Tenho TDHA e não uso remédios por que eles não funcionaram comigo. Comecei a pratica mindfunnes pore

24 respostas
Tenho TDHA e não uso remédios por que eles não funcionaram comigo. Comecei a pratica mindfunnes porem estou com dificuldade. Pessoa com TDHA conseguem pratica mindfunnes? Um psicologo poderia mim ajuda a conseguir pratica essa técnica?
Olá, bom dia. O tratamento medicamentoso em conjunto com o tratamento psicológico pode te ajudar bastante. A prática da atenção plena com midfulness é benéfica na redução dos sintomas do TDAH, mas para ter um uso adequado dessa prática, seria interessante buscar um profissional que te auxilie no treinamento. Espero ter ajudado.

Olá! A prática de Mindfulness é uma importante aliada no manejo do foco e atenção. Ela pode ser muito útil também para pessoas com o diagnóstico de TDAH. Mas preciso ressaltar que essa intervenção não substitui o tratamento. O auxílio de um profissional especializado te ajudará a entender melhor quais são as suas dificuldades e como lidar com elas. A combinação entre Psicoterapia e Psiquiatria costuma apresentar bons resultados. Como informou que não se adaptou ao uso da medicação, talvez seja interessante buscar a avaliação de um outro Psiquiatra e, se for o caso, trocar a medicação ou ajustar a dose. Em algumas situações, apenas o acompanhamento com Psicólogo já rende bons frutos mas em outras, o uso da medicação é necessário. O treinamento em Mindfulness feito por alguém com capacitação na área faz toda diferença. O Psicólogo poderá te ajudar nisso. Cuide-se bem!
Boa tarde , aqui vc nao coloca quando iniciou o tratamento medicamentoso, e se os profissionais eram especialistas em TDAH, o que ajuda muito na indicação de uma substancia que realmente produza efeitos adequados , respondendo sua pergunta um psicólogo capacitado em Mindfulness ,pode lhe ajudar e muito ;por conhecer a tecnica e seu aparato teorico e como deve ser a pratica , procurar por profissionais capacitados lhe produzira resultados de excelência .Um abraço.
Olá! As pessoas com TDAH sentem muita dificuldade de estabelecer uma vida interior. Parar o movimento e focar em algo apenas mentalmente, como é o caso da meditação, é desafiador no início. Os sintomas de alta distratibilidade e de impulsividade contribuem para que o indivíduo tenha baixa tolerância ao desconforto e reaja instantaneamente, sem pensar. E é exatamente por esses sintomas que a meditação pode auxiliar muito no desenvolvimento desse "freio psicológico" interno, deficitário no TDAH. Nos casos em que a medicação não der certo, o que é raro, mas pode acontecer, será importante sim realizar psicoterapia cognitiva-comportamental. O mindfulness é uma das ferramentas do tratamento, mas, existem muitas outras que podem te beneficiar. Então, respondendo a sua pergunta, um psicólogo pode te ajudar e muito! Não só a praticar o mindfulness, mas a lidar com o TDAH de forma geral, adquirindo funcionalidade, equilíbrio e bem estar. Fico à disposição para outras dúvidas!
Olá! O tratamento para TDAH envolve, principalmente, o uso de medicação e a psicoterapia. O mindfulness é uma das estratégias coagjuvantes nesse processo. Pelo menos por algum tempo, é importante que você tenha ajuda para desenvolver as estratégias e habilidades necessárias para lidar com o TDAH. Frente a isso, um psicólogo pode te ajudar a desenvolver a prática do mindfulness e também outras estratégias que vão te ajudar muito a lidar com o TDAH.
Sim, pode ajudar. Certamente.
Olá! Espero que você esteja bem! Muito obrigada por compartilhar conosco a sua dúvida! Estou de acordo com os colegas que já responderam a sua pergunta no sentido de que um psicólogo especialista em midfulness poderá contribuir muito com o seu processo de cuidado. Aliado a isso, também avalio ser importante que você leve um retorno ao médico responsável por seu acompanhamento em relação aos medicamentos. Há uma outra questão importante a ser considerada, se for esse o seu caso. Você está em idade escolar? Se sim, entendo ser importante compartilhar com a equipe pedagógica de onde você estuda a respeito de sua questão. Caso seja menor de 18 anos seria recomendado que seus responsáveis procurassem a instituição para uma conversa, inclusive de modo a estabelecer um trabalho de parceria entre os profissionais de saúde que te acompanham e a escola. Essa parceria pode contribuir muito com o seu processo de educação formal. Estudantes com TDAH podem ter acesso a uma série de flexibilizações na rotina escolar de modo a acolher e respeitar seu processo singular de aprendizado e vinculação. Se for esse o seu caso, não deixe de procurar! Um abraço!
Olá, Além de tudo que foi ressaltado pelos colegas, deixo a questão sobre medicação que tu diz não ser eficiente contigo. No diagnóstico de TDAH também pode se distinguir se a origem dos sintomas é de fundo orgânico ou se outras questões emocionais estão envolvidas, se for o caso, o acompanhamento psicoterápico pode contribuir muito e a medicação não seria tão relevante!
Agradeço pela oportunidade da pergunta e de expor minhas considerações. Uma característica que o TDAH normalmente tem é a ansiedade, e, se ela não for observada e trabalhada os resultados com qualquer tratamento poderão ser prejudicados por não conseguir aguardar o tempo necessário para estes resultados possam aparecer de forma a tornar tudo um desafio.
Aliar uma equipe multiprofissional como: Psiquiatra (com a medicação) e se esta que lhe prescreveu não surtiu efeito em você (não sei qual a medicação e muito menos o tempo que você fez uso dele), sugiro retornar a consulta e reavaliarem a dosagem ou troca de medicação + Psicoterapia (aqui sugiro buscar a abordagem Cognitivo Comportamental) e se este profissional tiver expertise com as práticas de Mindfulness ou outras que lhe auxiliem a gerenciar o foco, atenção, concentração, relaxamento, etc; vão te ajudar e muito.
Como os colegas já esclareceram, pode ajudar, mas é parte do tratamento. O ideal é passar por uma equipe especializada, fazer uma avaliação neuropsicológica que possa fornecer dados sobre o seu funcionamento e direcionar melhor seu tratamento. Quanto ao medicamento, não há apenas uma escolha, de repente, se não tentou outro, vale a pena avaliar a possibilidade. Além disso, atividade física é importante e psicoterapia. Neste caso, as mais diretivas, como a comportamental ou cognitivo comportamental.
Olá! Faço as palavras da colega (psicóloga Aiala) minhas palavras e complemento, o TDAH, assim como outros transtornos a nível psíquico necessitam de um psicólogo para auxiliar na qualidade de vida diante da ansiedade que ocorre intensa nesses quadros clínicos. Aprender a lidar com as emoções, pensamentos, sentimentos e aprimorar o comportamento por meio de um trabalho a nível de consciência, auxilia muito trazendo mudanças significativas à melhora da pessoa.
A própria psicoterapia é cheia de técnicas e estratégias que o psicólogo pode utilizar no trabalho da ansiedade. Nesse sentido mindfunnes pode ser uma boa técnica, mas não se compara às diversas possibilidades em um trabalho de psicoterapia. Procure um bom profissional experiente em saúde mental, com vasta experiência em tratamento da ansiedade! Espero ter ajudado!
Um ansiolítico prescrito por psiquiatra depois de uma boa anamnese somado a sessões de Psicanálise. Boa sorte!
Bom dia a pratica do mindfulness pode ajudar a se autorregular mas, não substitui a psicoterapia e o medicamento necessário para ter um equilíbrio emocional adequado ao teu equilíbrio psicofísico.
Olá, Concordo com todos os colegas acima, e com certeza um psicólogo pode te ajudar, procurar ajuda sempre é o inicio para se resolver um problema. Boa sorte.
Olá, TDAH não é uma doença comprovada até hoje. Cuidado com o especialista que está indo. Quanto a técnica mindfullness é aplicada apenas por psicólogos especializados na Teoria Cognitiva Comportamental.
Com certeza pode te
Ajudar sim .
Fique tranquila
.
O mindifulness pode ajudar muito nos sintomas, principalmente o de ansiedade, mas o ideal é buscar por um atendimento neurológico, psiquiátrico para uma avaliação precisa. O psicólogo pode te ajudar a lidar com o problema e as angustias que o TDAH traz, existem varias técnicas de mindifulness juntos poderão escolher a a mais eficaz. Busque também por tratamentos alternativos, podem ajudar muito, e complementa a terapia.
O melhor tratamento para TDAH é com estimulantes ou antidepressivos específicos. Procure um psiquiatra de confiança. O tratamento para o TDAH deve ser em conjunto com psicólogo cognitivo comportamental
Bom dia. Uma psicoterapia é válida para muitas coisas, acredito que no seu caso terá muito retorno positivo. Abçs!
Olá. Sim, a terapia pode te ajudar com isso. Qualquer tipo de meditação ajuda na saúde mental, bem como terapia e, quando necessário, uso de medicamentos.
Olá, é muito importante que tenha sido realizado um psicodiagnóstico de TDAH. Você comentou que não faz uso de medicação pois não se adaptou, isso significa que um médico de sua confiança recomendou as medicações mas que você em algum momento parou de tomá-las (esse processo foi acompanhado pelo seu médico?) Essa informação é relevante.
Geralmente em casos de TDAH que o paciente faz uso de medicação, o mesmo é acompanhado por um psicólogo clínico. Neste sentido, o profissional poderá lhe orientar quanto às técnicas que se ajustam melhor em relação à sua demanda. Como você relatou que tem preferência pela técnica meditativa (Mindfulness), seria importante procurar um profissional que atenda nesta linha.
Só acrescentando, existem uma gama de ferramentas clínicas que podem lhe ajudar, além de técnicas meditativas.
Olá! A técnica do Mindfulness pode te ajudar sim, porém é importante que o tratamento seja combinado, Psiquiatra ou Neurologista e um Psicólogo. A técnica de Mindfulness tem diversos benefícios, podendo ajudar em alguns transtornos, como o TDHA por ter como foco a atenção plena. Essa técnica ajuda os pacientes a conscientemente focar em seus pensamentos e emoções sem julgamentos a priori, a fim de atentarem-se no aqui e agora. A Prática da Terapia Cognitivo-Comportamental Baseada em Mindfulness e Aceitação, apresenta bons resultados. A prática de mindfulness, constitui uma inovação na prática clínica e representa um acréscimo no arsenal de técnicas terapêuticas disponíveis. Espero ter ajudado! Abraço!
Olá. Sou psicóloga e também instrutora de meditação e mindfulness. Assim como eu existem psicólogos que podem sim te orientar e ajudar a superar as suas dificuldades com o uso da técnica. Pessoas com TDHA podem sim praticar sem nenhum problema ou contraindicação. Procure alguém para te dar essa orientação mais próxima. Um abraço!
Sim, podem. Mindfulness é uma das práticas que podem ser indicadas justamente pois treina a mente TDAH para algo que é difícil para ela atingir naturalmente. As dificuldades são esperadas como parte do processo. Um profissional que trabalhe com a técnica com certeza pode ajudar a praticá-la. Abraço