Sou dependente químico, não sei mas o que fazer, pois A cada dia me isolo mais do mundo exterior, me

14 respostas
Sou dependente químico, não sei mas o que fazer, pois A cada dia me isolo mais do mundo exterior, me fechando no meu quarto. Não saio mais de casa. A hipnose pode me ajudar?
Recomendo que não aposte todas as fichas em uma única forma de ajuda que prometa milagres.
O tratamento para dependência química é complexo e deve envolver múltiplas abordagens simultaneamente, como:
- Seguimento psiquiátrico, importante para avaliar e tratar comorbidades psiquiátricas, complicações clínicas, além da própria dependência química
- Seguimento psicológico, fundamental para trabalhar os pensamentos e comportamentos que induzem a recaída e manutenção do uso de drogas,
- Envolvimento em atividades religiosas, sendo que muitos usuários conseguem reestruturar sua vida através da religião,
- Participação em grupos de AA a NA, que seguem o programa dos 12 passos,
- Internação para desintoxicação,

Enfim, não se iluda achando que alguém vai te hipnotizar e a partir de então você não irá usar mais drogas.

O que mais vai poder ajudar você é compreender o que a droga representa em sua vida. A razão para você usa-la pode estar relacionada com a falta de auto segurança e confiança em si. Por isso refugia-se nas drogas. Conforme você desenvolve a segurança, a autoestima e a confiança em si e no mundo, vai depender menos das drogas para viver.
Um abraço,
Léa
Eu não trabalho com a hipnose, pois o próprio Freud, precursor da técnica a trocou pela associação livre, que nada mais é do que você falar conscientemente sobre suas questões. Na minha caminhada clínica, tenho tido sucesso com essa técnica sendo usada juntamente com exercícios da Terapia Corporal. Também seria bom constelar a sua questão para que fique à mostra de onde vem esse problema e como podemos percorrer.
A Hipnose pode ser uma, dentre tantas possibilidades de intervir no problema. O tratamento para dependência química é complexo, e como disse o colega, Dr. Tomás, deve ser realizado de maneira multidisciplinar. O acompanhamento psiquiátrico e psicológico é fundamental. Se você acredita e se identifica com esse instrumento de tratamento, procure um profissional especializado e competente para isso. Acredito que tomar a iniciativa de buscar alguém com uma abordagem com a qual você confia, é bom começo.
Olá. Que bom que você está buscando ajuda, esse é o primeiro passo para sair do isolamento. Não é a técnica em si mesma o mais que mais importa, mas a possibilidade do estabelecimento e manutenção de uma relação de confiança. Recomendo que inicie um processo psicoterapêutico. Independentemente das técnicas que o terapeuta vá utilizar, me parece que o fortalecimento da sua capacidade de vinculação com outras pessoas é algo mais básico neste momento. Desejo melhoras. Abraços.
A hipnose é mais um instrumento que pode lhe auxiliar. Mas o ideal seria procurar profissionais capacitados na área de Dependência Química, de preferência psiquiatras e terapeutas.
Grupos de ajuda mútua são de extrema relevância para muitas pessoas também, que têm problemas de alcoolismo ou outras drogas, e não querem passar por este processo de recuperação sozinhos, os Alcoólicos Anônimos ou Narcóticos Anônimos podem ajudar neste sentido.
Estou de acordo com o Dr Tomas Rotellli de um modo geral, e nesta caminhada cresentaria a Constelação sistémica .
Acredito que o primeiro passo voce ja deu e de se perceber. Agora e manter o foco e seguir fazendo escolhas para reescrever sua propria historia.
Com certeza obtera Vitória. Estou torcendo Abraço
Olá! A evitação social e mecanismo de buscar algo instantâneo pode ser uma auto-sabotagem. Busque um psiquiatra juntamente com a psicoterapia. Será fundamental uma mudança no estilo de vida: buscar apoio social, exercício físico entre outras, mas ajustando inicialmente um tratamento específico vc encontrará meios de modificar esse padrão da dependência química e/ou emocional! Abraço
Que bom estar buscando ajuda, isso já é uma forma de sair desse isolamento. A hipnose é uma técnica que pode lhe ajudar muito, principalmente na questão da ansiedade, angústia, sistema nervoso. Mas a técnica em si não irá resolver somente. Recomendo além da hipnose um trabalho multidisciplinar específico para dependência química.Pois sem fica difícil manter a rotina de vida. Família, religião e AA, também pode ajudar muito. Abraço!
Olá! Não recomendo com todo respeito, conheço esta tecnica e não acredito que ela faça alguma intervençao que possa ajudar. A terapia e um conhecimento que se aprofunda, e você precisa querer e entender e saber qual a razão de ultilizar a droga como maneira de fugir de algo que você não esta dando conta. Urgentemente procura uma psicóloga que realmente tenha condições de ajuda lo. Parabéns por estar procurando algo, este e o inicio de tudo para sua cura da dependência.
Hipnose é uma técnica de abordagem,
Recomendo um tratamento multidisciplinar.
Envolvendo diversas áreas a trabalhar pelo acometimento sério dá dependência química.
Sou hipnoterapeuta e concordo com o Dr. Tomás Rotelli . O tratamento para dependência química é muito complexo e deve ser feito com equipes multidisciplinares. Porém, o fato de você buscar ajuda, já é um grande passo inicial .
Sempre bom buscar a multidisciplinaridade do tratamento. Mas o mais importante antes de buscar a hipnoterapia é você tomar uma decisão, tomar as rédeas da sua vida e ser determinado na sua mudança. Em outras palavras, esteja convicto que quer repaginar sua vida.
Desde que você queira de verdade, o tratamento com a hipnose pode te ajudar muito já que o vício é resposta de emoções não tratadas. Sou hipnoterapeuta, visite meu perfil para saber mais sobre a hipnose.