Tenho dúvidas se possuo ou não depressão... Eu iniciei a faculdade num curso que gostaria mas não

10 respostas
Tenho dúvidas se possuo ou não depressão... Eu iniciei a faculdade num curso que gostaria mas não acho vontade para estudar, também não tenho vontade de fazer mais nada ou sair, basicamente só assisto séries e como todos os dias. Pretendo procurar um psiquiatra mas gostaria que me ajudassem?
Olá. O psiquiatra pode ajudar com uma possível ação medicamentosa, caso seja necessário. Porém é importante que você faça também uma visita ao psicólogo para que ele possa auxilia-la a compreender o significado deste comportamento e colaborar com a sua mudança. Comece com uma introspecção em você mesma sobre as dificuldades que enfrenta, seus medos e o que verdadeiramente lhe encanta nas escolhas que faz. Resgate seus valores e talentos e verá que pode sim superar os desafios em favor daquilo que mais quer. Tente e seja feliz.

Olá, você está passando por um momento de mudanças na sua vida. Sabemos que às vezes, mudanças "boas" também podem desestabilizar emocionalmente algumas pessoas e, inclusive, desencadear quadros depressivos. Estes quadros são caracterizados por um período de pelo menos duas semanas em que a pessoa se sente mais triste ou perde o interesse e prazer pelas atividades que antes lhe proporcionavam prazer. Além disso, outros sintomas como alteração de sono, apetite, concentração, cansaço, podem estar presentes.
No seu caso, acho que seria interessante passar em uma avaliação com um psiquiatra, para que ele possa entender melhor o contexto em que estes sintomas surgiram, se eles caracterizam ou não um quadro depressivo e se há necessidade de tratamento com medicação ou psicoterapia.
Seria interessante poder te ouvir e entender mais seu contexto atual de vida. Para realmente se constatar depressão é necessária uma avaliação mais a fundo. Todavia, vejo que você tem passado por mudanças de vida que podem causar uma certa paralisia, medo e ansiedade pelo que esta por vir. Diante disso, recomento que reveja sua rotina, busque mudanças significativas e envolvimento prático com seu curso.
Ter desânimo, apatia e não ter vontade de realizar atividades que antes eram prazerosas são alguns sintomas da depressão, mas é necessário que passe por uma avaliação psiquiátrica para verificação do diagnóstico e a indicação de um tratamento mais adequado. Além do acompanhamento psiquiátrico, busque a psicoterapia para entender o que está acontecendo com você e trabalhar o seu comportamento diante dos problemas, reduzindo o seu sofrimento. Espero ter lhe ajudado. Abraço!
Concordo com a sua decisão de tirar a sua dúvida consultando um psiquiatra. Mas mesmo que o seu quadro não configure uma depressão você deixou claro que isso está lhe causando prejuízos para a qualidade de vida e sofrimento. A psicoterapia pode lhe ajudar. Recomendo que procure um psicólogo e comece a sua o quanto antes. É importante lembrar também que caso a medicação seja receitada pelo psiquiatra sabemos hoje que esse tipo de tratamento é mais eficaz quando acompanhado de psicoterapia. Sendo assim, cuide-se. Você não precisa passar por isso só.
Bom dia! Para avaliar a existência de um quadro depressivo do humor, é necessário uma investigação detalhada dos sintomas, compreendendo a intensidade e frequência que ocorrem, assim como os prejuízos na sua vida social e acadêmica.
Um psiquiatra poderá avaliar seu quadro clínico e a necessidade de intervenção medicamentosa. Mas, também é importante que você procure auxilio psicológico, para compreender melhor seus sentimentos neste momento de mudanças, suas dificuldades e as expectativas que tinha em relação ao seu curso.
Procure também um psicólogo. Um processo terapêutico ajudará a entender o que se passa e como lidar com tudo isso. O trabalho em conjunto, psiquiatra e psicólogo, costumam gerar bons resultados.
Nesta sua fase, é importante que você procure um psicologo, para que juntos compreendam este seu comportamento e caminhem para encontrar o equilíbrio do seu bem estar. A ajuda psiquiátrica também virá a somar muito caso seja preciso intervenções medicamentosas.
Boa sorte!
Para tirar a duvida se tem ou não depressão, procure um médico psiquiatra para fazer uma avaliação e, um psicologo para receber ajuda terapêutica.
Lembre-se: não se defina pelo que está sentindo no momento, você pode até estar se sentindo depressiva e não ser uma pessoa depressiva. E isso faz toda a diferença em como você vai reagir e superar o que vivendo agora. Boa sorte!
Bom dia. Bem, algo está acontecendo em sua vida. As vezes, parece paradoxal que quando chegamos ao lugar tão almejado, parece que não possibilidade de descanso. Entender o que acontece em sua vida, para que acabe sentindo-se dessa forma, é muito importante. Compreender, qual era sua ideia antes de fazer graduação, o que sua família espera de você, como sente-se nesse novo contexto, podem ser pontos importantes de ser explorados numa terapia. Espero ter ajudado, abraço.