sou mulher, faço acompanhamento psiquiátrico pra depressão e TPET. Fiz terapia durante 6 meses, com

33 respostas
sou mulher, faço acompanhamento psiquiátrico pra depressão e TPET. Fiz terapia durante 6 meses, com psicóloga que se identificava cognitiva comportamental. Porém,, não percebi trabalho concreto com instrumentos da referida abordagem e também vivi grande piora na depressão e ansiedade, crises nas sessões e após as sessões. Será que o fato de meus traumas ter sido provocados por mulheres é melhor que eu faça terapia somente com homem, já que em outro momento consegui melhoras com psicólogo emdr, por exemplo ?
Olá, é uma excelente questão e uma hipótese interessante. Já atendi pacientes que vieram com demandas parecidas e que só aceitavam a terapia com psicólogos homens. As vezes sim, pode acontecer de você não conseguir ter confiança por ser uma mulher, porém também podemos pensar que o vínculo terapêutico pode não ter sido bem trabalhado. Esse vínculo é parte fundamental da TCC e quando não ocorre, é difícil que o tratamento traga benefícios, afinal, como trabalhar com alguém que a gente não gosta ou não confia? Fortalecer vínculo, ter uma ideia de terapia colaborativa (psicólogo e paciente funcionam como uma dupla), são fundamentais na abordagem da TCC. Você pode ter tido a infelicidade de ter encontrado um profissional que não encaixou bem com você e tudo bem, nem sempre encontramos o que buscamos na primeira tentativa. Sugiro que, em primeiro momento, converse com a sua psicóloga e fale sobre esses pontos, para que possam em conjunto tomar uma decisão do que é melhor para você nesse momento. No mais, fico a disposição para eventuais contatos e esclarecimentos.

Olá! Sinto muito que tenha tido uma experiência negativa. Ainda assim, A TCC é o tratamento de primeira escolha para TEPT. Acredito que valha mais uma tentativa com profissionais diferentes. A questão do vínculo é fundamental para bom andamento. É difícil afirmar relação direta com os traumas, mas é sim uma possibilidade. Sou especialista em Tratatamento para Trauma e Estressores, sendo minha maior experiência na área clínica. Fico a disposição caso necessário e espero que encontre o tratamento adequado.
Sinto muito que tenha passado por experiência negativas e traumas. A terapia é uma questão de vinculo. Nem sempre encontramos o nosso terapeuta na primeira tentativa, as vezes demora um pouco mais. Entretanto, isso não significa que você não deva seguir buscando o seu lugar de conforto, onde você possa elaborar suas questões junto com um bom profissional, independente do sexo. Experimente! Estou a disposição para mais esclarecimentos. Um abraço!
Oi... sinto muito pela sua experiência, mas como todos os colegas disseram acima, a terapia é uma questão de vínculo, pode acontecer, sim, de estar sendo mais difícil criar um vínculo com uma mulher e não tem problema nenhum nisso. Procure outro terapeuta, mas não desista do seu processo. Cuide-se.
Oii! Nem sempre nos identificamento com o profissional ou com sua abordagem. As causas de ter percebido uma piora, podem ser por diversos motivos. Sugiro que procure um outro profissional e desejo que tenha sucesso. Faça isso por você, o tratamento psiquiatrico associado a psicoterapia, é fundamental. Grande abraço.
Eu imagino como essa experiência pode ter mexido com você. É importante buscar profissionais com quem você sinta que consegue construir uma relação. O gênero do terapeuta não tem relevância científica até o momento dentro das pesquisas desenvolvidas, mas essa questão de se conectar com o terapeuta aparece em todas elas como uma questão central. Eu te aconselharia a continuar fazendo contato com profissionais para sentir com qual você consegue estabelecer essa relação terapêutica. Busca indicações com pessoas próximas ou de especialidade que façam sentido para você sabe?! Por exemplo, você poderia procurar um profissional na área de Traumas e violência, já que tem uma vivência específica nesse contexto. Caso queira conversar melhor a respeito, me manda uma mensagem, tenho interesse em contribuir com seu processo
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 130
Olá! Para o problema mencionado, a TCC é a terapia indicada. Tente na mesma abordagem, mas com outro profissional. É muito importante fazer a terapia. O medicamento irá atuar somente nos sintomas e a causa será tratada por meio da terapia. Por isso, não pare o tratamento. Continue cuidando de você!
Olá! O vínculo entre o paciente e o profissional é de extrema importância, independentemente do sexo ou abordagem do psicólogo. Continue o seu processo de terapia. Se precisar, estou a disposição.
Olá! Psicólogo Adriano Galocha, aqui.
Primeiramente quero lhe dizer que a psicoterapia é importante para você, assim como o tratamento psiquiátrico. A questão do psicólogo ser mulher ou homem é relevante tanto é que você tem esta dúvida, talvez porque não tenha tido uma boa experiência. Já atendi pacientes com questões parecidas.

Não se preocupe, mas continue procurando ajuda, quem sabe logo você encontra um profissional que promova um ambiente acolhedor, facilitador e dê bons resultados.

Fico a sua disposição caso queira fazer uma nova experiência.
Olá, tudo bem?

Eu sinto muito pelas dificuldades encontradas, pois as psicoterapias são essenciais para contribuir com a evolução e a melhor dos sintomas do TEPT e depressão.
Mas o que descreveu acontece de forma muito comum no ambiente da psicologia clínica, pois muitos motivam podem contribuir para a não identificação do paciente com o psicoterapeuta, e é importante que você continue buscando um profissional que atenda às suas necessidades da melhor forma.
Pode ser, como você mesma citou, que pelo fato de possuir traumas com mulheres, não se sinta à vontade na psicoterapia. Nesse caso, você talvez devesse pensar na possibilidade de realizar uma psicoterapia com um psicólogo, ou até mesmo, trabalhar, nas sessões, esses medos e traumas em relação à figura feminina.
O que chama atenção, também, é o que você destacou, em relação à abordagem utilizada pela psicoterapeuta. Muitas das vezes, alguns pacientes não se identificam com algumas abordagens, ou até mesmo, o profissional não possui o domínio das técnicas necessárias para isso, fazendo com que a relação paciente-psicoterapeuta seja prejudicada..
Em resumo, o que indico mesmo, é buscar novos profissionais, que você se sinta acolhida, compreendida, e que também, contribua para a sua melhora. Sempre irá existir um profissional com o qual você irá se identificar.

Espero ter ajudado, e fico à sua disposição.

Abraço!
A abordagem EMDR é uma forma segura e eficaz de tratar o TPET reconhecida pela Organização Mundial da Saúde e pela American Psychological Association.

O mais importante é escolher um gênero, seja masculino ou feminino do qual se sinta a vontade para trazer as memórias perturbadoras.

Pois o EMDR, por sua vez, busca transformar as emoções, pensamentos ou comportamentos resultantes do problema perturbador, e permite que o cérebro reprocesse de forma natural as experiências que não foram bem adaptadas. Deixando o passado no passado.

Espero ter auxiliado,

Um abraço
Olá querida, sinto muito que tenha passado por experiências que te deixaram feridas assim tão profundas. Reforço a fala de outros colegas que o processo terapêutico é uma questão de vínculo e de vc se sentir a vontade com o outro. Nem sempre isso acontece com a primeira pessoa que vc busca. Pode ser que vc tenha preferencia por profissional de um sexo ou de outro, e tudo bem. Mas pode ser uma questão de buscar um profissional e uma abordagem que vc se identifique. Todas as abordagens, cientificamente reconhecidas, tem seu valor e podem ser utilizadas para te ajudar. Só não deixe de buscar ajuda.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 170
Pode ser produtivo para você procurar um perfil de profissional com quem você se sinta mais confortável de se abrir, e pode ser que esse perfil mais confortável para você não seja mulheres.
Se você identifica que isso é uma questão para você, é bom procurar psis de outros gêneros e com qualificação técnica. Ler opiniões sobre o profissional pode te ajudar a fazer uma escolha antes!
Espero que consiga suporte de qualidade e sinta-se à vontade na terapia!!
Olá! Para o desenvolvimento do processo terapêutica é muito importante que você encontre um(a) profissional com quem se sinta bem. Isso nem sempre acontece rapidamente. Você informou que teve bons resultados com um psicólogo que trabalha com EMDR, sendo assim, é uma boa opção testar novamente esse perfil profissional. Isso não impede que você teste outras terapias com profissionais do gênero feminino ou masculino. Por outro lado, sugiro pensar também sobre as situações dentro da terapia que estavam causando crises e aumentando sua depressão e a ansiedade. Talvez existam outros fatores que estavam te afetando emocionalmente. É importante compreendê-los, pois aprender a lidar com eles pode favorecer que você também se prepare para lidar com fatos parecidos que ocorram na sua vida fora das terapias. Por fim, não deixe de buscar ajuda! Desejo que encontre na sua terapia atual ou em outra que você se disponha a fazer um ponto de apoio e desenvolvimento no seu tratamento!
Olá!

Acredito que para a psicoterapia dar certo seja necessário um bom vinculo terapêutico e competência técnica por parte do psicólogo. Isso significa que você precisa confiar no terapeuta, se sentir confortável , seguro e acolhido. Somos seres complexos e diferentes, por isso acredito que existe um perfil de psicólogo mais adequado para cada paciente. Você tem demanda para um acompanhamento, continue tentando com outro profissional, que certamente encontrará um profissional especial para contribuir com sua jornada. Penso nisso independente da linha teórica inclusive.
Espero ter ajudado! Estou por aqui, caso queira conhecer meu trabalho. Um abraço!
Ola, É possivel que não tenha se estabelecido um vínculo terapêutico adequado, O processo terapêutico requer alguns passos que dependem tanto do terapeuta quanto do paciente, e quando não se estabelece adequadamente este vínculo realmente fica dificil de alcançar os resultados. Não creio que seja por conta do genero da terapeuta, mas é importante que você se identifique e se sinta confiante do profissional.
Espero ter colaborado, me coloco a disposição.
Olá, tudo bem? Compreendo que sua situação possa ser muito difícil e que você esteja buscando ajuda para melhorar sua saúde mental. É normal ter dúvidas sobre o tipo de terapia ou terapeuta que mais se adequa ao seu caso. No entanto, é importante lembrar que o gênero do terapeuta não é o fator mais importante na escolha de uma terapia eficaz. O que é mais importante é a abordagem terapêutica que o profissional utiliza e como você se sente segura e compreendida durante as sessões. Se você não teve resultados positivos com a terapia anterior, pode ser útil considerar mudar de terapeuta ou de abordagem terapêutica. Seria importante conversar com seu psiquiatra atual para avaliar juntos o que seria o melhor para o seu caso.
Essa é uma hipótese interessante, mas nao podemos basear se foi uma única experiência com uma psicóloga mulher. Encontrar um psicólogo que faça a gente se sentir confortável e seguro pode ser uma tarefa que por vezes exija tentativa e erro. Se nesse momento vc acredite que ira se sentir melhor com homem, comece por esse caminho, nao tem problema nenhum, de qlq forma vc esta em busca de um lugar para cuidar de si. Como vc mesma disse, que teve bons resultados com EMDR, refine sua busca com profissionais com essa formação. O EMDR é uma abordagem especifica para traumas. Espero q de certo, um abraço
Olá!
Lamento que tenha passado por isso, porém toda experiência trás consigo um aprendizado ou algo a ser avaliado.
Importante investigar essas transferências que você esteja fazendo com profissionais do sexo feminino, também é importante você se identificar com a profissional e a respectiva abordagem.
A TCC é uma excelente abordagem para tratar o estresse pós traumático, porém se estiver disposta a experiência a EMDR com um profissional que se sinta acolhida e confortável, vá em frente!
Converse com alguns psicólogos e veja qual deles se sentiu melhor e escutou o que lhe fez sentido e volte.
Não há uma resposta definitiva para essa pergunta, pois o melhor tipo de terapia depende de cada indivíduo e de suas necessidades específicas. É importante lembrar que nem todos os profissionais da psicologia seguem uma abordagem estrita, mesmo que se identifiquem com ela. Portanto, é possível que a sua experiência com a terapia cognitivo-comportamental não tenha sido tão eficaz quanto você esperava devido a diferenças na maneira como a sua terapeuta aborda a terapia.

Quanto à possibilidade de fazer terapia com um psicólogo homem, é importante lembrar que o mais importante é encontrar um terapeuta com quem você se sinta confortável e capaz de confiar. A terapia é uma relação muito pessoal, e é importante que você se sinta à vontade para compartilhar suas experiências e pensamentos mais íntimos com seu terapeuta. Se você acredita que pode se beneficiar mais da terapia com um psicólogo homem, pode ser uma boa ideia tentar encontrar um profissional que se encaixe nessas especificações. Mas, novamente, é importante lembrar que o mais importante é encontrar um profissional com quem você se sinta à vontade e que possa oferecer o tipo de ajuda que você precisa.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 150
Olá! É importante que você considere o seu próprio questionamento, se teve traumas com origem de figuras femininas, a cada gesto, frase, olhar de uma figura feminina poderá lhe trazer lembraças doloridas, o que podem estar justiricando essa possível piora no seu tratamento atual. O ponto de partida para uma psicoterapia com bom resultado é a relação paciente-terapeuta, mais importante até que a própria abordagem, siga com a sua psicoterapia, e se precisar mude de terapeuta quantas vezes for necessário até que se sinta confortável, acolhida e segura, para que assim possa se abrir para o tratamento da suas questões de sofrimento.
Olá! A questão do vinculo terapêutico é de extrema importância para o processo terapêutico, talvez nesse caso não houve o que chamamos de rapport que é a sintonia psicológica e emocional necessária para que se haja mudança. Importante procurar um outro profissional, não desista do seu processo.
Olá! Bom, sinto muito pelo que aconteceu com você.
A relação de paciente e profissional depende de um bom vínculo, onde você se sentirá mais acolhida e sentir o progresso, independente do sexo. Mas podemos colocar aqui que, o trauma ter sido passado por uma mulher te trouxe insegurança na consulta, não podemos descartar.
Com isso, pode ter sido por falta de vínculo com a terapêuta ou a falta de confiança em uma mulher.
Essa dúvida só terá resposta com você tentando novamente, novas experiências em terapia.
Não deixe de buscar ajuda.. Busque suas respostas.
Te desejo sorte neste processo!!
Trabalho com a clínica psicanalítica quem vai muito além de Freud e Lacan. Incluo vários teóricos como Ferenczi, também Winnicot e demais psicanalistas da Escola Inglesa. Você relata que seus traumas foram provocados por mulheres, de forma que parece já ter tido avanços em sua psicoterapia e reconhecido traumas. Não creio que o profissional ser homem ou mulher possa ter impacto direto negativo/positivo. Quem sabe a sua experiência não tenha sido difícil com um determinado profissional, não é mesmo? O fundamental é que você consiga estabelecer um vínculo terapêutico de confiança com o Analista. Não desista de tentar encontrar um bom profissional!
Oi! Poxa, sinto muito que tenha acontecido isso com você. O processo terapêutico caminha bem quando a relação do paciente- profissional ocorre bem e fluido, e pra isso ocorrer, tens que ter um bom vínculo e confiança, e isso independe do sexo, mas muito da relação, do que tu sente estando ali com aquela pessoa e que consiga falar sobre sua vida abertamente, sentindo-se acolhido. Às vezes demoramos a encontrar essa pessoa, mas não desista, é assim mesmo, tentando. Quem sabe para você não seja melhor você buscar outras abordagens? para ver com a qual se identifica. Caso queira me conhecer e meu trabalho, estou à disposição. Eu trabalho com a psicanálise e busco fazer da sessão um lugar de acolhimento. Forte abraço.
Olá, como está?
Pode ser que os traumas com mulheres apareçam também em uma terapia feita com uma psicóloga, o que não quer dizer que você não possa falar isso para ela, que tem traumas com mulheres e até trabalhar isso com alguma psicóloga, porém também pode sair dessa terapia específica e buscar algum psicólogo já que teve boas experiências com um psicólogo.
A terapia pode ser desafiadora, desconfortável e até mesmo difícil em alguns momentos, por traumas, coisas que falam e aquilo que se escuta, mas isso também pode fazer parte do processo de tratamento dos mais diversos quadros, sejam eles a depressão, a ansiedade, o luto, relacionamentos, entre outros, algo importante é falar sobre isso.
Persistindo o incômodo procure outro profissional, até mais.
Ola. Imagino que ninguém vai saber o que é melhor para você, não necessariamente o fato isolado do psicólogo ser homem vai fazer o tratamento ter resultados, eu acredito que o principal seja o vínculo com o profissional. Converse com alguns profissionais sem compromisso e avalie. Abraço
Ola, boa tarde.

Ser homem ou mulher pode sim ter algum efeito sobre o tratamento, mas isso diria mais de voce do que do profissional em si.... (vc poderia estar resistente a uma profissional mulher, e desta forma, nao colaborar com seu proprio tratamento).
Nao é tao comum de acontecer.....
O que costuma ditar se nos mantemos ou nao em uma terapia tem a ver com o vinculo de confianca que formamos com nosso analista, e nao com o sexo em si.
Ja se perguntou sobre o seu vinculo em relacao a essa profissional?
Vc pode tambem experimentar uma abordagem menos diretiva (como psicanalista, sempre indico) :).
Porem, indepentende do sexo ou abordagem..... sinta o seu vinculo de confianca, ok?

Um abraço
olá...Nesse caso eu te aconselho mesmo um psicólogo especialista em terapia cognitiva comportamental. Cada profissional vai trabalhar de uma forma! fico a disposição....
A escolha do terapeuta é uma decisão pessoal e individual, e o mais importante é encontrar um profissional com quem você se sinta confortável e seguro. É válido considerar suas preferências e experiências passadas ao escolher um terapeuta.

Se você percebeu que seus traumas estão relacionados a mulheres e que teve melhoras com um psicólogo que utiliza a terapia EMDR, pode ser uma opção buscar um terapeuta homem para trabalhar essas questões específicas. No entanto, é importante ressaltar que a eficácia da terapia não depende exclusivamente do gênero do terapeuta, mas sim da abordagem terapêutica utilizada, da empatia e do vínculo terapêutico.

Além disso, é importante considerar que a terapia cognitivo-comportamental (TCC) pode ser eficaz no tratamento da depressão e do transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), mas é necessário que haja uma abordagem adequada e focada em suas necessidades específicas. Se você sentiu que o trabalho com a psicóloga de orientação cognitivo-comportamental não foi satisfatório, pode ser válido buscar um terapeuta com experiência em outras abordagens terapêuticas, como a EMDR.

O mais importante é encontrar um terapeuta competente e que esteja disposto a trabalhar com você de maneira respeitosa e individualizada, levando em consideração suas necessidades e experiências. Você pode considerar ter uma conversa inicial com potenciais terapeutas para entender melhor sua abordagem terapêutica e como eles podem ajudá-la especificamente com suas questões.

Lembre-se de que a terapia pode ser um processo de tentativa e erro, e pode levar tempo para encontrar o terapeuta e a abordagem terapêutica que melhor se adequem a você. Não hesite em expressar suas preocupações e necessidades durante o processo de terapia, pois isso é fundamental para que você receba o apoio adequado para sua saúde mental.
Quadros de ansiedade, fobia e qualquer crise na saúde mental que tire qualidade de vida precisa ser tratado devidamente com especialistas. Busque ajuda clinica, não deixe o sintoma persistir.
Ola, bom dia. Sinto muito pelo que tenha passado. Primeiro ponto a ser levado em consideração é que você deve se sentir a vontade com o profissional que escolher, independente da abordagem, o vinculo terapêutico é muito necessário. Sugiro que se ainda estiver em terapia com a profissional que relatou, fale com ela sobre suas inseguranças frente ao tratamento e abordagem. Se não estiver, procure um outro em que se sinta confiança em se abrir e que se identifique com a abordagem.
Um abraço