Tenho pavor de ficar em lugar fechado , ou onde há aglomeração de pessoas . Tenho vontade de sair

9 respostas
Tenho pavor de ficar em lugar fechado , ou onde há aglomeração de pessoas . Tenho vontade de sair correndo... Isso é doença?
A forma pela qual descreve seus sintomas sugere que a vivência deles lhe causa bastante incômodo e sofrimento. Aparentemente parecer ser agorafobia, mas ressalto que saber o nome daquilo que lhe aflige não implica na resolução da "doença". Quando se trata do âmbito psicológico, é muito importante abordar COMO esses sintomas foram construídos e a que servem. Normalmente aquilo que não foi simbolizado volta como sintoma. A psicanálise pode ajudar com o processo de implicação subjetiva, ou seja, com a constatação de que isso que causa sofrimento tem a ver com o modo pelo qual cada um lida e compreende sua própria vida. Ao se deparar com esse mecanismo, abre-se a possibilidade de um novo jeito de lidar consigo mesmo e com os outros.

Novamente, a reposta não é nada simples. Como me parece que o senhor(a) fez varias perguntas relacionadas ao tema, serei objetivo.
Sua descrição pode estar ligado a Agorafobia, um problema muito comum pessoas ansiosas, que possuem pensamentos negativos e catastróficos em situações rotineiras, e que pode cursar com ataques de ansiedade.
Procure um bom medico psiquiatra na sua cidade. Ele fará uma avaliação detalhada, solicitara exames para excluir outras doenças e lhe orientara para o melhor tratamento. Em alguns casos, não ha necessidade de usar medicações, pois a terapia tem ótima eficácia.

att

prof david
Essa descrição pode sim estar ligado a Agorafobia ou mesmo a um outro tipo de fobia. Acredito que isso mereça a uma investigação mais detalhada para saber quando iniciou esses episódios e como (em que situação estava) e tentar entender de onde vem essa sensação.
Obrigado pela sua pergunta. Em psicologia e psiquiatria, apesar de existir um extenso número de diagnósticos e transtornos (como claustrofobia e agorafobia, por exemplo), o principal critério para constatar se algum comportamento ou sensação se trata de uma doença é o prejuízo funcional que isso traz à vida de uma pessoa. Portanto, caso esse pavor esteja prejudicando seu cotidiano, seu trabalho ou sua sociabilidade, não tenha dúvidas de que é aconselhável uma ajuda terapêutica. O trabalho psicológico elucida pouco a pouco as razões que determinam este e tantos outros sentimentos e atitudes que muitas vezes não entendemos o motivo de sua persistência e repetição.
Esse pavor de ficar em lugares fechados ou em aglomerações de pessoas pode ser uma maneira que seu cérebro encontrou de proteger você. Em algum momento da sua vida, seu organismo pode ter entendido que estas situações são ameaçadoras para a sua sobrevivência. Diante disso, seria preciso mostrar para o seu cérebro que ele não precisa temer tais situações, ou seja, tirar esse medo modificando a forma como o cérebro o percebe. É possível fazer isso de maneira eficaz por meio de terapias de reprocessamento, como Brainspotting e EMDR; são técnicas que atuam diretamente na parte mais profunda do cérebro, promovendo mudanças definitivas.
Muito provavelmente você passou por um trauma, que deve ter sido uma experiencia negativa, impactante, vivida de forma isolada, ligada a presença de muitas pessoas. Sempre que você está novamente nesse ambiente os sintomas são acionados e você sente a ansiedade e o medo. Para trabalhar esse sintoma é necessário fazer uma terapia para investigar na sua historia de vida os fatos do seu passado relacionados com esse trauma, sempre tem solução! Boa sorte!
Olá. Não existe uma única causa para se ter medo de multidões, pode ser causa genética, traumas ou crenças irreais que levam ao medo exagerado ou fobia. Um bom trabalho psicológico pode ser desenvolvido. Busque ajuda , não se torne refém dessa situação.
O medo em si não é doença. Pode valer a pena investigar como ocorre esse pavor.
Olá. O quadro que descreve parece característico de agorafobia. No entanto, é preciso uma avaliação criteriosa. Um profissional da Psiquiatria pode colaborar nesse quadro. Além do trabalho do Psicólogo que o auxiliará a entender sua história, suas dores e como você funciona. Desse modo, um trabalho em parceria, pode em muito contribuir para que você sinta-se bem novamente. Espero ter ajudado!