Tenho transtorno grave de ansiedade e nao consigo cortar totalmente a cafeína. Tenho que tomar café

9 respostas
Tenho transtorno grave de ansiedade e nao consigo cortar totalmente a cafeína. Tenho que tomar café de manhã se não me sinto deprimido. Mas estou tentando cortar totalmente. O médico disse para eu não esquentar muito com isso porque se eu pensar muito que o café está me fazendo mal é pior. Qual a sua opinião?
Olá amigo!
Minha opinião é que você deve procurar um (a) psicólogo (a) para se livrar dessa ansiedade que te incomoda. Não é a cafeína o problema, o problema é a ansiedade. Estou a sua disposição! Um abraço!

A cafeina é uma substância que gera dependência. Interessante pensar no prazer que ela lhe causa e no desprazer que lhe causa ficar sem. Busque um acompanhamento psicológico.
Prezado(a),
A caféina é um estimulante do sistema nervoso, além de aumentar a pressão e a frequência cardíaca.
Muitas pessoas acham que tem "ansiedade" porque sentem o coração mais acelerado de vez em quando.
Antes de se diagnosticar com ansiedade, veja se o consumo de cafeína realmente não está sendo feito de forma nociva.
Em relação ao que chama de "depressão", parece também não ser exatamento o caso. A doença depressão que precisa ser medicada não varia assim durante o dia.
Espero ter ajudado.
Abraço.
Bom dia, obrigada por nos dar a oportunidade de responder sua pergunta, pois muitos não buscam ajuda, mesmo estando em sofrimento.
Importante indetificar a causa da ansiedade. O café tem uma substância chamada cafeína que causa agitação, porém entendo que ele também trás bem estar e alegria, uma vez que é bem socializador. Acredito que será necessário avaliar se o café na sua vida ajuda ou atrapalha.
Saiba que existem outros recursos que podem lhe ajudar na ansiedade. Um feliz ano novo!
Olá! Alguns dos transtornos de ansiedade acompanham o desenvolvimento de obsessões (idéias recorrentes e indesejáveis) e compulsões (atos que as pessoas se sentem obrigado a repetir), tal como "tomar café de manhã se não me sinto deprimido", que é o seu caso.

Considero que cortar o café de uma só vez seja algo muito difícil, especialmente porque você provavelmente gosta dessa bebida e que o problema relacionado ao café esteja principalmente ligado à quantidade de café que você ingere e não ao ato de consumir café. Desse modo, a substituição gradual dessa bebida por outras, assim como a aquisição de hábitos mais saudáveis é um processo mais enriquecedor (e mais fácil) do que simplesmente cortar o café da sua vida.

O acompanhamento com um(a) psicoterapeuta competente para analisar o como a sua ansiedade atravanca a sua vida pode ser muito produtivo para você, assim como pode ajuda a lidar com esse e outros comportamentos ansiosos.

Fico a sua disposição para quaisquer outras dúvidas.
Olá, é importante avaliar a questão da dependência a cafeína (veja alguns estudos realizados por Laura Juliano da American University e um outro no Rio pelo IPUB - RJ) que apontam que algumas pessoas tem mais vulnerabilidade a se tornarem dependentes da cafeína sim. É importante avaliar esta questão com um psiquiatra. Além disso, recomendo que busque acompanhamento psicológico para tratar as questões relacionadas as crenças ("não posso" ficar sem café etc) e a pressão que está fazendo para cortá-la totalmente que pode gerar mais ansiedade. Questões relacionadas a qualquer tipo de dependência precisam de suporte, pois são muito desafiadoras para o indivíduo tratá-las sozinho. Boa sorte!
Olá!

O que me chamou atenção na sua pergunta foi a preocupação que uma possível dependência da cafeína está te causando, inclusive levando-o a relacionar a mesma a sintomas depressivos.

É comum que busquemos (e que nosso próprio organismo se adapte) compensações para lidar com sentimentos e situações difíceis. Os excessos e dependências quase sempre estão relacionadas a questões mais profundas e que um psicólogo pode através de uma escuta atenta e um trabalho amplo ajudá-lo a reconhecer, contextualizar e, caso julgue necessário, modificar.

Tentar retirar de forma brusca pode se fato ser um gerador de ansiedade o que só dificultará seu processo. Busque um bom psicólogo que possa te ajudar nesse processo que certamente será mais tranquilo e proveitoso.

Espero ter ajudado.
Forte abraço!
Olá!! A cafeína pode causar ou exacerbar a ansiedade e sintomas relacionados com o estresse, tanto o consumo exagerado como a sua abstinência causam ansiedade. Sintomas como ansiedade, fadiga, irritabilidade estão ligados a abstinência da cafeína; que geralmente dura alguns dias.Procure ajuda psicológica para melhor avaliar as causas de sua ansiedade, caso persistam.Coloco-me a disposição!
Olá! Comportamentos compulsivos surgem como atitudes de enfrentamento e alívio da ansiedade.Como a ansiedade é caracterizada por sintomas corporais de tensão física e apreensão, atitudes mal adaptadas são usadas como uma maneira de afastar pensamentos incômodos. A angústia provocada pela ausência do café, no seu caso, é que gera a dependência.Um acompanhamento psicológico seria de grande importância.