Tenho 16 anos e desde que tenho memória tenho certos momentos que me encontro fora de mim, sinto vontade

9 respostas
Tenho 16 anos e desde que tenho memória tenho certos momentos que me encontro fora de mim, sinto vontade de fazer dano as pessoas e as vezes tenho alguns acessos de risos sem causa, porem eles passam de uma hora para outra e se vão. Isso está relacionado a algo como bipolaridade ou psicopatia?
Olá! Acredito que a alternativa mais interessante se encontra em uma avaliação com um psicólogo. É interessante entender em como estes fatores vem se apresentando para você, como é esta sensação, quando ela se faz presente e em como ela vem afetando a sua vida, além de quais pessoas esta raiva se direciona e o por que desta se direcionar a estas pessoas em específico.
A questão diagnóstica, ao meu ver, se trata de compreender em como todos estes sintomas se apresentam de forma singular, sem o enquadramento meramente fenomenológico associado a uma patologia. Há de se escuta o paciente para que se forme uma hipótese diagnóstica, mesmo que esta seja passível de reformulações de acordo com os atendimentos.
Espero ter ajudado e estou a disposição.

Olá tem um tanto de coisas que podem estar acontecendo contigo,desde sim um reflexo de um transtorno até uma característica de sua personalidade que em nada tenha a ver com doença! Mas o que me chamou a atenção é que parece que ainda que não esteja relacionado à nenhuma doença, à nenhum transtorno, parece ser algo que te incomoda e atrapalha a rotina. Não sei se você já fez, ou pensa em fazer psicoterapia, que é o processo de apoio valioso para que possamos nos conhecer e aprender a lidar melhor com tudo que nos acontece. Procure um psicólogo que possa te acompanhar nesta jornada de autoconhecimento, espero que encontre as respostas para o que esta procurando mas também novas perguntas que te instiguem a caminhada. Conte comigo se necessário.
Boa tarde. Os eventos que você descreve podem possuir diversos aspectos e estarem ligados a múltiplas variáveis. É muito positivo sua busca por respostas. Sugiro que consulte com um psicólogo ou com um psicanalista, em paralelo a uma consulta com um psiquiatra. Sugiro também que envolva seus familiares neste processo. Um abraço.
Você chega a causar danos às pessoas? Essa questão é importante no sentido de saber seu grau de comprometimento, coisa que poderia se tratada, ser trazida à consciência com a ajuda e um Psicoterapeuta, e quem sabe, se necessário, de um Psiquiatra. Estou aqui pra te ajudar. Bj
Olá! Para fazer um diagnóstico é necessário avaliar diversos aspectos da sua dinâmica de vida e como estes sintomas se apresentam. Falando assim por alto estes comportamentos podem estar relacionados a diversas psicopatologias, mas também a questões psicológicas comuns a alguns períodos de vida, algumas dificuldades de adaptação ou traumas.

Sempre aconselho que busque um psiquiatra ou um psicólogo, porque mesmo que não haja um diagnóstico você poderá tirar suas dúvidas e iniciar um tratamento que melhorará sua qualidade de vida.

Espero ter ajudado

Estou à disposição!
Prezado(a),
O fato de ter percebido que essas alterações diferem do padrão já é um grande começo.
Você vai ficar bem!
Existe uma diferença entre ter a impressão que esta fora de si e ter a impressão de que não está sobre controle de si. A primeira se chama despersonalização e a segunda é uma idéia deliróide de influência.
Pela sua descrição parece que você está sentindo a segunda, que é comumente associada ao espectro da esquizofrenia.
Procure saber se você tem parentes com algum tipo de problema do espectro da esquizofrenia e vá a um psiquiatra para conversar sobre isso.
Muita gente sente as mesmas coisas, mas não falam nada. Parabéns por tomar a decisão de procurar ajuda.
Fique bem !
Abs
O que você quer dizer com “fora de si”? Para entender melhor sei caso é necessário levar em conta diversos fatores. Saber que tipos de pensamentos aparecem junto com esse desejo de machucar outros, entender sua dinâmica familiar e sua constituição. Para um bom tratamento é imprescindível uma avaliação psicológica. Após a avaliação o terapeuta lhe dirá se há necessidade de um acompanhamento também psiquiátrico. Mas o essencial é que procure ajuda logo. Isso com certeza já vai trazer alívio para esse sofrimento.
Como mencionado pelos colegas acima, é necessário que você busque uma avaliação psicológica mais precisa, levando em conta todos os aspectos da sua personalidade (ainda em formação). No hesite em buscar um tratamento, pois a dúvida traz grande angústia e pode trazer ainda mais confusão. Acredito que esse seja o momento preciso para um encontro com um profissional psicólogo.
A agressividade é inerente a todo ser humano, você parece apenas entrar mais em contato com esses seus pensamentos (muitas pessoas os têm trancados a sete chaves e nem sabem). Quanto a psicopatia, não se preocupe, o fato de você se preocupar em pensar nessas coisas já aponta para uma estrutura não perversa. A questão parece estar mais próxima a um sentimento de culpa por esses pensamentos, o que é o oposto da perversão. Também não parece se tratar de bipolaridade (a princípio), pois o que você relatou não ilustraria nem a fase maníaca nem a depressiva, presentes no transtorno bipolar. Quanto ao riso muito a se pensar...É preciso entender o que você sente quanto tem crises de riso, em quais situações ocorre e porque isso te preocupa.