques Perissini

Ana Larissa Marques Perissini

Psicólogo, Sexólogo

São José do Rio Preto

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 229 perguntas sobre Ejaculação precoce
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.