Sou gay (nao assumido), sempre fui isolado e em partes relacionado a minha sexualidade (minha mãe é

13 respostas
Sou gay (nao assumido), sempre fui isolado e em partes relacionado a minha sexualidade (minha mãe é homofóbica e não sabe). Mas recentemente isso tem piorado e tenho desenvolvido ansiedade e insonia. Seria sinais de depressao? Devo procurar um psicológo ou psiquiatra inicialmente?
Você precisa dos dois profissionais. O tratamento com medicamentos é feito pelo Psiquiatra e costuma ter efeito a curto prazo mais intenso que a psicoterapia. O tratamento com psicologo usualmente dá resultados a médio e longo prazo e são essenciais para melhor resolução dos traumas causados pelo evento estressor. Técnicas de relaxamento e de higiene do sono podem te ajudar no quadro de insônia. Espero ter ajudado.

Bom dia!
Caso não perceba a ansiedade e a insônia como elementos que o estejam debilitando de maneira significativa e o incapacitando para as atividades do dia-a-dia, penso ser adequado começar um trabalho psicoterapêutico antes de iniciar um tratamento medicamentoso. As questões que você traz, no que tange a sexualidade e a família, com seus desdobramentos no campo afetivo, se bem trabalhadas e entendidas poderão deixar de produzir seus estados ansiogênicos e lhe roubar o sono. Da mesma forma, ignorá-las poderá te levar a quadros cada vez mais incômodos.
Se a sensação atual já for de extrema opressão e incômodo, uma intervenção medicamentosa pode ser um excelente aliado para o começo de uma psicoterapia.
Inicialmente, recomendo que procure um psicólogo, e caso houver necessidade, o profissional encaminhará para um psiquiatra, no qual irá avaliar e verificar a necessidade da utilização de medicamentos. Questões sobre a sua orientação sexual e os conflitos familiares existentes, serão melhores trabalhados na psicoterapia.
Olá! Considerando-se que o problema não é pontual, mas sim uma questão que vem se arrastando há algum tempo e que demandará uma intervenção continuada pelo prazo necessário à resolução do problema familiar, sugiro que você busque, inicialmente, um psicólogo. Se houver necessidade de tratamento psiquiátrico, o psicólogo o encaminhará. Desejo sucesso na resolução de suas questões. Um abraço.
Você coloca questões importantes, ponto 1. não assumiu sua sexualidade, ponto 2. sempre foi isolado, ponto 3. mãe homofóbica, ponto 4. se percebe ansioso, com insonia, possivelmente por todas essas questões apresentadas.
O trabalho do psicologo comportamental seria entender todos esses pontos e instrumentalizar você a como lidar com todas essas questões. Abraço.
Olá! É necessário avaliar se estes sintomas estão interferindo na sua rotina e por esta razão recomendo um psicólogo e caso seja necessário este profissional o encaminhará para uma avaliação com o psiquiatra. As questões sobre sexualidade e conflitos familiares são importantes serem trabalhadas em psicoterapia, uma vez que o levará ao autoconhecimento e um novo olhar de que forma lidar com a sua essência, desta forma diminuindo ou excluindo os sintomas apresentados. Fico à disposição para ajuda-lo. Um abraço.
Olá, é importante verificar como está seu nível de ansiedade e insônia, como vem lhe afetando e até mesmo prejudicando sua rotina. Dependendo do grau de prejuízo, talvez seja necessário uma intervenção mais rápida e pontual que algum Psiquiatra pode lhe oferecer, através dos fármacos . É igualmente importante você buscar auxílio psicológico para compreender os fatores que te levam à ansiedade. De fato não poder ser você mesmo em sua plenitude demanda um alto nível de contenção. É provável que esteja vivenciando um estado de tensão crônica em seu corpo o que a longo prazo pode ser muito prejudicial. Busque ajuda. Espero ter lhe ajudado.
Em um primeiro momento eu não diria que seja depressão. É normal você desenvolver traços melancólicos ("tristes") por conta da situação familiar. A ansiedade e a insônia são respostas naturais do seu cérebro diante de uma situação estressora como essa. Para afirmar se é precisa do uso de medicação é necessário uma avaliação profissional. Porém acredito que você tendo uma orientação adequada pode aprender a lidar com sua situação familiar de forma saudável e preservando a si mesmo como também sua sexualidade. Você está apresentando, por enquanto, esses sintomas apenas porque não aprendeu uma forma melhor de lidar com essa situação. Me encontro disponível para esclarecer mais dúvidas.
Esses sintomas que você descreve fazem parte dos sintomas da depressão. Entretanto, não é possível afirmar que você encontra-se no estado depressivo sem você falar melhor sobre isso.
Esses sintomas estão relacionados com sua situação, que pelo visto ocorre já há bastante tempo.
Enquanto não resolver essa questão a angustia que sente por se isolar por causa da sua sexualidade não passará. Seria interessante você procurar uma ajuda psicológica afim de ajuda-lo a enfrentar essa situação para ter uma vida emocionalmente mais saudável e feliz.
Encontro-me a disposição.
Olá ! Não serei redundante em falar sobre as questões de tratamento, afinal os colegas acima, já o fizeram com muita clareza.
Mas me senti inclinada a dizer algo, pois vejo que essas situações estão de causando muita ansiedade e tristeza. Portanto não espere muito para se cuidar, procure o quanto antes um psicólogo e/ou psiquiatra, para te auxiliar no enfrentamento desses seus problemas. Sou terapeuta cognitiva e estou a disposição. Abraços
Um Psicólogo à princípio seria muito interessante, pra ter ajuda ao passar por esses tormentos, que talvez sejam até, somente normatizações de uma vida escondida, mas há que ser visto pormenorizadamente com ajuda especializada. Às ordens.
Eu te entendo! Não poder ser vc mesmo quando está na presença da sua sua mãe deve ser muito difícil.
Buscar ajuda de um psiquiatra e um psicólogo pode te ajudar nesse momento.
A ansiedade e a insônia são sintomas dessa história e tomar uma decisão para mudar só depende de vc! Pense nisso!
Olá! As pessoas podem ter fases mais ansiosas ou melancólicas, sem que isso seja um transtorno. Se esses sintomas estiverem atrapalhando sua rotina de vida, procure a ajuda de um psiquiatra. Espero ter ajudado