Tenho mania de ficar mordendo/mastigando a língua desde pequena sem perceber, e isso sempre acontece

8 respostas
Tenho mania de ficar mordendo/mastigando a língua desde pequena sem perceber, e isso sempre acontece quando estou concentrada em alguma coisa como estudando, as vezes até quando estou mto concentrada assistindo TV, mas n consigo parar com isso, não chega a machucar, mas quero saber o pq disso?
 Mariana Montes
Psicólogo
Rio de Janeiro
Talvez isso esteja ligado com alguma questão psicológica. Nosso corpo tende a somatizar quando o problema não se resolve. Então autoconhecimento seria, a princípio, o melhor remédio.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá amiga!
Com certeza você não nasceu com este hábito e ele começou num momento em que te deu prazer. E você se acostumou muitas vezes, até movida por participação de outras pessoas. Tornou-se um movimento insconsciente. Para um entendimento melhor, e superação, sugiro que, procure um psicólogo e ele poderá te ajudar no processo de desabituar-se a morder a língua.
Haverá sim, necessidade de você querer deixar esse hábito. Coloco- me a disposição.
Faço atendimentos presencial e online.
Um abraço!
 Dínerson Fiuza
Psicólogo, Sexólogo
São Paulo
Não classifico o que vc apresenta como transtorno de conduta mas sim como uma mania, que provavelmente virou hábito. Sugiro a vc procurar um psicólogo para que ele inicie junto a vc um processo de reeducação e de diminuição do seu nível de ansiedade, pq pode haver uma ligação de seu hábito com a ansiedade.
Aproveitando a explicação mui acertada do colega Paulo Kleber, acrescento que este hábito pode sim se relacionar com um momento que lhe deu prazer, mas também com qualquer outro tipo de resposta emocional, como a diminuição da tensão provocada por algum fator ainda inconsciente. Portanto, seria positivo procurar um profissional habilitado em Psicologia, para ajudá-la a desvendar a 'mensagem' que vem do seu inconsciente na forma deste gesto repetitivo. Conhecendo o sentido simbólico do ato é possível lhe dar novo significado, fazendo com que ele desapareça ou, no mínimo, deixe de fazer mal. Desejo sucesso! Sempre às ordens!
É notório que tal conduta é repetitiva. Embora não machuque, parece que esta te incomodando. Logo sugiro buscar identificar quais os gatilhos são motivadores para este comportamento, bem como quais as variáveis externas podem esta envolvidas neste processo. Pode se tratar de um comportamento obsessivo ou relacionado a ansiedade exagerada. Busque um psicologo e terá a ajuda necessitaria. Estou a disposicao!
Dra. Valeria Abatemarco
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
Mesmo que não se machuque, sugiro procurar um psicólogo que poderá lhe dar alguma explicação baseada em sua história de vida. É um hábito sim, é um vicio sim e há traços de ansiedade então mesmo que não a machuque será importante ver isso
porque poderá vir a machucar e provavelmente vem transferido de algo mais profundo que não está bom. Poderá também se deslocar para algo mais sério como TOC ou mania. Sugiro uma consulta onde obterá essas respostas.
 Pedro Pádua
Psicólogo
Salvador
Olá! Minha sugestão é avaliar esse comportamento e o quanto pode está sendo disfuncional para você. Um comportamento pode ser expresso como sintoma de algum aspecto psíquico mais profundo, com forte teor afetivo. Busque, se possível, uma psicoterapia para analisar de forma adequada os fatores emocionais expressos através desse comportamento. Att., Pedro Pádua
 Célia Naime
Psicólogo
Londrina
Olá,
Habitos simples , mesmo que nao provoquem dor podem ser mudados sim .A psicoterapia ajudará vc a descobrir quais gatilhos sao responsáveis pelo habito e como e porque isto te incomoda.T Com a avaliação feita pelo (a) profissional, voce poderá se conhecer melhor, aprender sobre seus sentimentos e que tipo de ação você costuma ter para obter alívio de sentimentos negativos Boa sorte

Especialistas

Angela Aparecida Torres

Angela Aparecida Torres

Psicólogo

Taguatinga

Irene Conde

Irene Conde

Psicólogo

Rio de Janeiro

Jéssica Boff

Jéssica Boff

Psicólogo

Caxias Do Sul

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 66 perguntas sobre Transtorno da conduta
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.