Sou casada a 14 anos, e não concordo com as atitudes do meu esposo, nós até nos damos bem, mais acho

17 respostas
Sou casada a 14 anos, e não concordo com as atitudes do meu esposo, nós até nos damos bem, mais acho ele uma pessoa extremamente fria, as vezes é muito rispido, não consegue expressar o que ele sente, se é que ele sente, nosso casamento ta chegando ao fim. Será que se ele e eu fizéssemos terapia?
Está indicado terapia de casal caso os dois estejam interessados em trabalhar a relação conflituosa para que melhore, ou até para decidir sobre uma separação menos traumática, porém, se o seu marido não quiser, procure por uma psicoterapia individual, para que você possa avaliar melhor a situação, e numa perspectiva mais ampla, decidir sobre possíveis mudanças ,

Olá. Então, se vocês se amam, acho válido tentar mais uma vez. Seria ótimo que vocês fizessem uma terapia de casal, visto que o psicólogo possui a habilidade de auxiliar na identificação das dificuldades e desentendimentos entre vocês, possibilitando o diálogo e a compreensão dos comportamentos divergentes. Mas mesmo que não consiga que seu marido queira participar deste processo de reconciliação (para um recomeço ou um término menos penoso), sugiro que você busque uma psicoterapia individual, pois irá te trazer autoconhecimento, fortalecimento e novas formas de pensar e de agir. Espero que receba a ajuda que precisa. Att, Débora Da Rós
Psicoterapia sempre é será importante em um momento de crise, seja para o resgate da relação como também, algo que ninguém deseja mas pode acontecer, uma separação. Será "menos" traumática se o casal estiver em processo psicoterapêutico.
Essa situação em que você está vivenciando atualmente tem sido comum entre os casais. Contudo, interessante repensar alguns aspectos sobre a dinâmica do casal e qual a expectativa que um tem do outro. Nem sempre isso é fácil de se fazer sozinhos. A psicanálise pode contribuir nesse processo de auto-conhecimento, desvelando fatores que estão impedindo o bem estar do casal. é comum quando se chega neste ponto a pessoa acreditar que não há mais amor que sustente o relacionamento, mas com o auxilio de um profissional qualquer atitude que você venha a tomar, tende a ser de forma consciente para que você entenda o que de fato deseja em sua vida.
Á disposição...
Algumas informações sobre o casamento de vocês:
. Casados a 14 anos
. Você não concorda com as atitudes dele.
. Vocês se dão bem.
. Você acha ele extremamente frio.
. Você as vezes acha ele muito ríspido.
. Você não entende os sentimentos que ele expressa.
Percebo que algumas situações estão deixando você insatisfeita com o seu casamento, porém, as que você colocou não são motivos para terminar um casamento de 14 anos, principalmente se tem filhos envolvidos.
Atualmente a falta de comunicação entre os casais, principalmente as provenientes de falta de humildade e orgulho próprio são as principais causas do divórcio.
Seria importante você começar fazendo terapia para levantamento de mais informações e depois se necessário, fazer a terapia de casal. Aconselho um psicólogo em TCC.
Olá. Concordo que você e seu marido devem fazer terapia de casal para que possam superar essa crise. Procure um psicólogo em quem vocês confiem para que juntos possam resolver vencer esse momento. Boa sorte.
Imagino como deve estar sendo difícil!! A terapia de casal na abordagem cognitivo comportamental poderia investigar modelo mental e armadilhas de pensamento que ocorre individualmente sobre a relação. Penso que ao longo do tempo aprendemos a partir de nossas referências familiares como expressar emoções e concepções sobre relacionamento a dois. O treino de habilidade social é uma das técnicas que precisariam. Atendo em Recife!! Espero que possam tomar a melhor decisão que puderem para o momento, sendo com apoio psicoterapeutico ficaria mais fácil, pois começamos a perceber de outras formas a mesma situação. A disposição. Att, Alessandro.
Essas questões que tu tem sentido podem ser trabalhadas na abordagem da terapia de casal. O trabalho inclusive pode começar de diferentes formas, só com uma das pessoas, depois tentamos trazer a outra. Muitas vezes acontece de um ver mais a necessidade que o outro, e o que toma a iniciativa pode ser auxiliado pelo profissional. Mas podemos transformar sim situações, por mais que pareçam que não tem jeito. A terapia familiar e uma mediação de conflitos e uma tentativa de melhora da comunicação. Fico a disposição.
Seria muito bom que neste momento ambos estivessem dispostos a melhorar a relação, buscando orientação psicológica e estando abertos a realizarem uma psicoterapia , independente de ser de casal ou individual ou ambas paralelamente.
Quem poderá avaliar a terapia mais apropriada será o psicólogo após realização da anamnese .
Olá
A terapia de casal poderá ajuda-los se houver essa disposição dos dois! Podem ser apoiados em decisões seja de continuar ou não, mas principalmente ter claro o que realmente querem, e se querem prosseguir descobrir o que torna a relação insatisfatória, o que cada um precisa modificar para atender a expectativa do outro em termos de relação conjugal. Pode também neste processo aparecer com mais evidência se alguém da dupla / casal precisa se auto conhecer melhor e então paralelo buscar a terapia individual que no final poderá resultar na mudança da relação do casal.
Espero ter contribuído para a decisão que só pode ser tomada por vocês!
Olá,
Se vocês estão de acordo em fazer terapia, é possível que as chances de perceber as causas e condições que se relacionam com a atual experiência emocional de vocês venham à tona. Assim, fazer interferências positivas, a partir de treino, converte também em experiências positivas.
Bom dia!
A terapia irá sim ajudá-los a repensar sobre a relação de vocês. Não podemos afirmar que seria a solução para que vocês não separem pois também há a possibilidade de chegarem a conclusão de que o melhor é viverem separados. Portanto só vivendo a terapia para saberem que decisão tomar. Vale tentar.

À disposição
Olá!
A terapia de casal é importante em casais que não vivenciam grandes crises, sendo que para os que as têm, é mais indicada ainda.
Esse tipo de terapia auxiliará a entender melhor essa dinâmica, bem como relacionarem-se melhor em outros aspectos também.
Bom dia
Se você e ele fizerem terapia não pensem que resolverá essas questões, no entando tentar-se-á trabalhar no sentido de que cada um possa decidir sobre seu desejo de conti uar e de como continuar, se for o caso, melhor.

abc

Danilo A. da Cruz
Para começar uma terapia de casal, é essencial que ambos desejem trabalhar questões referentes a relação, conflitos, visões diferentes de mundo, etc. Muito das dificuldades enfrentadas numa relação se dá pela dificuldade de comunicação, e na terapia de casal isso é trabalhado para que ambos possam se ouvir e entender a frustração do outro. Não podemos esquecer que antes de se estabelecer um relacionamento, existem duas pessoas com histórias de vida diferentes e aprendizados únicos. Flexibilizar e se adaptar para que o relacionamento dê certo, é tarefa de ambos. Então, se vocês dois acreditam que vale a pena manter esta relação, uma terapia de casal ajudaria bastante, pois muito do que um vê como erro, o outro não consegue enxergar e nós só mudamos nossa postura se nos conscientizamos disso.
Querida,
Pela minha experiência clínica, percebo que essa não é uma demanda somente sua, geralmente as mulheres trazem para os atendimentos, o quanto se incomodam com a falta de demonstração de sentimentos do marido. É importante estar atenta a história de vida do mesmo, talvez ele tenha aprendido uma forma diferente de você de demonstrar carinho, em contra partida, acredito que devemos evoluir e encontrar um equilíbrio na relação.
A terapia de casal, é indicado sim, para que vocês possam se encontrar e se conhecer melhor dentro dessa relação.
Também indico a terapia individual para que cada um lidem com suas questões individuais e possa ter uma compreensão mais ampla do próprio comportamento.

Talvez seja o momento de investir na qualidade emocional de ambos...

Abraço querido!
Se há um interesse entre ambas as partes, seria interessante iniciar uma terapia de casal sim. A falta de comunicação e a questão dele ser frio e ríspido serão pontos que poderão ser trabalhados mais detalhadamente na terapia.
É recomendado que na Terapia de Casal, você e ele não se acanhem ou se intimidem em falar coisas que sentem vontade e que talvez não falem por medo da reação do outro, o lugar certo para se falar tudo e algo a mais é a terapia, então desabafem e se libertem da repressão através do falar, talvez assim o casamento de vocês consiga ter um outro trajeto que não o fim.
Cuidem-se!