Sofro de muita ansiedade e sinto uma coisa ruim no meu peito que me trava e me faz afastar das pessoas

25 respostas
Sofro de muita ansiedade e sinto uma coisa ruim no meu peito que me trava e me faz afastar das pessoas pois fico sem iniciativa ,não sei direito se isso é uma fobia ou timidez . Gostaria de me tratar. qual a terapia mais indicada?
Na psicologia existem várias linhas de pensamentos, abordagens, qualquer uma que você procurar, irá minimizar sua ansiedade e facilitará no processo psicoterapeutico, desde que seja um profissional competente, ético e cuidadoso.
Atenciosamente!
Monica Araújo!

Olá!
A ansiedade pode gerar diversos sintomas, sendo uma deles esse que você descreve.
Mais importante do que entender os sintomas é entender a ansiedade, e as emoções que estão por trás dela.
Como o colega disse, acredito que seja importante você buscar a psicoterapia para se conhecer melhor e dar espaço a essas emoções.
Boa sorte!
Não necessariamente a ansiedade está ligada a fobias.
Acredito que em casos como o que descreve, a Terapia Cognitiva Comportamental seria mais indicada. A proposta é mudar os pensamentos distorcidos que levam a comportamentos e emoções inadequadas.
Olá, a ansiedade geralmente aparece em situações de incontrolábilidade, situações que "instintivamente" ou de forma condicionada seu corpo precisa reagir a algo que parece ser perigoso. Muitas vezes tais reações atrapalham bastante o indivíduo, principalmente em situações que socialmente demandem exposições. Sua ansiedade parece estar ligada a exposições sociais que envolvem risco (reprovação, julgamento e avaliações), o que pode ser interpretado como TIMIDEZ. Uma psicoterapia que auxilie a exposição gradativa a riscos com prevenção de respostas ansiosas, além de, um treino de habilidades sociais te ajudará bastante. Sendo assim, as psicoterapias de natureza comportamental tem grande tradição no auxílio a tais demandas.
Sucesso!
Essa ansiedade que você sente tão intensamente, localizando ela no peito e que te afasta das pessoas pode estar ligada a algum tipo de medo, mas não sei se necessariamente uma fobia. Da forma como eu entendo, a timidez é sempre baseada em um medo, mas geralmente o medo de "o que vão pensar de mim?".

Creio que um processo de psicoterapia com um bom psicólogo, que seja capaz de te compreender e que te faça sentir acolhido e respeitado pode te ajudar muito no seu processo de autoconhecimento e autodesenvolvimento.
As causas da Ansiedade normalmente é multifatorial, que por vez pode desencadear uma crise existencial e se transformar numa angustia patológica. O ideal é procurar um Psicologo, independente da abordagem, são profissionais que irão lhe acolher bem e lhe auxiliar no tratamento.
Não são todos os tipos de ansiedade que está ligada diretamente a fobias. Quanto a melhor linha não existe, você tem que procurar um psicólogo e vê se entra na mesma sintonia que a sua se tem a empatia se tiver pode ir, pois estará em boas mãos, afinal as linhas de tratamentos tem o mesmo objetivo te dar uma melhor qualidade de vida!
Bom dia!!! Sugiro a cognitiva comportamental. Com certeza a terapia irá lhe ajudar a compreender e superar seus conflitos. Espero ter ajudado!!!

For te abraço!!!
Você deve fazer psicoterapia e tomar medicamentos para ansiedade. Faça também atividade física que ajuda bastante.
Bom dia
Acredito que você deva procurar um terapia que você se identifique, mas eu sugiro que você procure, se quiser, uma que além demoferecer um tratamento ofereça a oportunidade de investigar essa questão e suas causalidades.

Danilo Alves da Cruz
Concordo com tudo o que foi dito e também te indico a Metodologia Humanista (Existencialismo) para conheceres. Sobre o seu relato é bom começar a identificar em quais vivências tem ocorrido essa ansiedade que te trava e afasta das pessoas? Que espaço você geralmente está e isso acontece? Existe um ponto de partida para que sintas essa ansiedade e é possível superar sim com a psicoterapia, vá em frente e tudo vai dar certo!! Um forte abraço!!
Bom dia! A terapia cognitivo Comportamental é ideal para você. Na TCC investigamos seus pensamentos disfuncionais e vc se tornará seu próprio terapeuta.

Boa sorte

Renata Alli
Terapeuta Cognitivo-Comportamental
Como foi qualquer abordem que procurar vai diminuir seu sofrimento. A ansiedade é uma disfunção que pode ocorrer por tentativa de antecipação e medo. O medo de estar com pessoas pode determinar uma fobia cujo principal sintoma é a ansiedade, ou seja, uma tentativa de seu organismo de esquivar ou fugir da situação de estresse (ficar no meio das pessoas). Trabalho com EMDR, uma abordagem voltada para a dessensibilização e reprocessamento. Essa terapia tem vários relatos de sucesso com uma gama enorme de problemas psicológicos.É uma das terapias que tem avaliação positiva dos institutos americanos de saúde. Boa sorte...
Para entender o que você sente e te apoiar neste processo, o atendimento psicológico é o mais indicado, independente da abordagem (comportamental, existencialista, bioenergética, psicanalítica, entre outras). O mais importante é você encontrar um profissional com quem você construa uma relação de confiança e profissionalismo.
Sucesso em sua procura!
O modo ansioso de estar no mundo; a angústia de decidir se é bom ou ruim se dar ao contato com pessoas, são sinais que te fazem sofrer e paralisam. O que vem conseguindo fazer é se afastar! Como se sente ao se afastar?

Os sinais de sofrimento parecem insistir em expressar algo! A Psicoterapia Existencial oferece espaço para que encontre o sentido da sua busca, e que será o seu próprio sentido! Assim poder expressar de modo claro para si mesmo o que lhe acontece ao invés de expressões que podem parecer estar fora do seu controle!
Bom encontro!
Olá, de acordo com o seu relato, essa "agonia" que você sente no peito é pura ansiedade, que possivelmente esteja em um nível muito elevado. Te oriento a procurar um psicólogo cognitivo comportamental para que possa aprender a controlar essa ansiedade e te acompanhar para assim obter um prognóstico positivo.
Fico a disposição! Boa sorte
Bom dia!
A ansiedade, quando não objetiva, já é um alerta de que algo mais complexo e atrelado a outros sentimentos pedem sua atenção, Só podemos lidar com aquilo que conhecemos. Um psicanalista está preparado para acolher sentimentos e ajudá-la a ampliar seu campo de visão da situação. Caso note que a ansiedade está no controle, dificultando sua relação com você mesma, com o mundo e com as outras pessoas, leve em consideração a ajuda de um profissional na área da psiquiatria.
Abraços.
Meu amigo, com respeito a sua questão pessoal, eu o aconselho a procurar um psicologo, diga- ele o que acontece com você. Tenho certeza que os psicólogos estão preparados para atendê-lo dentro da sua necessidade. Não se preocupe com teorias, pois, todo profissional de psicologia é preparado para acolher, ouvir, escutar, investigar cada caso individualmente, e fazer os encaminhamentos necessários. Busque ajuda profissional, sua vida pode ser melhor.

Desde já, melhoras, e bom acompanhamento psicoterápico
Atualmente, a ansiedade esta sendo muito comum entre as pessoas e pode estar associada a vários acontecimentos da sua vida que teriam que ser analisados, a partir do momento que esta ansiedade esta te fazendo mal, te causando agonias, angustias, medo e principalmente te impossibilitando de ter uma vida social normal, é um sinal que algo não esta indo bem com o seu emocional e deve ser tratado o quanto antes para que não piore. A ansiedade pode desencadear outros transtornos. Enfim, sendo ansiedade, fobia, timidez ou qualquer outro transtorno, o ideal é uma avaliação psicológica, iniciando um tratamento terapêutico com um psicólogo, independente da técnica utilizada lhe ajudará a se conhecer melhor, conhecer suas emoções e como lidar com elas. Um psicólogo comportamental como já foi falado por nossos colegas seria muito bom, porém acredito que o mais importante é encontrar um profissional de psicologia que lhe proporcione confiança e segurança, sendo ou não da área comportamental.
Acreditamos que uma psicoterapia sera muito importante para tratar dessa ansiedade que você esta sentindo. Para sabermos se e uma fobia , timidez, transtorno do panico entre outras patologias seria bastante pertinente uma consulta com um psicologo . Esse dado ou sintoma sinaliza que você esta sofrendo com algo em sua vida e a terapia sera bastante útil.
Um abraco Lucia Maria Pereira
Não necessariamente a ansiedade tem ligação com a fobia, uma vez que a primeira, em grau moderado, é uma reação natural do organismo à situações novas ou inesperadas, ou mesmo à prevenção de alguma situação por vir.
Quando a ansiedade se apresenta em um grau muito elevado, chegando a limitar as atividades normais do sujeito, é de se averiguar se tal situação chega a um quadro de fobia propriamente dito.
Nesse sentido, um acompanhamento psicoterápico se faz necessário, para avaliar de que modo a pessoa faz contato com o mundo à sua volta, e se nesse contato exerce trocas existenciais nutritivas para si.
Recomendo tratamento em alguma linha fenomenológico-existencial, como a Gestalt-terapia.
Pode ser ansiedade, medo, e timidez, podem ser tratados por qualquer abordagem da psicologia. Você precisa encontrar um psicólogo de confiança, que te avalie e se necessário faça encaminhamentos.
Procure logo um profissional, para que tenha o tratamento adequado.
Olá,
Você já identificou que está sofrendo com a sua ansiedade que é o primeiro passo. Agora procurar psicoterapia é muito importante. A terapia cognitivo comportamental poderá lhe ajudar muito com essa dificuldade, pois o profissional poderá lhe dar um diagnóstico mais específico e iniciar o tratamento com mais objetividade.

Boa sorte!
Se essa situação está lhe trazendo sofrimento, você deve sim procurar uma ajuda especializada e ir mais além do que esses "sintomas" apresentam, ou seja, ir mais além da superfície do seu mal estar. A Psicanálise pode lhe proporcionar essa experiência através da escuta Analítica. É importante no processo ter acesso o que está na outra cena na construção e amarração dessas manifestações de mal estar. Procure um psicanalista na sua região.
Olá. Procure uma avaliação psicológica e não se prenda ao tipo de intervenção, pois diante da exposição de seus sintomas e situações conflitivas é que o profissional vai propor um tratamento adequado às sua necessidade
Não fique sofrendo mas busque ajuda a fim de que possa melhorar sua qualidade de vida.