Tenho 25 anos e fui diagnosticado com TAG,sinto muita tontura,enjoo e cefaleias,fui no PS e minha pressão

13 respostas
Tenho 25 anos e fui diagnosticado com TAG,sinto muita tontura,enjoo e cefaleias,fui no PS e minha pressão estava alta.fiz vários exames do coração e não deu nada.nao consigo retirar da cabeça que tenho tenho hipertensão.e so fico pensando que os exames do coração estavam erados,o que fazer?
Olá. Importante você olhar para este diagnóstico e encontrar formas de combate-lo e não reproduzi-lo. O risco que corremos ao rotular o que sentimos é começar a cria-los a partir do que acreditamos como real. Como consequência, na maioria das vezes começamos a somatizar estas sensações em nosso corpo quando quadros de hipertensão, taquicardia e outros males aparecem. Sugiro que busque uma ajuda terapêutica para auxilia-lo a identificar os gatilhos da ansiedade e como combatê-los. Acredite, se os exames clínicos estão dando negativos, tudo o mais está sendo criado na sua mente. Tente e seja feliz.

O transtorno de ansiedade generalizada é um problema de ansiedade comum. Contudo, poucas pessoas realizam tratamento para ele.
Há dois tipos de tratamento para o TAG, a psicoterapia e o com remédios.
Com psicoterapia, destaco a psicoterapia cognitivo comportamental, que irá abordar as preocupações excessivas e a tendência de ver o lado negativo nos problemas.
Você pode realizar a psicoterapia em conjunto com o tratamento medicamentoso.
Com o auxílio de um médico especialista, você pode rever o resultado dos exames realizados, ou mesmo discutir a necessidade de exames, e se necessário, receber remédios para o alívio imediato e tratamento da ansiedade.

Atenciosamente
Olá, em relação ao que fazer, sugiro que busque um tratamento combinado, como disse o colega, pois é muito importante o tratamento conjunto de psiquiatra e psicólogo. O psiquiatra poderá fazer o acompanhamento em relação ao apoio medicamentoso, bem como sua retirada no momento certo, além de solicitar os exames que se fizerem necessários, enfim a parte médica do transtorno. O psicólogo o ajudará a identificar os pensamentos que estão gerando essa ansiedade, bem como trabalhar em conjunto com você para confrontá-los e ameniza-los, no caso me refiro ao psicólogo que trabalha com a abordagem TCC (Terapia Cognitivo Comportamental). Ainda, aprenderá a monitorá-los e prever recaídas, o que é muito interessante. Já atendi vários casos similares e posso dizer que a chance de êxito é grande. Um abraço.
Olá. Como os colegas mencionaram, a TCC é a abordagem de escolha para o TAG e outros transtornos de ansiedade. Essa abordagem parte do princípio de que a forma como pensamos influencia a forma como sentimos e a forma como agimos. Logo, as situações são consideradas neutras: nós é que as interpretamos, dando sentido a elas. Porém, nem sempre essa interpretação é realista ou funcional - vira e mexe fazemos avaliações pouco razoáveis do que acontece. Esses erros de interpretação acontecem com todas as pessoas, mas são mais frequentes quando se tem algum transtorno. O problema aqui não é pensar besteira, mas acreditar no que se pensa sem nem ao menos se questionar. Com a TCC, o paciente aprende a identificar e a questionar tais pensamentos. Você pode continuar pensando besteira, mas a intenção é que não acredite completamente nelas. Criando esse espaço entre o pensar e o acreditar, você se sentirá menos ansioso e agirá com mais facilidade na direção do que realmente é importante para ti.
olá! tudo bem? seu relato é bem interessante e você precisa estar atento ao fato de que o aumento da pressão é uma consequência da ansiedade aumentada. a sensação deve ser bem desagradável, mas deve passar mesmo sem o uso de um medicamento exclusivo para tratamento de hipertensão. vai ser bem útil se você pesquisar quais os sintomas do TAG e saber quais deles se aplicam a você porque na hora da crise, é provável que você se esqueça e por isso pensa tanto que é hipertenso. a psicoterapia te ajudará com isso também. se você se interessar por um tratamento direcionado, como os colegas já disseram em seus comentários, a terapia comportamental cognitivo é a mais indicada porque foca em questões de ordem prática e te ajuda na identificação e resolução de problemas. boa sorte e um abraço!
Tratamento com psiquiatra, e acompanhamento psicológico com certeza são indispensáveis.

Att : Roberta Araújo

Psicóloga / Psicanalista
A ansiedade abrange um conjunto de sintomas psicológicos e fisiológicos que podem ser medidos (como os que você descreveu, inclusive). É essencial buscar um acompanhamento psicoterapêutico para encontrar as fontes que geram a ansiedade para o seu caso e desenvolver estratégias de enfrentamento concretas e dentro do seu alcance. O trabalho sobre os pensamentos e regras que você tenha desenvolvido também é essencial e existem protocolos bastante eficazes nesse tratamento. O acompanhamento psiquiátrico é recomendável se a intensidade dos sintomas for grande, visto que a medicação pode atenuar os sintomas durante o período de intervenção terapêutica.
Ansiedade é a doença da contemporaneidade. Resumindo, é viver no futuro e/ ou preocupar-se com questões sobre as quais não tem controle. Requer desenvolvimento de habilidades de identificar e controlar pensamentos e emoções disfucionais, orientando-se para uma vida mais leve no aqui e agora. A psicoterapia tem incontáveis ferramentas para ajudar neste processo
Olá, tendo em vista que fez consulta médica e investigou a parte clínica, considero que o mais adequado a fazer é buscar um psicólogo e, dependendo do caso, combinar com um tratamento medicamentoso receitado por um psiquiatra, se isso vai ser necessário ou não, vai depender da avaliação do mesmo em uma consulta.
Já recebi muito clientes com essa sintomatologia parecida com a sua, na qual já foram em diversos médicos e não encontraram de fato, nenhuma doença.
O que ocorre é que o TAG se expressa no pensamento como uma expectativa negativa do futuro e somado aos sintomas fisiológicos (tremores, taquicardia, náusea, insônia, dentre outros) faz a pessoa acreditar que está sofrendo de uma doença grave que não está sendo diagnosticada por nenhum médico.
Acredito que vale muito a pena procurar um psicólogo e psiquiatra para fazer uma avaliação mais completa e tratar adequadamente. Lembrando que a combinação dos dois profissionais é que conhecemos ser mais eficaz.
Espero ter ajudado.
Olá, vejo que está mt angustiado/a. Sugiro que procure ajuda. Talvez precise ser medicado por um profissional da área e psicoterapia tb é fundamental nestes casos. A melhor coisa é procurar alguém possa fazer uma avaliação do seu caso e encaminhá-lo para o tratamento mais apropriado.
Olá! Após o diagnóstico de TAG, houve algum tipo de tratamento? É fundamental que você busque ajuda especializada, pois sozinho não vai conseguir mudar sua crença. Sendo assim, oriento a buscar um psicólogo e o mesmo poderá avaliar se há a necessidade do tratamento medicamentoso, caso seja necessário, você deverá buscar um psiquiatra.
Um abraço e boa sorte!
Uma escuta psicanalítica poderá aliviar sua angústia e lhe dar maiores condições de lidar com esse problema que lhe atrapalha tanto.
Dependendo do nível de impedimento, um tratamento medicamentoso poderá complementar, facilitando seu tratamento analítico.
Olá, antes de tudo respirar. Inspirar e expirar muitas vezes. Buscar organizar as ideias. Tentar entender quais são os pontos que fazem seus pensamentos de doença surgirem. Quais conflitos estão presentes em sua vida? Outro aspecto é entender que a ansiedade dispara uma série de sintomas, como por exemplo os fatos que listou e pensamentos de ruína, doença e incapacidade de resolver as coisas de forma adequada. Um sentimento de urgência. Um corpo que teima em entrar em colapso. Busque apoio especializado. Pratique esporte. Durma e se alimente com disciplina. Aprenda a se conhecer para lidar melhor com o transtorno descrito. Boa sorte.
Abs, Betânia.