Sofro de uma disfunção chamada vaginismo. Já fiz terapia com uma profissional especialista em sexualidade,

10 respostas
Sofro de uma disfunção chamada vaginismo. Já fiz terapia com uma profissional especialista em sexualidade, mas após 2 anos sem solucionar o problema tive que parar pelo alto custo das sessões. Gostaria de saber se a hipnoterapia pode me ajudar, pois sofro muito com isso e meu casamento também?
O vaginismo pode ter causa orgânica, é verdade e é bom visitar seu ginecologista, para ter certeza que não existe uma causa orgânica. Mas, diversos estudos apontam que a maioria destes quadros têm origem psicogênica, ou seja, tem sua origem em quadros psíquicos mais amplos e profundos, que vão estar ligados às histórias de vida, experiências pessoais e possíveis eventos traumáticos ou sofrimento psíquico que possamos ter acumulado ao longo de nossas vidas. Do ponto de vista psicanalítico, quadros como o vaginismo são vistos como sintomas, ou seja, processos onde o psiquismo descarrega em alguma área ou órgão do corpo humano o excesso de tensão existente no psiquismo como forma de defesa e denúncia desse sofrimento. Na verdade, só atacar o sintoma não vai levá-lo a desaparecer, mas se empreender um processo onde se tente entender o conjunto da pessoa e sua história, de forma a poder entender as causas subjacentes a esta disfunção, como em um processo de psicanálise.
Espero ter ajudado

O vaginismo pode esta ligado a uma mà formação, traumas relacionados ao sexo e as vezes incompatibilidade com o casal. Eh necessàrio saber se você ja teve relação com mais de um parceiro para verificar se o problema é incompatibilidade ( tamanho do pênis por exemplo, cheiro do suor etc).
Um bom terapeuta cognitivo-comportamental trabalha com tudo, inclusive psicanàlise para entender o trauma se for o caso, terapia de casal,desensibilização sistemàtica e relaxamento terapeutico. Recomendo assisitir o filme francês" Princesa Marie" com Catherine Deneuve, onde o personagem principal foi tratada por Freud no inicio do seculo XX, você pode encontrar mesmo no youtube.
Entendo sua frustração por não ter tido sucesso com a terapia, nem sempre ha sintonia entre o terapeuta e paciente. Recomendo a TCC, ou Terapia Cognitivo Comportamental, e ainda apoio de uma fisio urogenital.
Esses casos tem sido resolvidos em 3 a 4 meses de tratamento.
A Hipnoterapia é o uso de técnicas de Hipnose durante sessões de psicoterapia. No caso do vaginismo, o mais comum é a associação de hipnose com técnicas cognitivo-comportamentais.
Procure profissionais especializados em hipnose.
Respeitosamente,
sim, com psicoterapia baseada nas noções de psicanálise, você consegue se auto descobrir psicologicamente, levando ao entendimento de como acontece o funcionamento de seu corpo, aliviando suas tensões mais severas. Com o tratamento Psicanalítico você pode perceber e tratar as causas desse distúrbio, sem o uso de medicamentos agressivos a saúde, e muitas vezes, sem necessidade.
A sexologia clínica utiliza diversas técnicas específicas para o tratamento do vaginismo. Concordo com os colegas que disseram que há uma necessidade inicial de afastar a causa orgânica ( má formação do trato genital).
Consulte um ginecologista e peça uma avaliação, depois agende uma consulta com um sexólogo clínico. Vaginismo é uma disfunção sexual e como tal o tratamento deve ser pontual e breve.
O vaginismo por ser uma contração involuntária, pode ter vários fatores envolvidos com relação a sua história de vida. Sim, o tratamento indicado é a psicoterápia que tem como objetivo ampliar seu conhecimento pessoal. Quanto mais consciência você adquire a cerca das contrações, mais controle terá sobre elas. E tambem busca facilitar a ampliação do seu conhecimento em relação como você reage ao próprio medo, a como funciona seu corpo e especialmente a como realiza suas contrações vaginais permitindo assim vivênciar siua sexualidade.
Procure fazer a terapia em outra abordagem, ja que tentou há 2 amos, pois a psicologia propõe várias formas de ajuda.
Át.
Monica Araújo!
Ola!
Apesar de algumas divergências entre a teorias e praticas profissionais quanto ao tipo de abordagem, se cognitiva ou psicanalista. Como o colega acima disse, realmente é uma frustração tratar por dois anos e não ter sucesso. Hoje busca-se psicoterapia breve. Acredito que com acompanhamento ginecológico para tratar as causas orgânicas, é possível com recurso da hipnose chegar as causas e eliminar os sintomas. Boa sorte!
Olá! Dois anos em tratamento me parece um tanto longo para não haver uma resposta! É preciso que sejam descartadas as causas orgânicas primeiramente, para que o profissional que vai cuidar de você tenha uma visão realista do problema, seja orgânico, emocional ou ambos. A abordagem do profissional não interessa, desde que ele seja bom no que faz e tenha conhecimento em sexualidade, afinal não são todos os psicólogos que trabalham com esta demanda. O mesmo em hipnoterapia. Procure um bom para cuidar de você! Boa sorte!
Olá.
A Terapia com um psicólogo(a)/ Sexológo(a) irá ajudar nas questões psicogênicas..Deve-se avaliar a necessidade de uma avaliação com o Psiquiatra e também um Fisioterapeuta especializado nestas disfunção.
Há tratamento e com resultados satisfatórios. Sugiro que procure um psicólogo(a)/ Sexólogo que atue com a Terapia Cognitivo Comportamental.Abraço.