Tenho 46 anos, estou grávida de 6 meses, primeira gestação e casada há 6 meses. Estou vivendo sob es

53 respostas
Tenho 46 anos, estou grávida de 6 meses, primeira gestação e casada há 6 meses. Estou vivendo sob estresse por causa dos incômodos da gravidez, da vida a dois e da pandemia. Devo procurar um psicólogo, psicanalista ou psiquiatra para me ajudar?
Boa tarde. De imediato é interessante procurar ajuda psicológica. Caso o profissional avalie que é necessário o acompanhamento psiquiátrico, ele fará o encaminhamento. Em geral, o Psicólogo vai te auxiliar a compreender e apoiar seu estado emocional, estimulará a refletir, autoconhecer-se e fortalecer-se. O psiquiatra é importante para a utilização de medicação em casos mais acentuados (quando há sofrimento intenso), algumas vezes o tratamento com ambos é importante ( medicação + psicoterapia). Apenas ir ao psiquiatra poderá reduzir a possibilidade de você pensar mais sobre a gestação, planejar seu parto da melhor forma possível, bem como os cuidados com o bebê e apoio dos familiares, pois em geral esse profissional cuida apenas da parte biológica ( que podem levar a doenças mentais). Já o psicanalista é uma técnica dentro da Psicologia, da qual a sessão você falará livremente sobre o que precisa, em geral esse profissional cuidará dos aspectos inconscientes, desejos e conflitos e te auxiliará a compreender sobre tudo isso. Além disso, é possível buscar um profissional que entenda de gestantes, por se tratar de um acontecimento bem peculiar na vida principalmente da mulher e da família. Por exemplo, eu sou Psicóloga e atuo com a abordagem Psicanalítica, além disso, ofereço pcicoterapia a gestantes, em breve oferecerei o Pré-Natal Psicológico (um acompanhamento para a gestante e puérpera e a família nas orientações dos cuidados para todos e para o bebê). Qualquer dúvida poderá me contatar.

Procure primeiramente um Psicólogo e na primeira sessão desabafe sobre esse momento que está vivendo. o próprio doctoralia possui uma excelente plataforma para atendimentos online podendo fazer suas sessões em sua própria casa. Neste primeiro encontro com o psicólogo ele irá orienta-la e encaminha-la para o tratamento correto.

A Saúde Mental neste momento é o equilíbrio emocional entre a crise la fora e a crise aqui dentro . É a capacidade de administrar a própria vida e as suas emoções dentro de um amplo espectro de variações sem contudo perder o valor do real e do precioso. ... Saúde Mental é estar de bem consigo e com os outros. Isso o psicólogo irá te ajudar a alcançar e se necessário irá encaminha-la para o profissional que também irá ajudar neste alcance.
Olá, esse é um momento delicado. Acredito que a busca de um profissional da psicologia ou da psicanálise possa te ajudar a passar por esse período de uma forma melhor. Compartilhar as angústias pode ajudá-la. Fico à disposição!
Boa noite, é oportuno procurar um psicologo/a nesse momento ela depois pode te encaminhar para um psiquiatra se necessário. Esse período tão particular a ajuda de um profissional é muito importante, se cuide se precisar estou a disposição online.
Olá, boa noite! Te sugiro procurar primeiro um psicólogo perinatal, pois nós (eu sou uma) somos especializados nesse período perinatal, da gravidez ao puerpério. O acompanhamento psicológico especializado é muito importante, principalmente nesse momento de pandemia. Eu também realizo o Pré-Natal Psicológico, que é uma preparação para ser mãe, para o parto e para ajudar nos conflitos da gestação e puerpério. Qualquer coisa, estou à disposição. Boa sorte e melhoras!
Sim, seria viável procurar ajuda psicológica para lidar com todas essas situações novas como a gravidez na sua idade, o casamento e o estresse da pandemia que podem causar ansiedade e várias expectativas. Na terapia você procura se conhecer melhor, a aceitar algumas coisas e a saber lidar melhor com as situações do dia a dia. Procure ajuda!
Busque ajuda psicológica para lhe auxiliar quanto ao estado de estresse no qual você está sentindo.
Nós psicólogos estamos atendendo on-line.
Olá! Recomendo que em um primeiro momento busque um acompanhamento psicológico com psicanalista ou psicólogo, a depender de sua preferência no que se refere a linha de atuação. Esse profissional poderá auxiliar nesse momento de estresse e saberá informar se é necessário um acompanhamento psiquiátrico. Espero ter ajudado. Att. Carolina.
Estamos passando por um momento difícil em função da pandemia, pelo q vi tanto o casamento e a gravidez sao recentes, talvez vc ter um momento para falar de seus sentimentos/ fantasias possa lhe ajuadar.

Att.
Eduardo
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 60
Olá o importante é procurar um profissional que vc tenha afinidade e consiga se abrir com confiança, estou atendendo on line se quiser fico a disposição. Bem estar psicológico é fundamental para que vc tenha uma boa gravidez e esse bebezinho venha tranquilo para nosso mundão....abraços me deixo a disposição
Olá. A gravidez é um momento bastante significativo na vida da mulher, além das alterações corporais, a gestação pode vir a trazer efeitos psicológicos em razão das diversas alterações hormonais. No seu relato, pontua estar vivendo situações de stress, que, podem acentuar e consequentemente acarretar em um desgaste emocional para sua saúde, sobretudo por se tratar de uma situação em que atravessamos uma pandemia com tantas incertezas e apreensões. Com isto, iniciar um processo de terapia para poder falar destes pontos que situa pode ajudar a amenizar a angústia provocada por este momento delicado. Deste modo, sugiro que possa buscar um psicólogo / psicanalista e inicie tratamento para encaminhar e poder tratar com cuidado destas questões e assim poder atravessar este momento da melhor forma possível com acompanhamento de um profissional.
Olá! Procurar ou não, é uma questão de vontade. Todos esses profissionais podem sim te ajudar, especialmente que eles tiverem experiência em atender gestantes. No caso de você procurar um psicólogo, existem grupos de gestantes, que podem estar sendo feito online pela situação atual, e psicólogos com essa experiência. Desejo melhoras.
Olá, boa noite!
Em primeiro lugar, sugiro que você converse com o seu médico sobre estes incômodos da gravidez, pois existem medicamentos que podem minimizar bastante esses desconfortos.
Sobre os sintomas emocionais como vida a dois e efeitos da pandemia, você deverá escolher o profissional que mais se adequa as suas expectativas. Para isso, é importante conhecer a diferença entre eles e o que eles fazem. Os 3 trabalham com a promoção da saúde mental, mas de maneiras diferentes
Psiquiatra: É o profissional graduado em medicina e especialista em psiquiatria, dos 3, somente ele prescreve remédios.
Psicólogo: É o profissional graduado em psicologia que pode ter especializações ou não (dependendo do profissional).
Ele ajuda as pessoas a terem uma vida melhor. Para isso trabalha aspectos comportamentais, ajudando na superação de problemas e no desenvolvimento pessoal.
A sua principal função é ouvir e, por meio de questionamentos, criar reflexões no indivíduo, ajudando-o a se compreender melhor Isso é feito levando-se em conta o contexto no qual se encontra o paciente, bem como com a utilização de técnicas, que podem variar de acordo com as linhas de estudo do profissional.
Psicanalista: Profissional graduado ( pode ser em psicologia ou outra área) e que tenha formação em psicanálise. Baseada nos estudos de Sigmund Freud, a psicanálise busca o autoconhecimento para a partir daí, conseguir responder e lidar com as questões e fatos do mundo em sua volta. Trabalha com o inconsciente e associação livre ( falar o que vem a mente).
O mais importante é sempre procurar por recomendações de profissionais, pesquisar se o profissional está devidamente inscrito no conselho de classe (no caso de médicos e psicólogos) e também realizar com um profissional que você se sinta bem, pois a empatia é fundamental para evolução e sucesso do paciente.
Desculpe o texto longo, é que é um assunto amplo.
Um abraço
Isabel Rossetti
Psicóloga clínica e terapeuta de casal e família.
Cada relação tem seu desenvolvimento de uma forma específica, porém, pode-se dizer que o período de adaptação da convivência do casal (geralmente os primeiros seis a oito meses) sempre é difícil. É o período mais crítico, de início. É altamente recomendável que se busque pela orientação de um psicólogo, que vai saber guiar seus problemas da melhor forma. E não desista se o primeiro profissional que encontrar não for bom ou não for do seu agrado. Às vezes isso acontece, e é importante que insista até encontrar o melhor.
Olá. Num primeiro momento sugiro uma consulta com uma psicóloga que possa te acolher, escutar e te ajudar a compreender o momento atual, as mudanças durante a gestação, o seu papel de mãe e mulher, as dificuldades e também te ajudar nas partes positivas da sua vida. É sempre importante notarmos e valorizarmos os aspectos positivos durante o processo terapêutico. Após o início do tratamento psicológico, avaliação por parte desta psicóloga, vocês poderão decidir juntas se há necessidade de acompanhamento psiquiátrico ou de algum outro profissional. Sugiro também conversar sobre os incômodos da gestação com sua/seu ginecologista/obstetra, assim ela/ele poderá te ajudar a enfrentar esse momento. Um abraço, Shaiana Lick, Psicóloga e Terapeuta EMDR).
Olá, este período realmente é complicado e por isso aconselho primeiramente a procura de um psicólogo. Este profissional estará apto a avaliar a necessidade de intervenção psiquiátrica, se for o caso. As questões levantadas são demandas que precisam de acompanhamento psicológico. Converse com sua ginecologista sobre os incômodos que vem apresentando sua gestação, ela também poderá ajudá-la em sua manutenção do bem-estar. Espero ter ajudado.
Olá. Você está passando por muitas mudanças na sua vida e é natural ter sentimentos conflitantes. Sugiro que você compartilhe isso com seu médico, ele pode lhe dar alguma indicação. Recomento também um acompanhamento psicológico. Este profissional vai poder ajuda-la a compreender o momento e supera-lo. Caso ele sinta necessidade, pode encaminha-la para outros procedimentos. Tente e seja feliz.
Nossa, qtas mudancas juntas!!!
Se você tem vontade, procure sim um psicólogo! Peça indicação ao seu obstetra...Com certeza o processo psicoterápico te ajudará a construir novos recursos para vivenciar de forma estável e mais tranquila todas essas mudanças!!
Boa sorte!!
Abs,
Boa noite, com certeza sugiro procurar um profissional da psicologia. Grávida não é aconselhável, o uso medicamentoso. O suporte psicológico ajudará a superar suas ansiedades, e você Vai ter uma gravidez mais tranquila, e curtir este momento lindo na vida de uma mulher. A maternidade deve ser curtida com muito amor e dedicação. Faça relaxamento físico e mental, pilates, respiração, vezes ao dia, Com certeza vai ficar mais tranquila. Caso necessite apoio psicológico, busque um profissional da psicologia.
Olha!Com toda certeza você precisa de ajuda, e de um profissional da Psicologia que atenda casal. Poucas pessoas levam tão a sério, o antes, durante e pós nascimento do filho, e qual o verdadeiro papel do homem (companheiro) em cada etapa.O Psicólogo de casal pode aconselhar, orientar e ser um facilitador. Pode fazer uma psicoterapia num contexto mais amplo, ajudar a clarear escolhas, decisões e construir algo mais sólido no relacionamento familiar dentro de uma fase tão delicada e frágil. "A palavra sucesso só vem antes do trabalho no dicionário". De o primeiro passo. Comece com um Psicólogo.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Olá Boa Noite!
Você está vivendo muitas coisas neste momento!
Imagino que tudo possa estar muito difícil, onde você vive um ciclo de gestação, relacionamento a dois, pandemia.
A gestação já compromete muitas vezes a parte psicológica da mulher, onde o novo trás medo, a chegada de um bebê com as várias fantasias de se vai dar conta ou não e sem falar que com a pandemia onde vivemos o isolamento social você não pode desfrutar da mudança de seu corpo socialmente. A mudança do corpo e celebrar isto é de grande importância mas infelizmente neste momento muitas mulheres vivem essa frustração.
Neste primeiro momento seria muito importante a busca psicológica, onde você precisa falar e acolher os seus sentimentos junto a um profissional, na qual lhe ajudará.
É muito importante buscar ajuda logo para que você possa viver com mais qualidade essa fase, isso será bom para você e para o seu bebê.
A busca psiquiátrica seria somente depois de uma avaliação com o seu psicoterapeuta.
Reflita e sucesso!
O início de um relacionamento a dois,gravidez já são mudanças bastante significtativas para qualquer pessoa e fica ainda mais delicada no momento atual que estamos vivendo.Procure por ajuda psicológica para que durante a consulta você possa relatar melhor as cirscunstâncias e situações que vem te causando estresse.Se precisar de orientações adicionais estou à disposição pelo whatsapp em minha página.
Olá! Há diversos estressores associados às situações que você está vivendo! A Gestação, a adaptação à vida a dois, a situação de isolamento social e riscos à sua saúde e a do bebê, cada um deles traz muitas inseguranças, dúvidas e incertezas. Pode ser importante sim você buscar suporte profissional neste momento. Um psicólogo preparado pode contribuir para que você consiga manejar da melhor forma possível suas angústias. Neste momento de isolamento, pode ser importante priorizar um psicólogo que esteja realizando atendimentos virtuais, entretanto, caso essa modalidade não seja adequada à sua realidade, os atendimentos presenciais também são possíveis, visto que suporte a saúde mental se engloba no hall de serviços prioritários no momento.
Olá. Me parece que nesse momento existem novas demandas na sua vida, muitas mudanças ao mesmo tempo, certamente elas desencadeiam novos sentimentos e pensamentos. Seria recomendável ter um acompanhamento psicológico para te ajudar a elaborar esse momento de vida e lidar com estresse. Abraços
Olá! Sem dúvida. E isso não tem nada haver com o movimento de se diminuir. Pelo contrário, para crescermos e aliviar nossas dores internas, é importante que aceitemos ajuda. E, claro, tenha o máximo de critério para isso. Você ficará bem. A crise aponta que algo precisa de ajuste. Você é mais que bem vinda!
Sugiro procurar primeiro um psicólogo perinatal, somos especializados nesse período perinatal, da gravidez ao puerpério. O acompanhamento psicológico especializado é muito importante, principalmente nesse momento de pandemia.
Olá!

Esses três profissionais podem te ajudar, cada um com sua maneira.

O psicólogo e o psicanalista costumam trabalhar de formas similares, já o psiquiatra pode te ajudar receitando algum medicamento que reduza algum sintoma mais intenso e desconfortável.

Espero ter ajudado!
Olá! Neste caso, busque acompanhamento psicológico para melhor manejar o estresse e melhor compreender o que os incômodos que a gravidez tem lhe trazido, caso seja pertinente o profissional avaliará a necessidade de encaminhamento para acompanhamento com o psiquiatra. Não se deixe para depois, cuide-se! Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço!
Olá! Sugiro que procure um psicólogo. O processo psicoterapêutico vai ser suficiente nesse momento, por auxiliar a dirimir as suas dificuldades de adaptação às mudanças pelas quais está passando. Tanto a gestação quanto a convivência recente do casal, podem trazer conflitos e incertezas para ambos os lados, que só tendem a piorar, especialmente na pandemia. Boa sorte!
Olá! Parabéns pela gestação.
Acredito que se preparar para a maternidade é fundamental para vivê-la de forma mais leve. Esse preparo pode e deve acontecer ainda na gestação. Quando pensamos nesse contexto de estresse e pandemia esse cuidado se faz ainda mais necessário. Ajudo mulheres a viverem a maternidade com todos seus desafios.
Estou à disposição para qualquer dúvida que tiver. Se cuide!
Boa noite! Procure ajuda de um psicólogo, pois vc está enfrentando mudanças importantes e seria importante ter um apoio
Olá, como vai? Seria legal procurar um psicólogo/psicanalista, a escolha quanto aos profissionais e ao tipo de abordagem é muito própria, isto é, particular. Assim sendo, certifique-se de que se sentirá a vontade para a terapia.

At.te
Olá! Procure um Psicólogo para trabalhar essas questões que são novas para você. É um processo de adaptação as mudanças e neles podem surgir estresses e dificuldades. A terapia é uma excelente ferramenta para te ajudar nesse processo. Fico à disposição! Abraço!
Importante buscar ajuda de um pisocólogo
Olá, procure sim um psicólogo, um profissional que seja especialista em gestantes e maternidade pode te ajudar nessa nova fase. É comum sentir alguns sentimentos de insegurança, ansiedade, angústia, mas deve sim ser avaliado, se sentir necessidade não deixe de pedir apoio a um psicólogo. Além disso, os fatores de pandemia e casamento podem sim influenciar no seu campo psicológico e emocional. São muitas mudanças na sua vida, o recomendado é você fazer terapia, se preparar para a chegada do seu bebê e paras as mudanças que andam acontecendo e ainda estão por vir. Além disso, a terapia ajuda no fortalecimento do seu vínculo com seu bebê, te ajuda a preparar a sua rede de apoio, prevenir depressão pós parto e te dá mais segurança e autoestima. Espero ter te ajudado, fique bem, e conte comigo para o que precisar.
O estresse afeta sua saúde física e mental. Quando o estresse começa a interferir na capacidade de viver uma vida normal, por um longo período, ele se torna ainda mais perigoso. Quanto mais tempo dura o estresse, pior é para a saúde mental e do corpo. Uma pessoa muito estressada começa a ter crises de ansiedade que se não tratadas podem levar à depressão. É muito importante buscar ajuda psicológica antes do caso se agravar.
Olá! O período perinatal (gestação e puerpério) é considerado potencial de crise na vida de uma mulher. A ansiedade e o stress são muito comuns e esperados nesse momento da vida. Você está descrevendo a ocorrência de situações novas: a primeira gestação, sendo ela tardia; novo status de relacionamento e a pandemia. De alguma maneira, você está tentando se adaptar a tudo isso, dado que está reconhecendo as mudanças corporais, sociais e emocionais e buscando por ajuda! Ressalto que o processo de stress é separado em três fases: alerta, resistência e exaustão, sendo esse último prejudicial para a saúde materna e feto, pois o cortisol (hormônio do stress) é liberado na corrente sanguínea e pode afeta-los. É importante que cuide da sua saúde emocional nesse momento e indico que busque um profissional da Psicologia perinatal e da parentalidade. Esse profissional estuda tudo aquilo que está em torno do nascimento (gestação, parto e puerpério). Ele realizará uma avaliação e irá acompanhar o seu caso, lhe auxiliando com questão atuais, bem como as novas mudanças que ocorrerão em breve. A equipe multidisciplinar (psiquiatra e ginecologista) só tem a agregar no seu tratamento. Se cuide e um abraço!
Olá, boa noite! Esses sintomas que você apresenta podem ser superados, com a ajuda profissional. Cuide de si. a psicoterapia é um ótimo recurso que pode te ajudar. O profissional de psicologia pode te ajudar.
Oi! Seria adequado procurar de imediato ajuda psicológica para ter um suporte em uma fase tão linda e complicada! Cuide de si! Me coloco à disposição! Abraço, querida.
Olá, como vai? Sinto muito por estar se sentindo desta maneira. A gestação por si só, possui elementos que podem causar estresse e uma série de angústias. Durante pandemia estes sintomas tendem a aumentar. Procure fazer psicoterapia com um psicólogo e além disso durante o acompanhamento do seu pré-natal diga ao seu médico o que vem sentindo, pois é muito importante que este especialista saiba o que está passando. Espero que fique bem, um forte abraço.
Psicólogo, ginecologista e talvez um psiquiatra.
Sim, é recomendável que você procure ajuda profissional. O estresse da gravidez, da vida a dois e da pandemia podem ser muito difíceis de lidar sozinha. Um profissional pode ajudá-la a lidar com essas questões e ajudá-la a se sentir mais calma e equilibrada.
Nesse primeiro momento, o ideal seria procurar um psicólogo.
Olá, sim, é importante buscar ajuda de um profissional da área da Psicologia inicialmente, pois é no período da gestação onde há uma maior prevalência de alterações emocionais significativas e maior risco de adoecimento mental, pois envolvem inúmeras alterações físicas, emocionais, hormonais, psíquicas e sociais.

Sou Psicóloga Perinatal/Gestação e seria importante buscar um especialista na área que faça te trazer reflexões e assim você consiga passar por essa fase de forma mais leve. Qualquer questão, estou à disposição. Abraços e melhoras.
Em situações de estresse durante a gravidez, é recomendado buscar suporte profissional para lidar com as emoções e desafios enfrentados. Existem diferentes profissionais de saúde mental que podem te auxiliar, e a escolha depende das suas necessidades específicas. Um psicólogo pode ser uma ótima opção, pois eles são especializados em oferecer apoio psicológico, auxiliando no desenvolvimento de estratégias para lidar com o estresse, ansiedade e outros aspectos emocionais da gravidez.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 310
Qualquer um deles pode te ajudar. Minha orientação é buscar um psicólogo para uma avaliação. Abraço
Boa tarde. Inicialmente um psicólogo.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 160
Certamente um psicanalista.
Entendo que o acompanhamento em saúde mental pode se iniciar com o contato com psicólogo. Para além da abordagem que o profissional seguir, é muito importante que se sinta confortável com o profissional que a escuta. Se necessário, o mesmo poderá realizar o encaminhamento para o psiquiatra após a avaliação.
É compreensível que você esteja passando por um período de estresse, considerando os vários fatores em jogo. A decisão sobre qual profissional buscar depende de suas necessidades e preferências pessoais. Aqui estão algumas orientações:

Psicólogo: Um psicólogo pode ser uma escolha excelente para ajudar a lidar com o estresse, pois eles podem oferecer terapia e aconselhamento para explorar suas emoções, desenvolver estratégias de enfrentamento e aprender habilidades para lidar com os desafios que está enfrentando.

Psicanalista: Se você estiver interessada em uma abordagem mais focada na compreensão profunda de seus pensamentos, emoções e experiências passadas, um psicanalista pode ser uma opção. A psicanálise tende a ser mais intensiva e de longo prazo.

Psiquiatra: Um psiquiatra é um médico especializado em saúde mental e pode ser consultado se você estiver enfrentando sintomas mais intensos de ansiedade, depressão ou outras questões emocionais. Eles podem avaliar e, se necessário, prescrever medicação para ajudar a estabilizar seu estado emocional.

É possível até considerar uma combinação de abordagens, como terapia com um psicólogo para lidar com o estresse e, se necessário, consultas ocasionais com um psiquiatra para monitorar seu bem-estar mental. Conversar com um profissional de saúde mental pode ajudá-la a determinar a melhor abordagem para suas necessidades individuais.
É claro que você está passando por um período desafiador com tantas mudanças acontecendo em sua vida. Para lidar com o estresse durante a gravidez e outros desafios emocionais, é silencioso procurar um psicólogo ou psicanalista. Eles podem oferecer suporte emocional, estratégias de enfrentamento e uma abordagem terapêutica para lidar com os sentimentos de estresse, ansiedade e as mudanças na vida pessoal. Se necessário, um psicólogo pode encaminhá-la a um psiquiatra para avaliar a necessidade de medicação, mas a terapia é frequentemente uma primeira abordagem para lidar com essas questões.
Claro que deve!
È uma nova fase, um ser que apesar de estranho é familiar e está sendo gerado em você. São mudanças corporais, mudanças na estrutura familiar assim como as mudanças financeiras.
Tudo isso deve ser levado em consideração, afinal, mudar com equilíbrio é essencial!
Aguardo seu contato!
Olá, bom dia. Se essa situação em que você está vivendo está lhe incomodando é importante que você procure ajuda de um profissional qualificado, que lhe escute atentamente. Espero ter ajudado, @psimariajube.