Tenho ansiedade, mas não vou no médico porque não quero tomar tarja preta. Meu amigo já tomou e disse

15 respostas
Tenho ansiedade, mas não vou no médico porque não quero tomar tarja preta. Meu amigo já tomou e disse que ficou abobado. Existe tratamento mais natural para insônia?
É possível que você consiga bons resultados apenas com o tratamento psicológico, sem a necessidade de medicação. Recomendo que procure um psicólogo e comece o seu tratamento o quanto antes, já que ficar sem dormir adequadamente é algo danoso para o organismo. É importante também apontar que nem todo tratamento psiquiátrico deixa a pessoa "abobada", caso você precise desse tipo de ajuda vale a pena tentar e ver como você se sente.

Ansiedade e insônia são sintomas que podem ser tratados na psicoterapia com abordagem corporal. Junto com o cliente se decide quando começar os trabalhos corporais no consultório, através de técnicas para o relaxamento físico e mental. Há exercícios que são executados nas posições em pé, sentado e deitado. Costumo encorajar a execusão de tais práticas em casa, diáriamente se possível, pois como o corpo condiciona a tensão, também pode condicionar a descontração. Assim promover a percepção e o cuidado do corpo sutil, do corpo sensível. Como a pele é o nosso maior órgão, também indico o uso de produtos terapêuticos para banho e após banho, que atuam na limpeza de resíduos energéticos densos, ligados a sentimentos mais pesados como frustração, ansiedade, insônia, raiva, traumas decorrentes de situaçõe agressivas extremadas, e outros. Tais recursos, atuam de modo a fortalecer a pessoa para dar conta de suas dificuldades e encontrar suas respostas.
O medicamento trata o sintoma, no caso a insônia, mas não trata a causa. Ao retirar o medicamento, a insônia voltará. Já o tratamento psicanalítico visa identificar as causas do sintoma e uma vez que você associa a insônia à ansiedade, a pesquisa buscará identificar os fatores geradores da ansiedade, fatores estes que podem ser inconscientes.
Olá! Não necessariamente você terá as mesmas respostas que seu amigo, uma pessoa pode responder ao medicamento de forma adversa. A insônia pode ser transitória, aguda ou crônica. Sugiro que procure ajuda médica e psicológica para ver quais as causas que estão levando a ter insônia. A disposição!
Algumas mudanças de comportamentos podem auxiliar nesse estado A insônia pode estar atrelado a um estado de ansiedade. Vale resaltar que as medicações ela vem para diminuir sintoma e não a causa do problema.
O momento do sono deve ser encarado como um ritual. O seu corpo precisa desalecerar. Reduzir as luzes, desligar a Tv, tomar um banho morno ou mesmo um chá. Se a insônia persisitir, apesar da mudança de hábitos, recomendo que você procure psicoterapia. Um bom profissional pode te ajudar a compreender porque é tão difícil relaxar e se entregar ao sono.
Olá!! A insônia quando gerada pela ansiedade, pode e deve ser tratada em psicoterapia com Psicólogo. A medicação se faz necessária quando o Psicólogo entende que seu "organismo" ( trocas de neurotransmissores) está trabalhando de forma que aumenta sua ansiedade... Neste caso o paciente é encaminhado ao Psiquiatra para prescrição de uma medicação específica para agir no seu organismo. Quando o paciente faz os tratamentos corretamente, sua qualidade de vida aumenta mto.
Abraços Psicóloga Kelly Lima
Antes de mais nada, recomendo uma avaliação com o médico clínico geral, para verificar se não existem outros problemas de ordem física que podem estar interferindo no sono.
Outra questão é fazer um tratamento Psicoteráico para autoconhecimento, e verificar se existem questões psico emocionais que estão intereferindo no seu repouso.
Descobris, quais angústias que podem estar te levando a não se desligar.
Abraços.
Olá! Recomendo que você busque inicialmente um médico para que possa fazer uma bateria de exames e avaliar se existe algo físico que possa estar prejudicando seu sono. Paralelo a isso como você descreveu que tem ansiedade é interessante que inicie psicoterapia para que possa entender melhor quais são os motivos que te levam para esse quadro. Atividade física é extremamente recomendada e cuidado com seus pensamentos acelerados ao dormir, verifique se você costuma ficar pensando, pensando ao deitar-se, assim seu cérebro não descansa e o sono não vem. Tomar um banho quente, fazer um exercício de respiração e deixar sua mente livre pode ajudar.
Pelo seu relato sua insonia deve advir do seu quadro de ansiedade. Seria interessante entender o que vem lhe deixando ansioso, existem muitas formas de lidar com a ansiedade e insonia sem precisar usar medicação controlada, como por exemplo a psicoterapia, incluindo atividade física e o uso de florais.

Aconselho que procure um psicologo que possa lhe ajudar nesse quadro de ansiedade.

Espero ter ajudado.
att
A necessidade ou não do uso do medicamento depende da causa da insônia. Iniciando uma psicoterapia, se não houver a remissão desse sintoma, o profissional deverá encaminhar para um apoio medicamentoso e tratamento combinado com psiquiatra. Na Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) temos protocolos para atendimento específico de alguns quadros, já que você citou a ansiedade. Quem sabe tratando a ansiedade você resolva o problema da insônia? Podem estar ligados e, nem todo quadro de ansiedade precisa do uso de medicamentos, entretanto, é o profissional (médico) quem avalia a necessidade ou não. Indicaria inicialmente um psicólogo.
Se sua insônia é advinda da ansiedade , uma boa psicoterapia já resolve. Então o psicoterapeuta deve trabalhar as causas desses sintomas que devem atrapalhar muito sua vida, no que diz respeito à trabalho, estudos e vida pessoal. Remédios tarja Preta não curam sintomas, apenas os amenizam por um tempo. As causas devem sim ser buscadas através da psicoterapia.
As outras respostas estão muito bem colocadas e abordam diversos aspectos da questão; é possível melhorar de tal situação sem medicação? Sim, claro! Mas se tua ansiedade e consequente insônia estão lhe trazendo sofrimento e prejudicando teu cotidiano, vale a pena ponderar o quanto a medicação pode te trazer alívio, ajudar a pensar melhor, evitar possíveis agravamentos e criar espaço para que você cuide daquilo que estiver causando teu mal-estar.
As medidas de higiene do sono, de atividades físicas em horários adequados, alimentos ingeridos próximos ao período de dormir entre outras tantas são de grande auxílio também.
Entendo que esteja preocupado, quanto à utilização de medicação de tarja preta, porém, nem todo tratamento para ansiedade e insônia, precisarão desse tipo de medicamento, somente o médico e o psicologo como alguem que lhe vê toda semana poderão dimensionar da sua necessidade.
Cada corpo reage de uma forma. alguns poderão não se adaptarem com o remédio e outros sim, como a grande maioria, não há como generalizar.
A Psicoterapia, seja ela de qual abordagem for, poderá lhe ajudar muito, cada caso um caso.
A ansiedade pode manifestar-se de diversas formas, exercitar-se, correr, lutar ou dançar, poderão ser uma ótima válvula de escape para aliviar as tensões a acumuladas, eliminar o estresse, pois além de distrair a mente, a prática de exercícios físicos libera endorfina na corrente sanguínea e promove o bem estar.
Espero que tenha conseguido lhe responder, estou a disposição
Abraço
Vera Pelizzari
Nem todo o tratamento para insônia é baseado em medicações de controle especial. Em muitos casos, medidas comportamentais são suficientes para a melhora da qualidade do sono do paciente. Enfatizo também, que não é objetivo do tratamento deixar ninguém "abobado", mesmo aqueles que tomam medicações tarja preta.