Sou professora de Sala de Recursos. Gostaria de saber se o aluno com Transtorno Hipercinético é público

7 respostas
Sou professora de Sala de Recursos. Gostaria de saber se o aluno com Transtorno Hipercinético é público da Sala de Recursos?
Pessoas com esse tipo de transtorno estão aptas para participar de qualquer atividade proposta, desde que sejam estimuladas adequadamente. É interessante saber do aluno quais são as atividades que mais lhe chamam a atenção, coisas que gosta de fazer. Ressalto que o TDAH necessita de cuidado mais especial e o profissional deve estar disponível.

Sim a sala de recursos será muito importante, pois, além de ser um momento de socialização, estimula a criatividade, organização, também pode ser uma forma do profissional da sala de recursos aproveitar da aproximação e do vínculo com o aluno para identificar suas habilidades e preferências, utilizando das mesmas para auxiliar em seu processo de aprendizagem juntamente com a equipe multidisciplinar.
Muitas vezes a demanda de sala de recursos é tão grande que temos estas dúvidas, pois o aluno com TDAH muitas vezes não apresenta déficit cognitivo. Todavia você poderá promover um ambiente de rotina, organização, otimização do tempo nas atividades, jogos para trabalhar atenção e concentração e desta forma prepará-lo para uma melhor adaptação para sala de aula.
Vendo alguns materiais de minha autoria no meu site que poderão ajudar. Caso tenha interesse em conhecer este é o link www.psicopedagogiabrasil.com.br. Boa sorte.
A sala de recursos multifuncionais, conforme prevê a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, é uma das maneiras de se efetivar o Atendimento Educacional Especializado (AEE) nas escolas. Esse mesmo marco legal define como público-alvo do AEE os alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades. Tecnicamente, do ponto de vista clínico, o TDAH, (nova nomenclatura do Transtorno Hipercinético na CID-11), não se enquadra em nenhum desses casos. No entanto, a política educacional referida, além de frisar que não tem viés clinico, mas educacional, não veda a utilização da sala de recursos por outros alunos com necessidades de ensino diferenciadas. De qualquer modo, tanto para os primeiros quanto para os últimos, é necessário construir um Plano de Desenvolvimento Individual no qual vão ser listadas as estratégias de ensino diferenciado/adaptado dentro e fora da sala de recursos.
Espaços de atividades são indicações terapêuticas, bem como espaços abertos, jogos em equipe. Sendo muito importante o monitoramento do especialista orientando integração e limites positivos e incentivadores para aprendizagem e formas de agir no meio.
Havendo um planejamento de rotina, organização , recursos lúdicos, orientações de práticas educativas,com objetivos , sem duvidas a sala de recursos se tornará mais um estímulo de autorregulação, reforço positivo para esse aluno. A família e a escola são primordiais para a construção de um desenvolvimento saudável .
O TDAH , conhecido como transtorno hipercinético, não se enquadra no público alvo de sala de recursos , porém pode se beneficiar dos recursos utilizados no caso de estar apresentando déficit de aprendizagem em decorrência da falta de foco , mas é muito importante , ser cuidado por especialistas psicólogos , neuros .