Tenho problema com humor, mas agora está começando a afetar mais a minha vida porque estou amadurecendo.

23 respostas
Tenho problema com humor, mas agora está começando a afetar mais a minha vida porque estou amadurecendo. É muito difícil tentar lidar com isso e acabo me machucando. Meus relacionamentos são muito conturbados/rápidos/intensos, principalmente os amorosos. Acabo envolvendo drogas. Quem devo procurar?
Prezada(o),
Veja que passo fundamental você já deu. Reconheceu que seu comportamento não é como gostaria, agora falta pouco.
O auxílio psicológico lhe permitirá descobrir muito mais sobre si.
Apesar de ser psiquiatra, costumo sugerir que evitem o psiquiatra. Não é incomum receber prescrição contendo antidepressivos, o que apenas aumentaria sua provável impulsividade.
Fique bem.
Abs

Seu amadurecer aumentou a auto-crítica e necessidade de mudar seu comportamento. Condição perfeita para iniciar trabalho com psicólogo, em psicoterapia.
Nas relações humanas temos a considerar quatro elementos a saber: 1- emissor-2-mensagem-3-receptor-4-complexo.

Não fora a existência de nossos complexos e toda mensagem enviada chegaria ao receptor de forma original, sem qualquer deformação.

O complexo é uma idéia emocionalmente investida e reprimida que pode contaminar a mensagem no ato da emissão e sofrer nova deformação por parte do receptor que poderá gerar uma resposta também deformada, por interferência de seus própios complexos.

Fácil supor que quanto maior o nosso desconhecimento desses conteúdos, mais elevadas nossas dificuldades nas interações humanas.

Curiosamente, esses conteúdos ( complexos) são evidenciados em nossos sonhos.

Este fato favorece muito a abordagem terapêutica, que deve ser focada na desativação deste conteúdo psíquico, favorecendo os relacionamentos.
O profissional que deve buscar é o Psicólogo, pois pelo seu relato o que falta é entender suas questões e trabalhar os acontecimentos de forma consciente. O uso de drogas com certeza afeta seu comportamento, para fugir das questões que lhe afligem.
A terapia vai te auxiliar e você vai se sentir muito melhor!
Olá,
Pelo seu relato, o profissional que deve procurar é um psicólogo, pois estas são questões psíquicas que devem ser tratadas através da fala.
Abraço
Pelo seu relato, acho interessante procurar um profissional de psicologia para uma avaliação, e caso ele ache importante, ele te encaminha para um psiquiatra para fazer um tratamento em parceria.
Com relação a procura de um psicólogo, acho que muito mais do que abordagem do profissional (psicanalista, analista do comportamento, cognitivo comportamental) é importante você encontrar um psicólogo com o qual você se sinta a vontade para conversar!
Espero ter ajudado. Fico a disposição para tirar qualquer dúvida que você tenha.
Sua dor é grande e você começa a tomar consciência dos seus sintomas. O que está causando tamanho mal estar em você? Procure um psicanalista ou psicólogo para escutar você e encaminhar o tratamento. Não desista de você! O caminho está aberto para melhoras!
Seu relato parece ser marcado por uma dor psíquica muito intensa, afinal é difícil sentir que perdermos o controle sobre nós. Seria muito bom procurar um psicólogo, de preferência psicanalista, a fim de entender você como um todo, não só os seus sintomas. O sintoma nos diz algo sobre você e é importante trabalhar o que o gerou, não só o que ele lhe traz atualmente. Quem sabe também a avaliação de um psiquiatra possa ser produtiva.
Não hesite em buscar ajuda!
Olá. Imagino o quanto esses problemas vem lhe atrapalhando, mas é bom saber que quer procurar ajuda. Procure um bom psicólogo (para fazer uma terapia) e um bom médico psiquiatra (para uma avaliação médica). A ajuda desses dois profissionais lhe dará um bom suporte pra resolver esses problemas.
O importante no seu relato é que vc ja identificou que tem algo na sua vida vida que está causando desequilíbrio. Uma ajuda psicóloga ira auxiliar na busca da causa desse sintomas. Atravez de uma escuta centrada no ser intregral , o psicólogo poderá identificar se existe necessidade de ter tb acompanhamento psiquiátrico. Espero que tenha ajudado na sua duvida. Psicóloga Cristina
Olá
Inicialmente seria interessante você buscar por um psicólogo, este profissional estará apto a te acolher e entender quais são as possíveis linhas de tratamento para o seu caso.
Se for constatado transtornos de humor, pode ser que seja necessário o encaminhamento a um psiquiatra para avaliar a necessidade de medicação.
Essencialmente seria muito benéfico o acompanhamento psicológico no seu caso. As medicações poderiam auxiliar nos sintomas. Caso haja essa necessidade, procure um psiquiatra também.
Você descreve um sofrimento. Nós seres humanos somos complexos e carregamos nossas dificuldades emocionais quando nos relacionamos, seja por amizade, por trabalho ou principalmente na convivência amorosa. Conviver com pessoas diferentes de nós é difícil e, muitas vezes, precisamos de ajuda terapêutica para nos organizarmos nessas vivências.
Buscar um analista, um psicólogo é o caminho que aconselho. Este poderá indicar se há necessidade do apoio psiquiátrico.
A psicoterapia trabalha com foco no auto conhecimento. aprender a lidar com nossas emoções, sentimentos, pensamentos e trabalhar nossas crenças internas, é a linha de abordagem da terapia cognitivo comportamental. Permaneço a sua disposição.
Olá, um ótimo sinal positivo no seu caso é a reflexão e a vontade de querer mudar que ajuda bastante para ter retorno no tratamento psicológico. Dependendo da gravidade dos sintomas o psicólogo poderá perceber a necessidade ou não de um auxilio de um tratamento Psiquiátrico para ajudar a controlarmos sintomas.
Espero que consiga ter força de aderiri a um tratamento e melhoras Abraçosss
Inicialmente o psicólogo, pois dois aspectos chamam muita atenção: a intensa dor que aparece no seu relato e as consequências trazidas (relacionamentos conturbados e uso de drogas) que podem afetam as demais áreas da sua vida (trabalho, amigos, família, hobbies etc). É importante identificar o que está colaborando para este quadro (aprendizados, traumas, aspectos genéticos etc) tornando possível uma qualidade de vida. Como foi dito por alguns colegas, há casos é também é necessário solicitar a ajuda de um psiquiatra. Espero ter ajudado! Boa sorte na sua busca!
Procure um psiquiatra para medicação e um psicólogo para avaliação de seus problemas. Com a avaliação de suas origens traumáticas, poderá receber orientação para o tratamento.
Os sintomas dos distúrbios emocionais são muito semelhantes e portanto é necessário que seja diagnosticado a fim de buscar caminhos mais assertivos para sua queixa.
Olha, Ser Feliz é uma Decisão. Você nasceu para viver sem dores. Existe tratamento para as dores que você sente. Busque um Psicologo que trabalha com as ferramentas de Coaching e trace metas e objetivos para sua vida, eliminando crenças negativas e reeditando crenças positivas. Dê uma chance ao seu bem estar. Você merece ser Feliz!
Estou à sua disposição.
Caro amigo, quando você começa a se perceber isso realmente é um sinal de amadurecimento, muito bom, esse é o caminho!

Questões envolvendo humor podem estar ligadas a comportamentos aprendidos na infância e adolescência (modelagens), mas existem evidências de que eles também podem ter origem genética.

Os chamados “transtornos de humor” (apenas o nome dado pela psiquiatria) costumam variar na frequência, na gravidade e na duração das crises. Podem ainda vir acompanhados de períodos de depressão (mais graves).

Em seu caso a droga pode ser uma fuga dos sentimentos de frustração advindos dos conflitos mal resolvidos e acrescentam um tom de gravidade, podendo piorar. Então, é bom buscar ajudar com certa celeridade!

Consultar um psicólogo será mais rápido e menos complicado. Após ouví-lo com mais riqueza de detalhes o profissional estará apto a te orientar sobre procurar ou não um psiquiatra, além de poder te ajudar em outras questões emocionais que podem estar por trás do problema de humor.
Segundo relato, indico que busque ajuda de psicologo para tratar seu sofrimento psíquico que desencadeam tais comportamentos. Caso necessário esse te indicará um psiquiatra para prescrição de medicamentos. Ambos vão te ajudar na sua qualidade de vida.
Seu relato mostra o quanto essas dificuldades lhe causam sofrimento. Tenha certeza que é possível conseguir ajuda. Pelo que foi dito é possível levantar várias hipóteses diagnósticas, de gravidades variadas. Para conseguir uma compreensão mais apurada, escolhendo a melhor opção terapêutica, é preciso uma avaliação de um psicólogo. Caso este entenda ser necessário um psiquiatra pode também ser recomendado. Cuide-se.
Ola,
O ideal seria um tratamento combinado, psicólogo e psiquiatra. Pois cada um tem papel importante na condução do seu problema. Psicólogo para ajudar com situações já ocorridas, que deixaram marcas emocionais e ajuda com situações novas; e o psiquiatra para condução medicamentosa, necessária quando há sintomas de humor. Juntos, terás um ótimo resultado.
Busque um psicólogo para te ajudar nessas questões que está tendo que lidar.