Sou professora e trabalho com o 4°ano, gostaria de saber como avaliar o meu aluno com dislexia em um

21 respostas
Sou professora e trabalho com o 4°ano, gostaria de saber como avaliar o meu aluno com dislexia em um ditado de palavras. Sei que não devo descontar erros ortográficos em avaliações, mas e em ditados como devo avaliar já que o objetivo da atividade é a escrita correta das palavras?
Sua pergunta me chamou muita atenção porque sou Dislexia e posso te asegurar que a forma mais eficiente que um professor , um pai ou uma mãe pode ajudar a corrigir seu filho, aluno, é exaltando os acertos e não brigando ou "corrigindo" os erros, como professora você pode buscar meios pedagógicos para ajuda-lo, ensentiva-lo de formas diferentes que não o envergonhe e não o afaste dos estudos. Um disléxico pode todas as coisa, nossa dificuldade ortográfica é um grande desafio sem dúvida mas, quando encontramos apoio certo, vamos longe. Com todas as minhas dificuldades estava sempre entre os melhores alunos, hoje faço minha especialização fora do Brasil em Ingles, tudo é possivél, mostre a ele, que ele é bom. Não adianta "corrigir erros" escreva certo do lado da palavra errada e pessa pra ele escrever mais uma vez e diga quando ele escrever certo . PARABÉNS e de a nota depois. São incentivos que pode mudar a vida dele. Mesmo sendo Psicóloga e com algumas especializações ainda sofro muito com isso.
Espero ter ajudado e ser ajudada como tenho sido a cada apoio.
Att Sayonara Machado

Para um aluno diagnosticado com dislexia será preciso levar em conta que as caracteristicas da dislexia são a leitura e escrita incompreensíveis, confusões de letras com diferentes orientação espacial (p/q; b/d), letras com sons semelhantes (p/b; d/t; g/j) e a dificuldade para entender o texto lido. Pode ocorrer trocas ortográficas, há desatenção e dispersão, também dificuldade de coordenação motora fina (para escrever, desenhar e pintar).
Com base nessas dificuldades se poderá avaliar a escrita ao se fazer um ditado.
A dislexia é um transtorno de aprendizagem. Avaliar uma criança com transtorno de leitura e escrita, isso quer dizer, dificuldade na consciência fonológica, identificar e transformar grafema em fonema e vice versa, é o mesmo que avaliar uma criança com dificuldade motora em uma corrida. A avaliação de uma criança com dislexia deve ser compreensiva e que valorize os pequenos avanços. A dislexia é uma dificuldade real, onde a criança apresenta uma dificuldade no processamento verbal e visual, acarretando em um desempenho acadêmico oscilante. Vale destacar que crianças com dislexia não tem deficiência intelectual e que o fracasso escolar tem como efeito secundario a desmotivação e baixa autoestima. Espero ter ajudado. Att. Mariana Antony
A dislexia é um transtorno específico da aprendizagem, a maioria das criança apresenta muita dificuldade de usar a rota lexical na leitura, acredito que o ditado deva ser evitado, ou se permanecer nesta tarefa, não deva descontar erros ortográficos nas avaliações,
Olá. Normalmente detecta_ se a dislexia pela troca de letra" t" pelo " d", " p" pelo *b".
A Criança demonstra desmotivação em realizar tarefas que requerem regras e escrita
E se desvia da leitura.
Porem quanto a realização de tarefas criativas pode se surpreender bem como aos professores.
A avaliação diagnóstica se faz necessária e deve ser realizada por profissional habilitado em dificuldades escolares_ psicólogo ou psicopedagogo.
A dislexia é um transtorno muito comum em crianças que estão passando por por muita angustia no ambiente familiar.As vezes é a chegada de um novo irmão.Ou o excesso de cuidados maternos ou a falta total desses cuidados. Seria interessante você observá-lo. A criança ela não apresenta essa dificuldade repentinamente. Se isto for o caso,
bom seria conversar com os pais. Se a dificuldade vem se instalando durante todo o período escolar tudo indicar que há pressão , negligência no ambiente familiar que deve dar assistência e apoio no cuprimento das tarefinha de modo que possa deixá-lo a vontade. Abraço
Boa tarde!
Não consigo te orientar "diretamente" em um modo generalista de avaliá-lo pois, cada caso é um caso. Precisaria conhecer e acompanhar o caso do seu aluno. Qualquer coisa que disser sem esse prévio conhecimento, seria insignificante e não profissional.
Primeiramente, se o aluno em questão recebeu o diagnóstico de Dislexia, este foi realizado por um profissional. Sugiro que, converse com os pais, para que solicitem ao médico que o acompanha, um relatório orientativo aos professores, constando grau e limitações do aluno. Alguns profissionais, como é o meu caso, abrem a possibilidade para um trabalho conjunto com a escola (com anuência dos pais). Os resultados costumam ser significativos.
Espero ter auxiliado.
À disposição.
Não aconselhamos avaliações para casos detectados de dislexia com ditados.
A dislexia é uma dificuldade para compreender a leitura, reconhecimento ou trocas de números e letras, basicamente e trocando em miúdos claramente.A criança disléxica apresenta também desatenção, dificuldade em copiar, em ler em voz alta, desorganização geral e baixa estima.
O tratamento para dislexia, é para todo o sempre, e o acompanhamento é feito por psicopedagogos, psicologos e fonoaudiólogos, para que utilizem técnicas que estimulem o processo de aprendizagem. Deve-se procurar num disléxico, qual sua habilidade e desenvolve-la.
Temos na história geniais disléxicos, como: Leonardo da Vinci, Einstein, por exemplo!
Antes de mais nada, recorra a procedimentos básicos para o aluno disléxico: É bom falar, olhando diretamente para ele, trata-lo com naturalidadem, traga-o sempre para perto e discretamente, verifique se ele demonstra estar entendendo o que está sendo exposto.
No processo de aprendizagem, a intervenção positiva e correta sempre aumentará a auto-estima dos alunos.
Para adotar algum método e ajudar ao aluno disléxico, deve se informar e ter certeza das práticas que irá aplicar. Desde a percepção , de acordo com a idade, as práticas devem ser positivas, para que não venha a prejudicar mais a aprendizagem.
Cada etapa de idade tem técnicas diferentes.
Concordo com.os colegas acima. Sobre se evitar o Ditado. Mas se de todo for necessário te aconselho a utilizar palavras relacionadas à algum interesse dele. Se ele gosta de algum filme por exemplo você pode usar nomes dos personagens, se gosta de Surf usar nomes relacionados ao esporte equipamentos utilizados etc....
Dislexia compromete o resultado em um ditado. Poderia realizar o ditado normalmente e num momento seguinte, solicitar que revise sua escrita, mas mesmo assim avaliar de forma individual. Se estiver sendo tratado com psicopedagogo, poderá ser orientada sobre esse assunto
Dislexia, como já mencionado por colegas, compreende a dificuldade em lidar com a leitura e escrita, sendo assim, penso que jamais deveria ser o foco de avaliação do ponto de vista quantitativo (nota), e sim, qualitativo. Um disléxico não precisa ser avaliado, ao contrário, deve ser incentivado a sempre tentar e superar. A dificuldade existe, e ponto. O importante é destacar suas habilidades e acertos, e não focar nos erros, que não são poucos. Quer mesmo ajudar o seu aluno disléxico a transpor a barreira da aprendizagem da leitura e escrita? Olhe pra ele como um ser que aprende, não necessariamente no tempo da escola, no ritmo da escola, mas aprende!
A dislexia é um transtorno da leitura e escrita. O disgnóstico é realizado por uma equipe multiprofissional. Seria importante que os profissionais pudessem orientar a escola e o professor a melhor maneira de usar os recursos pedagógicos no caso, pois o professor fica bastante limitado diante desta dificuldade que é bastante especifica e e diante de turmas heterogêneas que se tem hoje. Pense que o professor deve ter o suporte da equipe que está trabalhando o aluno nos atendimentos extra-classe.
Os erros ortográficos podem ser avaliados em
provas de ditado, redação ou nomeação por escrita.
No ditado, é possível controlar as palavras escolhidas, mas o indivíduo tem acesso à forma falada
da palavra logo antes de escrevê-la. Você pode utilizar um ditado com imagens, isso ajudará o aluno. Na redação, a
escrita é espontânea, mas a análise dos erros fica
dificultada por não ser possível controlar diversos
aspectos da produção dos participantes, como por
exemplo, a quantidade de palavras. Uma prova de
nomeação de figuras por escrita assemelha-se ao
ditado por permitir ao examinador o controle mais
próximo das palavras escolhidas e aproxima-se à
redação por proporcionar um tipo de escrita espontânea, na qual o indivíduo não ouve as palavras
antes de escrevê-las. Obviamente não poderá utilizar do critério de escrever corretamente como nota final, visto que exatamente a dificuldade d aluno disléxico é escrever e ler corretamente. A auto-correção também é uma estratégia adequada aonde o próprio aluno poderá fazer seu feedback dos erros e poder ter a oportunidade de corrigi-los. O mais importante é fortalecer a autoestima do aluno e as suas tentativas de acertos, muito mais do que ressaltar os erros cometidos.
Em alguns casos a avaliacao tem que ser individual , as vezes nao escrita e sim falada.Como existem niveis diferentes os casos precisam ser acompanhados e orientados por um especialista e tracados objetivos especificos deste tralalho com um enfoque individual.
O aluno com dislexia, bem como outros transtornos de aprendizagem, necessitam de um Plano Educacional Individualizado(PEI), em que sejam estabelecidos os objetivos educacionais fundamentados nas dificuldades específicas desses alunos, bem como estabelecer estratégias de avaliação específicas para suas necessidades. Nesse caso, a avaliação através de ditado e cobrança das normas ortográficas deve ser visto com cautela. Você deve pedir ajuda para a Professora de Educação Especial da sua escola (Se tiver) ou de uma psicopedagoga para elaborar o PEI para seu aluno.
Acredito que você deve saber às dificuldades desse aluno no que se refere às trocas.das letras e interpretação .Observar e participar do acompanhamento clínico desse aluno.Sempre estimulando os acertos.
Boa noite! Caso você tenha a suspeita de que o seu aluno apresenta dislexia, seria importante a Escola fazer o encaminhamento para um Psicólogo que trabalhe com Avaliação Neuropsicológica, sendo que esta juntamente com uma equipe multidisciplinar pode realizar o diagnóstico com mais precisão.
Olá! A dislexia é um transtorno de aprendizagem, porém esse aluno precisa de mais atenção e cuidado, pois ele tem uma dificuldade já diagnosticada. Você, como professora pode procurar ajudar ele, mas sempre cuidando para que o andamento da turma toda não seja comprometido por um aluno. O cuidado com ele deve existir sim, mas deverá cuidar para não colocar a turma toda em função dele. Seria importante você dar atenção a ele, mas conversar com os pais e sugerir um acompanhamento com uma psicopedagoga para que você não se sobrecarregue.
Thamara Cristina Bianchi Galiotto
Psicóloga Especialista em Comportamento Alimentar
CRP 07/29311
(54) 9 9992.0108
Uma forma de avaliar é de sempre exaltar os acertos, ainda mais se forem acertos de palavras que antes foram escritas erradas. É importante de manter em mente quais os erros comuns do seu aluno por conta da dislexia.
Assim será mais fácil identificar o que foi erro gramatical de fato.
Creio que um boa forma de dirigir essa situação é de ter uma conversa com outros profissionais da escola e juntos pensarem em maneiras de avaliar esse e outros alunos com dislexia.
O ideia de ditado na minha opinião deve ser descartada. O mais importante é observar atentamente o dia a dia da criança, se inteirar com o pais e com a escola buscando alternativas para esta criança.
A melhor maneira de avaliar um aluno com dislexia em um ditado de palavras é observar o seu processo de escrita. É importante levar em consideração o esforço que o aluno fez para escrever as palavras corretamente. Por exemplo, você pode observar se o aluno está usando estratégias para ajudá-lo a escrever as palavras corretamente, como ler as palavras em voz alta, usar símbolos para ajudar a lembrar a ortografia, etc. Você também pode avaliar o aluno com base na sua compreensão das palavras e na sua capacidade de usar as palavras corretamente em frases. Ao avaliar o aluno, é importante lembrar que o objetivo é ajudá-lo a melhorar a sua escrita, e não puni-lo por erros ortográficos.